Não é o Chapolin!

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Não é o Chapolin!

Mensagem por Agrobel »

Apesar de não ser o foco desse fórum, acho que vale como curiosidade. Por isso transplantei esse tópico pra cá também.. hehe.

Já contei essa história aqui várias vezes, mas não custa relembrar para os que não lembram mais ou os que nunca leram.
Na era 8 bits, depois do Atari, eu tive um Master System, que está até hoje comigo. Apesar de acomapanhar mais de perto esse console, tive contato com o NES através de um amigo, cujo primo tinha um Phantom System, e costumava levá-lo à casa desse meu amigo aos feriados.
Eles ficavam debulhando o Super Mario Bros 3, e embora eu tivesse vontade de jogar, não achava chato apenas assistir à jogatina. Isso se passou de 1991 a 1993, quando comprei para mim um Phantom System, para poder matar a vontade de debulhar o Mario 3, que até já tinha, antes mesmo de ter o console.
Por volta de 1995, meu Phantom queimou por algum problema na fonte. Fiquei sem jogar NES na TV até mais ou menos 2005 ou 2006, quando comprei um Polystation para matar a saudade desse jogo, e também por curiosidade em conhecer um NESonCHIP. A hitória desse Poly está em algum tópico que fiz especialmente para relatar os testes que fiz com ele.
Meu Phantom System também foi ressussitado por mim, agora em 2010, e também há um tópico sobre isso.
Alguns meses atrás, comprei meu Cube, de um amigo que está para se casar. Ele sabe que coleciono consoles, então, de brinde, ele me deu um Famicom, que até então eu só tinha ouvido falar. Pensei que se tratava de um Famicom clássico, mas tive uma boa surpresa quando vi o console que ganhei.

Imagem
Eis aí o dito cujo!
Eu pensei num famicom normal, mas a surpresa por ser um Twin foi muito boa!

Imagem
É fácil ver que ele estava um tanto sujo. Meu amigo disse algo que deu a entender que ele ou não ligava a muito muito tempo, ou nem sequer tinha ligado uma única vez.
Segundo ele, foi um primo que enviou do Japão.

Imagem
Na lateral, uma entrada de 15 pinos, talvez para uma pistola, já que os controles não se desconectam do console.
Mais atrás, uma porta serial, parece até uma USB maior que o normal.

Imagem
Na traseira, entrada para a fonte, saída AV, e uma saída RF que nunca tinha visto também (está em japones, mas se me lembro bem, li a sigla RF ali).
Aquele espaço abaixo da saída dos fios dos controles tem uma tampa bem frágil. Dentro dela tem dois conectores e um cabo que parece servir de "Jumper". Praticamente tudo o que se lê está em japones, vou precisar da ajuda de alguém que saiba japonês.. hehe

Imagem

Imagem

Imagem
Os controles são um pouco diferentes um do outro. Notei que o controle 2 não tem Select nem Start, mas tem, quem diria, um microfone. Será que o Famicom já tinha jogos de karaokê?

Imagem

Imagem
Essa é para quem se habilitar a traduzir. Seria interessante saber o que diz aí.
Pelo que entendi, essa chave seleciona entre o sistema de disco ou cartucho.

Bom, como se supunha que o console não era ligado há muito tempo, eu supus que ele até pudesse funcionar, mas como estava muito sujo, achei que seria uma boa idéia desmontá-lo, ver o estado das placas e dos componentes, do slot, do drive, etc, e fazer uma "faxina", antes de ligar. Pra não dizer que não liguei antes, só liguei a fonte e apertei o power, para ver se o LED acendia, mas sem cartucho nem ligar na TV. O LED só dava uma piscadinha muito rápida. Vi que era melhor desmontar mesmo. Por isso que ele está na mesa branca.
Comecei a sequência de estudo e desmontagem.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
A placa mãe tem dimensões que sugerem o Famicom original.

Imagem

Imagem

Imagem
Olha aí o "jumper", no meio da base da foto acima.

Imagem

Imagem

Imagem
Aí está. Tinha que deixar as carcaças totalmente depenadas para lavar.

Imagem
A limpeza demorou horas, porque além de limpar, eu estudava as partes, principalmente o drive de diskete, que é bem diferente dos drives comuns de computador. Lembro de ter lido que o Disk System foi feito, durante uma grande crise econômica no Japão, para baratear os jogos, que em diskete custavam muito menos que os cartuchos. Sabendo disso, é fácil entender porque esse drive só tem 1 motor. O sistema, se funcionar como parece, é bem interessante. A única cabeça de leitura se movimenta de acordo com a rotação do disco. Assim, o drive lê os dados em espiral. Bom, pelo menos é o que me pareceu. Na hora de montar, já estava de noite.. hehe.

Infelizmente constatei que a correia que movimenta o drive já derreteu faz muito tempo. Não consegui tirar toda ela da polia do motor. Vai dar um bom trabalhinho achar o tamanho certo de correia e instalar no drive. Fora isso, esse drive, que tem uma marcação de 1986 no motor, parece estar em ótimas condições, pelo menos visualmente.
E a sequência recomeça, no sentido inverso.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Deu uma melhorada.. hehe.

Hora do teste!!
Liguei ele na TV, selecionei o sistema Disk, e me deparei com Mario e Luigi, bem estranhos e saltitantes, pedindo pelos discos dos sonhos... hehe. Pena que não tenho nenhum, para quando consertar o drive. Essa imagem vinda da BIOS me lembrou a surpresa de ver a BIOS do SegaCD. Era alguma imagem, ao invés de apenas uma tela preta.
Imagem

Imagem

Imagem
Mudei o sistema para cartucho, passei a mão em um qualquer piratinha de 60 pinos, limpei com o Isopropílico para não sujar novamente o slot, e tcha-nam!! Lá estava! Só que tenho poucos cartuchos de 60 pinos, e acho que nenhum deles é original...

Imagem
Apesar de ser da Konami, esse joguinho de luta é bem ruinzinho, na minha opinião.

Imagem

Imagem
Testei mais alguns piratinhas de 60 pinos, mas o importante para mim era saber se aceitava os cartuchos de 72 pinos, com o adaptador. Mario mostrou que eles são bem vindos.
Imagem
E claro que, por ser um clássico, foi o primeiro testado

Imagem

E como sempre, o clássico que me trouxe ao NES não podia deixar de ser jogado. Não tinha tempo, mas fui quase até o fim de Super Mario Bros 3. Só não terminei porque eu REALMENTE precisava ir dormir para trabalhar cedo no dia seguinte. Eu já tinha extrapolado todas as tolerâncias.. hehe.
Imagem

Bom, foi isso aí!! Fiquei contente do Twin ter funcionado! Os dois controles funcionaram direitinho, e achei ambos bem macios, de boa qualidade! E claro que testei o microfone do controle 2, que funcionou legal.. hehe.
Espero conseguir fazer o drive funcionar, futuramente.
Alguém conhece um programa especial ou um método para gravar os jogos do disk system em disquetes comuns?
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Petris
Mensagens: 647
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 11:35 am
Localização: Buenos Aires, Argentina

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por Petris »

Nossa!! Esses console é muito bom. O ruim são os controles ligados no console.

Eu tenho alguns diskettes para você testar o console. Se pagar o frete ou mandar algo de você para mim, eu mando algum jogo para você.
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por Agrobel »

Petris escreveu:Nossa!! Esses console é muito bom. O ruim são os controles ligados no console.

Eu tenho alguns diskettes para você testar o console. Se pagar o frete ou mandar algo de você para mim, eu mando algum jogo para você.
Nossa, Petris! Sério mesmo que vc tem diskette de Famicom Disk System???????? E vc tem um FDS?? Sabe se esses discos estão funcionando??
Me interessa sim!! Aqui não é o fórum das Negociatas, mas me manda MP dizendo quais jogos vc tem, quais venderia e por quanto?? Se precisar calcular o frete, o CEP é 09635-901.

Valeu!

Abração!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Petris
Mensagens: 647
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 11:35 am
Localização: Buenos Aires, Argentina

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por Petris »

Eu tenho o conosle e já testei. O frete fica em R$11,5. O jogo é brinde para você testar o seu console. Não garanto que seja um jogo rêpetacular (só bom porque faz parte da minha coleção), é só para testar.
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por Dav »

Numca vi um desse parabens pela aquisiçao!
Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por darini »

Alguns meses atrás, comprei meu Cube, de um amigo que está para se casar.
hehehehehe... conheço um cara aqui do fórum que tá fazendo isso, mas não vou dizer quem é.

Uma dica: daqui a pouco ficar.

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por Jair »

darini escreveu:
Alguns meses atrás, comprei meu Cube, de um amigo que está para se casar.
hehehehehe... conheço um cara aqui do fórum que tá fazendo isso, mas não vou dizer quem é.

Uma dica: daqui a pouco ficar.

[]s
stay...?

:P
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por Corredor X »

O Agro é foda, some uns tempos e aparece com um desses. Cagão :lol: Belíssima aquisição, meu amigo.

P.S.: faça um teste depois, compare as cores dele com a do Phantom nos jogos! Mate uma pequena curiosidade/suspeita minha :mrgreen:
Imagem
deadkennedy
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 6:08 pm

Re: Não é o Chapolin!

Mensagem por deadkennedy »

:) Eu nem sabia da existencia desse Disk System.
Responder