Como criar roms

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Como criar roms

Mensagem por dwerneck »

Olá, vi em alguns sites que estão sendo produzidos novos jogos para o master (roms no caso). Alguém saberia me dizer como se faz para produzir essas roms, que softwares são usados, se é preciso ter conhecimentos de programação?
Valeu!
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por old-hutter »

Olá dwerneck, esses novos games são iniciativas fantásticas realmente. Tentando responder suas perguntas:
dwerneck escreveu: Alguém saberia me dizer como se faz para produzir essas roms, ...
* Certamente a primeira coisa a saber seria entender muito bem do hardware no qual se irá criar esse novo game, no caso do Master System, deve-se saber sobre o funcionamento do processador Z-80.
dwerneck escreveu: ... que softwares são usados, ...
* A resposta mais simples seria, uma linguagem de programação. C ou C++ ou C#, ou até mesmo assembly.
dwerneck escreveu: ... se é preciso ter conhecimentos de programação?
* Com toda certeza, desenvolver um game não é tarefa para qualquer um, é preciso muitos anos de estudo em programação.
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Como criar roms

Mensagem por darini »

O pessoal do www.smspower.org é forte na área de programação.

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por dwerneck »

Obrigado pelas informações.
Valeu.
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por MarcSman »

Boa noite pessoal,

na falta de algum tópico aqui no fórum vou usar esse aqui mesmo para minha dúvida:

estou querendo criar um cartucho mega drive japonês regravável e gravar o jogo Eliminate Down.
alguém pode me indicar um tuto que explica bem como fazer o cart regravável?
um tuto que tenha imagens explicativas.

E mais, quantos pinos tem um cart japonês original? Só para saber quantos pinos será a eprom/eeprom.

Desde já agradeço!!
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como criar roms

Mensagem por DMN_Sonic »

Cara, forçou a amizade agora... é um conhecimento de mestre, quem sempre citou a respeito aqui foi o Giga, mas tem que ver com ele se ainda tem o dom da coisa, pois é chato pacas programar os gravadores de EPROM para fazer isso, tem um cara que cobra caro no MercadoLivre, mas o trabalho dele é legal, eu mesmo tive o prazer de encomendar um jogo com ele que foi o Sonic Crackers, saiu por 70 reais sem capa nem nada, mas em uma placa de cart original e não me arrependo nem um pouco com isso. Não lembro o nome do fulano mas se você ver games como Mortal Kombat II Unlimited ou hacks do Sonic e Streets o f Rage lá no MercadoLivre, além de hacks para snes e games traduzidos, esse é o cara. Se seu objetivo é só um ou dois jogos, ele vale muito à pena, mas se quer produção em massa compre um programador Willem, EPROMs de se eu não me engano 40 pinos e se aventurar na gravação de jogos, wque na minha sincera opinião só vale para games fodasticamente raros ou impossíveis de encontrar(como meu caso, Sonic Crackers), fora isso junte níqueis e compre o cart original, vale muito mais o suor que apenas mandar regravar.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por MarcSman »

É, vc falou tudo aí agora. Depende mesmo do que se pretende porque senão acaba sendo um gasto e trabalheira enormes para poucas gravações.
Eu pensei em gravar Eliminate Down, Gley Lancer, Alien Soldier e alguns outros jogos para jogar aqui no mega, pois o legal é jogar no console e não ficar apelando para ao emulador né rsrs.. o problema é que esses jogos são muito caros, todo mundo que coleciona conhece e sabe disso, aí descobre que tem jeito de fazer uma reprodução do game e vai atrás ao desafio, como eu rsrs.
No ebay eu já encomendei 4 eproms e arrumei um cart japonês barato. Pesquisei bastante sobre as eproms usadas, quantos deve elas devem ter, que depende do tamanho em kb ou mb da rom a ser gravada, tem algumas reconexões com fios que tem de ser feitas porque às vezes a eprom é diferente da original do jogo e por aí vai.. descobri bastante coisa, acho que não é difícil fazer. O problema é o tal do Willem programmer que fica bem caro de arrumar, são $50.00 no mínimo para ter um.
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como criar roms

Mensagem por DMN_Sonic »

Mas aí cara se vocÊ tá mesmo afim de encarar o desafio você pode fazer o serviço para o pessoal aqui do fórum ou até mesmo vender isso no MercadoLivre, assim ganhando uma grana legal. Pense bem, isso pode trazer um bom benefício para você.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por MarcSman »

Sim, com certeza, vou fazer meu primeiro trabalho de gravação do eliminate e ver como vai ficar, aí eu volto aqui e posto para todo mundo. Agora o mais difícil, e caro, é conseguir um willem programmer com adaptador para DIP42 pinos, vou tentar arrumar por até R$100,00 no máximo trazendo de fora.
Pois é, quem sabe vira um negócio e tiro algumas pratas...
valeu a força, vou demorar para conseguir as peças, mas tomara que até maio eu já tenha tudo em mãos e começo o trabalho, como vem de fora vai levar um tempinho.
Ah, vou aproveitar e perguntar, como é que faço para colocar um avatar? já tentei e não consegui, talvez tenha sido erro no fórum, sei lá...
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como criar roms

Mensagem por DMN_Sonic »

existe um limite de pixels para a imagem, de 120x120 e deve estar em algum lugar na internet, ou seja faça upload em algum lugar e linka lá no painel de controle seu.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por MarcSman »

Aeh, agora funfou!!
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por MarcSman »

Um breve up:

vai demorar e ficar meio caro comprar o Willem programer com adaptador para 42 pinos para gravar roms acima de 1Mb, ele está mais de 50 obamas no site oficial, no ebay em torno de 30/40.
Só com ele consigo gravar as roms no cart adaptado, então assim que eu conseguir comprar volto aqui e conto como foi o resultado final da gravação.
A não ser que alguém sugira outro método de gravação sem o gravador.

Aguardem!!
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
MarcSman
Mensagens: 134
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 9:21 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por MarcSman »

Depois de pensar muito, decidi interromper esse projeto de criar cartuchos regraváveis mega drive.
Por que?

Porque vai ficar muito caro para pouca coisa, eu gravaria uns 3 ou 4 cartuchos raros de se achar, somente.
Então eu gostaria que alguém me falasse se tem outra forma de gravar roms em eeproms de forma bem sucedida e sem erros.
O willem programmer é o que eu queria usar, mas o programador + o adaptador 42 pinos ficarão não menos de 150,00, isso é muito para quem vai gravar 4 jogos.
Se eu fosse gravar jogos em larga escala para vender é uma coisa, mas um outro jogo é muito gasto.
Alguém pode me orientar?
a:placa:a a:placamd:a a:placagg:a a:placa32x:a a:placasat:a a:placascd:a a:placadc:a
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Como criar roms

Mensagem por Jair »

Sinceramente não sei qual melhor opção.

De repente oferecendo o serviço pra galera você consiga recuperar o investimento.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder