Terminei na última noite o
Yooka-Laylee and the Impossible Lair no Xbox One. É bom? É, mas eu gostei mais do primeiro. Para quem não lembra, a empresa que o desenvolveu é formada por ex-funcionários da Rare, então o primeiro projeto deles foi lançado no Kickstarter como um "sucessor espiritual" de Banjo-Kazooie. Cumpriram o prometido, o primeiro Yooka-Laylee é uma cópia do jogo do N64, mas para a sequencia resolveram copiar Donkey Kong Country, outra franquia de sucesso que haviam trabalhado na ex-empresa, fazendo um jogo de plataforma 2D. Para o que se propõe é ótimo, mas como sidescrollers não são tão raros, fica aquele sentimento de algo menos "especial" para os dias de hoje, que o primeiro tinha.
Visualmente o jogo é muito bonito, lembra muito Donkey Kong Country Returns / Tropical Freeze. E uma coisa temos que admitir, os caras não têm medo/vergonha de "se inspirar" nos outros jogos, a maioria das mecânicas é basicamente idêntica, só mudam o visual pra dar uma disfarçada. Em DK existem os barris que são usados como canhões para lançar o personagem, nesse jogo é um tipo de planta que funciona exatamente da mesma forma, e inclusive existe uma fase rodeada de espinhos onde você precisa usar esses canhões para encontrar a saída:
Parece familiar?
Próximo ao final do jogo os jogadores encontram uma fase vertical onde precisam subir sem parar enquanto uma substância verde mortal vai subindo logo em seguida.
Déjà vu?
Mas nem tudo é cópia, o jogo tem suas sacadas originais bem boladas. As fases propriamente ditas são de plataforma com visão lateral, mas a entrada delas está disposta em um "mapa geral" que não funciona apenas como um mapa mas sim como uma grande fase, com movimentação 3D, que tem seus próprios desafios e enigmas para serem solucionados. Cada fase (20 no total) é acessada por um livro que fica em algum lugar do mapa principal, mas determinadas ações nesse mundo principal acabam mudando a fase e criando uma nova. Por exemplo, o livro de entrada de uma delas fica na areia de uma praia, se você entrar nela a fase vai ser de um jeito, mas se você fizer a maré subir no mapa antes de entrar, ela se transforma em uma fase aquática. Em outra o livro está em uma ponte que você pode levantar com uma alavanca, se fizer isso a fase que antes era horizontal fica vertical, etc. Todas as 20 fases podem ser mudadas se você fizer alguma coisa específica no mapa antes de entrar, ficando com seus próprios inimigos e coletáveis, fazendo com que na prática sejam 40 fases.
Detalhe é que você não
precisa sequer entrar em qualquer uma dessas fases para terminar o jogo, se for bom o suficiente. Isso porque a fase final (que é o subtítulo do jogo, "Impossible Lair"), e que é um grande desafio de cerca de 30 minutos de duração, está acessível desde o início. Só que como o nome diz, ela é quase impossível. Ao final de cada uma das 40 fases existe uma abelha para ser coletada (e mais 8 no mundo principal, totalizando 48), e cada uma delas funciona como um escudo na fase final. Quanto mais abelhas, mais hits você pode tomar na última fase antes de morrer, e acredite, vai precisar. Eu só tentei a última fase quando tinha todas as 48 abelhas, zerei com 7 restando, ou seja, gastei 41 durante a fase, e mesmo assim depois de tentar MUITAS vezes. Obviamente deve ter no YouTube vídeos de gente passando a fase sem abelha alguma, mas tem que ser meio doente pra isso.
Enfim, como disse, bom jogo, mas o primeiro Yooka-Laylee, que terminei no começo do mês (por isso resolvi jogar em seguida a sequencia), na minha opinião, é melhor.