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Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Ter Jun 06, 2017 3:56 pm
por DMN_Sonic
Eae galera! Tenho certeza que vocês já jogaram muito PlayStation 2 e quem gosta de fuçar já deve ter encontrado uma opção que se chamava "Técnica de 3D Texture Mapping" e nela há o modo normal e suave mas vocês já notaram a diferença que ele causa?

Hoje estou em casa e decidi montar um cabo componente pro PS2 aqui com os restos de peça que tenho sobrando.
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Assim testei algumas coisas como por exemplo como ficaria com o conversor VGA que tenho aqui e não fiquei muito satisfeito...

Mas depois veio a mente, e aquela maldita opção de PS1 será que faz efeito? Pois eu fui tentar e vejam o resultado

Modo normal:
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Modo suave:
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A diferença é minima mas real, talvez as fotos nem evidenciem essa diferença no fim das contas mas há sim. No fim das contas só quem usufruía verdadeiramente do recurso era só quem já usava o cabo componente no console senão dava tudo na mesma, já que o composto não ajuda em nada.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...


Re: Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Ter Jun 06, 2017 6:29 pm
por Gate
Dá pra perceber uma diferença olhando pro asfalto! O que é estranho, pois eu me lembro de ter tentado essa opção quando comprei o meu cabo componente e não ter visto nenhuma diferença. No entanto, o cabo era chinês e tinha TVs em que ele nem funcionava, então não posso afirmar nada..

Re: Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Ter Jun 06, 2017 6:40 pm
por Dav
Engraçado que o Bleemcast que foi barrado pela S**y faz a emulaçao grafica bem superior ao PS2 do Gran Turismo 2


Tem um pouco de a ver no topico mas queria tirar essa duvida:

o motivo por guardar meu PS2 depois que a TV de Tubo foi embora...minha TV de LCD da SEMP e esquisita...ela tem varias entradas e ate uma saida de video,tenho 3 cabos para o PS2 o original composto,um vídeo-componente e um S-Video.

O melhor que fica e no vídeo componente mas alguns jogos nao funcionam ou bugam como a coletanea do Megaman X e o Odin Sphere (ambos 2D) a coletanea do Sonic funciona mas parece mais feia que na TV de Tubo.No composto tudo funciona mas fica feiao (lembro de jogar o Megaman X4 ate o efeito dos graficos fica estranho) no S-Video melhora mas somente um pouco.

outra coisa...

Liguei o PC nela e a melhor resolução e a VGA por algum motivo por HDMI fica feia a imagem,outro fato e que por VGA tenho vários modos de resolução e por HDMI acho que so uns 3.

Re: Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Ter Jun 06, 2017 8:17 pm
por DMN_Sonic
Eu estou dando uma olhada aqui ainda, apesar de outras pendências mas existe uma forma de forçar resoluções diferentes por meio de um programa chamado GSM. Ele abre um menu bem simples que permite ter várias configurações de video mas depois de aplicar uma delas e ir pra tela de carregar o jogo trava.

O outro que permite fazer essas doideras é o Open PS2 Loader e é ele que quero testar.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...


Re: Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Ter Jun 06, 2017 10:04 pm
por Gate
Dav escreveu: Ter Jun 06, 2017 6:40 pmO melhor que fica e no vídeo componente mas alguns jogos nao funcionam ou bugam como a coletanea do Megaman X e o Odin Sphere
Bem lembrado, eu também tive problemas com alguns jogos (de PS2, não de PS1) usando o cabo componente. Se eu não me engano um deles era Capcom vs SNK 2, o PS2 dava o boot e ao iniciar o jogo ficava em tela preta com o áudio rodando. Isso na minha Toshiba, também cheia de entradas e saídas. Tenho uma LG em que o vídeo componente do PS2 (especificamente) não é reconhecido de jeito nenhum, só roda o áudio.

Re: Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Qua Jun 07, 2017 7:13 am
por Dav
Gate escreveu: Ter Jun 06, 2017 10:04 pm
Dav escreveu: Ter Jun 06, 2017 6:40 pmO melhor que fica e no vídeo componente mas alguns jogos nao funcionam ou bugam como a coletanea do Megaman X e o Odin Sphere
Bem lembrado, eu também tive problemas com alguns jogos (de PS2, não de PS1) usando o cabo componente. Se eu não me engano um deles era Capcom vs SNK 2, o PS2 dava o boot e ao iniciar o jogo ficava em tela preta com o áudio rodando. Isso na minha Toshiba, também cheia de entradas e saídas. Tenho uma LG em que o vídeo componente do PS2 (especificamente) não é reconhecido de jeito nenhum, só roda o áudio.
sim isso mesmo no Megaman X coletanea fica somente o som pelo que lembro /=
no KOF 2002 UM parece que tinha as vezes um lag entre as lutas

Re: Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Qua Jun 07, 2017 11:13 am
por Corredor X
Esse problema do jogo não funcionar via componente é meio que culpa da televisão; a quase totalidade dos jogos do PS2 roda a 480i, mas alguns títulos (Ico, MMXC, Disgaea, entre outros) rodam a 240p, uma resolução que quase toda TV não reconhece se for alimentada via componente a ela.

Re: Texture Mapping do PlayStation 2 - diferenças

Enviado: Qua Jun 07, 2017 7:19 pm
por DMN_Sonic
Uma coisa bem interessante de salientar é que os jogos pela S**y em sua maioria tem sim o modo progressivo que suaviza os gráficos. Eu joguei tanto o Gran Turismo 4 quanto o God of War 2 e ambos tinham o tal efeito.
Minha TV CRT não rodou com o progressivo ligado não... Na LCD 19 deu outra cara pro PS2 velho de guerra, é de ficar abismado com os gráficos do Gran Turismo 4. Eu vou ver se faço mais testes e relato aqui.

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