geraldofigueras escreveu:Cara, tava vendo isso quando selecionei as revistas pra doar, tem várias dicas, principalmente na Supergame. Eu sempre fazia esses truques, e assustadoramente funcionavam sempre.
Existem explicações científicas pra isso, ou é coisa do demo?
Geraldo, até onde eu sei, das duas uma:
1) Os cheats foram colocados lá de propósito pelos programadores, para que os jogos interagissem entre si. Pense em algo como a retrocompatibilidade do
Sonic & Knuckles com o
Sonic 2, eu me lembro claramente de ler uma
Gamepro gringa com os programadores do primeiro dizendo que mesmo antes de sequer cogitarem fazer essa tecnologia lock-on, já deixaram algumas coisas inacabadas no segundo jogo para que pudessem um dia talvez revisitar de alguma forma (aliás, tem uma manha envolvendo trocar o segundo e o terceiro jogos da série para fazer aparecer um estágio exclusivo daquele famoso beta do
2, isso tem toda a cara de ser intencional). Sobra coisa pacas no código do jogo que não é aproveitado, igual ao "Shinobi Kid" (o protagonista original) perdido na programação de
Alex Kidd In Shinobi World. Então, não seria estranho de que algumas porções desse código pudessem ser usadas para interagir com outros jogos, especificamente - algo como
Altered Beast vai dar vidas infinitas para
E-SWAT,
Alex Kidd vai dar invencibilidade em
Golden Axe, etc. Uma coisa que pode indicar que essa teoria não é absurda são alguns jogos da Konami de MSX, nos quais se você deixar outro jogo da Konami no segundo drive de disquete/slot de cartucho, acontece algo hilário no primeiro jogo, tipo usar o Pentarou no
Gradius ou no
Aleste.
2) Alguns endereços da programação dos jogos, com a troca dos cartuchos, se embaralham e são alterados aleatoriamente, causando efeitos curiosos. Quando eu digo aleatoriamente, é no sentido daquilo não ter sido programado para acontecer, entre dois cartuchos específicos sempre vai haver a troca do endereço X pelo Y, fazendo acontecer o mesmo efeito, mas é a mais pura coincidência. É como se fosse um Game Genie acidental ou um password errado, o
Altered Beast faz um 1A hexadecimal específico do
Golden Axe virar um 1E, sendo que este endereço era justamente o que regulava a quantidade de vidas. É coincidência demais para o meu gosto...
mattmess escreveu:Uma vez encaixei o Super Futebol de um jeito bem errado no Master, e sabem o que aconteceu?
Ao ligar, o nome estava trocado para Sega Soccer, e, num jogo, quando a bola saía pelas laterais, era possível ver parte da torcida e propagandas da Sega.
O que provavelmente aconteceu foi o seguinte: o pino do cartucho que verifica em que console ele está, através da bios, não fez contato suficiente e fez o
Super Futebol achar que estava num console japonês, alterando para a versão original, que está todinha contida no código do danado. Se fosse
Aztec Adventure, por exemplo, perigava ter aparecido a tela do Mark III e um belo dum
NAZCA 88' no título. Dá para reproduzir esse processo fazendo o mod de desligar a bios. O legal é que dá para fazer
Mônica no Castelo do Dragão e até o
Sapo Xulé ficarem com o texto em japonês com isso
