SMS mappers

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por DMN_Sonic »

Vamos ao trobleshooting:

Veja o meu cart do PhS
Imagem
Está sem a bateria que eu deixei pra ver se a SRAM voltava aí normal.

Quando vou jogar dá nisso:
Imagem
E se seleciono um jogo dá nisso:
Imagem

Quando tentei reproduzir o que me foi solicitado, horas grava direto, sem pedir nome, horas deixa eu inserir, aí fica bugado desse jeito:
Imagem
E no fim não adianta de nada...

Até fica com alguma coisa gravada, como parte do nome mas é só enganação
Imagem

Pois bem... Aí fico com esse Phantasy Star que não grava, o outro de Mega Drive que não mexo e o Phantasy Star do Mark III que não tenho como jogar...

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: SMS mappers

Mensagem por segarule »

Aconteceu o mesmo problema comigo. Insista em deletar os saves. Recomece do zero, insira a bateria para ver se tem jeito.
Desligue o console. Se tudo der errado, e você acha que é o mapper, procure achar no mercado.
No cartucho exibido, eu estou vendo o jogo e o mapper SRAM. Onde está o Mappe do bankswitch? Do outro lado?
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por DMN_Sonic »

Não meu caro, é só isso que você vê aí. Por isso minha frustração.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7375
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por Odin »

Esse PS esta com defeito DMN? E ele tem conserto?

Uma vez ganhei um Mario Kart de SNES e ele tinha um defeito que atravessava as paredes do jogo, era tipo uma rom antiga que tinha na internet que tinha o mesmo erro, esse cartucho estava com a carcaça quebrada, ai passei ele para um amigo que estava aprendendo a fazer reprôs... Também quando ganhei aquele cartucho de testes de um amigo, ganhei mais outros jogos juntos, e tinha 3 Mario World, um da Playtronic que não salvava, um americano e um da Playtronic ou Gradiente que tinha defeito, esse tenho o chip ainda e ele da uns erros nos gráficos, já limpei e nada, ouvi dizer que se tirar a bateria ele volta ao normal, mas já fiz isso com o Mario Kart uma vez e não deu em nada... Se não tem como recuperar esse chip vou guardar para ver se consigo alguém que faça alguma reprô...
Imagem

Imagem

Imagem
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: SMS mappers

Mensagem por segarule »

DMN_Sonic escreveu:Não meu caro, é só isso que você vê aí. Por isso minha frustração.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Ok. Dei uma pesquisada e você está com uma placa que o chip contém a Rom e o Mapper tudo junto. hehehehehe. Isso significa que não pode passar para eprom.
O outro é SRAM.
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: SMS mappers

Mensagem por segarule »

O próprio conceito que você trouxe diz isso: o mapper é o 315, que permite que o console "mapeie" o Mb8464a como uma área de dados. O Mb8464a basicamente é RAM extra.
Para dirimir dúvidas, um MMC3 chip usado para não apenas mapear os bancos, mas para dar mais Ram, mudar IRQ´s e adicionar recursos ao som é um mapper?
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por Neto »

Se o jogo em si funciona, o Mapper interno em teoria esta funcionando, pois os dados do jogo estão sendo lidos. Experimente trocar o MB8464A-10LL, este chip também pode ser usado como S-RAM, não tenho este jogo para confirmar, mas pelo datasheet da memória ela pode ser usada para armazenar dados se tiver alimentação constante que no caso seria a bateria.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: SMS mappers

Mensagem por segarule »

Ainda acho que ele poderia deletar todos os slots e tentar do zero. Usando de lógica, se ele tirou a bateria não era para ter nenhum registro salvo na Sram e o save temporário limpo. Exceto se há uma erro de comunicação entre o Chip SRAM e o Chip Rom/Bankswitching. Então ele deveria ver as trilhas que ligam os chips.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: SMS mappers

Mensagem por Jair »

segarule escreveu:
O próprio conceito que você trouxe diz isso: o mapper é o 315, que permite que o console "mapeie" o Mb8464a como uma área de dados. O Mb8464a basicamente é RAM extra.
Para dirimir dúvidas, um MMC3 chip usado para não apenas mapear os bancos, mas para dar mais Ram, mudar IRQ´s e adicionar recursos ao som é um mapper?
O significado original de MMC é "memory management controller", inicialmente usado para bankswitching e saving foi também aproveitado para adicionar recursos extras. Nesse conceito poderíamos até chamar o Super FX e o SVP de mappers? Mas eu não entendi a relação com o Phantasy Star.
Neto escreveu:Se o jogo em si funciona, o Mapper interno em teoria esta funcionando, pois os dados do jogo estão sendo lidos. Experimente trocar o MB8464A-10LL, este chip também pode ser usado como S-RAM, não tenho este jogo para confirmar, mas pelo datasheet da memória ela pode ser usada para armazenar dados se tiver alimentação constante que no caso seria a bateria.
^^ This.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: SMS mappers

Mensagem por segarule »

Após umas consultas ficou mais claro. Mappers são designados como os emuladores simulam aqueles chips físicos encontrados nos cartuchos. Nesse sentido, 8464 é/tem mapper do ponto de vista da emulação.
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: SMS mappers

Mensagem por segarule »

Olha aí DMN_Sonic:

http://pt.aliexpress.com/item/MB8464A-1 ... e5d8c85dc2

Não sei se isso ajuda.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu vou ver direito se vale à pena, vou ver se tem algum cart que eu possa matar pra tentar restaurar o PhS pois comprar de fora dá uma preguiça danada, fora que nem sei se é isso.

Mas valeu muito, pelo menos sei o quanto vale consertar esse cart, e vale muito.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por DMN_Sonic »

Que se dane que é Double post mas...


VOLTOU!!!! VOLTOU!!!! MEU PHANTASY STAR VOLTOU!!!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Eu dessoldei os componentes e verifiquei as trilhas, vi uma meio estranha e decidi passar solda em todos os pontos do maligno MB8464A e pronto, voltou!!! Cara, que alegria, vou poder jogar de novo e zerar o game!

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7375
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por Odin »

Menos mal que ele voltou a vida, pela imagem parecia ser uma coisa simples mesmo, já vi esse erro dar em cartuchos com borrões pretos, que não tem mais volta, mar por esse ser chipado vi que talvez tivesse um jeito de recuperar ele.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SMS mappers

Mensagem por DMN_Sonic »

Pow cara, o cartucho tá novinho, perder ele era uma lástima, ainda mais com os preços que querem hoje.

Ainda bem que voltou, agora vou tentar fazer um adaptador de Mark III para SMS na marra pois quero jogar os games que tenho aqui.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder