Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por geraldofigueras »

[quote="E o peteleco me fez lembrar de outra coisa, ainda não discutida por aqui e que merecia até ganhar um tópico só seu: as trocas de cartucho com o videogame ligado! Alguém chegou a fazer isso na época ou também se cagavam de medo do aviso de que perigava estragar o cartucho, queimar o console, destruir o controle, acabar com a pilha do controle remoto do seu Pegasus, desmagnetizar as fitas cassetes do seu walkman e te deixar sem mesada? :lol:[/quote]

Cara, tava vendo isso quando selecionei as revistas pra doar, tem várias dicas, principalmente na Supergame. Eu sempre fazia esses truques, e assustadoramente funcionavam sempre.

Existem explicações científicas pra isso, ou é coisa do demo?
Toe Jam is a wiener
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por Corredor X »

geraldofigueras escreveu:Cara, tava vendo isso quando selecionei as revistas pra doar, tem várias dicas, principalmente na Supergame. Eu sempre fazia esses truques, e assustadoramente funcionavam sempre.

Existem explicações científicas pra isso, ou é coisa do demo?
Geraldo, até onde eu sei, das duas uma:

1) Os cheats foram colocados lá de propósito pelos programadores, para que os jogos interagissem entre si. Pense em algo como a retrocompatibilidade do Sonic & Knuckles com o Sonic 2, eu me lembro claramente de ler uma Gamepro gringa com os programadores do primeiro dizendo que mesmo antes de sequer cogitarem fazer essa tecnologia lock-on, já deixaram algumas coisas inacabadas no segundo jogo para que pudessem um dia talvez revisitar de alguma forma (aliás, tem uma manha envolvendo trocar o segundo e o terceiro jogos da série para fazer aparecer um estágio exclusivo daquele famoso beta do 2, isso tem toda a cara de ser intencional). Sobra coisa pacas no código do jogo que não é aproveitado, igual ao "Shinobi Kid" (o protagonista original) perdido na programação de Alex Kidd In Shinobi World. Então, não seria estranho de que algumas porções desse código pudessem ser usadas para interagir com outros jogos, especificamente - algo como Altered Beast vai dar vidas infinitas para E-SWAT, Alex Kidd vai dar invencibilidade em Golden Axe, etc. Uma coisa que pode indicar que essa teoria não é absurda são alguns jogos da Konami de MSX, nos quais se você deixar outro jogo da Konami no segundo drive de disquete/slot de cartucho, acontece algo hilário no primeiro jogo, tipo usar o Pentarou no Gradius ou no Aleste.

2) Alguns endereços da programação dos jogos, com a troca dos cartuchos, se embaralham e são alterados aleatoriamente, causando efeitos curiosos. Quando eu digo aleatoriamente, é no sentido daquilo não ter sido programado para acontecer, entre dois cartuchos específicos sempre vai haver a troca do endereço X pelo Y, fazendo acontecer o mesmo efeito, mas é a mais pura coincidência. É como se fosse um Game Genie acidental ou um password errado, o Altered Beast faz um 1A hexadecimal específico do Golden Axe virar um 1E, sendo que este endereço era justamente o que regulava a quantidade de vidas. É coincidência demais para o meu gosto...
mattmess escreveu:Uma vez encaixei o Super Futebol de um jeito bem errado no Master, e sabem o que aconteceu?

Ao ligar, o nome estava trocado para Sega Soccer, e, num jogo, quando a bola saía pelas laterais, era possível ver parte da torcida e propagandas da Sega.

O que provavelmente aconteceu foi o seguinte: o pino do cartucho que verifica em que console ele está, através da bios, não fez contato suficiente e fez o Super Futebol achar que estava num console japonês, alterando para a versão original, que está todinha contida no código do danado. Se fosse Aztec Adventure, por exemplo, perigava ter aparecido a tela do Mark III e um belo dum NAZCA 88' no título. Dá para reproduzir esse processo fazendo o mod de desligar a bios. O legal é que dá para fazer Mônica no Castelo do Dragão e até o Sapo Xulé ficarem com o texto em japonês com isso :lol:
Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por geraldofigueras »

Shinobi Kid? Fase do Sonic Beta? Tem como fazer isso??

O curioso das teorias é o seguinte: a primeira faz algum sentido, mas não consigo crer que fizessem isso propositalmente, uma vez que não era natural para o console a troca de cartuchos com o console ligado, podendo até danificá-lo. Além do mais, lembre-se que os consoles japoneses Mega Drive vinham originalmente com aquela trava lateral, o que impedia de retirar o cartucho com o console ligado. Sendo assim, por que programar algo que não poderia ser feito? Acho outros 500 supor que destravariam consoles no ocidente :D

O problema da segunda teoria é isso: é realmente coincidência demais para ser verdade, apesar de fazer mais sentido.
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por Jair »

Corredor X escreveu: 2) Alguns endereços da programação dos jogos, com a troca dos cartuchos, se embaralham e são alterados aleatoriamente, causando efeitos curiosos. Quando eu digo aleatoriamente, é no sentido daquilo não ter sido programado para acontecer, entre dois cartuchos específicos sempre vai haver a troca do endereço X pelo Y, fazendo acontecer o mesmo efeito, mas é a mais pura coincidência. É como se fosse um Game Genie acidental ou um password errado, o Altered Beast faz um 1A hexadecimal específico do Golden Axe virar um 1E, sendo que este endereço era justamente o que regulava a quantidade de vidas. É coincidência demais para o meu gosto...
Provavelmente é isso que acontece. Ao retirar o cartucho deixamos "suja" a memória do Mega e o jogo seguinte espera a memória "limpa" (o que acontece ao iniciar o console). Estou com preguiça de procurar, mas o reset do Mega com certeza não limpa a memória.

O Sonic 3 foi intencionalmente dividido no meio por que não havia tempo pra produzir o S&K, isso já foi dito por alguém do Sonic Team em uma entrevista (google for it). O Sonic 2 funciona com o S&K por que este possui uma rom extra só pra interagir com aquele jogo.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por Corredor X »

geraldofigueras escreveu:Shinobi Kid? Fase do Sonic Beta? Tem como fazer isso??
O Alex Kidd In Shinobi World originalmente não seria um jogo do Alex, somente uma paródia super deformed de Shinobi - pense em algo como Boku Dracula-Kun/Castlevania Jr. do Famicom/NES. O protagonista seria uma versão miniatura do Joe Musashi, que depois foi substituído pelo Alex. Tem uma imagem perdida do protagonista original na ROM do jogo, mais detalhes sobre o assunto aqui, ó: http://www.smspower.org/forums/viewtopi ... hinobi+kid.

Já o lance do Sonic: http://www.powersonic.com.br/secretos/m ... pistas.htm.

O curioso das teorias é o seguinte: a primeira faz algum sentido, mas não consigo crer que fizessem isso propositalmente, uma vez que não era natural para o console a troca de cartuchos com o console ligado, podendo até danificá-lo. Além do mais, lembre-se que os consoles japoneses Mega Drive vinham originalmente com aquela trava lateral, o que impedia de retirar o cartucho com o console ligado. Sendo assim, por que programar algo que não poderia ser feito? Acho outros 500 supor que destravariam consoles no ocidente :D

O problema da segunda teoria é isso: é realmente coincidência demais para ser verdade, apesar de fazer mais sentido.
Taí, nunca tinha pensado nesse detalhe da trava, bem lembrado... Então, deve ser coincidência mesmo. Alguns jogos devem ter a estrutura parecida e acabam interagindo sem querer pela "sujeira" na memória.
Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por darini »

Corredor X escreveu: Já o lance do Sonic: http://www.powersonic.com.br/secretos/m ... pistas.htm.
Que lindo isso... :cry:

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por darini »

Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por geraldofigueras »

Maravilhosa a matéria sobre Sonic 2. Dá um dor testar as inúmeras roms de versões alpha beta e o caramba, e ter um gostinho de fases que poderiam ter sido maravilhosas. Sempre fui fã da Hidden Palace, desde que vi uma foto na Super Game, num preview do jogo.

Sobre o vídeo, não entendi a conexão dessa Hidden Palace inserida na versão final com a anterior que ficou de fora. Afinal, é uma Oil Ocean bagunçada.
Toe Jam is a wiener
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por darini »

Cacete, agora que eu vi isso no site do maluco:
Sonic Crackers - Sonic 4: Sonic Crackers é um protótipo de jogo perdido no meio do tempo, e que rolou nas locadoras em 1994. O game traz Sonic e Tails presos por um anel eletrostático, assim como em Knuckles Chaotix. Ao final o game serviu como protótipo para o Knuckles Chaotix. Até mesmo músicas do Knuckles Chaotix estão em Sonic Crackers.
Alguém chegou a ter tal cartucho EM MÃOS?

Outra coisa: na parte de trás da caixa do Mega Drive 3 (o que vem com o cartucho do Sonic 2), existe a foto dele e do Tails no "looping" e uma espécie de cometa, como nessa foto (quase ao lado do coqueiro):

Imagem

Alguém já havia notado essa peculiaridade?

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por geraldofigueras »

Não aparece a foto aqui.
Toe Jam is a wiener
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por darini »

geraldofigueras escreveu:Não aparece a foto aqui.
Vê pelo endereço: http://sonicology.fateback.com/pirates/sonic2/box.jpg

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por Corredor X »

Olha a imagem do Darini aqui:

Imagem
darini escreveu:Alguém chegou a ter tal cartucho EM MÃOS?
Só conheci esse jogo via rom, mas eu não duvido que tenha um monte de raridades no estilo mofando nos arquivos mortos (ou mesmo no lixo) de um monte de locadoras, igual aos piratas do Master.
Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por geraldofigueras »

Abri a foto, mas não entendi o que Darini quis dizer :lol:
Toe Jam is a wiener
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por Vectorman »

Já joguei esse jogo em um emulador... mas ele estava cheio de "bugs"!!
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Coisas que descobrimos sem querer em jogos

Mensagem por Corredor X »

Acho que o que o Darini quis dizer é que aquela cena não existe... Testei aqui agora no Gens, não existe nenhuma parte das duas Emerald Hill qualquer lugar onde aconteça aquela situação, um coqueiro e um "cometa" (que na verdade é um detalhe do cenário, parece um vale na montanha ou coisa assim) ao fundo de um looping.
Imagem
Responder