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Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Qui Dez 27, 2012 9:10 pm
por Dav
Gostei do site e da ligaçao do GG na TV funciona bem pena aparentar ser bem dificil fazer
Parabens ao cara
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Sáb Mai 25, 2013 1:02 am
por DMN_Sonic
Olá pessoal, sai que este tópico é velho, mas como eu vi meu nome aí eu fiquei até emocionado em ter tido algum destaque com essa joça do Game Gear, quem tiver interessado posso ajudar a respeito disso, apesar de fato não manjar nada de eletrônica, eu sei como funfa o mod no aparelho. estarei ao dispor para ajudar.
A, e quem quiser ver, vai aí um video dele funcionando :
http://www.youtube.com/watch?v=Zg__dXFYqYk
Valeu
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Sáb Mai 25, 2013 1:36 pm
por Corredor X
Olá, seja bem-vindo
Seu trabalho ali foi fantástico, parabéns por ele. Algo que me ocorreu é que você usou um GG estropiado para fazer esse mod, não? E você pega os sinais de vídeo e áudio meio que direto do chip, sem passar pelo circuito que vai para a tela e o som, correto? Nesse caso, qualquer GG com os capacitores ferrados funcionaria para esse fim? Confesso que fiquei interessado em tentar consolizar um também, depois do vídeo.
Ah, e me tira uma dúvida: é impressão minha ou aquele disquete na gaveta é
Knightmare?

Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Dom Mai 26, 2013 8:28 pm
por Dav
Bem Vindo DMN Sonic o/
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Dom Mai 26, 2013 8:31 pm
por Odin
Achei interessante esse projeto feito na carcaça do master III, será que é fácil de fazer? E será que da para fazer algo parecido com um GB, GBC ou GBA?

Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Sex Mai 31, 2013 7:39 pm
por sonicrazy
Alan escreveu:milesprower escreveu:Quanto GG tu tem ai?
Tenho 3 funcionando (jp com led mod, usa e tectoy) e 3 com defeito (os 3 ja arranquei a tela fora, sao casos perdidos, a nao ser que conseguisse fazer a saida rgb ao menos...)
Amigo tem como vc me passar as peças que vc usou para fazer esse led mod??? Eu vi uns vídeos no youtube ensinando a fazer mas lá não especifica que tipo de resistor e demais peças foram usadas...
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Sáb Jun 01, 2013 12:31 pm
por DMN_Sonic
Corredor X escreveu:Olá, seja bem-vindo
Seu trabalho ali foi fantástico, parabéns por ele. Algo que me ocorreu é que você usou um GG estropiado para fazer esse mod, não? E você pega os sinais de vídeo e áudio meio que direto do chip, sem passar pelo circuito que vai para a tela e o som, correto? Nesse caso, qualquer GG com os capacitores ferrados funcionaria para esse fim? Confesso que fiquei interessado em tentar consolizar um também, depois do vídeo.
Ah, e me tira uma dúvida: é impressão minha ou aquele disquete na gaveta é
Knightmare?

Bem, vamos lá, primeiro o disquete, ali é do tempo que minha coleção era muito grande, e fiz um disquete para meu MSX com Knightmare pra poder jogar, mas infelizmente é passado...
O Game Gear ele tem os sinais divididos e misturados e por isso ele não consegue de fato transmitir cor nenhuma a não ser pelo 74HCs que são usados no mod, pois eles pegam sinal por sinal que sai do ASIC (os dois grandes chips no aparelho) e começa o trabalho de dividir para achar as cores, ou seja, o game gear não tem menhum sinal NTSC ou PAL como muitos pensam, é um sinal próprio.
O som eu peguei direto do fio que vai pra placa de controle do som, pois é o sinal puro e assim compatível com a entrada da televisão, se fosse pegar da placa ele poderia ser fraco/forte demais causando interferência ou mesmo ficando deveras desagradável.
Este game gear que usei ainda está com os capacitores originais, não trocados, eu tinha outro que tinha feito e estava já com os capacitores trocados, acredito que ainda seja necessário eles pra funfar, o que você pode fazer é ligar o mod mais simples, o da imagem preto-e-branco e ver se de fato sem os capacitores se ele funfa já que é fácil e muito barato fazer ele.
E sim, não é necessário a tela lcd ligada no aparelho, pois eu já vi mods na internet que os caras arrancam a tela e colocam outra no lugar e pega numa boa. Veja este video como exemplo :
http://www.youtube.com/watch?v=w23g1syB7FU
(só uma observação, ele só roda jogo de Master System, por isso a tela está cheia, se rodar um game de Game Gear ele vai ficar bem pequenininha... e o cara se gabando do mod...)
Ele utilizou uma placa que é vendida na internet para esta conversão(GG para TV), mas é cara pacas.
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Sáb Jun 01, 2013 12:34 pm
por DMN_Sonic
Odin escreveu:Achei interessante esse projeto feito na carcaça do master III, será que é fácil de fazer? E será que da para fazer algo parecido com um GB, GBC ou GBA?

Fácil, não, Eu só fiz pois na época eu tinha quatro Master Systems e este era um vítima de várias experiências minhas, daí eu roubei a carcaça dele e montei, mas a adaptação não foi nada fácil, tive que primeiro cortar a boca aonde vai o cartucho, adaptar parte dela para encaixar o cart de GG e depois fixar o Game Gear com cola quente na carcaça superior para que não ficasse mexendo. Aí na parte de baixo vai o transformador de imagem, cabos para ligação do controle e o resto.
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Sáb Jun 01, 2013 8:43 pm
por Corredor X
DMN_Sonic escreveu:Este game gear que usei ainda está com os capacitores originais, não trocados, eu tinha outro que tinha feito e estava já com os capacitores trocados, acredito que ainda seja necessário eles pra funfar, o que você pode fazer é ligar o mod mais simples, o da imagem preto-e-branco e ver se de fato sem os capacitores se ele funfa já que é fácil e muito barato fazer ele.
(...)
Ele utilizou uma placa que é vendida na internet para esta conversão(GG para TV), mas é cara pacas.
Hum, saquei... Eu fiquei na dúvida porque o seu mod parecia pular o processo todo, ao contrário justamente do mod do sujeito que faz a tal placa (o viletim, que me deu uma ajuda bruta quando fiz o mod s-video do Master), que diz ser essencial ele estar funcionando completamente. Achei que o dele simplesmente se aproveitava do circuito já existente... Mas valeu o esclarecimento

Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Dom Jun 02, 2013 5:47 pm
por DMN_Sonic
Uma coisa que deve se atentar é que eu fiz a conversão do sinal RGB resultante dos 74HCs com um conversor de Playstation 2 de imagem, e que de fato pode ter ocorrido a tal diferença de cores como vocês podem ver no video, neste meu o verde ficou extremamente fraco, aparece mas muit pouco, revisei de cabo a rabo o meu projeto e está tudo ok, então acredito que seja a rgb box mesmo.
Caso forem fazer fiquem de olho nisso.
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Dom Jun 02, 2013 7:56 pm
por Dav
Pessoal queria tirar uma duvida sobre o s-video no Master System 3
ele tem o mesmo problema que no Mega Drive? de gerar linhas em algumas cores?
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Dom Jun 02, 2013 9:23 pm
por Corredor X
milesprower escreveu:Pessoal queria tirar uma duvida sobre o s-video no Master System 3
ele tem o mesmo problema que no Mega Drive? de gerar linhas em algumas cores?
Exatamente o mesmo problema, pelo menos no caso dos consoles cujo chip é o CXA1145P (eu nunca modifiquei os modelos posteriores que tem um chip diferente, se não me engano o MB3514). Pelo que eu descobri pesquisando, isso deve ter a ver com com o fato dele ser PAL-M, porque todo mundo que reportou esse problema na net tem um console não-NTSC. Sinceramente, eu não sei se dá em todo console (pode variar pela TV também), mas comigo elas apareceram em todos que mexi. Mas dá para resolver isso numa boa, basta usar um potenciômetro/trimmer/trimpot destes:
Pega um desses de 1K, ajuste para 485 ohms (com ajuda de um multímetro ou na base do olho até ficar bom) ou algo próximo disso e coloque no lugar do capacitor do chroma no mod (as pernas 1 e 2 deles você junta e coloca na saída do vídeo e liga a 3 no transistor NPN). As linhas praticamente somem, se não sumirem realmente por completo. Um cara do SMSPower achou essa solução, eu testei e funcionou de boa.
Um detalhe interessante: eu tive o mesmo problema com essas linhas no RGB tanto do Master quanto do Mega. No entanto, elas somem se for usado o sync puro vindo do chip, ao invés do vídeo composto comumente usado nesse circuito. No Mega, o troço chega a ser tão feio (é uma falha de hardware da SEGA) que eu tive que desabilitar totalmente o composto dele, cortando fora a perna do chip para não interferência no sinal.
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Qua Jun 19, 2013 5:00 pm
por DMN_Sonic
Alguém aqui já conseguiu converter o RGB para outra saída na unha? Usando um CX1645 ou CX 1145 da S**y ou o AD725??? Se sim, alguém poderia me passar o esquema de ligar pois eu gostaria de tenter fazer um puro no meu GGTV.
Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Qui Jun 20, 2013 6:12 pm
por Dav
Obrigado Corredor X pela dica

Re: Game Gear versao videogame de mesa
Enviado: Dom Jun 23, 2013 11:34 am
por Corredor X
DMN_Sonic escreveu:Alguém aqui já conseguiu converter o RGB para outra saída na unha? Usando um CX1645 ou CX 1145 da S**y ou o AD725??? Se sim, alguém poderia me passar o esquema de ligar pois eu gostaria de tenter fazer um puro no meu GGTV.
Eu nunca fiz (e nem saberia como, para falar a verdade), porque no meu caso vai tudo ser convertido externamente para componente e tá beleza. Mas uma coisa que me lembrei agora é que o Mega japonês tem um acessório "semi-oficial", um conversor externo, que pegava o sinal RGB da saída dele e transformava em s-video, de repente você acha o esquema dele por aí.