Análise do MD Play

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

zod
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jun 14, 2010 10:42 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por zod »

Rs..Também peguei essa porcaria e acabei me dando mal
thyte
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mai 07, 2014 5:31 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por thyte »

Amigo, qual o processo você fez para rodar games de SNES?
LinkueiBR
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 4:39 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por LinkueiBR »

thyte escreveu:Amigo, qual o processo você fez para rodar games de SNES?
só sendo o clone lixão que descrevi mesmo mas fique feliz com o seu MD PLAY/Gopher original ai mesmo pois ele roda tudo bonitinho sem frameskip.

Fujam disso galera o cara ta empurrando como se fosse gopher mas é o lixão clone vejam o vídeo e testemunhem a desgraça em forma de emulação:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adores-_JM

valeu
falou
Danlucio
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 22, 2015 11:31 am

Re: Análise do MD Play

Mensagem por Danlucio »

Para quem já tem o Dingoo (primeiro modelo) vale a pena pegar um MD Play? Digo, será que emula melhor?
LinkueiBR
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 4:39 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por LinkueiBR »

Danlucio escreveu:Para quem já tem o Dingoo (primeiro modelo) vale a pena pegar um MD Play? Digo, será que emula melhor?
Se comparar com o emulador nativo, sem dúvidas emula melhor sem frameskip algum, diferente do dingoo. Agora o audio, sim, é bem zoado se comparar é uns 2 tom abaixo do SOM original do Mega, mas ainda assim acho que passa por rodar tudo sem engasgar.
Possuo um PSP que emula perfeitamente o Meguinha, mas mesmo assim peguei um MD PLAY original, primeiro porque eu gosto de colecionar "originais" da SEGA/TEC TOY, segundo porque o aparelho ta cada vez mais sumido das prateleiras e prevejo que daqui um tempo, não existirá mais e aparecerão varios malucos do ML empurrando como rarissimo (LOL), terceiro porque os gringos dão valor aos itens produzidos pela TEC TOY já que ela é/foi a representante oficial da SEGA, quarto porque os Russos valorizam pacas esses portátil, sempre criando Hacks, Utilitarios (como o app que cria Icones para ele editando o MDB.dat) e os caras chegam a fazer até games próprios para o Aparelho.
A vantagem mesmo é que da pra conectar na TV CRT e fica FullScreen ( diferente do PSP) assim não preciso ficar instalando também um dos meus Mega Drives+Everdrive pra joga-lo na CRT.
thyte
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mai 07, 2014 5:31 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por thyte »

Alguem ja descobriu como ter saves nos jogos ??
Danlucio
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 22, 2015 11:31 am

Re: Análise do MD Play

Mensagem por Danlucio »

LinkueiBR escreveu:
Danlucio escreveu:Para quem já tem o Dingoo (primeiro modelo) vale a pena pegar um MD Play? Digo, será que emula melhor?
Se comparar com o emulador nativo, sem dúvidas emula melhor sem frameskip algum, diferente do dingoo. Agora o audio, sim, é bem zoado se comparar é uns 2 tom abaixo do SOM original do Mega, mas ainda assim acho que passa por rodar tudo sem engasgar.
Possuo um PSP que emula perfeitamente o Meguinha, mas mesmo assim peguei um MD PLAY original, primeiro porque eu gosto de colecionar "originais" da SEGA/TEC TOY, segundo porque o aparelho ta cada vez mais sumido das prateleiras e prevejo que daqui um tempo, não existirá mais e aparecerão varios malucos do ML empurrando como rarissimo (LOL), terceiro porque os gringos dão valor aos itens produzidos pela TEC TOY já que ela é/foi a representante oficial da SEGA, quarto porque os Russos valorizam pacas esses portátil, sempre criando Hacks, Utilitarios (como o app que cria Icones para ele editando o MDB.dat) e os caras chegam a fazer até games próprios para o Aparelho.
A vantagem mesmo é que da pra conectar na TV CRT e fica FullScreen ( diferente do PSP) assim não preciso ficar instalando também um dos meus Mega Drives+Everdrive pra joga-lo na CRT.
Vc já usou o Dingux (Agora OpenDingux) no seu Dingoo? Achei o emulador de Mega dele muito bom, o som é meio b@st& mesmo em todos (nativo tb) mas não notei frameskip, por isso perguntei. Mas como vc disse estou com vontade de pegar esse MD apenas por ser Tectoy e por saber que qualquer hora acaba.
LinkueiBR
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 4:39 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por LinkueiBR »

Dingux roda bem pacas, mas assim como o PSP, alguns jogos se tu deixar ativado o VSync e com o Frameskip no 0, ele irá dar uma lentidão como no Mega Turrican por exemplo, podem testar ai.
Peguei o MD Play há umas semanas no walmart e só agora tive tempo para testar bem. Ele roda tudo o que testei sem NENHUM frameskip e sem imagem ficar cortando (possui V SYNC) é incrível, sério.

A imagem exibida na telinha é bem bonita e realmente pouca coisa distorcida. Chuto que rode a 320x240 sendo que o console original rodava a essa mesma resolução só que com pequenas bordas em cima e em baixo que exibia o jogo real em 320x224. Jogos que rodam no modo baixa resolução do console 256x224 (mesma que a resolução normal do SNES) como a maioria de jogos de SNES portados para o Meguinha como Super Street Fighter II, Rock and Roll Racing e Magical Quest 2 (Great Circus MIstery) e até alguns exclusivos como Runark e Chase HQ 2 ficam feiosos.

A imagem exibida na TV é realmente impressionante! Ela é bem fiel e próxima a imagem que sai do meu Mega Drive III da Tec Toy com fonte externas. Não iremos comparar com supremo modelo 1 né, eh eh..
O mais bacana é que o modo de vídeo do MD play faz até o interlaçamento do console que fazia os dithers e linhas verticais simular transparências e novas cores:

Exemplo:
Imagem exibida num Emulador:
Imagem

Filtro que simula o efeito do interlaçamento do console, claro que na TV fica MUITO melhor e menos embaçado:
Imagem

Infelizmente os games que rodam na resolução baixa, rodam na resolução 320x224, esticando-os diferente do console original.

Alguns games ficam com gráficos bugados como o Contra Hard Corps que fica sem scrolling. Felizmente Russos amam o Gopher/MD play e lançam hacks que reparam os bugs gráficos desses games, você pode achar alguns patches e fixes aqui nessa pagina Russa:
http://elektropage.ru/publ/sega_suslik/ ... d_games/22

Infelizmente, Mega Turrican e Shadow of the Beast II são games que pelo o que parece, não tem concerto fica com os gráficos bugado. :(
OFF: Hack que fiz do Shadow of the Beast II para ficar com as paletas de cores mais fiéis ao original do CommodoreAMIGA: http://www.romhacking.net/hacks/2275/

Felizmente, r57shell um cara bastante conhecido na cena Rom Hacker Russa, lançou esse programinha que concerta as músicas de Games que utilizam o driver de áudio GEMS como Kid Chameleon, Comix Zone, Chakan, Sonic Spinball, etc... para rodarem no MD PLAY/Gopher exatamente como era no console.
Lista completa de games que utilizam o Driver de Audio GEMS:
http://segaretro.org/GEMS

Programa que repara o audio de tais games listados para o MD PLAY/Gopher:
http://elektropage.ru/publ/sega_suslik/ ... 23-1-0-113

O motivo principal de alguns games só rodarem no modo TV é devido ao fato que quando esta no modo portátil, o aparelho fica com o inexistente botão mode sempre pressionado coisa que não acontece no modo TV. Por isso alguns games ficam com os controles bugados como MK 3 e UMK3 que ficam impossíveis de soltar especiais (existe roms que reparam isso)
Só lembrando que a ideia de manter pressionado o botão mode não seria uma má ideia já que o botão mode do controle de 6 Botões servia justamente para games que possuíam incompatibilidades com ele como Golden Axe II e Forgotten Worlds. Teste ai esses games com um controle de 6 Botões original e vera que eles ficam injogaveis e para consertar isso só ligando o console segurando o botão mode e só soltando após a tela SEGA aparecer.

Existe até esse mode para colocar um botão mode no MD PLAY/Gopher:
http://elektropage.ru/publ/handmade/han ... r/1-1-0-86
Façam pelo seu próprio.

Vi algumas pessoas reclamarem que da slowdown no Sonic 3 né dai fui testar aqui o Hack supremo Sonic 3 Complete, que considero o Sonic 3 & Knuckles definitivo, e rodou tudo 100% sem nenhum slowdown e olha que cheguei até a Hidrocity act 2.
Sonic 3 Complete:
Imagem
https://info.sonicretro.org/images/9/9f ... Select.png

Para colocar ícones no MD PLAY/GOPHER, basta baixar o gerenciador de icones e o arquivo MDB.DAT que já vem com os icones de quase 1000 games de meguinha. Para exibir no aparelho, as ROMS terão que ter o mesmo exibido no MDB.DAT ou vice-versa.
Imagem
Download do gerenciador de icones e MDB.DAT com todos os icones:
http://gopherscreen.narod.ru/eng/downloads.html

Sobre SAVES, parece que felizmente existe um projeto dos RUSSOS que eles estão tentando arranjar uma maneira para isso e existe até essa gambiarra aqui:
http://elektropage.ru/publ/sega_suslik/ ... 23-1-0-169

No final das contas, eu acho que é um portátil que vale a pena sim porém, possui algumas falhas sim como o som que soa 2 tons abaixo sem nenhum motivo plausível para isso.
Dou uma nota 7/10 para ele.
Estarei atualizando esse post quando descobrir mais alguma coisa bacana.
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por PercivalEdmund »

Eita com tantos improvements vou acabar pegando um um dia.
danir
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Ago 17, 2015 8:29 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Análise do MD Play

Mensagem por danir »

Galera, estou querendo comprar um md play a meses rs só não comprei pq não consegui essa informação, quero poder rodar roms do master system nele, existe essa possibilidade?
LinkueiBR
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 4:39 pm

Re: Análise do MD Play

Mensagem por LinkueiBR »

danir escreveu:Galera, estou querendo comprar um md play a meses rs só não comprei pq não consegui essa informação, quero poder rodar roms do master system nele, existe essa possibilidade?
NÃO!
danir
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Ago 17, 2015 8:29 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Análise do MD Play

Mensagem por danir »

QUE PENA EIN! NÃO FOI DESSA VEZ ENTAO!
DaviRally
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Jul 08, 2022 6:31 am

Re: Análise do MD Play

Mensagem por DaviRally »

Ola! espero que esteja tudo bem
estava no google procurando o alto falante do MD Play e um dos links me trouxe ate aqui
por favor se possivel alguem pode me ajudar preciso trocar o alto falante do meu MD Play pois o mesmo parou de funcionar
pelo fone sai o som normalmente caso alguem tenha referencia do alto falante ou ate mesmo o link de onde comprar agradeço
Responder