Pouquíssimas coisas de MPB eu consigo ouvir, e só sons mais antigos, dá pra contar nos dedos:
- Construção, de Chico Buarque: Sem dúvidas a música mais brilhante já feita nesse país. Em tudo: letra, arranjos, composição, etc.
- Funeral de um Lavrador, Chico Buarque: Baseada no livro Morte e Vida Severina, acho. Mas só é boa a versão que ele regravou na Itália nos anos 70, com ninguérm menos que Ennio Morricone.
- Roda Viva, do Chico também: Outra brilhante, tão boa quanto Construção, nos mesmos quesitos. A melhor versão é a orquestrada com Morricone também.
- Cálice, Chico e Gilberto Gil: A grande sacada é a letra, mas eu gosto bastante da composição, pois é muito estranha e enigmática.
- Alegria Alegria, do Caetano: Odeio a letra, mas é musicalmente linda. Odeio estudantes revoltados, odeio hippies, rockeiros e essas bostas em geral, vão trabalhar, vagabundos! Mas gosto da composição.
- Aquarela, Toquinho e Morais: Esse é um clássico que dispensa apresentações, quem enjoou de assistir a propaganda da Faber-Castell se lembra.
- Cotidiano, Chico: Não sei porque, mas gosto dessa música, é legal de ouvir. A letra é interessante também.
- Tiro ao Álvaro, Adoniram Barbosa: Sou fã desse cara! A versão com Elis Regina é legal.
- Várias do Adoniram, o cara era mestre.
