Controle de 6 botões do Master System

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7359
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Odin »

Pessoal criei esse tópico para a gente falar sobre o controle de 6 botões do Master System, o verdadeiro, não aqueles de Mega que vem com os Master Collection... Pois até hoje nunca vi ninguém falar desse controle por aqui :D

Imagem

Ele era praticamente o mesmo controle de 6 botões do Mega, mas no lugar do Start tinha um LED, eu tive um exatamente igual a esse em 2001, um amigo tinha me emprestado ele, e no início achei que fosse um "gato" grotesco da Tectoy para aproveitar as peças, mas a uns 2 anos acabei descobrindo que esse controle não era um simples gato, era na verdade oficial até lançado pela Sega, e acabei ficando surpreso com isso :D

Sobre o que eu achava dele, eu achava ele melhor que o controle original do Master, pois convenhamos, o controle do Master para mim é a "ovelha negra" dos controles de consoles da Sega, que sempre fazia controles melhores que os dos concorrentes, mas esse controle era para mim muito ruim... E esse controle de 6 botões era praticamente o mesmo do Mega, que para mim é o melhor controle feito pela Sega junto com o controle do Saturn modelo 2... Só não descobri até hoje para que servem os botões A, X, Y e Z, alguém sabe para que servem? <oldlol>

Quem aqui ja teve esse controle? O que vocês acham dele?
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6074
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Jair »

Eu tive, comprei originalzinho na caixa.

Se não me engano os botões x,y,z eram a combinação do a+b, a+c, b+c!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 902
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Melanogaster »

Tenho 5 desse modelo; certamente meu controle favorito para o Master System.

- A é o Botão 1
- B é o Botão 2
- C é 1+2
- X, Y e Z são, respectivamente, A, B e C no modo Rapid Fire
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7359
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Odin »

Valeu pelas explicações pessoal <oldmrgreen>

Eu não lembrava que o A era o botão 1, achava que os botões B e C eram o 1 e o 2, pois achava que eram a mesma coisa que os botões do controle de Mega quando colocado no Master :D

Achei interessante essas funções dos botões C, X, Y e Z, não lembrava delas, me interessei em ter um controle desses de novo, achava que eles nem tinham utilidade :D
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Corredor X »

Uia, não sabia dessas funcionalidades extras dos demais botões dele! Achei que era só um controle de Mega com logo diferente... Agora eu quero um! <oldlol>
Odin escreveu:(...)era na verdade oficial até lançado pela Sega, e acabei ficando surpreso com isso :D
Eu também, joga essa história na roda aí, Odin! Onde a Sega lançou isso primeiro?
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7359
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Odin »

Corredor X escreveu:Uia, não sabia dessas funcionalidades extras dos demais botões dele! Achei que era só um controle de Mega com logo diferente... Agora eu quero um! <oldlol>
Odin escreveu:(...)era na verdade oficial até lançado pela Sega, e acabei ficando surpreso com isso :D
Eu também, joga essa história na roda aí, Odin! Onde a Sega lançou isso primeiro?
Eu vi em algum site sobre a Sega, acho que no Sega Retro, mas agora procurei ele e não achei, vi isso faz uns 2 anos :|
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Dav »

Bem legal essas funções extras
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Corredor X »

Dando um up no tópico para compartilhar a minha experiência com o bichinho. Como disse antes, fiquei tentado a conseguir um depois de descobrir essas funções extras, estava mesmo precisando de um bom controle de Master e acabei começando a busca por ele - não que eu já não tivesse feito uma tentativa anterior pelo controle definitivo do console, mas este tópico acabou mudando um pouco a história, como veremos adiante <oldlol>

Primeiro passo, achar o danado. Antigamente, direto eu via esse controle na caixa à venda no ML, quando achava que era só um controle de Mega subaproveitado. Quando realmente descobri o que era e quis um, eles sumiram :| Num grupo do Facebook apareceu um sujeito vendendo um na caixa por um valor legal, mas ele foi vendido em menos de um literal minuto. Após algumas buscas no ML, apareceu um baratinho e acabei comprando-o.

Eu já imaginava que ele ia precisar de algum cuidado, visto que na foto do anúncio ele mostrava que o cabo e o conector já tinham visto dias melhores, o primeiro dando sinal de ter sido guardado muito tempo enrolado com borrachinhas de dinheiro ( :roll: ) e o segundo meio gasto. Chegou funcionando OK, é basicamente a mesma qualidade do original de seis botões do Mega mas muito mais útil para o Master, e o MODE é substituído por um tampa no seu formato. O botão C (1+2) é realmente um espetáculo, quase zerei o Submarine Attack (no qual a função é deveras útil) de novo ao testá-lo. Eu sempre fiquei cismado de usar o controle de seis botões pela quantidade de funções inúteis dele para o Master, este aqui acabou dando fim ao meu dilema - e ainda é realmente um controle oficial de Master <oldlol>

Como o rapaz precisava de um trato estético, resolvi abri-lo para dar aquela caprichada que só água e sabão (e um álcool isopropílico para os contatos) fazem. Foi aí que me deparei com uma cena pavorosa, que optei por nem tirar foto para não chocar os mais sensíveis... Aparentemente, o cabo do controle já fora trocado anteriormente, sendo que o autor da façanha ligou os fios originais do controle aos fios do novo cabo da forma mais canhestra possível, cheio de pedaços de fita isolante e uns pedações de solda AMASSADA (o ferro devia estar ruim) ligando tudo. Parecia um ninho, sério. Fora que o fio cinza do controle (que graças aos céus não é usado para nada) estava preso em seu respectivo contato com COLA QUENTE, visto que a parte metálica do contato não mais estava ali :shock:

Como já não tinha ido com a cara do cabo, que não parecia confiável a longo prazo, depois de ver o ninho de mafagafos interno resolvi trocar o dito cujo. Peguei um controle de três botões sobressalente de Mega que tinha por aqui, que veio com algum console e cujos contatos não estavam muito legais, e retirei seu cabo, este perfeito (o cabo que saiu dos seis botões acabou vindo para ele e funcionou bem, mesmo encostado não gostaria de inutilizá-lo). Enquanto a carcaça pós-banho do controle secava, instalei o cabo novo, tirando inclusive os pedacinhos de fio originais, presos também com cola quente. Antes de fazê-lo, entretanto, resolvi bater umas fotos da placa nua e sem fios para a posteridade:

Imagem

A parte frontal, mostrando a parte extra do led e o esqueminha responsável pelo turbo na parte de cima. Um primor, sério mesmo. Reparem também mais ou menos no centro da placa no contato arrancado, o quarto da direita para a esquerda ¬¬ Sorte MESMO que era para um fio sem função...

Imagem

A parte traseira, com mais componentes e a genial indicação das cores e dos respectivos contatos no conector (é comum ver um ou outra, é um achado ver as duas), anteriormente recoberta por um bocado de cola quente.

Imagem

Detalhe da "assinatura" da criança, realmente um belo trabalho da TT. Sei que o Odin disse ter visto em algum lugar que esse design é coisa da SEGA, mas realmente gostaria que fosse uma criação nossa, esse controle é espetacular :mrgreen:

Imagem

O rapazinho, devidamente higienizado, brilhando e de cabo novo, pronto para mais algumas décadas de jogatina acoplado ao meu japinha :mrgreen: Agora, reparem no controle à direta: ele é a parte curiosa da história que mencionei anteriormente <oldlol> Quando li este tópico, eu tinha acabado de receber esse controle de PC Engine pelo correio, comprado como defeituoso/junk de um vendedor japonês por uma ninharia justamente por isso - sendo que ele por dentro e por fora estava perfeito, seu único problema era um pino quebrado no conector. Como eu disse, eu estava atrás do controle perfeito do Master já fazia algum tempo, e procurava loucamente nos leilões europeus e japoneses por um SG Commander, tido por muitos como uma das melhores opções para o console. Cheguei a vê-lo algumas vezes, mas ou o vendedor não enviava para cá ou então o preço estava exorbitante - na maioria das vezes eram as duas coisas, o carinha é bastante visado. Lendo sobre ele, descobri que a versão japonesa tinha sido feita pela Hori, usando o mesmo design adotado também em controles para o Famicom e o PC Engine, consoles bem mais populares por lá e cujos acessórios são muito mais encontráveis. Achei um bocado desses "clones" por lá, muitos bem baratos, e resolvi converter um para o Master (algo bem simples mesmo de fazer), pensando em inclusive aproveitar os botões extras para fazer aquele mod de pause e tal. Tinha até esboçado um adesivo novo para substituir o da frente <oldmrgreen>

Bem, o controle chegou e acabei ficando com preguiça de modificá-lo ( :oops: ), primeiro pela descoberta do seis botões e segundo pelo mod de pause acabar ficando meio desnecessário, visto que com meu setup recente acabei voltando a ficar perto dos consoles, logo é esticar a mão e pausar pelo console mesmo caso necessário. Com isso, o rapaz ficaria encostado sem funcionar aqui, visto que estava com um pino quebrado e tal... Só aí me dei conta do singelo fato de que o PC Engine é anterior à era dos plugs proprietários, usando um relativamente comum mini DIN 8 (usado em equipamentos de som e nos Macs antigos). Foi só achar um para comprar - custou uns três, quatro reais - e dez minutinhos de solda depois estava funcionando que é uma beleza. Minhas jogatinas multiplayer de Bomberman agradecem :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7359
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Odin »

Fico feliz que esse tópico tenha lhe ajudado Corredor, eu tinha criado ele com a intenção de relembrar esse controle e porque não tinha visto ninguém falar sobre ele aqui ainda. Ele também acabou me fazendo descobrir as funções extras que não conhecia, quando eu tive esse controle não cheguei a ver essas funções :D

Antigamente eu também achava que ele era uma reaproveitação de controle de 6 botões da Tectoy, mas por acaso vi ele em um site gringo e vi que ele era oficial da Sega, pena que não lembro onde vi isso, senão postaria ele aqui, achei que estava no Segaretro, mas não o encontrei lá :D

Que belo controle esse de PC Engine, não sabia que ele usava um plug mini DIN <oldmrgreen>
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Corredor X »

Ajudou pacas, Odin, graças a você eu descobri o controle ideal de Master <oldmrgreen>

Aliás, falando em Sega Retro, a gente já discutiu aqui sobre esse controle de seis botões que aparentemente é exclusivo nosso?

http://segaretro.org/MK-1470

Diz o site que ele veio em uma versão dos Super Mega Drive, aqueles das caixas espalhafatosas <oldlol> Curioso é que ele parece ter vindo em uma versão dele apenas, apesar da arte das caixas de outros modelos apresentarem-no também.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7359
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Odin »

Corredor X escreveu:Ajudou pacas, Odin, graças a você eu descobri o controle ideal de Master <oldmrgreen>

Aliás, falando em Sega Retro, a gente já discutiu aqui sobre esse controle de seis botões que aparentemente é exclusivo nosso?

http://segaretro.org/MK-1470

Diz o site que ele veio em uma versão dos Super Mega Drive, aqueles das caixas espalhafatosas <oldlol> Curioso é que ele parece ter vindo em uma versão dele apenas, apesar da arte das caixas de outros modelos apresentarem-no também.
Eu estava pensando aqui, e talvez eu possa ter me enganado, eu tenho certeza que vi ele em um site gringo, muito parecido com o Segaretro, mas talvez ele seja da Tectoy e eu me enganei achando que ele era da própia Sega, ja que vi ele rápido aquela vez, precisamos confirmar isso :oops:

Mas se ele é realmente da Tectoy, ela esta de parabéns, ja que criou um controle muito melhor que o oficial do Master, e ainda tem essas funções extras que eu nem imaginava que tinha <oldlol>
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6074
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Jair »

Eu particularmente nunca vi esse controle fora do Brasil...
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
dplc81
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Mar 07, 2012 11:45 am

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por dplc81 »

Esse controle de 6 botões, se não me engano, era indicado para jogar o "masters of combat".
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Corredor X »

Deve ajudar bastante mesmo nele, dlpc81, eu me lembro que era complicado fazer os golpes no controle padrão...
Imagem
Phantomas
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 9:51 am

Re: Controle de 6 botões do Master System

Mensagem por Phantomas »

Despois de ver este tópico, fiquei atento com relação a esse controle, até que consegui comprar um em uma loja de eletrodomésticos usados. Porém o direcional para baixo não funciona de jeito nenhum. Reparei que o cabo dele é diferente, meio tosco no caso do plugue. A placa e as borrachas parecem perfeitas. Será que uma simples troca de cabo pode resolver o problema???
Responder