Corrigiram um dos principais problemas do SNES

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Corrigiram um dos principais problemas do SNES

Mensagem por Sonymaster »

O Super Ni***ndo, assim como qualquer outro videogame, passou por revisões durante o seu ciclo de vida. Mesmo sem mudanças de design, é comum que os consoles tenham componentes modificados, reduzidos em nome do custo de produção, ou que passem por um realinhamento interno de seus componentes.



Mas no caso dos 16-bits da Ni***ndo, um ponto em questão fez diferença, ao menos para quem tem o olhar mais apurado. Tanto o Super Ni***ndo quanto o Super Famicom foram lançados com dois chips de vídeo, o que deixavam o sinal um pouco desfocado.



Imagem



Em 1995, no entanto, o problema foi resolvido, uma vez que a Ni***ndo revisou o videogame, que vinha agora com apenas um chip de vídeo. Foi aí que nasceu a designação “1CHIP” e “2CHIP”, mais falada no mundo dos colecionadores e entusiastas.



Os consoles “2CHIP” também passaram por revisões ao longo dos anos, mas o “1CHIP” de 1995 é quem, de fato, traz a melhor imagem possível. E também é o que faz com que tais consoles sejam os preferidos dos entusiastas e, por isso, tenham maior valor de venda no mercado retrô.



Mas um engenheiro conhecido no mundo dos games antigos, Voultar, criou um mod que busca resolver este problema, nos consoles 2CHIP. Voultar é o mesmo cara que se propôs a resolver o problema dos Wii U brickados após ficarem anos sem uso.







O mod recebeu o nome de SNES 2CHIP Edge Enhancer e é resultado de muita pesquisa sobre o console da Ni***ndo. Ele literalmente “virou o console do avesso” para descobrir como ele foi construído, para investigar os motivos que fizeram com que o console tivesse problemas com a nitidez.



Para corrigir o problema, é preciso fazer solda em uma instalação simples de 5 fios, que pode ser feito por qualquer pessoa que tenha um mínimo de habilidade com um ferro de solda. A peça suporta todas as variantes do Super Ni***ndo 2CHIP. Voultar deixa claro que sua solução é uma correção de hardware e não um filtro que amplifica o vídeo.



Um exemplo da modificação pode ser visto aqui:



Imagem



Além disso, o engenheiro deixa claro que esta solução é relevante, mas não a definitiva, afinal o Super Ni***ndo tem sinal de vídeo analógico, o que faz com que consoles específicos possam ter problemas vindos de outras fontes.



Fonte: Arkade
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Corrigiram um dos principais problemas do SNES

Mensagem por Zillion »

Interessante, resta saber por quanto será comercializado no futuro...
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Responder