Kits de reparação profissionais

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

sandro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Dez 22, 2023 8:27 am

Kits de reparação profissionais

Mensagem por sandro »

Olá a todos no fórum,

Atualmente, estou planejando a criação de um ateliê especializado na reparação de consoles vintage. Para este projeto, estou em busca de kits de reparação profissionais e até acessórios de trabalho auxiliares, como aventais, óculos de proteção, etc. Se alguém entre vocês tiver recomendações sobre onde eu poderia encontrar esse tipo de ferramentas ou conselhos sobre marcas e fornecedores confiáveis, ficaria muito agradecido.

Cordialmente,
Visite nosso site aqui
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por Zillion »

https://www.ebay.com/itm/232446796002
Talvez compense mais comprar um kit da China com os mesmos Bits, só precisa ver a qualidade dos mesmos....
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por Odin »

Não sou técnico profissional, mas comecei a aprender algo sobre eletrônica e fazer pequenos reparos a partir de 2019, minhas primeiras ferramentas comprei na minha cidade mesmo em lojas físicas, mas infelizmente aqui era muito mais caro as coisas, até componentes eletrônicos eram mais caros, então a dois anos descobri o Shopee e boa parte das minhas ferramentas comprei de lá, de vendedores nacionais mesmo, pois nunca fui afim de comprar de fora, principalmente da China.

De marcas confiáveis, gosto muito dos ferros de solda e outros acessórios, como alicates da marca Hikari, solda já usei muitas marcas, e a minha favorita é a Best, das marcas chinesas gosto dos equipamentos da Yaxun, tenho uma estação de ar quente e solda dela, e um multímetro também. Já os outros equipamentos comprei o mais genérico possível, pois minha grana é curta, mas as marcas que mais gostei foram essas.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por Zillion »

A marca Husky (Americana) têm bons jogos de Bits, a questão é ter os Bits que você vai usar, não adianta ter 200 Bits sendo que vc não vai usar nem 30 para abrir os consoles/cartuchos/acessórios.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
stormbr77
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Mar 06, 2021 7:13 pm

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por stormbr77 »

A parte mais dificil que eu tenho nessa area de manuntenção retrô é a soldagem e dessoldagem de componentes eletrônicos, ainda me lembro das trilhas e ilhas daquele maligno pcb 001 do super Ni***ndo pulando fora do pcb, por que não suportaram o calor da manutenção. :lol:

Existem ferramentas de diversos preços e os produtos de nivel profissional que sao utilizados no exterior são praticamnetes inacessiveis para brasileiros devido ao alto custo. Eu particularmente não recomendo economizar no ferro de solda e na estação de dessolda, não precisa ser uma estação da JBC de 10 mil dolares e nada menos que um weller de 1500 reais aproximadamente, a estacao de dessolda pode ser aquela chinesa de quase 2000 reais do video abaixo.

É um assunto muito vasto e que o brasileiro tem que fazer aquele malabarismo mental pra escolher o produto certo e claro estudar muito, muito mesmo micro eletrônica.

SUGADOR DE SOLDA

- Na minha experiência aquelas bombas eletricas que sugam a solda vendidas no aliexpress nunca conseguiram ser superiores aos sugares de solda mecânicos da AFR por exemplo.



FERRO DE SOLDAGEM

- Nada menos que um weller, esses pcbs antigos de retro games são bem chatos na hora da manutenção.



ESTAÇÃO DE RETRABALHO

- Nada mais barata do que essa, dentro da minha experiencia.



PINÇA DE DESSOLDA DE CAPACITORES

- Eu tenho esse modelo do video, uma das poucas ferramentas do aliexpress que eu achei legal e ajuda na hora de retirar capacitores de estado solido.



MALHA DE COBRE PARA DESSOLDA

- Malha milagrosa de cobre da hikari, muito boa na minha opinião.



ESPONJA METALICA E VEGETAL

- Eu uso as duas na bancada, pode ser de qq marca.



FLUXO DE SOLDA

- O famoso fluxo milagroso, nunca fique sem ele durante o processo de soldagem e dessoldagem de componentes.



SOLDA BEST

- A melhor solda em terra verde e amarela, muito melhor que a Cobix na minha experiência.



SONHO DE CONSUMO :mrgreen:

- Estações de retrabalho da JBC, qq mendigo consegue comprar fora do Brasil, mas aqui só sendo filho do Silvio Santos. lol

https://www.jbctools.com/New%20Products.html

Multimetro, microscopio, fonte de bancada e osciloscopio podem ser esse modelos do aliexpress, no máximo um rigol pra ostentar e pode ser outras marcas mais em conta.

É mais ou menos por ae o caminho, acredito eu ... xD
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por Jair »

Massa demais esses vídeos! Eu sou bem amador na questão de solda, tenho ferramentas básicas que quebram um galho, é sempre bom conhecer algo novo.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por Zillion »

Excelente aula, também tenho algumas ferramentas bem básicas. Pelo menos os Bits e o ferro de solda acho bom ter um de marca com procedência pois corre-se o risco de danificar a placa.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
stormbr77
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Mar 06, 2021 7:13 pm

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por stormbr77 »

Jair escreveu: Dom Jan 07, 2024 12:23 pm Massa demais esses vídeos! Eu sou bem amador na questão de solda, tenho ferramentas básicas que quebram um galho, é sempre bom conhecer algo novo.
Ainda esqueci dos EPI's e o uso do oculos é muito importante, capacitor gosta de explodir na cara do técnico e sem esquecer das botas e luvas. Acabei de ver mais um truque de soldagem e que acontecia comigo, eu estava com a ponta do ferro oxidada e consequentemente estava elevando muito a temperatura da estação. Parece que lançaram um produto novo e vou ver se compro depois, tem que ficar acompanhando pq esta surgindo muita solução inovadora.




Zillion escreveu: Dom Jan 07, 2024 1:15 pm Excelente aula, também tenho algumas ferramentas bem básicas. Pelo menos os Bits e o ferro de solda acho bom ter um de marca com procedência pois corre-se o risco de danificar a placa.
Pior coisa que tem é gastar dinheiro com ferramenta de baixa qualidade, eu tenho uma estação da yaxun mas eu vou migrar pra uma weller em breve, dura muito essa estação e a yaxun eu ja comprei 3 pontas novas.

É um assunto polemico, mas tem a galera que se vira bem com ferros de solda comum, a tecnica e a experiencia conta demais na soldagem também, eu queria uma jbc pq o parkinson e a cegueira já estão batendo forte aqui lol e iria me ajudar muito, pois o conjunto é muito performatico e facilita muito o trabalho. Estações da weller, hakko e jbc duram uma eternidade. Sobre osciloscopio eu nem sei se consigo recomendar a rigol, que é a segunda linha de uma marca famosa que esqueci o nome (nao lembro se é a (siglent), estou precisando de uma tela nova pra um gerador de sinais e a rigol nao quer me vender a peça e vou ser obrigado a enviar pra uma autorizada aqui no brasil pra consertar pra mim :oops: . Minha sorte foi que montei minha bancada a uns 8 anos atrás. Osciloscopio, gerador de sinais, fonte de bancada tem que comprar de fabricante que tem peça de reposicao barata e rapida, o que nao é o caso da RIGOL.

Mas essa pasta vai ajudar muito o processo de recuperação das pontas de solda.

Minha sorte foi que trabalho na área, pq manter esse tanto de retrô sem uma bancada iria ficar dificil, mas esse ano eu vou ver se fecho a manutencao de todos os meus consoles.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Kits de reparação profissionais

Mensagem por Jair »

Ótimo tópico!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder