Voltei à
Guacamelee recentemente por conta dos dois DLCs que tinha baixado mas não experimentando, fazia tempo. Geralmente, esse tipo de add-on é um caça-níquel desgraçado, mas os deste caso foram tão agradáveis que me fizeram jogá-lo do zero de novo
O primeiro é um Skin Pack, que adiciona fantasias com características próprias ao jogo, trocáveis em cada altar de save. Além da possibilidade do primeiro player jogar com a Tostada (a amiga defunta do Juan, que lhe dá a Máscara de Luchador no outro mundo), você ainda pode jogar como uma roupa de frango gigante (!) que recupera HP sozinha mas custa recuperar MP, uma de caveira com MP infinito mas que não recupera HP e a hilária Juanita, que é uma versão feminina do Juan - na verdade um pallet swap da Tostada. Ela tem golpes mais fortes que a personagem principal, mas o arremesso é curto demais, o que dá toda uma dinâmica nova ao jogo - matar os cactos jogadores de granada agora é muito mais difícil, por exemplo, sem contar os meteoros do último chefe que praticamente perdem a função. É basicamente como jogar com o Zero em
Megaman X4, a coisa toda muda de figura e foi o que me fez jogar tudo de novo (como se eu precisasse de uma desculpa). Os troféus novos também adicionam coisas legais, como um que exige que você jogue o nível mais difícil da Caverna del Pollo com a roupa de caveira, muito bacana.
Já
El Diablo's Domain é um cenário novo no jogo, na qual o Inferno - anteriormente apenas citado na história - fica disponível. Já de cara você gargalha ao perceber que a empresa de advogados do demônio é um tremenda sacanagem visual com a Eletronic Arts, entre outros memes de internet. O que rola aqui é que o diabo - que está numa situação meio desfavorável, visto os eventos do jogo principal - pede ajuda a você para conseguir organizar o lugar, através de uma série de desafios que abrem as portas trancadas da empresa.
Guacamelee tem alguns momentos opcionais na quest principal - como a busca pelos orbs - cuja dificuldade faz lembrar a era 8-bits, e esse DLC só adiciona mais um monte a eles. São 17 novas salas de desafios que precisam ser completadas em condições especiais para se conseguir medalhas de bronze, prata e ouro, algumas são bem fáceis (como atravessar uma sequência de obstáculos rapidamente ou matar vários inimigos sem ser acertado) mas outros são increditavelmente apelonas, chegando a irritar deliciosamente o jogador. Três das minhas "favoritas" são a que você precisa conseguir um combo de 400 hits sendo atacado por uma grande leva de adversários, outra em que os inimigos são invencíveis e só podem ser destruídos ao serem jogados nos espinhos (que são acionados por uma alavanca e só aparecem por alguns segundos) e a infame sala da galinha, na qual a pobre ave precisa ser levada em segurança para o outro lado de um ambiente repleto de armadilhas, na base de golpes e arremessos. Consegui ouro em tudo, mas dá um trabalho ferrado para fazê-lo. Você também tem novas fantasias aqui, desbloqueáveis via performance e que são obrigatórias para vencer algumas salas específicas. Temos uma roupa de goleiro que tem golpes fracos, mas um puta arremesso, uma de Alebrije (uma criatura do folclore mexicano), que tem força absurda mas uma péssima defesa, e o terno do diabo, que tem pouco HP mas que suga energia dos adversários a cada golpe.
Parecia impossível, mas o melhor jogo de 2013 conseguiu ficar ainda melhor
