Ajuda com MAME.

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Ajuda com MAME.

Mensagem por old-hutter »

Caso o tópico esteja em desacordo com as regras do forum, favor tomem a medidas cabíveis.

Olá senhores, venho humildemente pedir-lhes um auxílio. Até pouco tempo atrás eu recordava a época dourada da SEGA no Arcades com o emulador Final Burn Alpha, excelente software. Porém antes disso tentei utilizar o MAME para tal emulação, mas o mesmo me parereu complicado demais para esse senhor que vos escreve, e o FBA sempre me atendeu bem.

Recentemente fui dar uma nova chance ao MAME após descobrir o MAMEUI, [http://www.mameui.info], tenho certeza que muitos o conhecem e o utilizam, pois possibilita vizualizar algumas imagens extras no menu do emulador (Marquees, Gabinetes, Flyers, etc.) Achei isso o máximo, para um velho jogador que viveu nos Arcades nos anos 80, poder lembrar da imagem dos gabinetes e Flyers é de encher o olhos de lágrimas.

Bem, estou com a versão mais atual (MAMEUI64 v0.158) porém algumas ROMS não estão funcionando, principalmente as da placa CPS2 da CAPCOM (felizmente os games da SEGA estão OK em sua maioria). Estou baixando as ROMs do EmuParadise. Após pesquisar bastante me deparei com o famigerado termo "atualizar as ROMs do MAME" isso me lembrou uma das causas que deixei o MAME de lado no passado e escolhi o FBA.

Li algumas matérias [http://www.retrobits.com.br/tutoriais/a ... r-completo] porém fiquei mais perdido ainda, o software ClrMAME Pro, não se encontra mais no ar [www.clrmame.com], e estou um tanto perdido.

Se algum dos nobres membros desse forum poder me ajudar com alguma dica, link, tutorial, etc. Ficarei muito grato.
Kollision
Mensagens: 802
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 5:16 pm
Localização: Cuiabá - MT
Contato:

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por Kollision »

Não tenho experiência com MAMEUI, mas direto me deparo com ROMs que não funcionam e dizem que "falta" arquivos.

O que eu faço?
Baixo todas as variações de ROMs possíveis e imagináveis do jogo em questão e jogo tudo na pasta de ROMs.
Aí o MAME geralmente acha o que quer e o jogo acaba rodando.
O último exemplo disso foi Sonic Wings, que me fez baixar três ROMs distintas mas no final rodou legal.
:)
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por old-hutter »

Obrigado por responder Kollision, sua solução me pareceu interessante, porém resultará em maior necessidade de espaço livre em disco, coisa que não tenho muito. Gostaria mesmo de obter somente as ROMs "originais", sem clones ou outras variações.

Andei lendo um pouco e meu problema com as ROMs da placa CPS2 poderiam ser resolvidas com a BIOS QSOUND.zip, baixei tal BIOS, mas não obtive o resultado que esperava.

Ainda no aguardo de uma ajuda, dica, tutorial, howto, detonado, código de GameGenie ou qualquer coisa que ilumine minhas idéias. a:-?a
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por Jair »

Não tem jeito se a versão da rom que você está usando é para outras versão do Mame. Vai ter que atualizar o romset, e eu sei que é um saco.

Qual são as roms que não funcionam?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por old-hutter »

Pois é Jair, é um saco mesmo. No meu caso são as da placa CPS2 da Capcom e algumas da CPS1, felizmente as ROMs da SEGA 80' 90' estão todas OK, pelo menos as que eu tenho aqui.

Encontrei um torrent com o fullset da versão 0.152, foi o mais recente que encontrei, caso alguém queira é só falar, ou se alguém tiver um mais recente, fazer a gentileza de compartilhar. ;)
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por Jair »

Eu acho que até tenho o problema é compartilhar ;-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
mattmess
Mensagens: 604
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 4:09 pm
Localização: Novo Horizonte

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por mattmess »

Entra no Retro ROMS que lá tem tudo sempre atualizado.
"A única função legítima que um computador pode exercer é executar games." - Eugene Jarvis, criador de Defender e Robotron.
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por old-hutter »

Ah! obrigado ao Mattmess (não ao Jair) pela sugestão do site RetroROMs. valeu mesmo (não ao Jair). Graças a você (não ao Jair) eu consegui ....

a:lol:a a:lol:a a:lol:a

Fol mal Jair, não pude resistir a piada. Tem um episódio do Chapolim que faz essa piada quase o episódio todo, embora eu não me lembre agora qual é exatamente. ;)

Em relação ao RetroROMs, de fato as ROMs estão mesmo atualizadas, mas somente isso não resolveu meu problema com a CPS2, precisei baixar um pacotão de BIOS no próprio site para, aí sim, conseguir rodar corretamente. Acabei desistindo do Torrent, não preciso ter o ROMset/Fullset completo, nem tenho tempo para jogar os poucos games que tenho aqui. Vou relembrar um por um, assim que tem que ser.

Obrigado e desculpe a piada Jair, afinal, você respondeu prontamente meu tópico e tentou me ajudar, embora eu deva agradecer mesmo ao Mattmess, não ao Jair. a:wink:a
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por Jair »

Bem eu sempre tenho certeza que alguém ia resolver o seu problema :P
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por Gigacom »

:lol: :lol: :lol:

Uma boa dica é baixar um pacote do Mame com roms via torrent. Tem dois grandes torrents ativos, um é de uns 5GB e tem os principais arcades. Outro beira os 40GB e tem praticamente tudo que foi lançado e que pode ser emulado pelo Mame. E o melhor, já vem com o Mame UI prontinho para uso, só baixar e brincar.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por old-hutter »

Gigacom escreveu: ... Uma boa dica é baixar um pacote do Mame com roms via torrent. Tem dois grandes torrents ativos, um é de uns 5GB e tem os ...
Hum ... e ... onde eu poderia encontrar esses torrents especícicos? se for possível divulgá-los, é claro. Como mencionei, consegui através do RetroROMs, rodar 90% dos games que eu queria, porém anda falta alguma nostalgia aqui e ali.

PS: Seu site é muito bom meu caro, uma pena que estejamos bem longe.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por Gigacom »

Bem... com a atual caça aos sites de torrents as coisas ficaram meio perdidas, mas em uma busca rápida achei esse:

http://kickass.to/mame32-roms-t1347321.html

e esse:

http://kickass.to/mame-plus-0-152-1-000 ... 51742.html

O primeiro sei que roda liso, o segundo não conheço mas a proposta é interessante (1000 roms, sem clones).
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Ajuda com MAME.

Mensagem por old-hutter »

Obrigado Gigacom, eu tinha visto esses dois fullsets, de fato, mencionei um deles em meus comentários acima. Isso me trás uma questão em mente.

O MAMEdev.org mantém sua versão original do MAME em linha de comando com uma interface nada intuitiva e, aceita o MAMEUI como um fork oficial, mas repudia todas as outras "versões" do MAME.

* Qual MAME você utilizam?

* Qual melhor interface para o MAME?

Imagino que a resposta das duas questões seja a mesma, mas gostaria de saber dos senhores suas preferências. Eu utilizo o MAMEUI64 0.158, bem estável e leve. Baixei o torrent com o MAMEPlus 0.152, sua interface é muito mais detalhada, achei legal as imagens do Title e Snap, entre outras, todas juntas, sem ter que selecioná-las nas guias do MAMEUI, mas esse MAMEPlus é mais pesado e deu alguns bugs aqui, e vocês?
Responder