Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Neto »

Existem Saturn de botões ovais que usam praticamente a mesma placa do de botões redondos tendo a diferença somente do LED de Loading, inclusive se for comprar um Chip de desbloqueio é melhor abrir ele antes e verificar se a versão da placa é de 20 ou 21 pinos.
Sobre o problema da fonte, tenho várias versões de SEGA Saturn e nunca tive problema da fonte e no caso da imagem ruim é mais pelo modo como alguns foram modificados para PAL-M do que pela fonte em si e também depende do estado dos capacitores de acoplamento na linha do vídeo, que em aparelhos com esta idade devem ser verificados.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
tectoy
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Dez 24, 2016 6:00 pm

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por tectoy »

Neto escreveu:Existem Saturn de botões ovais que usam praticamente a mesma placa do de botões redondos tendo a diferença somente do LED de Loading, inclusive se for comprar um Chip de desbloqueio é melhor abrir ele antes e verificar se a versão da placa é de 20 ou 21 pinos.
Sobre o problema da fonte, tenho várias versões de SEGA Saturn e nunca tive problema da fonte e no caso da imagem ruim é mais pelo modo como alguns foram modificados para PAL-M do que pela fonte em si e também depende do estado dos capacitores de acoplamento na linha do vídeo, que em aparelhos com esta idade devem ser verificados.
As fontes tipo B (5 pinos) morrem mais rápido do que as tipo C (4 pinos) segundo o que dizem alguns fóruns como segasaturngroup.proboards.com. Mas na verdade eu me referia aos primeiros modelos 1 (VA0) lançados em 94 onde a fonte, que é do tipo A, fica presa na tampa (na parte de cima da carcaça onde fica a tampa do CD), separada do resto do hardware. Essa fonte é a mais problemática e já era difícil de ser encontrada na época em que o Saturn ainda tava vivo, imagina hoje... Não chegaram a ser lançados pela Tec Toy portanto nunca foram modificados para PAL-M, mas eu já tive o desprazer achar um no ML... Só guardo ele por ser raro de encontrar.

https://youtu.be/rmkUAAWPhXg?t=159
DMN_Sonic escreveu:o modelo de botões ovais é o melhor de todos, até para o swap trick é o recomendado.
Bem lembrado, se você quiser fazer o swap trick o modelo 1 é necessário! E também é verdade que o direcional do controle do Saturn deixa a desejar... Pra mim, jogo de luta só com o Virtua Stick. Eu não curto muito o controle japonês justamente por ser compacto, me lembra um pouco os minúsculos controles de 6 botões do Mega. Ele meio que some nas mãos, o americano é maior e se encaixa bem melhor, mas é claro que isso varia de pessoa pra pessoa. Eu por exemplo parei de me incomodar com os controles tradicionais depois que comprei os 3D. Tenho 5 controles 3D comigo, eles têm o direcional do modelo 2 e parecem disco voadores, não tenho do que reclamar :lol:
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Odin »

Eu acho que o problema das fontes é comum nos Saturn, tanto faz se for modelo 1 ou 2, se por acaso um dia o console de alguém aqui começar a sair uma fumaça branca do nada, não se desesperem, pois é só os capacitores fumando, é só mandar trocar eles :lol:

Ano passado aconteceu uma coisa bizarra comigo, eu tinha comprado uns jogos japas do Jair e no meio do teste deles, estava jogando um e começou a sair fumaça dele, levei um baita cagaço, achei que o console estava pegando fogo, mas quando puxei ele da tomada, ele ainda estava ligado e dando imagem, ai abri ele quase chorando para ver o que era, e na parte onde fica a fonte, na parte interna da parte de cima da carcaça, estava molhada, ai vi que era problema na fonte, e vi que o capacitor maior, aquele preto, que tinha dado problema, ele estava estufado e quente, ai levei em um amigo e ele trocou para mim esse capacitor, nem precisei comprar outra fonte e meu Saturn esta até agora, quase 1 ano depois funcionando normal... Mas foi bem bizarro, na hora levei um baita susto... Meu Saturn é um modelo 2 preto.

Agora sobre os controles, eu só tenho um preto da Tectoy modelo 2, o mesmo do meu Saturn preto, e não tenho o que reclamar dele, o direcional dele foi o melhor que vi até hoje, mas nunca testei os outros, não posso dizer qual é o melhor.
Imagem

Imagem

Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Neto »

tectoy escreveu: ....Não chegaram a ser lançados pela Tec Toy portanto nunca foram modificados para PAL-M, mas eu já tive o desprazer achar um no ML... Só guardo ele por ser raro de encontrar....
Não disse que a modificação era feita pela Tec Toy,
Muitos aparelhos importados / contrabandeados tinham seu sistema de cores modificados para PAL-M.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
tectoy
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Dez 24, 2016 6:00 pm

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por tectoy »

Neto escreveu:Não disse que a modificação era feita pela Tec Toy,
Muitos aparelhos importados / contrabandeados tinham seu sistema de cores modificados para PAL-M.
Tudo bem, mas transcodificação não é, porque além de o meu não ter um desses circuitos instalados, tem estrangeiros de monte que relatam o mesmo problema com a mesma revisão, a VA0. Muitas vezes um recap completo de todas as placas resolve, mas nos casos em que isso não foi o suficiente, só uma revisão completa da fonte (ou substituição) solucionou o problema.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Neto »

tectoy escreveu:...
Tudo bem, mas transcodificação não é, porque além de o meu não ter um desses circuitos instalados, tem estrangeiros de monte que relatam o mesmo problema com a mesma revisão, a VA0. Muitas vezes um recap completo de todas as placas resolve, mas nos casos em que isso não foi o suficiente, só uma revisão completa da fonte (ou substituição) solucionou o problema.
Conforme também foi parte do meu comentário, aparelhos com esta idade devem ser revisados. O pessoal acha que só capacitores eletrolítico dão defeito, isto é um erro, cerâmicos com fuga também causam problemas e devem ser verificados, se o cara troca uma fonte inteira, só vejo duas situações ou ele não sabe diagnosticar o problema ou o custo da manutenção pelos componentes defeituosos ficou inviável, prefiro acreditar que seja a segunda situação.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Pessoal, depois de muita espera chegou meu Sega Saturn com botões ovais dá Tec Toy. A princípio achei estranho na parte traseira dos controles estar limado (tipo como se tivessem passado uma fresa para tirar a informação.

Mas abri e na placa interna tem o logo da Sega e informa que foi fabricado na Malásia.

A imagem dele com cabo AV não me impressionou muito. O outro que veio com cabo RF a imagem era melhor.
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Hoje abri outro controle e desta vez na placa estava fabricado em Taiwan.
jaymcmelt
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Dez 17, 2016 11:44 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por jaymcmelt »

Aproveitando esse post, cai no mundo do Saturn de paraquedas, mas me apaixonei pelo console. Hoje possuo dois Saturn nacionais, um preto com botões redondos e um branco. Ambos vieram com a bateria arriada e estou procurando a melhor forma de contornar esse problema.

Vi que o cartucho Action Replay, além de todos os benefícios, pode salvar meus jogos.
Teria alguma solução melhor que ele? Vi pouca coisa sobre o Pseudo, ele faz a mesma função do Action Replay? Ou chega a ser melhor?



Enviado de meu Redmi 4 usando Tapatalk

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por DMN_Sonic »


jaymcmelt escreveu:Aproveitando esse post, cai no mundo do Saturn de paraquedas, mas me apaixonei pelo console. Hoje possuo dois Saturn nacionais, um preto com botões redondos e um branco. Ambos vieram com a bateria arriada e estou procurando a melhor forma de contornar esse problema.

Vi que o cartucho Action Replay, além de todos os benefícios, pode salvar meus jogos.
Teria alguma solução melhor que ele? Vi pouca coisa sobre o Pseudo, ele faz a mesma função do Action Replay? Ou chega a ser melhor?

Enviado de meu Redmi 4 usando Tapatalk
O ideal para salvar é o original pois os jogos conseguem enxergá-lo e assim não precisa ficar gravando na interna pra depois passar para o AR.
O Pseudo é mais um desbloqueio pelo que sei, as funções originais do AR são descartadas em prol do hack colocado nele.

Eu sou um pouco mais purista em relação ao Saturn, acredito que o ideal é ter os três cartuchos originais, o de 1Mb, de 4Mb e o Memory Card, seja a melhor opção por questão de compatibilidade e durabilidade. Certos AR tendem a dar problemas com o recurso de RAM expandida e a memoria pra saves não fica acessível aos jogos.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...


Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Gate »

A diferença do Action Replay pro Pseudo Saturn:

Com o Action Replay você pode usar cheats e armazenar seus saves (mas como o DMN disse, toda hora que você quiser carregar um save para um jogo você precisará transferí-lo da memória do cartucho pra memória do Saturn, o AR não funciona como um memory card convencional).

Com o Pseudo Saturn você pode jogar discos gravados (é como se fosse um modchip lógico).

Ambos tem as funções de chaveamento lógico de região e expansão de 4MB automática. Recomendo o Pseudo Saturn apenas se seus Saturns não forem chipados, isso elimina o swap trick da sua vida e preserva a integridade do motorzinho que gira o CD..
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por DMN_Sonic »

Swap trick só presta no modelo preto de botão oval, qualquer outro o esquema fica bem mais difícil.

Na boa, veja qual o meio que vai colecionar. Saturn é um console que tem a mídia mais sensível e exige maiores cuidados pra guardar então se for partir pros originais reserve um canto arejado e que não fique úmido. Use sempre sílica ou aquele pote que puxa a umidade pra garantir mais.

Aí basta três carts, o de 1Mb para jogos da SNK, o de 4Mb para jogos da Capcom e o Backup RAM pra ficar sossegado de espaço.

Porém se for como eu que o que importa é ter um bom console pra jogar compre o pseudo Saturn e seja feliz.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Bom dia!

Dando uma procurada no y....ube achei um vídeo do Odin, mostrando que o Saturn dele funciona com troca de região pelo reset

E vendo os comentários recentes estou avaliando o que seria melhor em termos de custo/benefício

Estou procurando um mod chip importado mas por enquanto não encontrei, então se fizer a destrava pelo reset só vou conseguir rodar jogos gravados com swap trick

Se comprar o ARP só vou ter o problema de ter que transferir os saves para o console de resto parece ser bem interessante... Contudo ele não vai rodar KOF 95
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Odin »

Esse chaveamento por reset é muito bom para quem não tem condições de comprar ou não consegue achar um desses cartuchos que mudam de região, fora que é só soldar uns fios na placa, é o método mais fácil, mas ele só muda para japa, para europeu não sei se tem um jeito.

Sobre o swap trick, acho bem arriscado, acho melhor nem jogar os jogos do que fazer ele, pois uma vez tentei fazer no meu branco e quase quebrei meu Daytona... Fora que desgasta o console.
Imagem

Imagem

Imagem
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Gate »

Tem uns esquemas de desbloquear todas as regiões usando um microcontrolador programado e um led indicador, mas parece ser bem difícil. Eu também optei por fazer esse desbloqueio mais simples. Como disse o Odin, é só soldar fios. Eu sempre vou recomendar o modchip interno para o destravamento mas, se não conseguir, aqui estão as únicas limitações de se jogar com Action Replay/Pseudo Saturn:

- KOF95 e Ultraman: são impossíveis de rodar porque precisam de ROM;
- KOF96, Fatal Fury e Samurai Shodown 4: vão rodar com os gráficos zuados, porque as versões disponíveis do Action Replay hoje em dia só têm a expansão de 4MB automática, e não mais a de 1MB como antigamente (embora a caixa diga que sim);
- Sega Rally, Daytona USA, Duke Nukem, Bomberman e Virtual On: podem ser jogados normalmente, mas não poderão ser jogados "online" usando o NetLink (o modem);
- Panzer Dragoon Saga: há um tempo atrás era o único jogo que não rodava com o Pseudo Saturn; com a última atualização ele já roda, mas algumas pessoas têm problemas com a última versão e são obrigadas a usar a penúltima, então pra jogar esse jogo talvez você precise de uma versão modificada, que é fácil de encontrar na internet.


Mas atente-se para o que o DMN disse: o Action Replay é um cartucho MUITO, MUITO BOQUETA, e pode falhar a qualquer momento. Pra guardar saves o melhor sempre vai ser o Memory Card. O meu às vezes dá esse problema:

Imagem

Se você limpar os contatos e o problema persistir, é porque algum dado corrompeu lá dentro do cartucho. Daí toca restaurar o firmware via flasher, o que faz você perder todos os seus saves e cheats adicionados.. Tive que comprar um Memory Card original porque tive esse problema 2 vezes num período de 5 anos, agora eu me restrinjo a usar o Action Replay apenas pra colocar cheats nos jogos.
Responder