Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá pessoal, começamos uma discussão sobre o Sonic 1 e sua pontuação e no fim fui meio que obrigado a descobrir algo que me encucava faz tempo, existe ou não um monitor de vida no primeiro bonus? Claro, de fato não tem , consegui dar uma hackeada básica no jogo e ver que de fato não há monitor de vida lá, talvez escondido nas paredes, mas não consegui provar, ainda.

E nessa brincadeira decidi assim como no Sonic 1, 2, 2 Beta e S2&Knuckles para Mega Drive, além do Mortal Kombat II de SMS, fazer uns hacks não evasivos , ou real time hack no Sonic 1.

Achei um guia excelente na Sonic Retro feito pelo Kroc, que aliás está trabalhando num editor igual ao SonED ou Esrael Sonic Editor, mas para o S1 de 8 bits e que também descobriu a música de Marble Zone neste mesmo game, e comecei a brincar com alguns códigos.

Eu geralmente faço videos e depois publico no forum, mas tenho tantas anotações bagunçadas que preferi "passar a limpo"aqui antes que eu esqueça o que anotei.

Todos os códigos aqui são feitos na ROM, e não na RAM, exceto mencionados, lembrando que códigos de Game Genie são na ROM e de Action replay na RAM e por isso os códigos, mesmo convertidos de um para outro não funcionam.

Vamos lá :

Códigos na memória ROM (Game Genie)

Bridge Zone 2 sem scroll automático : 0156A3 : 04
Jungle Zone 2 deixa cair sem morrer : 015712 : 04

Scrap Brain 1 com paleta diferente (como ouro) ; 0157C7 : 00 e 0157C8 : 06 / Scrap Brain 2 : 0157EC : 00 e 0157ED : 06. Se trocar o 06 para 08 ficará com a paleta diferente., ficará verde.

Jungle Zone 1 com paleta diferente : 0156EA : 05 ou 08
Green Hill 1 à noite : 0155E7 : 00
Sky Base 1 sem piscar : 01591A : 00 e 01595 : 08 , ela vai ficar toda clara e sem os raios.


Códigos na memória RAM (action Replay)
Ponteiro para nùmero de vidas : D246
Ponteiro para alterar os minutos do contador ; D2CE
Ponteiro para fase a ser carregada : D23E - este aqui é recomendado só modificar enquanto o mapa é exibido, pois as fases normais (de 00 a 12 vai numa boa pois tem aonde indicar no mapa, já dos special stages que vai de 1A a 1F não então o jogo trava e volta para tela de início)
Outro fato do ponteiro de fase é os Tima Attacks, que compreendem de 80 até acredito eu 99, mas muitas delas tem problemas com tempo, então além de trocar esse ponteiro será necessário em um lapso de tempo trocar o de minutos para 00, senão Sonic já começa o cenário morrendo.

Por hora é isso pessoal, vou descobrindo mais se for o caso e postando aqui.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Corredor X »

Que doido! :shock: Faço questão de testar essa da Bridge 2 sem scroll automático depois, sempre tive horror à ela.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por DMN_Sonic »

Trago mais coisas, eu achei o ponteiro de música da Marble Zone e dá para alterar para ser ativa no jogo, até mesmo em console. Para isso faça os seguintes códigos via editor de memória ou editor hexadecimal :
Para trocar em Green Hill : C716 : 0A e C717 : 4D mas não faz muito sentido então
Para trocar pela Bridge : C718 : 0a e C719 : 4D.

Eu achei outros códigos, muitos aliás mas agora não dá para listar tudo aqui, já são quase duas horas da manhã... mas vou deixar um presente, graças aos hackers mencionados anteriormente, fiz um hack do Sonic 1 para modificar a Bridge Zone em Marble hackeando a paleta e outras coisinhas.
Segue link ; http://www.dmnsonic.url.ph/gambiarras/Sonic_Marble.rar
Tem hacks na paleta, hack no nome na mapa e hack da música na fase, assim fica mais a cara da marble de Mega Drive.

Não fiz o hack nos tiles pois é difícil pacas, muito misturado e tudo fora de ordem e fica difícil editar um por um, e seria legal para deixar mais ainda com cara de marble zone de MD, mas ai demanda muito tempo e trabalho minuncioso.

Tentei recuperar o nome da Ancient no logo, consegui mas deixa um bug horrível depois do nome na tela principal, e desisti por hora.

Acho que é o primeiro hack de Sonic 1 com estas modificações.

Se divirtam!
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Jair »

Não testei ainda mas só de ler fiquei impressionado! :-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por old-hutter »

:shock: Esse sim é um fã e apaixonado por Sonic. Parabéns.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

RISE FROM YOUR GRAVE!!!

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá pessoal, eu não ia criar outro tópico pra falar sobre isso então decidi ressucitar o antigo.

Caramba faz um ano que fiz esse post e só agora fiz um video!!! Que triste!!! Eu quase não o faço devido ao meu Game Gear agora ter ficado sem som de repente, descobri que tenho que esperar esquentar para poder ter som... e claro o mais importante aqui era o fato de tocar a música da Marble no hardware original.

O pior mesmo é o fato de quando o Game gear está em modo SMS a tela fica piscando e o celular/camera não consegue fixar a imagem, tornando o desafio de fazer um video decente ainda maior.

O código da música da Marble também funciona na versão Game Gear, só ele, todo o resto não.

Bem, sem mais delongas o video:

[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=YEYIcKqKNgU[/BBvideo]
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Corredor X »

Ficou realmente uma graça o tema da Marble Zone no Master, tem algo muito envolvente no som do console.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Jair »

Sim realmente. É uma pena que resolveram alterar a direção do jogo e descartar as fases iguais do mega.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Vectorman »

Eu prefiro jogo do jeito que está (totalmente diferente da versão do mega), mas que essa música ficou ótima no master, ficou! :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Jair »

Sempre gostei de comparar versões, por isso gostaria de ver o quanto o SMS era capaz :-)

Ficava imaginando o Master rodando Phantasy Star 2 e Alex Kidd in Enchantled Castle.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Vectorman »

A motivo de comparação, sem dúvidas seria muito legal ver o master rodando o Sonic 1 de mega, mas quando se trata de jogar, se os dois Sonics fossem iguais, o do master se tornaria obsoleto...
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Jair »

É nada, nunca deixei de jogar double dragon, after burner no sms por exemplo :-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Vectorman »

Jair escreveu:É nada, nunca deixei de jogar double dragon, after burner no sms por exemplo :-)
Sim, sim... o fator nostalgia ajuda bastante (Até hoje prefiro o Double dragon do master), mas é sempre melhor ter jogos totalmente diferentes! Dá mais opções. a:Pa
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por Jair »

Sim eu concordo, quanto mais melhor!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sonic 1 hacking Master System - Game Genie Codes

Mensagem por DMN_Sonic »

Cara, o Master ter fases diferentes fez com que o jogo fosse único e pra mim muito valorizado, pode ser estranho mas o Sonic 1 que joguei por muito tempo foi só o de sms, tanto que o primeiro Sonic de mega que joguei foi o 2.
Ter fases como a Sky Base e Jungle fazem o game ter outra dinâmica. Assim como o Sonic 2 de SMS, é um mundo completamente novo com uma qualidade extrema. Aliás todos os Sonic de 8 bits são fantásticos, até o Sonic Labirynth.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder