Sugestões e ajuda com MAME

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Corredor X »

Salve!

Seguinte, meninada: semana passada, terminei de baixar um pacote monstruoso de roms para o MAME, o tal v0.128. É jogo que não acaba mais, apesar das muitas repetições, versões, um hackzinho aqui e ali e por aí vai. Por isso, venho a vocês pedir algumas sugestões de jogos das seguintes categorias, as que mais me apetecem:

. plataforma/ação
. luta (2D/3D)
. beat'em up
. shooters, de todo as modalidades
. tabuleiro (tipo Othello)
. puzzles (os Collumns da vida)
. sinuca

Estou interessado em pérolas obscuras, mas não se acanhem de citar os clássicos! Eu conheço alguma coisa, mas sempre tem um ou outro que deixamos passar. Por exemplo, um par de jogos que eu só tinha ouvido falar mas nunca experimentado são os excelentes Megaman Power Fighters, divertidos demais - além de um dos finais confirmar que foi mesmo o Wily o construtor do Zero, como é insinuado em outros jogos. Outro que eu só conhecia de nome era Radiant Silvergun, que ainda não joguei direito mas que é louco!

Além das sugestões, gostaria de tirar algumas dúvidas com os mais entendidos do assunto:

. uma cacetada de jogos acusam a falta de algum arquivo que os impede de rodar. Eu imagino que seja como a bios do Neo-Geo e não erro das roms individuais, correto? Em caso positivo, existe uma lista desses arquivos essenciais? Aliás, os jogos do Neo Geo não funcionavam quando eu coloquei o pacote de roms no CPU, mesmo eu tendo a bios que até no dia anterior me servia para um KOF 94' ocasional, tive que baixá-la de novo, exatamente o mesmo arquivo, para que rodassem - e mesmo assim alguns jogos da SNK ainda não funcionam (a minoria, entretanto, como por exemplo KOF do 2000 em diante).

. tem um erro relativo a um Direct3D em alguns jogos, acho que é unable to create alguma coisa, alguma luz? Configuração errada? Em casa eu confirmo o nome certo do erro. Se não me engano, é nos KOF que ele aparece.

. Falando em configuração, alguma sugestão de como deixar as opções? Sei que depende de cada computador, mas sempre tem algo que nos facilita a vida.

. Alguns jogos obviamente não rodam muito bem, como no já citado caso do Spider-Man do meu outro tópico. Além do Modeler, que outros emuladores específicos rodam alguns jogos melhor do que o MAME?

. Falando em Modeler, como eu rodo Arabian Fight naquela coisa? No MAME ele fica lento, mas não consigo fazer o outro reconhecê-lo! Troco o nome da rom, baixo outras da internet e nada! Dá uma sequência de erros escabrosos...

. O que diabos são arquivos CHD? Eles foram citados em alguma coisa que mexi por lá, e tem um arquivo com inacreditáveis 70 gigas que diz ter os "CHDs do MAME 0.128" nos torrents da vida. Nem brinca que vou ter que baixar isso...

Por enquanto é só ( :lol: ) isso, p-p-p-pessoal. Agradeço desde já a quem me der uma ajuda nisso!

EDIT: credo, esta é minha postagem 666! :evil:
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Vectorman »

Tem dois jogos no MAME que gosto muito: Um é o Marvel vs. Capcom, o outro, que não sei se conhece, é o dungeon magic, uma mistura de ação com elementos de RPG.
Quanto aos bios, normalmente vejo pacotes deles para baixar nos mesmos sites em que tem as roms, ou até mesmo em fóruns... Bem, pra isso existe o nosso velho amigo Google 8)
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Corredor X »

Descobri o que são os CHDs, são arquivos comprimidos com arquivos essencias do jogo, como se fosse um HD do mesmo, para os jogos maiores, como os de laser disc. Vou ter que ver o que vale a pena baixar deles, cada um é gigantesco é alguns casos!
Vectorman escreveu:Tem dois jogos no MAME que gosto muito: Um é o Marvel vs. Capcom, o outro, que não sei se conhece, é o dungeon magic, uma mistura de ação com elementos de RPG.
Quanto aos bios, normalmente vejo pacotes deles para baixar nos mesmos sites em que tem as roms, ou até mesmo em fóruns... Bem, pra isso existe o nosso velho amigo Google 8)
MvsC eu adoro, tanto o primeiro (que joguei demais de PSX) quanto o segundo (que joguei absurdamente no arcade e no PS2, tenho um save com literalmente TUDO aberto). Esse Dungeon Magic eu não conheço, é mais ou menos como os jogos de Dungeons & Dragons, tipo um Final Fight com níveis e magia? Olharei depois!

Pois é, eu sei que tem bios aqui e ali, mas eu queria saber sobre os outros arquivos necessários ao funcionamento, minha dúvida tá aí... Tem mais alguma coisa que não sejam elas, como os tais CHD que acabei de descobrir?
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Vectorman »

Corredor X escreveu: Esse Dungeon Magic eu não conheço, é mais ou menos como os jogos de Dungeons & Dragons, tipo um Final Fight com níveis e magia?
Bem, não é exatamente como o Dungeons & Dragons... Ele tem um estilo de luta parecido, porém a câmera do jogo é como a do diablo e o que o faz parecido com RPG é o nível do personagem que vai aumentando durante o jogo.
Imagem
alex kidd mw
Mensagens: 121
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 2:27 pm

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por alex kidd mw »

Corredor, esse site é muito bom, veja no lado esquerdo a seção downloads, tem varios tipos de mame, inclusive o Mameui, com interface grafica na versão mais recente.
http://www.mamechannel.it/

Resolvo meus problemas com roms usando o romcenter com o dat mais recente, não esqueça de fazer o backup antes.

Quanto aos jogos, recomendo:
Namco classics collection, Vol 2 (Tem uma versão de pac-man muito boa)
Hyper street fighter II (classico)
Pitfall II

Pra jogar no Sega Model 2:
Sega Rally Championship
Daytona Usa
Indy 500

Desculpe por só citar classicos :(
Gooseka - Parplin - Chokkinna
mattmess
Mensagens: 604
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 4:09 pm
Localização: Novo Horizonte

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por mattmess »

Bom, Corredor, melhor que o MAME, só os emuladores de jogos 3D, já que no MAME eles ficam muuuito lentos. Aí temos Viva Nonno, para Ridge Racer, o emulador de Radikal Bikers feito pelo Aaron Gilles, o Zinc, para jogos em placas baseadas no Playstation, etc... Quanto a jogos 2D, nada supera o MAMito.

Em relação às opções, lembre-se de colocar o bitmap prescaling em 10 (o default é 1), assim você elimina aquele embaçado chato.

Quanto aos jogos, tirando os óbvios OutRun e Metal Slug, meus favoritos all-time, temos também In the Hunt (dos produtores que fariam Metal Slug num futuro próximo), Aero Fighters, meu shoot'em-up querido, o primeiro Street Fighter, que é docemente esquisito, Biomechanical Toy, plataforma, e a lista continua...
"A única função legítima que um computador pode exercer é executar games." - Eugene Jarvis, criador de Defender e Robotron.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Corredor X »

Alex, meu filho, esse site é justamente o que eu precisava! Baixei o tal MAMEUI e ele é simplesmente magnífico! A organização das roms (via relação direta ao invés de simples ordem alfabética, como no ++) e o funcionamento matam a pau! Muita coisa agora roda perfeitamente, como os supracitados KOF. Valeu mesmo! Estou baixando os CHD de Street III e Ikaruga agora, foram os únicos realmente notáveis do pacote - já que não tinha Dragon's Lair e Space Ace neles. Achei também um torrent com snapshots dos jogos, isso vai quebrar um galhão para visualizar o que é o que nas buscas por jogos novos.

Matt, esse ajuste de prescalling me era inédito também, a diferença é gritante! Só que não pude deixar no 10, pois os jogos ficam um pouco lentos a ponto de incomodar. Deixei no 6 e é praticamente a mesma coisa da regulagem mais alta. Estou vendo que a hora de fazer um upgrade aqui se aproxima... Quanto as jogos 3D, é pouca coisa realmente fazendo falta: o primeiro DOA, Soul Edge e os Virtua Fighter, o resto eu tenho em versões caseiras. Deve ter bem mais coisas, mas o que me chamou a atenção de primeira foram eles.

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões! :D
Imagem
alex kidd mw
Mensagens: 121
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 2:27 pm

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por alex kidd mw »

Na minha opinião, o melhor site pra baixar roms de arcade:
http://romkeeper.com/
Gooseka - Parplin - Chokkinna
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Corredor X »

Quem teve a boa idéia de implementar aqueles snapshots tem a mãe em excelente lugar, tem uma penca de jogos que eu não lembrava o nome mas a imagem o denuncia. Fabuloso...

E é surpreendente como tem coisa boa para arcade... Hoje achei uma sequência japonesa para um dos meus jogos favoritos de PSX, Tetris Plus - cuja primeira versão também existia para arcade, vejam só. Na minha modesta opinião, é o melhor subproduto do original do Pajitnov, porque ele não é simplesmente fazer linhas, ele tem um objetivo - salvar um arqueólogo (ou sua assistente) preso no meio dos blocos e levá-lo até a saída na parte de baixo da tela.

Outra descoberta interessante é um hack de SNK Vs Capcom: SVC Chaos, chamado Super Plus, que já tem todos os personagens secretos abertos. Jogar com a Athena não tem preço, a danada apela muito. O mais legal é que ao vencer um adversário, ela o transforma em um animal: Goenitz vira um pombo, Choi um macaco... E a Mai, UMA VACA! :lol: Eu gargalhei vendo isso.
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Vectorman »

Corredor X escreveu:E é surpreendente como tem coisa boa para arcade...
O que é mais surpreendente é que tem muita coisa boa pra arcade qua não apareceu em consoles... :roll:
Imagem
puguinha
Mensagens: 914
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 4:17 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por puguinha »

Vectorman escreveu:
Corredor X escreveu:E é surpreendente como tem coisa boa para arcade...
O que é mais surpreendente é que tem muita coisa boa pra arcade qua não apareceu em consoles... :roll:
tbm alguns jogos de arcade que foram pro console e ficaram uma porcaria, como o the king of fighters pro SNES :cry:
Ralph Baer, David Rosen, Ferdinand Porsche, Michael Jackson
Meus Jogos

na briga entre Mega Drive e Super Ni***ndo, o SNES é o 1° amarelar
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sugestões e ajuda com MAME

Mensagem por Corredor X »

puguinha escreveu:tbm alguns jogos de arcade que foram pro console e ficaram uma porcaria, como o the king of fighters pro SNES :cry:
KOF de SNES? Deve ser um hack, não?
Imagem
Responder