A odisséia do PC antigo - MMX Consolized

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

A odisséia do PC antigo - MMX Consolized

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá galera!!! Venho aqui contar algo que me aconteceu ontem e hoje e estou muito feliz e quero compartilhar com vocês.

A história é longa, então preparem-se.

Eu tive um PC em meados de 98~99 e era um menininho legal lembro até hoje a configuração:
K6-2 450 Mhz / 64 MB RAM DIMM
HD mítico de 4GB
O resto tudo onboard numa SIS 530

Eu fiz muita coisa nele, foi nele que aprendi a mexer em PCs e fazer manutenção, fazendo loucuras num Windows 98 SE.

Eu tava querendo ter outro PC old pra instalar um W98 de novo, colocar um dos muitos modens voice pra criar um servidor Dial-up pro Dreamcast e jogar online e de quebra curtir uns games old como Heroes of Might and Magic 3, Hexen 2 e até Unreal.

Foi então que no trabalho eu estava conversando com o meu amigo sobre PCs por causa de um ventilador que montei com um cooler gigante e levei pra lá e ele me lembrou de um PC muito velho que ele largou lá e tinha até me mostrado quando eu havia chegado lá, uns 3 anos atrás, mas nem dei bola e como tinha um tempinho fui ver do que se tratava. Um belo PC old e num estado impecável, nem poeira tinha, não sei como um PC abandonado num armário por 3 anos estava tão bom assim.

Não deu outra, peguei a faça do refeitório, um alicate velho que tinha lá e desmembrei o bicho pra levar pra casa.

A surpresa foi a configuração:

Placa off-board e sem marca
Pentium MMX
Memórias EDO, 4 pentes
Fonte AT e Drive de CD ROM

O legal foi ver as placas, fora a de vídeo que é uma Cirrus Logic bem vagabunda tinha uma Creative Labs para som PCI e um modem US Robotics ISA!!! Um achado!!!

Comicamente teve uma desta na minha casa no mesmo dia e estava mais ansioso pra botar o bicho pra rodar do que com a festa, no caminho pra casa comprei um teclado PS-2 pra usar nele, ah, e o conector da placa é DIN e não PS-2, tive que usar um conector que guardo como ouro aqui.

Fim de festa, duas e meia da manhã, eu fui mexer no bicho, ansioso e sem sono fui tratar de fazê-lo rodar, queria ouvir os bips e os sons do W98 de novo.

A segunda barreira, um HD, tenho três HD IDE aqui mas todos em uso, um pra backup, um pro WIi e o outro pro PS2. O único deles que estava formatado como FAT32 era o do PS2, estava com 13GB livre (de 80GB) e decidi tentar instalar nele. Mas nada é fácil falando de old PCs...

Instalei tudo, espetei as placas e puz um Drive de DVD aqui sobrando pois o de CD ROM estava torrado.

Puz o W98 no Drive e fui me aventurar de novo no tempo que aprendi a fazer manutenção em PCs.

Claro, o programa de instalação não gostou do HD cheio de arquivos bizarros e nomes gigantes, tentou consertar e quase zicou tudo.

Bem, na quarta tentativa ele entrou na tela de instalação do W98, chegou no meio e deu um pau feio que não ia nem voltava, falha grave no HD.

Aí eu decidi ser drástico, vou fazer como antigamente. Fiz o backup do HD pró meu pc titular (66 GB de jogo de PS2...), catei o EaseUS Partition Master, zerei o HD e não formatei.

Puz tudo de volta, dessa vez o prompt de instalação foi mais legalzim, falou assim:
"Pow cara! Bem vindo! Vejo que me trouxe um HD zerado... Vamos começar amiguinho? Vai lá no fdisk e volta pra gente conversar!"
UFA... Ele engoliu essa, então vamos lá.
Reset, boot pelo CD, linha de comando com suporte ao CD, digite fdisk... Quanto tempo...

O fdisk desconfiou do HD, quando ele foi ver o HD ele ainda não sei como achou a partição antiga, com o nome PS2HD e tudo!!! Caramba! Aí segui os bons ensinamentos Jedi...

Aperta 3, apaga a partição, aperta 4 pra conferir, aperta 1 pra criar uma partição nova primária, confere de novo no 4, deu certo, bora voltar ao prompt de instalação, reboot, boot pelo CD, iniciar instalação aí ele me fala:
"Oi amiguinho!!! Você voltou! Que bom, bora formatar essa partição aí fera? Vamo lá!!!"
Formatou em FAT32, passou scandisk e pronto, estamos no programa de instalação... Agora é só esperar, configurar e já era...

1 hora depois eu vejo a gloriosa tela do windows 98 de novo, aparentemente sem problemas, bootou numa boa, mas claro algo tinha que dificultar, sem Drive da Creative...

Aí eu vi que o PC estava rodando a 200Mhz e tinha 64MB de RAM, o processador é meio complicado, mas memória tava bonito.

Instalei o Hexen II, um game da minha infância, tinha vindo naquelas revistas PC Gamer jogo completo e expansão, não os tenho mais mas tinha aqui um baixado da NET também completo.

Rodou!!! Rodou!, não sei como mas foi de primeira! Sem som mas foi... Nossa,esse Pentium MMX era guerreiro mesmo! Mas o gargalo da placa de vídeo começou a atrapalhar... Só dava pra jogar se jogasse em 320x200 pois a maldita não aguentava nada...

Ok, OK... Mas roda algo, isso é bom. O problema veio depois, como vou colocar os arquivos necessários a riviria facilmente??? Tem até USB na placa, mas não achei o pinout dela e USB no W98 é um saco, tudo precisa de Driver. Então a outra opção é rede! Mas a placa mãe é toda off-board e não tem rede onboard, tem até USB e infra vermelho mas não tem rede porra?!?!?

Procurei nas minhas velharias, joguei muita coisa fora... Só ficaram os modens por causa do Dreamcast, daí olhei pró meu pc titular e vi a placa wireless e pensei, porque não?

Veio então meu inferno, achar um driver pra placa, e o pior, o utilitário que aceite a placa pra administrar a rede e dar acesso à internet. Ou eu achava um ou outro, nunca os dois.

Depois de mais de duas horas baixando de um PC, desconectando o HD e usando um adaptador IDE USB, testando, dando errado, e fazendo isso mais umas 8 vezes tentando entender o problema, eu achei o maligno Driver certo, instalei e foi de primeira, funfou que é uma beleza.

Agora com internet ficou fácil né??? Errado, o PC tem um navegador muuuiittoo desatualizado (IE 5), que não suporta quase nada da internet de hoje, e outra, páginas pesadas dá erro pois o vídeo não agüenta tanta emoção.

Sem abrir o Google (essa eu não entendi...) fui no Bing, baixei o ASTRA32 e fui caçar a placa de som que faltava.

Baixei o Driver e funfou no primeiro que achei, pelo menos... Daí eu tive um orgasmo mental ouvindo o som de inicialização do W98... Nossa que gratificante... Tudo OK, instalei o Unreal, deixei no Ultra-low e também rodou. Tentei jogar Thief, mas não rolou, o meu Heroes 3 não funfa aqui, fica dando pau de instalação, Alien vs Predator sempre dá pau com placas de vídeo medíocres, Lander só com placa 3d, então fiquei só com esses games mesmo, por hora.

No fim o PC ficou assim:
Pentium MMX 200Mhz
64 MB RAM EDO
Vídeo Cirrus Logic ???RAM
Creative Labs Sound Card
D-Link Dwl-G510 wireless card
US Robotics 33.6k ISA modem
HD 80GB Maxtor
DVD RAM Drive

Mas a saga não acabou, pois esse modem me chamou muita atenção, é um lendário US Robotics e sabia que esse bicho era Voice, tinha que ser.

Peguei meu Dreamcast, espetei o cabo na placa e nele, baixei o WinRoute Lite, configurei o modem no regedit, puz o Planetweb no DC, configurei tudo certinho e pareado e....

De primeira!!!! Caramba que alegria!!! Na lata e de primeira, taxa de transferência no topo, bem rápido, carregou muito rápido mesmo. Fiquei feliz demais, eu ia poder jogar Phantasy Star Online de novo! O servidor schthack voltou a funcionar então sabia que poderia curtir de novo o meu Save de quase 10 anos. Agora só falta baixar um codebreaker e colocar o código pra rodar no game.

Tentei a experiência que queria fazer faz tempo, de ligar o Saturn também na internet mas sem sucesso... Acho que só o netlink mesmo dá, o Xband até disca mas não conecta.

Tentei rodar o Quake 3 de novo mas esse exige um truque mais maroto, ele tem que ter uma "linha viva" pra conectar, se não houver o som da linha ele nem inicia, esse depois do PSO é o melhor game online pro DC.

Lembrei do EVO 4x4 que joguei também no DC online mas o servidor da GameSPY já era, então game over, só me sobrou o PSO mesmo.

No fim, arranjei um pedaço de papelão pra deixar ele em cima, mas preciso de uma case, bem Slim, pra pôr ele dentro.
Liguei os LEDs de HD e power e reorganizei os fios. Sucesso.

Próximo passo, achar uma placa de vídeo decente, o duro é encontrar uma PCI boa, só acho de 4MB no Roubo Livre...

Ah e o PS2 não ficou sem HD, consegui dar um jeito num HD Sata que estava travado aqui de 160GB e consegui formatar direitinho e por tudo de volta, agora tá tudo OK.

Agora baixar o codebreaker e jogar PSO!

Falou!


Em spoiler, fotos da aventura:
► Exibir Spoiler
http://www.DMNSonic.URL.ph - site de Gambiarras
Editado pela última vez por DMN_Sonic em Qui Mar 10, 2016 11:52 pm, em um total de 1 vez.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Istemthebronx
Mensagens: 202
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 1:47 pm

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Istemthebronx »

Que Odisséria cumpade DMN Hedgedog. Eu tinha um Pentium MMX 233 MHz e achava loko o bicho, e hoje é complicado achar esses PC's antigos. Que dirá achar placa de vídeo com aceleração 3D como a 3DFX (Voodoo's), Radeon antigas em bom estado, mas eh bacana ver a odisséia. No aguardo de novos capítulos DMN_Sonic
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu preciso de uma case decente, o chato é que não dá pra reduzir muito espaço dessas placas, comem espaço demais, ainda mais aquela US Robotics ISA ali, é um tanque de guerra mas também é muito grande.

Vamos ver o que vou tirar da cartola na próxima.

www.DMNSonic.URL.ph - site de Gambiarras
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Jair »

Ou o 4x4 evo ainda da pra jogar online! Procure conhecimento.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Corredor X »

Dá gosto ler umas epopeias assim :mrgreen:
Jair escreveu:Procure conhecimento.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Odin »

Eu tenho bastante interesse por computadores antigos também, eu tenho dois aqui que preciso arrumar, mas acabei deixando eles um pouco de lado, pois acabei me estressando com eles :lol:

O primeiro que consegui foi um Pentium 166 Mhz, ele foi achado no lixo do trabalho do meu primo que era porteiro, ai ele o trouxe para mim, tinha uns 64 MB de memória e HD de 4 GB, o drive de CD estava estragado, mas tinha uma boa Sound Blaster 16 e uma placa de vídeo razoável, ele ainda me deu um HD de 20 GB que ele tinha achado em outra oportunidade, ai coloquei mais memória nele, ele ficou com 96 MB EDO, e um drive combo, CDRW e leitor de DVD, instalei um Windows 98 e ficou uma beleza, só que tempos depois eu quis limpar ele, ai desmontei todo ele (Não tinha desmontado na primeira vez, só tinha colocado umas peças), e quando montei novamente ele começou a dar um problema na bios, a bateria nunca mais salvou, mesmo eu colocando umas 3 novas, e mudando os jumpers da placa, sempre dava aquele erro CMOS Checksun Error, Defaults loaded, e não consegui mais arruma-lo, acabei desistindo desse computador e ele esta atirado até hoje aqui faltando algumas peças...

E a uns 2 anos meu primo me deu um Pentium 233 MMX, que ele queria ficar com ele, ele tinha achado este antes do 166, mas como estava em melhor estado ele quis ficar com ele, só que ele estava com pouco espaço e acabou me dando ele uns 2 anos depois... Mas esse acabei me irritando mais, ele era melhor que o outro, mas tinha umas peças piores, apesar de ser 233, tinha um HD de 500 MB, acho que era Western Digital a marca... Como o meu de 20 GB deu pau, coloquei o de 4 GB que era original do 166 e ainda estava bom, peguei a placa de vídeo do outro que era melhor, acho que era uma Trident a marca, não lembro... Era uma porcaria, mas era 10 vezes melhor que a outra que tinha nele, coloquei as mesmas 96 de ram do outro, e a Sound Blaster 16, só que esse gabinete era estranho, as placas não encaixavam direito no gabinete, e eu tinha que colocar um calço em baixo da placa mãe para eles firmarem direito, mesmo assim ficaram meia boca, coloquei um gravador de DVD preto IDE já que o meu velho combo esta quase cego, e ele até que funcionou de boa, mas ai um dia inventei de fazer um review do Windows 99, instalei o 99 nele e fiz o review, até ai tudo bem, só que quando instalei o 98 novamente, não teve jeito de eu conseguir instalar o som novamente... Baixei drives, mexi na placa de som, tentei até instalar no 166 e colocar o HD de volta no 233, mas nada do som voltar, ai fiquei com tanta raiva que deixei os dois PCs atirados aqui... Acho que minha sound Blaster 16 deve ter estragado... Ainda estou com eles aqui, um dia ainda quero conseguir umas placas de vídeo, som e drives novos para elas, mas por enquanto vou deixando eles encostados, só vou mexer neles de novo se alguém me doar essas peças, ainda estou com raiva desses PCs :lol:

Para quem quer ver o review que fiz do Windows 99 antes desse 233 dar pau, ai esta ele :D

https://www.youtube.com/watch?v=lWuZNCoDXLo
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Jair »

Tive várias Trident, era uma porcaria mas eram as mais baratas.
Da hora essas histórias gosto de ler, mas se fosse eu jogava tudo fora

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por DMN_Sonic »

Tridente é de dar raiva mesmo, já passaram outros old PCs na minha mão mas por falta de espaço me livrei deles e só fiquei com algumas peças.

Estou de olho numa placa ATI de 16mb no Roubo Livre, vou ver se compro, pois fica guardado lá.

E o EVO 4x4 não rodou não cara, dá conexão e tudo mais, quando finaliza o jogo diz que não conseguiu finalizar a conexão...

Antes era só jogar lá que entrava numa boa, pode ser port fowarding aí, pois testei só a conexão. No DC os jogos precisam de port fowarding lá no WinRoute, senão num rola. Hoje eu vou tentar de novo com mais paciência pois eu só queria ter certeza que tava tudo OK com o PC.

Esse Win99 era o beta do WinME??? Já ouvi falar mas nunca corri atrás de informação. Quando chegar em casa eu vou ver seu review.

http://www.DMNSonic.URL.ph - site de Gambiarras
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Jair »

O master list não existe mais, você tem que seguir esse procedimento:

http://dreamcast-talk.com/forum/viewtop ... 692#p69692

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por DMN_Sonic »

Oooooo Jair valeu!!! Ele é da hora de jogar online.

O que eu tento até hoje e não consigo é o Quake 3, mó raiva daquela história de linha viva...

www.DMNSonic.URL.ph - site de Gambiarras
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Vectorman »

Mas tá usando monitor de led!? Liga essa belezinha num CRT!!
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Odin »

As Trident são ruins, mas a que eu usava era a melhor que eu tinha, por incrível que pareça a que vinha no 233 era ainda pior, acho que era até onboard, pois era só uma entrada com um ou dois cabos que era ligados na placa mãe, a resolução quando testei na minha LCD de 32 ficou uma porcaria, e a Trident podia ter uma resolução 3 ou 4 vezes maior :lol:

Quero ver se consigo mais uma ou duas placas razoáveis para esses PCs, e mais duas placa Sound Blaster 16, não sei se essa minha estragou, tenho que testar ainda em outro PC... Tenho 3 CRTs digitais pegando poeira aqui, preciso fazer eles funcionarem :D

Um dia ainda quero ter um 486 só por nostalgia, e colocar um dos meus disquetes de 5 1/4 nele, os dois primeiros 486 que tive foram os primeiros computadores que tive, mas isso foi em 2001/02, eles já eram museus, mas me divertia baixando abandonwares na casa do meu vizinho que tinha um 166 Mhz, por isso tive até um blog que postava esses jogos, tenho gigas de jogos antigos que queria desfrutar em meus PCs velhos :-D
DMN_Sonic escreveu:Esse Win99 era o beta do WinME??? Já ouvi falar mas nunca corri atrás de informação. Quando chegar em casa eu vou ver seu review.

http://www.DMNSonic.URL.ph - site de Gambiarras
Pelo que vi ele iria ser lançado como 99 mesmo, mas ai a M$ resolveu lançar como 98SE porque fazia só 1 ano que tinha lançado o 98 :D
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Corredor X »

É um hábito interessante mesmo tentar ressuscitar computadores antigos pela nostalgia. O último com o qual brinquei foi um Mac Performa ali dos idos de 93,94, que consegui fazer voltar a funcionar - a absurda bateria dele, colada com velcro na placa, praticamente explodiu e ferrou os arredores - mas que não consegui usar porque o monitor pediu penico :|
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por DMN_Sonic »

Eita!!! Que coisa porca! Velcro?!?!? Isso sim é bichado!!!

Eu tava vendo sobre comprar a mesma configuração que tinha antes, o SIS 530 com K6-2, até achei um set por 55 com frete mas por hora eu só quero uma placa de vídeo PCI decente e colocar pra rodar nesse MMX.

Até porque eu posso usar na K6-2 depois se quiser, a onboard não roda 3D e tem 8MB compartilhada se me lembro bem, muito jogo travava nela mas muitos outros rodavam.

Eu também tenho um Pentium 4 da minha esposa com 1.8 GHz e placa de vídeo off-board bacaninha, mas aí já é da geração XP/vista e não cria tanta nostalgia botar ele pra rodar...

Eu vou usar um monitor LCD 4:3 pra rodar ele pra ver se ajuda nas resoluções menores, o meu LCD de 19 não é muito amistoso com ele e sempre dá pau na hora de rodar o Unreal.

www.DMNSonic.URL.ph - site de Gambiarras
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: A odisséia do PC antigo - grande saga

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:Eita!!! Que coisa porca! Velcro?!?!? Isso sim é bichado!!!
Creia ou não, é de fábrica, era o padrão da época para a plataforma :lol: Olha um trio das bonitonas aqui, repare no velcro com uma fita autocolante na parte de baixo:

Imagem

A danadinha tem 4,5v. Agora, repara no preço dela...

http://www.partsquad.com/pc-mac-parts/o ... 2-0750.asp

Resultado? Troquei por singelas pilhas AA :lol:
Imagem
Responder