Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por tisurame »

Olá,

Estive observando a planilha de lançamentos fornecida pela Tectoy que serve de base para determinar a data de lançamento dos jogos de Mega Drive. Ao fazer uma comparação com alguns anúncios da época publicados no jornal O Globo, encontrei várias inconsistências. Por exemplo:

Imagem

Em 9 de dezembro de 1990 havia um anúncio da Casa & Vídeo oferecendo o Mega Drive junto com os seguintes jogos: Alex Kidd in the Enchanted Castle, Rambo III, World Championship Soccer, Golden Axe, The Revenge of Shinobi, Truxton e Thunder Force II.

Já a listagem da Tectoy indica que esses jogos foram lançados em 31/01/1991. Considerando que o Mega Drive foi de fato lançado em dezembro de 1990, não fazia sentido que tivesse sido lançado apenas com Altered Beast e mais nenhum outro jogo avulso. Então essa data da Tectoy não faz sentido.

Imagem

Em um anúncio de 2 de janeiro de 1991 já havia anúncios de Ghouls'n Ghosts e Super Monaco GP. Ou seja, ambos certamente deviam ter sido lançados também em dezembro de 1990.

Imagem

O primeiro anúncio de Super Hang On eu só vi em maio de 1991, embora a Tectoy tenha o incluído na leva de 31/01/1991.

Imagem

No final de maio de 1991 aparecem anunciados ESWAT, After Burner II e Last Battle.

After Burner II aparece também na edição de junho da Ação Games (https://segaretro.org/index.php?title=F ... df&page=19). Embora a Tectoy registre seu lançamento no dia 31/01/1991, não é crível que tenha demorado tanto tempo para ser anunciado nos jornais ou para ter recebido cobertura das revistas de games daquela época, o que me faz acreditar que tenha sido lançado em maio de 1991.

Bem, não vou ficar mais colocando imagens, mas vou citar outras inconsistências:

Quackshot

Tectoy: 05/09/1991

Lançamento de Quackshot nos EUA: 19-12-1991

Lançamento de Quackshot nos Japão: 20-12-1991

Impossível que o jogo tenha sido lançado 3 meses antes no Brasil.

Já os anúncios de jornal anunciam o lançamento de Quackshot no Brasil em março de 1992, que faz muito mais sentido (eu mesmo comprei o jogo nessa época).

Toejam & Earl

Tectoy: 12/09/1991

Lançamento do jogo nos EUA: 10/1991.

Já os anúncios de jornal anunciam o lançamento de Toejam & Earl em 03/1992, o que faz muito mais sentido.

Streets of Rage

Tectoy: 02/09/1991

Lançamento do jogo nos EUA: 12/09/1991

Outro jogo supostamente lançado antes dos EUA, embora os anúncios de jornal apontem como provável data de lançamento março de 1992.

Jogos de Verão (California Games)

Tectoy: 08/10/1991

Lançamento do jogo nos EUA: 02/1992

Lançamento do jogo na Europa: 12/1991.

Anúncios de jornais apontam abril de 1992 como provável data de lançamento no Brasil.

Ayrton Senna's Super Monaco GP II

Tectoy: 07/02/1992

EUA: 09/1992
Japão: 07/1992

Anúncio de jornal: 08/1992

Impossível que o jogo tenha sido lançado 5 meses antes do Japão.

The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants

Tectoy: 19/02/1992

EUA: 06/1992

Anúncio de jornal: 10/1992

Alisia Dragoon

Tectoy: 19/02/1992

EUA: 02/1992
Japão: 24/04/1992

Anúncio de jornal: 12/1992


Enfim... são dezenas de jogos com supostas datas de lançamentos que não fazem o menor sentido. São tantos erros que a planilha da Tectoy não deveria servir de referência.

Acredito que os anúncios de jornais são mais confiáveis. Nesse caso, montei uma pequena listagem daquilo que observei com base nesses anúncios. Segue abaixo a listagem que fiz:


12/1990

Altered Beast
Alex Kidd in the Enchanted Castle
Rambo III
World Championship Soccer
The Revenge of Shinobi
Golden Axe
Thunder Force II
Truxton

01/1991

Ghouls'n Ghosts
Super Monaco GP

02/1991

Michael Jackson's Moonwalker
Zoom

05/1991

Super Hang On

06/1991

ESWAT: City Under Siege
After Burner II
Last Battle

07/1991

Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Ghostbusters

09/1991

Phelios
Burning Force
Sonic the Hedgehog

10/1991

Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
Spider-Man
Forgotten Worlds?
Columns?
Strider

11/1991

Fantasia
Dick Tracy

03/1992

Quackshot
Toejam & Earl
Streets of Rage
Decap Attack

04/1992

Jogos de Verão (California Games)
Outrun
Joe Montana Football II

08/1992

Olympic Gold
Ayrton Senna's Super Monaco GP II

10/1992

Ultimate Qix
The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants
Blockout
Alien 3
David Robinson's Supreme Court
Jordan vs Bird

12/1992

Klax
Gynoug
Alisia Dragoon
Arrow Flash
Desert Strike: Return to the Gulf
Shadow of the Beast
Hard Drivin'
Home Alone
Greendog: The Beached Surfer Dude!
World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck

01/1993

Bonanza Bros.
Krusty's Fun House
Batman Returns

03/1993

Taz-Mania
Back to the Future Part III
Art Alive
Golden Axe II

01/1993

Bonanza Bros.

04/1993

Fatal Rewind
Flicky
Battle Squadron
Granada
Hellfire
Mercs
Populous
Super Thunder Blade
Zany Golf

05/1993

Streets of Rage II

06/1993

Ecco the Dolphin
Ex-Mutants
Rollo to the Rescue
Cyborg Justice
Predator II

07/1993

Ariel the Little Mermaid
Galahad
Sonic 2
Chakan
Indiana Jones and the Last Crusade
Captain Planet and the Planeteers
Battletoads
Chuck Rock
X-Men
Risky Woods

08/1993

Jurassic Park

10/1993

Andre Agassi Tennis
James Bond 007: The Duel
Shadow of the Beast II
Global Gladiators
Double Dragon 3: The Rosetta Stone
Flashback
Super Kick Off
The Simpsons: Bart's Nightmare
Paperboy 2

11/1993

Street Fighter II': Special Champion Edition

12/1993

Jungle Strike
Captain America and the Avengers
Aladdin
Sonic Spinball
Dinosaurs for Hire
Shinobi III: Return of the Ninja Master
Ranger X
Power Monger
Eternal Champions

03/1994

Sonic 3
Super Volley Ball
Mortal Kombat
Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure
Toejam & Earl 2

04/1994

Wimbledon Championship Tennis
Home Alone 2
Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist
Pink Goes to Hollywood
Alien Storm

05/1994

McDonald's Treasure Land Adventure

06/1994

Winter Olympics
Instruments of Chaos Starring Young Indiana Jones
Fifa Soccer

09/1994

Mortal Kombat II

12/1994

Sonic & Knuckles
NBA Jam
Bubsy II
Turma da Mônica na Terra dos Monstros
Barkley Shut Up and Jam!
Virtua Racing
Mutant League Football
Ranger X
Where in the World is Carmen Sandiego?
Super Street Fighter II: The New Challengers

01/1995

Sonic & Knuckles

02/1995

Body Count
The Berenstain Bears' Camping Adventure
Beavis and Butt-Head
NBA Jam Tournament Edition
Ecco: The Tides of Time

04/1995

F-15 Strike Eagle II

05/1995

ClayFighter
Wolverine: Adamantium Rage
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por Jair »

Sim eu concordo que a lista é pouco confiável, eles nos foram passados pela Tectoy mas infelizmente não podem ser considerados 100% oficiais. Existem diversos fatores que poderiam afetar as datas, como por exemplo importação, produção das caixas/cartuchos e até mesmo a logística de distribuição. Por exemplo você citou After Burner II e Super Hang On que teriam sido lançados em maio de 1991, mas essa reportagem diz o contrário:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/A ... eracao.pdf

Ela indica que ambos os jogos eram novidades para fevereiro de 1991. Agora essa outra reportagem corrobora o que você disse sobre After Burner II, pois indica um lançamento para maio:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... agaqpk.jpg

Em qual delas confiamos? Provavelmente ambas reportagens receberam as datas da Tectoy mas por algum motivo louco o jogo acabou atrasando, ou até mesmo deixou de ser lançado para dar lugar a outro. Pode ser que nos arquivos da Tectoy eles tenham registrado o lançamento como sendo na primeira data...isso é algo que dificilmente vamos conseguir esclarecer.

Por outro lado Super Hang On aparece aqui em janeiro de 1991 como parte de "novos jogos":
https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... qhagks.jpg

Perceba que a imagem é do manual do jogo americano, provavelmente a Tectoy forneceu essa imagem por que a arte final brasileira não havia sido finalizada.

Por outro lado datas de lançamentos que ocorreram antes dos americanos ou japoneses são 99% incorretos. Toejam & Earl por exemplo foi anunciado nessa reportagem em fevereiro de 1992:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... sewqxs.jpg

Apesar de ser também citado em janeiro:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... pgaexw.jpg

Essa ^^ reportagem também fala que Streets of Rage havia sido lançado, logo em janeiro de 1992.

Apesar dos anúncios ajudarem a situar o mês de lançamento também temos que levar em consideração fatores que podem nos levar a erros como falta de estoque, tempo que levava-se para produzir a arte do anúncio e até a janela onde a loja poderia anunciar já que estariam competindo com outros anunciantes.

Ayrton Senna's Super Monaco GP II é um caso interessante também, nessa reportagem ele é prometido para a data do GP de F1 de Interlagos em abril de 1992:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... ghesws.jpg

Aqui novamente fala-se em Abril de 1992: https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... sewqxs.jpg

A versão de Master foi exibida na UD em abril de 1992: https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... seapxs.jpg

E finalmente foi lançado em agosto, o que seria a frente do lançamento americano: https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... ghhqak.jpg

Um bônus, uma reportagem de outubro de 1990 falando que Senna assinou um contrato com a SEGA: https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... wkagqw.jpg

Essa é uma discussão muito saudável e que me interessa muito, se você tiver afim de revisar os jornais que temos no wiki e mapear o que foi anunciado onde e quando, seria de muita utilidade:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/F ... %A3o_Paulo
https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... %A3o_Paulo

Tem muito ouro nessas reportagens, eu levei um tempão garimpando elas mas infelizmente ando sem tempo pra produzir mais conteúdo baseado nelas.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por Jair »

Flicky é outro caso em que não podemos confiar no anúncio da loja, ele foi anunciado junto com Toejam & Earl, Streets of Rage, Decap Attack e Desert Attack Helicopter em fevereiro de 1992, enquanto sua lista o traz em abril de 1993:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... sewqxs.jpg
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por tisurame »

Excelente trabalho de pesquisa! No meu entendimento, reportagens de jornais ou revistas devem ser consideradas, mas com ressalvas, já que são informações repassadas pela própria Tectoy, que por diversos motivos pode ter atrasado o lançamento de determinado jogo (como você já citou).

Diante disso, eu gosto de olhar o anúncio de lojas publicado em jornais, porque é a certeza de que aquele jogo foi lançado no Brasil e está sendo comercializado. Claro que deveria existir um atraso entre o lançamento e a publicação do anúncio, mas como são anunciantes recorrentes, que publicaram anúncios numa base diária ou semanal, talvez seja possível estabelecer um mês de lançamento. 

À medida que consultava o acervo do jornal O Globo, eu me deparava com anúncios e muitos dos jogos se repetiam ao longo do mês. Eventualmente, aparecia um jogo novo nesses anúncios, frequentemente com algum destaque (foto da capa), indicando então que se tratava de um lançamento.

Como a listagem da Tectoy possui dezenas de registros de jogos supostamente sendo lançados antes dos EUA e Japão, acredito que seja uma fonte completamente contaminada. Pode servir como referência fazendo o cruzamento de dados, mas entre o anúncio do jornal e a listagem da Tectoy, o anúncio do jornal é uma fonte muito mais segura. 

Também é uma fonte mais segura do que reportagens, já que é perfeitamente compreensível que o lançamento de determinado jogo possa ter sido adiado. De qualquer maneira, se uma reportagem cita Toejam & Earl como lançamento de fevereiro e ele começa a aparecer em anúncios no mês de março, é perfeitamente possível que realmente tenha sido lançado em fevereiro. 

Agora, se o jornal cita o lançamento de Super Hang On para dezembro de 1990, mas o jogo só aparece publicado em anúncios de jornal a partir de maio de 1991, deve ter alguma coisa errada que me faz acreditar que o jogo pode ter sido adiado. 

No caso de Ayrton Senna's Super Monaco GP II, a última reportagem do jornal (agosto de 1992) bate com o anúncio do jornal que apurei (também agosto do mesmo ano). Então é bem seguro afirmar que tenha sido realmente lançado neste mês. E provavelmente talvez tenha sido o único caso de lançamento no Brasil antes dos EUA, já era um produto com muito apelo nacional.

As reportagens são extremamente úteis para fazer cruzamento de dados com anúncios.

Realmente é um assunto muito interessante, pois o Mega Drive foi o primeiro videogame lançado no Brasil que era contemporâneo à versão americana e japonesa. E seus jogos também eram lançados por aqui, embora pudessem ter alguns meses de atraso.

Eu tenho interesse em cruzar esses dados, mas é preciso verificar se quem atualiza o Wiki está disposto a eliminar os dados listados na planilha da Tectoy.

Outra opção é colocar a data no site da Sega Retro, que também registra o lançamento desses jogos em outras regiões do mundo, inclusive fornecendo referências. 
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por DrasgonDigger »

A Tectoy lançava as datas antes mesmo dos jogos serem lançados.

Outros jogos eram lançados uma data de referência.

Tinha jogo que era anunciado e nem tinha sido lançado ainda.

Alguma tinham data modificada qdo era alterado qualquer coisinha na caixa, cartucho, etc...

Eles davam preferência para lançar produtos perto de datas comemorativas como dia das crianças e natal, e muita coisa já havia sido lançada na lista e disponibilizado meses depois para venda.

Bem possível que a Tectoy recebia antecipadamente a lista de jogos que ainda seriam lançados nos EUA por exemplo, e eles lançavam a data que eles recebiam a lista.

Era uma salada.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por Jair »

Eu acho que é importante manter a lista fornecida pela Tectoy por ser considerada uma fonte "oficial" mesmo que controversa. Mas podemos criar uma lista paralela e manter as duas andando lado a lado, com uma explicação do que cada uma significa. Se você quiser tocar esse projeto tisurame eu estou disponível para atualizar o wiki, ou de repente no futuro você mesmo pode atualizá-lo. O que acha?
tisurame escreveu: Ter Set 05, 2023 2:47 pm Excelente trabalho de pesquisa! No meu entendimento, reportagens de jornais ou revistas devem ser consideradas, mas com ressalvas, já que são informações repassadas pela própria Tectoy, que por diversos motivos pode ter atrasado o lançamento de determinado jogo (como você já citou).

Diante disso, eu gosto de olhar o anúncio de lojas publicado em jornais, porque é a certeza de que aquele jogo foi lançado no Brasil e está sendo comercializado. Claro que deveria existir um atraso entre o lançamento e a publicação do anúncio, mas como são anunciantes recorrentes, que publicaram anúncios numa base diária ou semanal, talvez seja possível estabelecer um mês de lançamento. 

À medida que consultava o acervo do jornal O Globo, eu me deparava com anúncios e muitos dos jogos se repetiam ao longo do mês. Eventualmente, aparecia um jogo novo nesses anúncios, frequentemente com algum destaque (foto da capa), indicando então que se tratava de um lançamento.

Como a listagem da Tectoy possui dezenas de registros de jogos supostamente sendo lançados antes dos EUA e Japão, acredito que seja uma fonte completamente contaminada. Pode servir como referência fazendo o cruzamento de dados, mas entre o anúncio do jornal e a listagem da Tectoy, o anúncio do jornal é uma fonte muito mais segura. 

Também é uma fonte mais segura do que reportagens, já que é perfeitamente compreensível que o lançamento de determinado jogo possa ter sido adiado. De qualquer maneira, se uma reportagem cita Toejam & Earl como lançamento de fevereiro e ele começa a aparecer em anúncios no mês de março, é perfeitamente possível que realmente tenha sido lançado em fevereiro. 

Agora, se o jornal cita o lançamento de Super Hang On para dezembro de 1990, mas o jogo só aparece publicado em anúncios de jornal a partir de maio de 1991, deve ter alguma coisa errada que me faz acreditar que o jogo pode ter sido adiado. 

No caso de Ayrton Senna's Super Monaco GP II, a última reportagem do jornal (agosto de 1992) bate com o anúncio do jornal que apurei (também agosto do mesmo ano). Então é bem seguro afirmar que tenha sido realmente lançado neste mês. E provavelmente talvez tenha sido o único caso de lançamento no Brasil antes dos EUA, já era um produto com muito apelo nacional.

As reportagens são extremamente úteis para fazer cruzamento de dados com anúncios.

Realmente é um assunto muito interessante, pois o Mega Drive foi o primeiro videogame lançado no Brasil que era contemporâneo à versão americana e japonesa. E seus jogos também eram lançados por aqui, embora pudessem ter alguns meses de atraso.

Eu tenho interesse em cruzar esses dados, mas é preciso verificar se quem atualiza o Wiki está disposto a eliminar os dados listados na planilha da Tectoy.

Outra opção é colocar a data no site da Sega Retro, que também registra o lançamento desses jogos em outras regiões do mundo, inclusive fornecendo referências. 
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por tisurame »

Jair escreveu: Ter Set 05, 2023 3:29 am Flicky é outro caso em que não podemos confiar no anúncio da loja, ele foi anunciado junto com Toejam & Earl, Streets of Rage, Decap Attack e Desert Attack Helicopter em fevereiro de 1992, enquanto sua lista o traz em abril de 1993:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/O ... sewqxs.jpg
Ficky foi um erro meu na hora de anotar e avaliar. Encontrei esse anúncio sobre ele publicado em 09/05/1993.

Imagem

Ele está listado numa seção de jogos antigos, com um preço bem mais barato. Então ele certamente foi lançado há bastante tempo. Não havia encontrado Flicky anunciado antes porque talvez seja um jogo pouco atrativo para figurar em um anúncio. Fazia sentido deixá-lo de fora em favor de jogos mais interessantes.


Aliás, encontrei outra reportagem, de 16/12/1991, anunciando o lançamento de Flicky, Crack Down, Super Volleyball, Streets of Rage, Decap Attack, Alien Storm e Toejam & Earl.

Imagem

Crack Down está na lista da Tectoy como sendo ano 2000. Provável que seja algum erro. Mas encontrei um anúncio de 16/02/1992 divulgando Crack Down.

Imagem

Além de Crack Down, nesse mesmo anúncio consta Super Volleyball.

Streets of Rage e Toejam & Earl apareceram pela primeira vez nesse anúncio de 08/03/1992.

Imagem

Decap Attack nesse anúncio de 22/03/1992.

Imagem

Alien Storm nesse anúncio de 19/04/1992

Imagem


De qualquer maneira, eu acho bem possível que tenham sido lançados em Dezembro de 1991, conforme dizia a reportagem, que é a melhor época do ano para as vendas da empresa. Contudo, veja que na própria reportagem eles dizem que a Tectoy "está derramando no mercado (de agora até janeiro) uma batelada de cartuchos".

Não há como saber aquilo que saiu realmente em dezembro ou janeiro. Ou até mesmo em fevereiro. Mas isso é um bom indício que o anúncio de algum lançamento da Tectoy parece sempre ter um atraso. E talvez esses anúncios de jornais indiquem isso.
Editado pela última vez por tisurame em Ter Set 05, 2023 6:50 pm, em um total de 1 vez.
tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por tisurame »

Jair escreveu: Ter Set 05, 2023 6:18 pm Eu acho que é importante manter a lista fornecida pela Tectoy por ser considerada uma fonte "oficial" mesmo que controversa. Mas podemos criar uma lista paralela e manter as duas andando lado a lado, com uma explicação do que cada uma significa. Se você quiser tocar esse projeto tisurame eu estou disponível para atualizar o wiki, ou de repente no futuro você mesmo pode atualizá-lo. O que acha?
Eu acho uma boa, mas a lista da Tectoy é pura desinformação. São muitos jogos que estão lá com datas que antecedem até mesmo o lançamento norte-americano e japonês. E que são contraditórias com reportagens divulgadas naquela época.

Não é porque veio da Tectoy que deve ser considerado algo de qualidade (ou mesmo que seja "oficial" pode estar completamente errada).

E se está notoriamente errada, como é o caso, não faz sentido divulgá-la na página do jogo nem como "versão alternativa".

De qualquer maneira, a listagem da Tectoy é muito útil. As datas podem estar erradas, mas é possível calcular uma margem de erro e verificar quais jogos foram lançados naquela mesma data.

Tenho convicção que a data da Tectoy deveria ficar de fora da página porque dados errados irão virar desinformação no futuro. Se alguém futuramente fizer um livro sobre o assunto, há um risco de usarem a data da Tectoy ao invés da data correta.

Atendida essa condição, eu tenho interesse em atualizar o Wiki.
tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por tisurame »

DrasgonDigger escreveu: Ter Set 05, 2023 3:19 pm A Tectoy lançava as datas antes mesmo dos jogos serem lançados.

Outros jogos eram lançados uma data de referência.

Tinha jogo que era anunciado e nem tinha sido lançado ainda.

Alguma tinham data modificada qdo era alterado qualquer coisinha na caixa, cartucho, etc...

Eles davam preferência para lançar produtos perto de datas comemorativas como dia das crianças e natal, e muita coisa já havia sido lançada na lista e disponibilizado meses depois para venda.

Bem possível que a Tectoy recebia antecipadamente a lista de jogos que ainda seriam lançados nos EUA por exemplo, e eles lançavam a data que eles recebiam a lista.

Era uma salada.
Bom saber disso. Mesmo lá fora é difícil saber as datas. Parece que só no Japão é organizado.

Por exemplo, eu fui conferir a data de lançamento de Shadow Dancer: The Secret of Shinobi nos EUA e a referência usada pelo site Sega Retro para determinar o lançamento em dezembro de 1990 é esse post aleatório de um carinha qualquer na Usenet, indicando que encontrou à venda na área dele em Los Angeles.

https://groups.google.com/g/rec.games.v ... 399PAfOlcJ

Aliás, uma curiosidade sobre esse jogo é que o anúncio do jornal (publicado em 10-10-1991) mostra uma capa diferente daquela que foi lançada aqui no Brasil, que inclui o título "Shadow Dancer".

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por Jair »

tisurame escreveu: Ter Set 05, 2023 6:49 pm
Tenho convicção que a data da Tectoy deveria ficar de fora da página porque dados errados irão virar desinformação no futuro. Se alguém futuramente fizer um livro sobre o assunto, há um risco de usarem a data da Tectoy ao invés da data correta.

Atendida essa condição, eu tenho interesse em atualizar o Wiki.
Então, mas a datas consideradas corretas ainda seriam presumidas, baseadas em artigos de jornais ou anúncios de lojas. Para uma parcela dos jogos talvez até deveríamos mudar a nomenclatura para "Data aproximada de lançamento" ou algo semelhante.

Na minha visão cada jogo teria sua própria sub página (por exemplo https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/N ... lançamento) onde seriam exibidas as evidências que nos ajudaram a chegar naquela data específica, e onde também poderíamos comentar a data da lista da Tectoy. As evidências por si próprias demonstrariam por que chegamos naquela conclusão. É claro também mudaríamos a página da lista da Tectoy adicionando um tipo de aviso esclarecendo por que ela não deve ser considerada verdade absoluta.

Isso é um trabalho monstro que requer muita pesquisa e desenvolvimento das páginas, mas muito legal.

Aliás bela imagem dessa capa de shadow dancer, ela só reforça que a Tectoy distribuia artes ainda em desenvolvimento para as editoras.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por tisurame »

Jair escreveu: Qua Set 06, 2023 2:23 am
tisurame escreveu: Ter Set 05, 2023 6:49 pm
Tenho convicção que a data da Tectoy deveria ficar de fora da página porque dados errados irão virar desinformação no futuro. Se alguém futuramente fizer um livro sobre o assunto, há um risco de usarem a data da Tectoy ao invés da data correta.

Atendida essa condição, eu tenho interesse em atualizar o Wiki.
Então, mas a datas consideradas corretas ainda seriam presumidas, baseadas em artigos de jornais ou anúncios de lojas. Para uma parcela dos jogos talvez até deveríamos mudar a nomenclatura para "Data aproximada de lançamento" ou algo semelhante.

Na minha visão cada jogo teria sua própria sub página (por exemplo https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/N ... lançamento) onde seriam exibidas as evidências que nos ajudaram a chegar naquela data específica, e onde também poderíamos comentar a data da lista da Tectoy. As evidências por si próprias demonstrariam por que chegamos naquela conclusão. É claro também mudaríamos a página da lista da Tectoy adicionando um tipo de aviso esclarecendo por que ela não deve ser considerada verdade absoluta.

Isso é um trabalho monstro que requer muita pesquisa e desenvolvimento das páginas, mas muito legal.

Aliás bela imagem dessa capa de shadow dancer, ela só reforça que a Tectoy distribuía artes ainda em desenvolvimento para as editoras.
Usar "data aproximada de lançamento" é uma boa ideia. Mas desde que seja uma data única, baseada nas evidências encontradas. Daí clicando nessa data poderia levar a uma página específica onde seriam exibidas as evidências que apontam para aquela data específica, podendo ser incluída a data da Tectoy como referência.

Claro que por "data" devemos colocar apenas mês e ano, porque fazer estimativa de dia é algo impossível.

Tenho interesse em colocar em prática esse projeto. Como fazer para fazer essas inclusões no site?
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por Jair »

Com qual jogo você pretende começar? Me mande uma msg em MP e vamos continuar conversando. Seria legal criar um template no google docs de como seria a página de lançamento.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Re: Lista de lançamentos da Tectoy não é confiável

Mensagem por tisurame »

Jair escreveu: Qua Set 06, 2023 6:32 pm Com qual jogo você pretende começar? Me mande uma msg em MP e vamos continuar conversando. Seria legal criar um template no google docs de como seria a página de lançamento.
Eu pretendia fazer por ordem cronológica, mas Toejam & Earl é um bom jogo para começar porque há material conflitante que pode servir de base para um modelo.

Vou te mandar uma mensagem.
Responder