Conheça o Sega Chan

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Conheça o Sega Chan

Mensagem por Gigacom »

Artigo originalmente publicado no site http://www.gigaoldgames.com.br/artigosd ... achan.html

__________________________________________________________________________

Nos anos 80 foi que surgiram diversos itens indispensavéis a era moderna. O principio da internet, o surgimento dos PCs, telefones celulares, dispositivos sem fio... porém outras coisas não duraram muito, ou ao menos não permaneceram populares em todo o mundo. Esse é o caso dos robôs, e a Sega fez um deles o qual apresento-o aqui.

Em 1982 a Sega era uma empresa que se destacava no ramo do entretenimento eletrônico, de árcades à brinquedos, a Sega já era bem conhecida por muita gente, principalmente pelo publico jovem. Nesse mesmo ano, a empresa criou e lançou o Sega Chan.

Imagem

Pode parecer pequeno na foto, mas isso aí é um trambolhão daqueles (tinha mais ou menos 1,5m de altura e pesava um bocado também). O robô servia para promover estabelecimentos comerciais, chamando a atenção de clientes de todos os tipos. A idéia era que, com o robô atraindo o povo para a loja, a mesma poderia vender alguma coisa para esse publico. Convenhamos: um robozinho simpático como esse, que é capaz de conversar, mexer os braços, ficar com os olhos piscando enquanto fala, mostrar uns videozinhos interessantes em uma telinha de 10", e ainda por cima ser capaz de servir Coca Cola e X-burger não é nada de se ignorar, e era isso o que esse carinha fazia. Claro, nem tudo ele fazia ao mesmo tempo... havia espaço apenas para um módulo de serviço, portanto, se o bichinho servisse Coca Cola, não poderia mostrar um videozinho.

Tem-se noticia de que várias lojas em vários shoppings em todo o mundo, compraram e usaram o robozinho por algum tempo, mas como toda novidade dura pouco, o Chan era descartado sempre que o povo enjoava dele.

Por ser algo obviamente caro pá de-déu na época, os lojistas dificilmente os jogariam fora no lixão do shopping. Então, muito provavelmente ou os devolveram à Sega (caso apenas os tivessem alugados) ou os venderam para uma lojinha do comércio local, que também muito provavelmente deixou o treco na frente da loja pegando chuva e sol, até se desfazer em pó.

Nunca ouvi falar de algo do tipo aqui no Brasil, mesmo em São Paulo ou Rio de Janeiro, que eram os centros tecnológicos e de novidades high-tech do momento. E se este robô não apareceu por aqui, no resto da América latina é que não apareceu mesmo, mas se algum hermano me fizer morder a língua provando o contrário, mudo este artigo na mesma hora!
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Dav »

Numca vi isso
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Gigacom »

milesprower escreveu:Numca vi isso
Nem eu :?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
mokona666
Mensagens: 1637
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 6:32 pm
Localização: Pallet town (Leme-SP)
Contato:

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por mokona666 »

entao o R.O.B tinha um arqui rival ?
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Gigacom »

mokona666 escreveu:entao o R.O.B tinha um arqui rival ?
Taí... o Chan veio antes do ROB, mas acredito piamente que qualquer robo seja melhor que o ROB, até mesmo aqueles brinquedinhos que andam sozinhos na feira... o ROB é ruim demais!
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Corredor X »

O futuro era muito mais legal antigamente.
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Gigacom »

Corredor X escreveu:O futuro era muito mais legal antigamente.
Verdade :cry: ...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
mokona666
Mensagens: 1637
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 6:32 pm
Localização: Pallet town (Leme-SP)
Contato:

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por mokona666 »

depois de ver blade runner comcordo com vcs, nem se fala+ de futuros com carros voadores e robos hj em dia
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
allef_ratz
Mensagens: 220
Registrado em: Ter Dez 08, 2009 10:40 pm
Localização: Green Hill Zone
Contato:

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por allef_ratz »

Eu morria e num via um desses
Yammi
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jan 27, 2011 8:18 pm

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Yammi »

Que robôzinho simpático
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Agrobel »

Nossa, também nunca soube desse robo aí, mas lembro bem da febre da época!!Eu ficava imaginando como seria ter um robô que pudesse conversar, e etc. Eu planejava colocar ele para fazer as minha lições de casa! Hahaha...

Esses caros nã chegaram aqui, mas eu tive um Arthur, da estrela, e um vizinho amigo de infância teve o Percival (que tinha o jogo Genius na cabeça). Óbivio que não se comparavam à esse aí, nem em tamanho, nem em tecnologia, mas acho que é uma boa ilustração sobre esse interesse, na época.
mokona666 escreveu:depois de ver blade runner comcordo com vcs, nem se fala+ de futuros com carros voadores e robos hj em dia
Mokona, vc não assistiu "Eu, Robô" ?
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Er saturn
Mensagens: 115
Registrado em: Dom Mai 03, 2009 8:34 pm
Localização: Interior de SP

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Er saturn »

Gigacom escreveu:
Corredor X escreveu:O futuro era muito mais legal antigamente.
Verdade :cry: ...
verdade mesmo comento sempre isso com amigos na epoca do master ficamos imaginando porque que o jogos não tem voses...
na época do atari como vai ser os games do furturo....
Imagem Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Corredor X »

Er saturn escreveu:verdade mesmo comento sempre isso com amigos na epoca do master ficamos imaginando porque que o jogos não tem voses...
Nossa, eu me lembro de ter ficado fascinado na primeira vez em que presenciei diálogos completos num jogo... Tudo bem, a gente tinha as frasezinhas dos golpes e algumas outras, mas quando eu fui conhecer o tal do "kit multimídia" e ouvi aquele "Alright, Jones, how'ya gonna find that statue in all this junk?" alto e claro em Fate Of Atlantis... Putz, que mágico aquilo.
Imagem
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por B - Mark »

Curioso a Sega ter lançado esse robo visando divulgar seus produtos.

Uma proposta bem diferente do ROB que foi criado para jogar alguns jogos do NES.

So faltou ela ter lançado uma versão menor para ser usada no Master System.
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Conheça o Sega Chan

Mensagem por Agrobel »

Corredor X escreveu:
Er saturn escreveu:verdade mesmo comento sempre isso com amigos na epoca do master ficamos imaginando porque que o jogos não tem voses...
Nossa, eu me lembro de ter ficado fascinado na primeira vez em que presenciei diálogos completos num jogo... Tudo bem, a gente tinha as frasezinhas dos golpes e algumas outras, mas quando eu fui conhecer o tal do "kit multimídia" e ouvi aquele "Alright, Jones, how'ya gonna find that statue in all this junk?" alto e claro em Fate Of Atlantis... Putz, que mágico aquilo.

Hehe, comigo isso aconteceu num shopping, quando ouvi um arcade falar, com uma voz bem metálica e grave, "Moonwalker"!! Nem preciso dizer qual era o jogo, né? hehe.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Responder