Você conhece o obscuro game de Mega Man para o DOS?

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Você conhece o obscuro game de Mega Man para o DOS?

Mensagem por Sonymaster »

Pouca gente sabe, mas Mega Man teve uns jogos bem obscuros lançados para o DOS. E foi logo durante os seus primeiros anos de vida, em 1990, três anos após a sua estreia de grande sucesso no NES. Talvez você não conheça este game, pois ele sempre figura listas por aí de piores ports para PC da história, como nesta lista da PC Gamer.



Mas mais curioso do que o port em si, é a sua história. Afinal, estamos falando de um game que teve um desenvolvimento incomum, uma situação inusitada e não contou com a participação de nenhum criador dos games originais. O responsável pelo port é Steve Rozner, que em The Untold History of Japanese Game Developers contou um pouco da história.



Imagem



O port em si, foi licenciado pela Capcom para ele, que fez sozinho o game para o DOS. Rozner, naquela época, era responsável por fazer o port pra o Commodore 64 de Street Fighter (o primeiro), e depois desenvolveu, com a Riggs International, o game Pocket Rockets. Este era o seu estúdio, que tinha ele como único funcionário.



Neste contexto, Rozner começou a fazer o port do Mega Man para PC por conta própria, enquanto a Capcom USA planejava incorporar este estúdio para projetos futuros. Mais tarde ele deixou a Capcom, mas recebeu permissão para seguir com o seu port de Mega Man. O curioso é que este acordo não contava com nenhuma cláusula e nenhuma restrição. Apenas estava claro que o game deveria ser feito para DOS.



Imagem



Vamos imaginar algo rápido aqui, para ter noção do que isso significa. Seria mais ou menos parecido como alguém que trabalhou na Ni***ndo, sair da empresa e ter permissão de fazer um jogo do Mario do jeito que lhe desse na tela, para PC.



Mas, se Rozner tinha permissão de fazer um jogo do Mega Man, por outro lado ele não possuía mais nenhum arquivo ou ferramenta de dentro da Capcom para produzir o game. Então, a solução encontrada foi a seguinte: “Eu só fiz o que queria, já que amava tanto os jogos Mega Man de NES“, conforme disse o próprio na entrevista.



Imagem



O game conta com três chefes: Voltman, Sonicman e Dynaman. O game não tem música, contando apenas com os efeitos sonoros dos computadores daquela época, e várias limitações, que seriam mais do que esperados em um jogo feito por uma pessoa só, sem nenhum suporte da dona dos direitos. Mas, Rozner não desistiu e chegou a fazer outro game do personagem, desta vez com a ajuda de seu irmão William: Mega Man 3.







Isso, o 3, e pulando mesmo o 2. Isso aconteceu, de acordo com Rozner, porque a Capcom USA, que licenciou novamente o game para DOS, queria reaproveitar a arte do Mega Man 3 de NES, para facilitar a logística. Os irmãos Rozner trabalharam ainda com games nos anos 90, e continuariam a trabalhar com jogos Mega Man, portando jogos da série Mega Man X para o PC, agora sob o nome de Rozner Labs.



A entrevista completa pode ser conferida aqui. E o game, que até pouco tempo atrás era considerado um jogo perdido, pode ser encontrado no MyAbandonware.



Fonte: Arkade
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Você conhece o obscuro game de Mega Man para o DOS?

Mensagem por DrasgonDigger »

Top essa matéria.

Parabéns.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
joeyunderwood
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jun 14, 2023 7:06 am

Re: Você conhece o obscuro game de Mega Man para o DOS?

Mensagem por joeyunderwood »

Faz muito tempo que não vejo esse jogo :lol:
Responder