A era do 3D veio pra ficar e... ficou. Em meados de 92/93 essa tecnologia já estava madura suficiente para produzir jogos de ótima qualidade ao passo que era fornecida ao grande público em hardware economicamente viável, graças aos avanços obtidos no desempenho de CPUs e processadores de vídeo em geral a custos cada vez menores na fabricação desses dispositivos.
Virtua Fighter 2 foi, em sua essência, um arremate ao primeiro e inovador jogo 3D que reinou absoluto nos arcades em 1993, embora seu desenvolvimento tenha começado em 1991, mas se formos buscar mesmo encontraremos suas origens em projetos de da Lockheed Martin - uma das maiores empresas de tecnologia aeronáutica e militar do mundo que, em dado momento, participou desse projeto da Sega.
Enquanto Virtua Fighter 2 fazia um grande sucesso nos fliperamas e no estreante Sega Saturn, o Mega Drive ainda estava ali como uma plataforma já consolidada e presente em milhões de lares por todo mundo.
A ideia de VF para o Mega suspeito que tenha vindo antes, ainda em 1993, e justifico: VF2 do Mega é basicamente o VF1 (movimentos e personagens) com texturas e cenários do VF2. Não estão presentes os novos personagens do VF2, sem falar que vários movimentos dos personagens de VF1 também foram cortados - assim como todos os movimentos novos de VF2.
Embora VF2 tenha saído mais ou menos na mesma época que Sonic 3D Blast e pouco depois que Donkey Kong 2 (série esta responsável por catapultar o SNES a um patamar jamais superado pelo MegaDrive/Genesis) ainda assim observo que, possivelmente, a equipe de desenvolvimento teve pouco tempo para trabalhar nesse projeto. É bem provável que uma demo tenha sido feita em 94 (ainda como VF1) e apresentada aos executivos da empresa, foi engavetada e só voltou para o desenvolvimento poucos meses antes do lançamento de Sonic 3D Blast. Digo isso pois apesar de ser um game bonito e com muitos sprites, é evidente que se houvesse mais tempo de desenvolvimento os programadores teriam, de certo, conseguido espremer bem mais coisa no soberbo e gigante cartucho de 32 Megabits como esse onde o VF2 foi acomodado.
Tirando essas observações, o game em si é divertido, tem bons movimentos embora simples, e dá um gostinho bacana para quem curte o game original do arcade. Decepciona em relação aos golpes e fluidez dos movimentos que é o grande "tchan" da franquia. De um modo geral, é um bom jogo que possui um potencial não aproveitado por razões que podemos apenas conjecturar.
Notas do Giga
Gráficos: 8
Som: 8
Desafio: 6 (o jogo é bem fácil de zerar... coisa de 5 minutos)
Diversão: 7