Depois de Sonic Adventure eu ia guardar o Dreamcast para dar lugar a outro console mas aí olhei para este título, ele olhou pra mim, aí então pensei "por que não?" e resolvi dar uma chance a ele depois de décadas:
Sonic Shuffle. Todas as vezes que tentei jogar isso no passado não duraram nem 5 minutos mas agora eu decidi dar um pouco mais de tempo e não me arrependi. Não chego ao ponto de dizer que é um jogo bom, não chega nem perto de ser divertido como Mario Party, mas dando tempo de conhecer o jogo dá pra ver que ele tem coisas legais.
Começando do princípio, como tudo que faz sucesso rende... homenagens, Sonic Shuffle é uma... homenagem a Mario Party, que naquela época era um hit do N64. Assim como no jogo da então rival, os personagens da franquia se enfrentam em um tabuleiro virtual, a cada precisam andar um determinado número de casas até chegar ao objetivo. Lá, o "objetivo" era coletar estrelas espalhadas pelo tabuleiro, enquanto aqui são "pedras preciosas" que basicamente são as esmeraldas mesmo. Eu sempre desanimava logo no começo porque começava a jogar esperando uma cópia fiel de Mario Party e as diferenças me afastavam, mas até que algumas são legais. As mais notáveis:
Em Mario Party o número de casas a andar é definido por um rolar de dados. Em Sonic Shuffle cada personagem recebe 6 cartas aleatórias que podem variar de 1 a 6, e essas cartas vão sendo usadas nos turnos. Quando todas se esgotam, uma nova rodada de cartas é distribuída. Com isso, você sabe quantas casas vai andar em cada turno, pois isso é determinado pelo valor da carta que escolhe, o que permite uma certa estratégia ao escolher qual o melhor momento para jogar as cartas mais baixas e mais altas.
Em Mario Party, as casas do tabuleiro seguem um caminho com um sentido fixo, você sempre anda para a mesma direção. Em Sonic Shuffle, ao escolher uma carta você decide para qual lado vai se movimentar. Essa é uma diferença crítica pois ao contrário do jogo de N64, onde você precisa só passar pela casa (ex: se estiver a 3 casas de distância da estrela e tirar um 6, você pega a estrela ao passar por ela e depois anda mais 3 casas), em Sonic Shuffle você precisa parar exatamente sobre a casa alvo. Se está a 2 casas de distância da esmeralda mas só tem uma carta 5, você vai passar por ela e ficar a 3 casas de distância, depois precisa usar uma carta 3 para voltar.
Cada tabuleiro do Mario Party é jogado em um número fixo de rodadas e ao final o total de estrelas distribuídas depende de quantas vezes os jogadores passaram pela casa certa. Em Sonic Shuffle o jogo não tem um tempo ou número de rodadas fixo, o jogo acaba quando exatamente 7 esmeraldas foram conquistadas.
Ao contrário de Mario Party onde ao fim de cada rodada há um mini game (2x2, 3x1 ou 4x4), em Sonic Shuffle só são disparados mini games quando alguém em uma casa verde.
São diferenças que acabam por dar uma personalidade própria ao jogo, mas infelizmente os tabuleiros são muito mal bolados, não chegam nem perto dos tabuleiros do Mario Party. Alguns são muito confusos, outros simplesmente sem graça. Os mini games também, em sua maioria, não são divertidos como os do rival.
Podia ser pior? Podia, mas também podia ser melhor. De toda forma, como o jogo é relativamente curto (5 tabuleiros) valeu a pena finalmente dar uma chance a ele, pelo menos agora quando eu ver o nome "Sonic Shuffle" eu vou lembrar exatamente o que ele é em vez de ter uma vaga ideia de que é "uma cópia meio estranha de Mario Party".