Vamos lá, garotada, sem mais delongas.
Minha proposta é subdividir este desafio em dois tópicos distintos, ou melhor, em dois desafios diferentes, um mais leve e o outro bem mais épico. Com eles, eu gostaria de finalmente inaugurar uma sessão do fórum que até está adormecida há anos, justamente chamada Desafios
O primeiro deles seria uma variante deste mesmíssimo tópico, para o povo ir colocando os jogos que fosse zerando ao longo do ano. Poderíamos estabelecer uma meta, como os 52 deste, mas também poderíamos deixar solto, para as pessoas simplesmente constatarem como estão se saindo no quesito jogatina, como para aqueles que quiserem se desafiar a zerar um número X de jogos durante o ano – 52, 40, 100 ou quantos quiserem. Eu só gostaria que os participantes fizessem um pequeno comentário a respeito do jogo em questão a cada postagem, dizendo o que achou dele, se foi difícil, se encontrou algo curioso ou coisa que o valha para que os outros usuários possam comentar, interagir etc. Acho isso bacana, melhor do que simplesmente empilhar os jogos que vai terminando e pronto, entende? Somos uma comunidade, então debatamos o que nós e os outros andam jogando, isso não é só legal por conhecermos o gosto alheio como também para fazer surgir outros tópicos e discussões relevantes aqui no fórum. Alguns dos nossos melhores tópicos (as listas de lançamento de jogos, a sessão técnica, as modificações em consoles, os jogos piratas etc.) nasceram de conversas paralelas entre um assunto e outro, então vamos ver se levamos esta tradição adiante.
E por falar em comunidade, o segundo desafio tem a ver diretamente como esse “espírito de grupo” que nos permeia. E aqui vai ele.
Eu desafio os usuários do Sega-Brasil a terminarem de forma coletiva todos os jogos de Master System lançados no Brasil pela Tec Toy, de preferência até o final de 2016.
Sim, exatamente o que vocês leram.
O que eu chamo de “forma coletiva” aqui é justamente pegarmos a lista de lançamentos e irmos cortando nomes conforme alguém termina cada um dos títulos, com cada um tendo a liberdade de jogar o que quiser, quando quiser e no ritmo que quiser – sendo que os jogos terminados ainda vão contar para o primeiro desafio, lembrem-se. Não haverá exclusividades prévias (tipo o Darini chegar e dizer “
Psycho Fox é meu, ninguém pode zerar, ai ai ai ui ui ui”), cada usuário escolhe o que vai jogar e pronto, colaborando para fecharmos a listagem e ganhando o “crédito” por vencer cada título. Mais sobre isso daqui a pouco.
Essa ideia me ocorreu ao ver um tópico semelhante ontem no fórum PCEngineFX, no qual os usuários se propuseram a terminar os 134 jogos de Turbografx-16 lançados nos EUA durante este ano. Com três dias e ainda poucos participantes, eles zeraram incríveis 22 jogos. Óbvio que temos quase o dobro de jogos de Master por aqui, mas eu acredito que sejamos perfeitamente capazes de tal ato se cada um fizer sua parte. Essa proposta vai ao encontro também daquela ideia de jogarmos um determinado título juntos e ir comentando, visto que eu também gostaria que o tópico fosse usado pelos interessados como um “diário” desse desafio – “Estou tentando no momento zerar
Mônica no Castelo do Dragão mas está complicado passar do Duque Armadura”, “Terminei
Shinobi e estou pensando seriamente em pegar
Running Battle” na próxima” etc. Boa parte do crédito vai para o
Dossiê Master System também, que como eu disse no outro tópico renovou minha paixão pela biblioteca do console e me fez querer revisitá-la.
Ah, e ainda tem mais um detalhe que eu gostaria de propor, que apesar de dificultar as coisas um bocado vai fazer o desafio ficar mais interessante: eu gostaria que cada um escolhesse jogar títulos que não zeraram ou mesmo nunca experimentaram. Isso tem duas razões, uma prática e outra funcional. A prática é evitar o ato voluntário ou involuntário de cada um ir direto nos seus jogos preferidos e mais conhecidos e com isso “esvaziar” a lista para pessoas que porventura não os tenham jogado ou terminado ainda. Eu já zerei
Phantasy Star mais vezes do que uma pessoa normal deveria e o Jair termina
Alex Kidd fazendo firulas como não pegar dinheiro, mas um monte nunca os venceu e poderia se interessar por fazê-lo por conta do desafio – fora que se queimássemos os jogos mais conhecidos rapidamente, muito provavelmente o interesse pelo desafio por parte de boa parte dos possíveis participantes diminuísse. Fora que é muito mais fácil nos dedicarmos aos mais difíceis primeiro e deixarmos os já conhecidos por último.
Já a razão funcional é justamente dar uma oportunidade para nossos foristas de experimentar coisas jogaram ou mesmo pegaram a sério para terminar, como é o caso dos supracitados Jair e eu que vivemos chorando as pitangas aqui no fórum sobre nunca termos zerado
Lord of The Sword. Todo mundo tem muito jogo intocado em casa ou no backlog que sempre quis tentar/zerar e nunca conseguiu. Essa é a função principal deste desafio, na verdade: fazer o povo jogar. Mesmo que gastemos mais de um ano para fazê-lo (entenderam o “de preferência” lá de cima?), me interessa muito ver isso em prática para dar um gás no fórum – tenho certeza de que podemos até atrair uns usuários novos com esse projeto. Além deles, eu adoraria ver uns velhos de casa aqui participando do mesmo, gente que não participou deste tópico mas poderia muito bem fazê-lo no exclusivo do Master, que é um console querido por praticamente todo mundo aqui.
Outro detalhe reafirmando o princípio acima: mesmo que alguém já tenha terminado um determinado jogo ou comente que está em vias de fazê-lo, nada impede que outro interessado nele faça o mesmo simultaneamente ou até mesmo depois. Como eu disse, não temos exclusividade, reserva nem nada do tipo – como disse antes, a única regra é o jogo não ser algo que você termina com uma mão nas costas e sim algo novo e não totalmente explorado. Nesse caso, o crédito de zerar o título iria para quem o terminasse nessa empreitada.
Ah, claro, as letras miúdas: vale cartucho, emulação, everdrive e tudo o que estiver contido entre eles. Obviamente, cheats são proibidos e savestates devem ser usados somente para substituir a função de salvar original do jogo ou mesmo no lugar de passwords. Precisaríamos também rever a condição de alguns jogos que não possuem exatamente um final, que tem loops e coisas do tipo, mas isso é coisas para fazer ao longo da jornada.
O que acham? Discorram, meus caros