Dúvida Adaptador JAP mega drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

FelipeLeoX
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 10:20 am

Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por FelipeLeoX »

Boa Tarde pessoal

Sou novo aqui no fórum e recentemente adquiri um Mega Drive 3 Tectoy e um Sega CD, portanto estou iniciando minha biblioteca de cartuchos, por enquanto apenas com o Rambo III.
Tenho interesse apenas por cartuchos originais, mesmo que sejam Genesis ou MD Japonês, e um dos games que pretendo comprar é o Moonwalker.
Navegando pelo Mercado livre me deparo com este anúncio: Moonwalker Mega Jap + Adaptador

Um cartucho japonês com caixa + adaptador para cartucho JAP funcionar no Mega nacional.

Fiquei interessado por estar em bom estado tanto a caixa quanto o cartucho, mas referente a este adaptador, funciona mesmo? Há algum tipo de restrição, pode danificar o aparelho, ou coisa do gênero?

Desde já agradeço
Sou guitarrista na banda Mosquito Canibal, curta nossa página no Facebook e confira nosso primeiro trabalho! ;D

Mosquito Canibal Facebook
SoundCloud Mosquito Canibal
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Gigacom »

Olá amigo, seja muito bem vindo.

Esse adaptador pelo visto só faz a adaptação física. Isso é necessário pois nos consoles orientais o formato do cartucho é diferente do ocidental, e para que cartuchos orientais encaixem nos nossos consoles, precisa de um adaptador assim.

Alguns jogos não possuem trava de código digital. Moonwalker se não me engano é um deles. Outros jogos porém possuem essa trava digital. Para esses há dois caminhos: ou se compra um adaptador que faz a mágica da codificação (compativel só com um punhado de games) ou se chavea o console. Eu particularmente prefiro o chaveamento, mas ter um console japa pode começar a ser interessante se você se empolgar em comprar mais jogos japoneses...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Dav »

Bem Vindo o/
Imagem
FelipeLeoX
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 10:20 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por FelipeLeoX »

Obrigado pelos esclarecimentos Gigacom! Acho que vou comprar esse cartucho mesmo, afinal os americanos e nacionais que se tem no ML estão em péssimo estado, e como vai vir o adaptador junto...

Esse esquema do chaveamento é fácil de achar pessoas especializadas pra realizar o serviço?

------------------------------------------------

Obrigado milesprower ^^
Sou guitarrista na banda Mosquito Canibal, curta nossa página no Facebook e confira nosso primeiro trabalho! ;D

Mosquito Canibal Facebook
SoundCloud Mosquito Canibal
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7375
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Odin »

Esse adaptador com certeza é daqueles que só servem para colocar fitas japonesas em consoles ocidentais, mas não muda a região, o adaptador que muda a região é o Mega Key, existem vários modelos desse Mega Key, o principal e mais famoso é o Mega Key II, mas existem outros, e outros com outros nomes, só não me recordo agora os nomes :D

Mas mesmo com o Mega Key, não deixa os consoles ocidentais 100% compatíveis com jogos orientais, também tem os jogos europeus que as vezes dão dor de cabeça, alguns jogos japoneses como o Phantasy Star 1 só funciona em Mega Japa mesmo, se você quer ter uma boa coleção de Mega, é bom você ter um Mega japonês também.
Imagem

Imagem

Imagem
FelipeLeoX
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 10:20 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por FelipeLeoX »

Odin escreveu:Esse adaptador com certeza é daqueles que só servem para colocar fitas japonesas em consoles ocidentais, mas não muda a região
Mas no caso você acha que esse do anúncio, eu usando esse adaptador o jogo não vai funcionar mesmo?
Sou guitarrista na banda Mosquito Canibal, curta nossa página no Facebook e confira nosso primeiro trabalho! ;D

Mosquito Canibal Facebook
SoundCloud Mosquito Canibal
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7375
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Odin »

FelipeLeoX escreveu:
Odin escreveu:Esse adaptador com certeza é daqueles que só servem para colocar fitas japonesas em consoles ocidentais, mas não muda a região
Mas no caso você acha que esse do anúncio, eu usando esse adaptador o jogo não vai funcionar mesmo?
Infelizmente não tenho esse jogo e não posso lhe confirmar isso :D

Mas se o vendedor esta vendendo com esse adaptador, ele deve sim funcionar em um console nacional, pergunte a ele para confirmar.
Imagem

Imagem

Imagem
FelipeLeoX
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 10:20 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por FelipeLeoX »

Odin escreveu:Infelizmente não tenho esse jogo e não posso lhe confirmar isso :D

Mas se o vendedor esta vendendo com esse adaptador, ele deve sim funcionar em um console nacional, pergunte a ele para confirmar.
É, vou aguardar ele me responder se funciona no Mega III, se ele me der garantia de que sim, quando chegar aqui eu aviso vocês a:)a

Obrigado pela ajuda
Sou guitarrista na banda Mosquito Canibal, curta nossa página no Facebook e confira nosso primeiro trabalho! ;D

Mosquito Canibal Facebook
SoundCloud Mosquito Canibal
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Gigacom »

FelipeLeoX escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos Gigacom! Acho que vou comprar esse cartucho mesmo, afinal os americanos e nacionais que se tem no ML estão em péssimo estado, e como vai vir o adaptador junto...

Esse esquema do chaveamento é fácil de achar pessoas especializadas pra realizar o serviço?

------------------------------------------------

Obrigado milesprower ^^
Achar alguém que faça sim, mas você mesmo fazer não é complicado. Para o MD3 tem que ver qual é o modelo da placa... de todo modo, podemos lhe ajudar de duas formas:

1 - Se você quiser fazer o chaveamento e se sentir seguro nisso, podemos procurar alguns esquemas NET afora para lhe orientar
2 - Se você quiser comprar um Meguinha japa é bom que não tem que fazer adaptações, mas vai gastar um $$$ a mais.

Só escolher :)
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Pollux
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 12:07 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Pollux »

Gigacom escreveu:Olá amigo, seja muito bem vindo.

Esse adaptador pelo visto só faz a adaptação física. Isso é necessário pois nos consoles orientais o formato do cartucho é diferente do ocidental, e para que cartuchos orientais encaixem nos nossos consoles, precisa de um adaptador assim.

Alguns jogos não possuem trava de código digital. Moonwalker se não me engano é um deles. Outros jogos porém possuem essa trava digital. Para esses há dois caminhos: ou se compra um adaptador que faz a mágica da codificação (compativel só com um punhado de games) ou se chavea o console. Eu particularmente prefiro o chaveamento, mas ter um console japa pode começar a ser interessante se você se empolgar em comprar mais jogos japoneses...


Po Giga, deixa algo pra eu responder a:(a
Tenho esse adaptador, (a saber paguei só 10 reais com caixa), é só fisicamente mesmo pra não precisar abrir a abertura do cartucho pra caber o cartucho. Daí peguei um Virtua Racing Jap e não funcionou por causa da trava de região.
Mas tudo bem, foi o primeiro jogo que não funcionou e tenho outros VRs.

Mas assim, se começar a dar rolo, aconselho também o chaveamento, se você souber soldar é relativamente fácil, só ligar uns fiozinhos sem nenhuma mágica. O Mega Key é legal mas chatinho de achar e no ml certamente é caro por que os macacos só manjam de banana, daí acham que se é diferente vale uma fortuna.

No mais, bem vindo. (que o Giga dá disse também :swet: )
FelipeLeoX
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 10:20 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por FelipeLeoX »

Obrigado Pollux e Giga,

olha, no ensino médio eu cheguei a mexer com ferro de solda e talz, mas não sei se me considero bom o suficiente pra fazer sozinho, sou meio cabreiro com essas coisas rs
Quanto a comprar um Mega japa, hoje não seria interessante por conta do valor que iria gastar... mas quem sabe um dia...

Se for pagar alguém pra fazer o chaveamento? quanto sai em média?
A propósito, esse chaveamento faz com que ele reconheça todas as regiões, ou eu vou ter que por uma "chave" mesmo tipo, um lado america e outro japa?

To achando que o cartucho só com esse adaptador não funciona não... até agora o cara não me respondeu no ML a:(a
Sou guitarrista na banda Mosquito Canibal, curta nossa página no Facebook e confira nosso primeiro trabalho! ;D

Mosquito Canibal Facebook
SoundCloud Mosquito Canibal
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Gigacom »

rsrs Ok Pollux, vou deixar você responder primeiro :lol:

Felipe, é complicado dizer quanto um técnico cobraria para fazer isso... o mod em si é bem simples, se instala um switch, tira algumas trilhas e pronto. O switch faz o trabalho para que o console entenda se vai operar em modo japa ou modo americano. Há ainda um terceiro modo que é o europeu, mas esse definitivamente não lhe recomendo fazer, pelo simples fato de não ser nem de longe vantajoso, já que praticamente não vemos nenhum jogo europeu por essas bandas do mundo...

Sugiro que pegue um tutorial desse tipo de mod, leve o tutorial junto com o console até alguma eletronica de sua cidade, assim você poderá fazer um orçamento. Ah! Se tiver alguma loja especializada em mod games por aí (dessas que desbloqueiam PS2 por ex.) acho que você conseguirá um apoio até maior.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
FelipeLeoX
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 10:20 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por FelipeLeoX »

Entendi,

caso eu adquira algum cartucho japa mesmo eu vou buscar mais informações a respeito do chaveamento.

Muito obrigado
Sou guitarrista na banda Mosquito Canibal, curta nossa página no Facebook e confira nosso primeiro trabalho! ;D

Mosquito Canibal Facebook
SoundCloud Mosquito Canibal
Pollux
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 12:07 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por Pollux »

FelipeLeoX escreveu:Obrigado Pollux e Giga,

olha, no ensino médio eu cheguei a mexer com ferro de solda e talz, mas não sei se me considero bom o suficiente pra fazer sozinho, sou meio cabreiro com essas coisas rs
Quanto a comprar um Mega japa, hoje não seria interessante por conta do valor que iria gastar... mas quem sabe um dia...

Se for pagar alguém pra fazer o chaveamento? quanto sai em média?
A propósito, esse chaveamento faz com que ele reconheça todas as regiões, ou eu vou ter que por uma "chave" mesmo tipo, um lado america e outro japa?

To achando que o cartucho só com esse adaptador não funciona não... até agora o cara não me respondeu no ML a:(a
O melhor então é achar um camarada que saiba soldar, é coisa bem simples. Então se for pagar, não pode ser muito.
Aqui tem um tutorial em inglês, mas só pelas fotos dá pra entender, caso não saiba inglês.
Aqui do uol
http://forum.jogos.uol.com.br/mega-driv ... _t_2140023

E é isso mesmo, uma chave pra américa/japa e até euro se quiser.
FelipeLeoX
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 10:20 am

Re: Dúvida Adaptador JAP mega drive

Mensagem por FelipeLeoX »

Bom pessoal, consegui contato com o vendedor, e fechamos negócio!

Comprei dele o Moonwalker Japonês com caixa, Super Monaco GP japonês só o cartucho em ótimo estado, o Game Adaptor, e um Jurassic Park paralelo em ótimo estado (ainda bem que esse foi paralelo, porque achei o jogo ruinzãozinho rs)

Tudo funcionou lindamente com o adaptador, tanto o Moonwalker quanto o Monaco GP, acho que vou até começar a procurar mais games japa, afinal são bem mais em conta...

Ai as fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Sou guitarrista na banda Mosquito Canibal, curta nossa página no Facebook e confira nosso primeiro trabalho! ;D

Mosquito Canibal Facebook
SoundCloud Mosquito Canibal
Responder