Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

Pessoal, estou tentando fazer o mod para rodar jogos americanos e japoneses em um MD 1 da tec toy.

Minha revisão é a VA3 e tem os quatro jumpers JP1, JP2, JP3 e JP4 mais um pouco no meio da placa e não no canto perto da saida para o sega cd como no mega japones. Detalhe, os dois pontos do JP1 tem um capacitor 47uF.
Alguém já viu essa revisão de placa?
Quem sabe fazer esse mod nesse tipo de jumpeamento?

Eu segui um tutorial falando que tem que cortar a trilha do JP2 e fazer ligações com 3 fios, mas não funcionou, aí desfiz tudo como estava antes.

Gostaria de uma ajuda para fazer esse mod, desde já agradeço.
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

Alguém saberia como fazer esse mod nessa revisão de placa?
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por Neto »

Tenho um Mega Drive com esta placa e funciona normalmente a modificação, inclusive o meu tem a modificação de 50Hz que é feito com o 3 e 4. Verifique se a trilha realmente foi rompida no JP2 e depois faça a união dos pontos diretamente para ver se funciona e confirmando verifique as ligações da chave. O capacitor se quiser pode ser removido. O pino do centro da chave deve ser soldado na parte do lado dos conectores do controle e os pinos dos cantos na parte de trás.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

Com um multimetro testei a trilha do JP2 e realmente foi rompida.

...faça a união dos pontos diretamente para ver se funciona e confirmando verifique as ligações da chave. O capacitor se quiser pode ser removido. O pino do centro da chave deve ser soldado na parte do lado dos conectores do controle e os pinos dos cantos na parte de trás.

Não entendi bem, me explique melhor.

Estou postando uma imagem de como é exatamente o jumpeamento no mega e como eu fiz.

Imagem

Veja que o traço vermelho é onde cortei a trilha.
O ponto verde foi soldado no pino central de uma chave de 3 terminais.
O ponto roxo soldei em um dos terminais do canto.
E o ponto amarelo soldado no terminal restante.

Aconteceu que selecionando a chave para unir o verde com o roxo funcionou normal usando um cartucho americano.
Quando mudei a chave unindo o verde com o amarelo e liguei o mega não deu sinal de video, parece que o mega nem ligou. Continuei com o cartucho americano sabendo que ia dar aquela mensagem de região diferente, mas mesmo assim deveria ligar e o que deveria aparecer é essa mensagem. Mas a tv continuou no modo av sem sinal de video.

Tem alguma coisa errada nas minhas ligações, Neto?
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por Neto »

MarcSman escreveu:Com um multimetro testei a trilha do JP2 e realmente foi rompida.

...faça a união dos pontos diretamente para ver se funciona e confirmando verifique as ligações da chave. O capacitor se quiser pode ser removido. O pino do centro da chave deve ser soldado na parte do lado dos conectores do controle e os pinos dos cantos na parte de trás.

Não entendi bem, me explique melhor.
O teste proposto é para soldar um fio direto entre o ponto verde e o amarelo sem a chave, mas pelo seu relato a trilha do JP2 ainda está conduzindo, pois o fato de o Mega não ligar significa que está sendo colocado o positivo com o Negativo. Use um multímetro em X1 ou X10 e teste continuidade entre o pino roxo e o verde e verá que provavelmente ainda está conduzindo. Faça uma nova raspagem e confirme que a trilha está aberta.

Edição:
Se possível poste uma foto da parte da placa onde está os jumpers. Qual foi o jogo testado? O jogo é conhecido por avisar que esta em modo japonês/americano. Se tiver um Sonic 3 ele lhe avisará. Alguns jogos some o ícone "TM" em cima do SEGA se o Mega der o Boot em modo japonês por exemplo Sonic 2
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

MarcSman escreveu: O teste proposto é para soldar um fio direto entre o ponto verde e o amarelo sem a chave, mas pelo seu relato a trilha do JP2 ainda está conduzindo, pois o fato de o Mega não ligar significa que está sendo colocado o positivo com o Negativo. Use um multímetro em X1 ou X10 e teste continuidade entre o pino roxo e o verde e verá que provavelmente ainda está conduzindo. Faça uma nova raspagem e confirme que a trilha está aberta.

Edição:
Se possível poste uma foto da parte da placa onde está os jumpers. Qual foi o jogo testado? O jogo é conhecido por avisar que esta em modo japonês/americano. Se tiver um Sonic 3 ele lhe avisará. Alguns jogos some o ícone "TM" em cima do SEGA se o Mega der o Boot em modo japonês por exemplo Sonic 2
Testei a trilha verde/roxo com um multimetro digital e não deu sinal de continuidade. Com o analogico em x1 ou x10 será que vai pegar continuidade?
Postarei a foto da placa.
O jogo testado foi o quackshot americano. Mas eu vou raspar de novo e testar com o mult.
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por Neto »

MarcSman escreveu:...
Testei a trilha verde/roxo com um multimetro digital e não deu sinal de continuidade. Com o analogico em x1 ou x10 será que vai pegar continuidade?
Postarei a foto da placa.
O jogo testado foi o quackshot americano. Mas eu vou raspar de novo e testar com o mult.
Não é pra dar continuidade, mas se der algo próximo de zero de uma raspada legal.
Após conferir que a trilha não esta mais conduzindo elimine a chave e solde um fio direto entre o ponto verde e o amarelo. Se o jogo der o boot normalmente no modo Japonês pode ser que sua chave esteja com problema ou a posição dos fios esteja incorreta. Se possível coloque uma foto da chave junto a placa.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

Opa demorei..
ok Neto vou postar as fotos, antes vou fazer uma raspada de novo e ligar direto o verde e amarelo, depois testar o quackshot de novo.
Estive muito ocupado e acabei até esquecendo.
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

Neto aqui estão as fotos da placa.

Esse é o link da foto da placa inteira;

http://i1226.photobucket.com/albums/ee4 ... 65ae70.jpg


Aqui estão os 4 jumpers. Veja que o jumper 2 eu refiz usando um fio, depois que o mod não deu certo.

Imagem


E aqui é a revisão da placa.

Imagem


Hoje mesmo eu vou abrir mais a trilha do jumper e soldar um fio direto entre o ponto verde e o amarelo para ver se boota no modo japa.

Aproveitando vou te pedir se vc pode postar uma foto de como vc fez o mod no sue mega para ver se é igual o que eu fiz.
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por Neto »

MarcSman escreveu:Neto aqui estão as fotos da placa.
...
Aqui estão os 4 jumpers. Veja que o jumper 2 eu refiz usando um fio, depois que o mod não deu certo.
...

Hoje mesmo eu vou abrir mais a trilha do jumper e soldar um fio direto entre o ponto verde e o amarelo para ver se boota no modo japa.

Aproveitando vou te pedir se vc pode postar uma foto de como vc fez o mod no sue mega para ver se é igual o que eu fiz.
Abaixo tem uma foto das ligações:
-Os fios vermelhos são JAP/US
-Os fios amarelos são 50/60 Hz
Imagem

Abaixo foto da placa do Meu MD, clique para ver em alta resolução.
Imagem
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

Valeu Neto mas as imagens falharam, tenta postar de novo.
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por Neto »

MarcSman escreveu:Valeu Neto mas as imagens falharam, tenta postar de novo.
Verifique se consegue abrir o site http://www.sonichacking.com.
Segue um link alternativo para as imagens caso não consiga visualizar no endereço acima:

http://www.esraelneto.com.br/temp/Mod_MD_I.jpg
http://www.esraelneto.com.br/temp/MD_I.JPG
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por MarcSman »

Imagem

Neto nessa imagem do seu mod o fio que eu marquei como 2 vc soldou no outro ponto do JP1 não é?
E o fio 1 parece que ele está soldado junto com o amarelo mas na verdade ele está no JP2 mesmo?
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por Neto »

MarcSman escreveu:...

Neto nessa imagem do seu mod o fio que eu marquei como 2 vc soldou no outro ponto do JP1 não é?
E o fio 1 parece que ele está soldado junto com o amarelo mas na verdade ele está no JP2 mesmo?
Eles estão soldados juntos. por baixo da placa os dois pontos estão ligados.

Esse mod poderia ser feito somente com 4 fios, mas como as chaves ficaram em locais distintos acabei tendo que puxar um fio a mais, vou explicar melhor. Observe a imagem abaixo:
Imagem
O local "A" é o local dos jumpers.
O local "B" é a parte de baixo da placa, coloquei ela invertida horizontalmente para ficar na mesma ordem da imagem "A".
No local "C" tem um diagrama de como são ligados os jumpers considerando a parte de cima e de baixo da placa. O traço em azul são as configurações do Mega Drive para o Modo Americano / 60Hz.
No local "D" o diagrama de ligação usando duas chaves uma para a região e outra para a frequência considerando o rompimento da ligações em azul.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6067
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Mod switch Jap/Eng em Mega drive 1

Mensagem por Jair »

O diagrama facilitou demais!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder