Socorro: Saturn liga e desliga sozinho

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Socorro: Saturn liga e desliga sozinho

Mensagem por Ankoku Dragon »

Crianças, desde ontem meu Saturn está esquisito: ele liga e logo em seguida desliga sozinho, só que no caso dele é uma coisa contínua (como se ele tentasse ligar). Fiquei um tempo sem mexer nele e mais tarde ele estava funcionando normalmente até a tarde de hoje. Agora há pouco ele deu o mesmo defeito e como fiquei com medo dele queimar, achei melhor deixa-lo desligado. Vocês sabem o que esta acontecendo com ele e o que posso fazer para resolver o problema? :shock:
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Socorro: Saturn liga e desliga sozinho

Mensagem por Odin »

Já me disseram que ele pode ter um problema que é bem comum no Dreamcast, que é um mau contato nos dentes da placa mãe onde encaixa a fonte, dê uma olhada neles, tente empurrar eles só um pouquinho, mas milímetros mesmo, em direção as latinhas de contato do encaixe da fonte, depois limpe com álcool isopropílico, tenho quase certeza que deve ser isso.

Mas tome muito cuidado para não entortar demais ou quebrar esses dentes, senão já era seu Saturn, é só um pouquinho mesmo que tem que empurrar... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: Socorro: Saturn liga e desliga sozinho

Mensagem por Ankoku Dragon »

Você diz na parte que liga o cabo da força à placa da fonte?
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Socorro: Saturn liga e desliga sozinho

Mensagem por Odin »

Ankoku Dragon escreveu: Sáb Out 27, 2018 11:38 pm Você diz na parte que liga o cabo da força à placa da fonte?
Não, no encaixe da fonte interna na placa mãe, na placa mãe tem uns ferrinhos que servem para encaixar a fonte, mas não tenho certeza se todos os Saturm tem essa mesma fonte, o Dreamcast tem, mas é essa parte aqui:

Imagem

Esses ferrinhos da foto eu achei tortos demais, se for assim só tem que entortar um pouco só, na direção onde esta as latinhas do contato da fonte. Tem gente que larga um pingo de solda nesses contatos, mas não recomendo, vá que o cara precise remover a fonte algum dia para trocar um capacitor... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: Socorro: Saturn liga e desliga sozinho

Mensagem por Ankoku Dragon »

Depois de alguns dias sem internet, voltei. Desmontei o Saturn, fiz a limpeza dos ferrinhos (que não tinham sujeira nenhuma, o que me surpreendeu) e o problema continua... será que é o fusível?
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Socorro: Saturn liga e desliga sozinho

Mensagem por Odin »

Ai já saiu do meu conhecimento, infelizmente não sei se é isso... :D

Mas talvez possa ser, só não sei como ver se o fusível esta bom ou não. Eu tinha uma régua antiga que quando o fusível ficava ruim, ela começava a dar mau contato no botão de ligar, tinha que ligar e desligar várias vezes até ele ligar normal, ai quando eu trocava o fusível ela voltava a ligar normal.
Imagem

Imagem

Imagem
Responder