Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Gigacom »

Cumprindo a promessa que fiz pro Vectorman (há um looooongo tempo atrás...) vou aqui procurar postar um tutorial, com imagens e macetes, para se fazer rótulos (labels) e capas dos cartuchos de Mega e Master! Como o negocio é meio trabalhoso, já vou dando o chute incial do tópico, editando aos poucos.
Mesmo esquema dos outros tutorias: vão comentando, que ai a gente arruma tudo pra ficar da melhor forma possível. Enviem imagens tambem! Podem enviar via MP (o endereço da imagem por exemplo) que aí eu coloco no post aqui!

Tudo abaixo esta sujeito a edição:

Sabe aquele cartucho que você achou num camelo a preço de banana, mas que tá com aquele "papelzinho" detonado, cheio de rabiscos e mais rasgado que roupa de mendigo? Lembra daquele cara, parente do Diesel, que comprou um Phantasy Star 4 Ultimate Edition for Collectors por R$10,00 e te deu o cartucho loose, te deixando na vontade de conseguir a capa do jogo? Este tutorial foi criado com a inteção de lhe ajudar! Aqui será explicado os termos e técnicas utilizados na fabricação caseira dos labels (adesivos) e das capas dos cartuchos de Mega Drive e Master System.

Introdução

As covers e labels originais eram fabricados em gráficas de porte, com equipamentos e materiais profissionais, que resultavam nas impressões que conhecemos. Porém, avaliando com calma essas impressões, notamos que elas contém falhas... as impressões das capas dos cartuchos, principalmente dos primeiros que eram todos com fundo preto, tinham falhas na impressão de textos com o tamanho da fonte reduzidos. Outras falhas ocorriam com frequência na impressão de fotos, que não raro tinham uma resolução bastante reduzida. Hoje em dia, o acesso à imagens em alta resolução, e tambem o uso de ferramentas profissionais para tratamento de imagens é bastante difundido. Não é dificil encontrar alguém que tenha feito algum curso de Photoshop, ou que pelo menos saiba tirar o efeito de "olhos vermelhos" de fotos digitais, usando até ferramentas do Windows. Logo, a possibilidade de fabricação daquelas labels e capas que tanto queremos esta ao nosso alcance, bastando somente saber como utilizar o que temos.
Basicamente o que você irá precisar, para fazer algo sobre isso, será o seguinte:

Impressora jato de tinta
Papel A4 e/ou papel Couchê
Cola bastão de qualidade
Papel plástico (conhecido tambem como papel contact)
Imagens para usar na criação das labels e capas
Alguma ferramenta de edição gráfica (pasmem, dá pra usar até o Paint!!!)

Tirando medidas

As labels dos cartuchos de Mega Drive originais da Tec Toy tem tamanho fixo de 00x00 cm, sendo que os cartuchos americanos tem outro tamanho, de 00x00 cm. Cartuchos falsificados são tão váriaveis nesse assunto quanto marca de feijão em super mercado... logo, é nescessário tirar a medida de cada um antes de imprimir. Para se tirar a medida exata desses cartuchos paralelos, você pode usar uma tira de papel por exemplo. Funciona da seguinte forma: pegue uma tira de papel, e marque nela o comprimento do lado e altura do local onde fica a label. Depois, pegue uma régua e faça a medida! Simples assim. Com a tira, vai ser possível tirar a medida exata da parte curvada da label, que é justamente onde fica o nome do jogo nos cartuchos de Mega/Genesis.
Já as capas de cartucho são mais simples de se medir (é só abrir a capa e medir).

Edição de imagens

Sabe aqueles caras que transformam aquelas muié cheias de celulites, estrias, rugas e pelancas, em verdadeiras deusas? Obviamente eles usam o Photoshop (para quem esteve nos ultimos 10 anos enfurnado numa masmorra, Photoshop é hoje a ferramenta de edição de imagens mais popular e avançada do mercado). Agora, sabe essas capas e labels dos cartuchos? Pois é, elas foram montadas em computadores do tipo 386 ou até mesmo sem uso de computador nenhum! Apenas se usando sobreposição de imagens em alguma matriz qualquer... nós aqui iremos usar a ferramenta mais simples, e não por isso menos eficiente, e que esta ao alcance de todos, será usado o incrivel Paint do Windows!

MAS, antes que vocês taquem cadeiras no monitor, deixem-me explicar: o Paint, por ser uma ferramenta bastante simples, oferece algumas coisas que são extremamente úteis e mais facéis de se manejar do que seria no Photoshop e que são familiares para praticamente qualquer usuário de computador. Com alguns comandos simples de copiar e colar, redimensionar e retocar imagens usando o zoom e lápis do Paint, você conseguirá fazer as mesmas capas originais, ou até outras customizadas que lhe agrade mais!

Uma outra ferramenta tambem bastante útil e pouquissimo utilizada, é o Office Picture Manager (disponivel no pacote Office 2003 por exemplo) ou o Photo Editor (dos Office 97-2000). Com ele você poderá redimencionar qualquer imagem! É muito útil quando você tem um scan muito grande (coisa de 1500x1200px) e quiser reduzí-lo para algo mais trabalhável, como 640x480px...

Agora, vamos à uma aulinha básica sobre arquivos de imagens:

Há vários tipos de arquivos de imagens, cada um com suas peculiaridades. Há tambem basicamente dois tipos de imagens geradas por um computador: vetorial, e pixel. Imagens vetoriais, são aquelas onde as imagens são formadas por linhas continuas, que começam em um ponto A e terminam em um ponto B. É o que mais se assemelha à um desenho em papel, por ter linhas continuas, feita por rabiscos. Imagens feitas por pixel, ou pixeladas, são criadas na junção de vários pontos separados, que aproximados dão a ilusão de formar linhas. É possível visualizar os pixels em uma imagem aumentando o zoom. O Paint por padrão, aceita somente arquivos de imagens pixeladas, tais como bitmap (bmp), JPG ou JPEG, PNG, GIF. Toda imagem em pixel tem um tamanho expressado da seguinte forma: 320 X 160 px, 640 X 480 px, 1024 X 768 px. Por essas medidas entende-se que o primeiro número informa a quantidade pixels que tem em uma linha na vertical, e o segundo número a quantidade que tem na horizontal.

A primeira tarefa, é procurar os arquivos de imagens que usaremos na criação das capas e labels. A busca por essas imagens é relativamente fácil, basta ir no Google Images, digitar o nome do jogo que você quer, e terá as imagens que desejar. Procure por imagens que tenham um mesmo tamanho, porém se achar alguma que seja maior, pegue-a sem pensar! Durante a edição será de grande ajuda!

A segunda tarefa, é converte-las todas para um mesmo tipo de arquivo. Abra as imagens no Paint, clique em Arquivo e depois em Salvar como..., e na hora de salvar, altere o campo Salvar como tipo... para JPEG.

A terceira parte é redimensionar as imagens, caso seja nescessário. Isso digo porque será muito provavél que ache "aquele" scan da capa do jogo, e que felizmente será a mesma a ser usada para fazer a label, logo, cortar só o desenho e redimensioná-lo para caber na "foto" do cartucho, será mais que sagrado. Use o Photo Editor ou o Picture Manager para isso. Uma coisa a se notar, é que o redimensionamento costuma não funcionar se a alteração for muito grande. Tipo, se você pega uma imagem da capa do Castle of Illusion do Mega à 800x600 px, ficará horrorível se tentar diminuir para 320x240 px... logo, aquela imagenzinha menor que você pegou, poderá render imagens melhores mesmo tendo que aumentá-la... portanto, faça os testes, escolha a melhor opção, e separe para ser usada.

Pronto, com os arquivos em mãos, agora sim você poderá editar e criar as imagens que precisar.

Usando o Paint
Programinha mais simples e mole de se usar que esse, não existe. O segredo é saber usar, da maneira como convêm, para se fazer o que queremos. Primeiro abra o Paint, e logo de cara coloque alguma cor de fundo, por exemplo: se você vai criar labels e capas de jogos do Mega, use a cor preta ou vermelha no fundo, se for do Master, use branco e vermelho. Em seguida, abrir cada imagem que será usada em uma janela nova do Paint.
Nesse tutorial, vamos usar como exemplo o fabrico da label do cartucho Vectorman (tá certo, soou como uma homenagem ao nosso colega que tanto pediu o tutorial... mas é que será mais facil mesmo). Dando uma googlada, achei as imagens abaixo:
Imagem
Imagem
Imagem

O meu primeiro Vectorman, era um piratão igual ao abaixo:
Imagem

E o original é o seguinte:
Imagem

Com as imagens em mãos, resolvi criar uma label customizada do Vectorman, diferente da vermelha original, vamos deixar a label em fundo preto com os quadradinhos cinza dos primeiros jogos do Mega. Pra facilitar o trabalho, o tio Gigacom fez uma imagem com os quadradinhos cinzas que todo mundo gosta, com um espaço preto onde iremos colar as imagens principais antes de alocá-las entre os quadradinhos:
Imagem

Da forma como esta, basta você ir recortando as imagens e montando na grade dos quadrados, da forma como melhor lhe adradar, usando o Paint. Um detalhe a observar, é que quando você clica no botão "Cortar" no Pait, aparece logo abaixo duas opções para configurar o "corte". Uma delas, faz com que o objeto recortado vá como um todo para a parte que você quiser, a outra apenas recorta a imagem igonrando o fundo, logo, use esta ultima opção na hora de recortar. Após ajeitar tudo, você obterá algo assim:
________________________________________________________

Base da capa de cartuchos de Genesis:
http://br.geocities.com/[email protected]/BASE_Capa.jpg

Covers das capas de jogos de Master System:
Phantasy Star
http://br.geocities.com/[email protected] ... star-2.jpg
Alex Kidd Miracle World
http://br.geocities.com/[email protected] ... -world.jpg
Sonic 2
http://br.geocities.com/[email protected] ... ehog-2.jpg

Fonte do logo da SEGA:
http://pt.fontriver.com/download.php?id ... o_font.zip
Editado pela última vez por Gigacom em Seg Jul 06, 2009 8:29 am, em um total de 23 vezes.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Vectorman »

Quando vi o nome do tópico, gritei: FINALMEEEEEEEENTE!!! (sério, gritei mesmo...) Aí, vejo... Você ainda vai procurar?!? :lol: :lol: :lol: :lol:

Brincadeiras aparte, Valeu Giga, Mal posso esperar pra ver o tutorial :D :D :D
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Gigacom »

Naaaah... tô começando, vai acompanhando que eu vou postar várias imagens pra servir de "base" pra construção das capas e labels.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
puguinha
Mensagens: 914
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 4:17 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por puguinha »

eu tentei fazer uma cover do FIFA 95 aqui fico uma "nhaca" posta uns templates das cover, que ai fica bão
Ralph Baer, David Rosen, Ferdinand Porsche, Michael Jackson
Meus Jogos

na briga entre Mega Drive e Super Ni***ndo, o SNES é o 1° amarelar
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Vectorman »

Gigacom escreveu:Naaaah... tô começando, vai acompanhando que eu vou postar várias imagens pra servir de "base" pra construção das capas e labels.
Opa, Brigadão, mô :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Melanogaster »

Vectorman escreveu:Opa, Brigadão, mô :wink:
É, darini... :mrgreen:
Imagem
vlad_djkax
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 5:28 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por vlad_djkax »

Vectorman escreveu:Opa, Brigadão, mô :wink:
Tô falando que o garoto tá sob má influência.... :lol:
Vlad - Dj Kax

Imagem Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Vectorman »

:lol: :lol: :lol: :lol:
Pois é, vocês perceberam... Estava justamente fazendo uma homenagem ao nosso querido Darini :mrgreen:

(E eu tenho que tratar ele com carinho se quiser que ele edite esse negócio mais rápido... [mas isso parece meio gay] )
Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por darini »

Ah, vocês estão tão... tão... sensíveis hoje! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Gigacom »

No blog da Tec Toy, os caras mostram um pouco do ouro que tem guardado... tem scans das capas dos jogos de Alex Kidd, Sonic 2 e Phantasy Star de dar inveja!!! Deêm uma olhada: http://www.tectoy.com.br/tecblog/?p=251#comment-1003

Me ajudem no protesto lá pessoal! No ultimo que fizemos já nos deram uma resposta melhor que o "estamos encaminhando seu e-mail para a aréa responsável". Se insistimos um pouco mais pode ser que consigam enfim algo mais, como os scans acima...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Corredor X »

Gigacom escreveu:No blog da Tec Toy, os caras mostram um pouco do ouro que tem guardado... tem scans das capas dos jogos de Alex Kidd, Sonic 2 e Phantasy Star de dar inveja!!! Deêm uma olhada: http://www.tectoy.com.br/tecblog/?p=251#comment-1003
Eu ia comentar isso! E o pior, são scans originais e não os do SMSPower, como eu esperava que fosse. É material que eles tem lá mesmo... Sabe, aquele da área responsável que não existe? :lol:

Outra coisa: Giga, se importa que eu dê uns pitacos no tópico? Ontem estava refazendo umas labels de SNES e tem algumas dicas que eu acho válidas compartilhar...
Editado pela última vez por Corredor X em Ter Abr 07, 2009 10:57 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Vectorman »

Acredito na idéia de ainda haver um depósito cheio de coisas boas que não foram vendidas lá nas profundezas da TT... Como são cruéis... :cry:
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Corredor X »

Vectorman escreveu:Acredito na idéia de ainda haver um depósito cheio de coisas boas que não foram vendidas lá nas profundezas da TT... Como são cruéis... :cry:
Vector, o interessante nem é o que eles não venderam... Eles tem que ter os ORIGINAIS disso em algum lugar lá também! Os arquivos, as provas, teste de cores... Tudo isso tem que existir lá em algum lugar.
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por Vectorman »

Isso se num foi doado para alguma igreja que colocou num bazar no qual algum parente do Diesel comprou por alguns trocados... :lol:
Imagem
vlad_djkax
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 5:28 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Mensagem por vlad_djkax »

Corredor X escreveu:
Vectorman escreveu:Eles tem que ter os ORIGINAIS disso em algum lugar lá também! Os arquivos, as provas, teste de cores... Tudo isso tem que existir lá em algum lugar.
Ou não. Vai que eles perderam os originais do mesmo jeito que a Sega perdeu uns códigos fontes dos jogos velhos! É a falta de backup... "casa de ferreiro, rei posto".
Vlad - Dj Kax

Imagem Imagem
Responder