Os primeiros campeonatos de videogame da história.

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Os primeiros campeonatos de videogame da história.

Mensagem por Sonymaster »

Em 1966, Steve Russell criou uma versão de Spacewar! para o PDP-6 do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford. O jogo evoluía conforme hardwares mais modernos chegavam ao laboratório, culminando em um novo sistema do jogo desenvolvido por programadores de Stanford.



Imagem



Em 1970, quando a Universidade de Stanford se conectou a ARPANET – a rede precursora da internet -, o jogo foi distribuído de maneira gratuita através da rede. Portanto, o jogo também foi o primeiro jogo online da história.



Embora popular, no início dos anos 1970, Spacewar! era ainda preterido por outras atividades esportivas do laboratório em Stanford. Entretanto, tudo isso mudou em outubro de 1972, quando a revista Rolling Stone patrocinou as “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar!”, evento que se tornaria o primeiro campeonato de games da história.



A versão do jogo utilizada no campeonato foi modificada para permitir que até cinco pessoas jogassem simultaneamente em seis telas diferentes, além de contar com novos recursos.



“A primeira ‘Olimpíada Intergalática de ‘Spacewar‘ ocorrerá aqui na quarta-feira, 19 de outubro, às 20 horas. O prêmio principal será uma assinatura anual da revista ‘Rolling Stone’. O evento de gala terá cobertura do repórter esportivo da Rolling Stone, Stewart Brand, com fotografias feitas por Annie Liebowitz. Cerveja Grátis!”, dizia o flyer anunciando o primeiro campeonato de games.



Imagem



Mesmo com a possibilidade de outros eventos anteriores, o que atesta o fato deste ser o primeiro campeonatos de games da história é o fato do registro público feito pela Rolling Stone.



Em uma época pré-imprensa de videogames, o artigo da Rolling Stone é uma prova dos anos da cultura hippie californiana e sua influência no jornalismo cultural. Portanto, o evento, além de marcar o início dos esports, também representa o nascimento de uma imprensa especialista em tecnologia.



“Preparados ou não, de qualquer forma os computadores chegarão às pessoas. Isto é uma boa notícia, talvez a melhor desde as drogas psicodélicas”, diz a abertura do artigo escrito por Stewart Brand.

O primeiro campeonato de games teve três modalidades de competição: Free-For-All, 1×1 e em duplas. Os vencedores foram Bruce Baumgart, no modo Free-For-All, Slim Tovar e Robert E. Mass em duplas. Tovar também venceu a modalidade 1×1.



Imagem



Os vencedores levaram para casa uma assinatura anual da Rolling Stone, mas o legado do evento seria imprescindível.



Legado do primeiro campeonato de games da história

“Cinco jogadores. Esse é o número dos primeiros confrontos para se familiarizar com as Olimpíadas de Spacewar, organizadas por mim e patrocinada (cerveja e premiação) pela Rolling Stone”, informa o trecho de abertura da matéria de Stewart Brand sobre o primeiro campeonato de games.



Imagem



Certamente, pelo texto, Brand tinha alguma noção sobre a importância história do que estava acontecendo e o que isso significaria para o futuro do entretenimento. No entanto, é muito provável que ele não poderia prever que aquilo se tornaria algo gigantesco, com premiações milionárias, centenas de competidores e cobertura ampla pela imprensa.



Aliás, nem os vinte participantes daquele evento que ocorreu há quase 50 anos não poderiam prever estarem criando uma nova modalidade esportiva, que movimenta milhões de dólares anualmente e transformou várias indústrias. Stewart Brand afirma, contudo, notar, à época, uma postura de “atletas” entre os competidores daquele evento que ocorreu em 1972.



A versão original de Spacewar! No PDP-1 está Museu da História do Computador, na Califórnia, e os visitantes podem jogá-lo no primeiro e terceiro sábado do mês.



Além disso, Spacewar! é considerado pelo livro dos recordes como o primeiro jogo multiplataforma da história.



Muito antes dos jogos eletrônicos se tornarem uma febre esportiva e receberem o nome de eSports, na década de 1980 já eram disputados os primeiros campeonatos de videogame do mundo. Nada de arenas lotadas, equipes sofisticadas e premiações de cifras extravagantes. Bem diferente dos dias atuais, as disputas há quase quatro décadas eram feitas em fliperamas.



Engana-se, porém, quem pensa que se tratava apenas de uma diversão de aficionados por games. Em 1983, o torneio que sagrou o primeiro campeão mundial de videogame reconhecido pelo Guinness Book durou dois dias e foi exibido posteriormente pela emissora ABC. A competição foi chamada de “North American Video Game Olympics” e contava com alguns dos clássicos da “Era de Ouro” dos fliperamas: “Frogger”, “Millipede”, “Joust”, “Super PAC-Man” e “Donkey Kong Jr.”



Imagem



A disputa também contava com peculiaridades bem distintas dos tempos atuais. Três finalistas de um total de 19 participantes tiveram que passar por uma espécie de “desafio” para buscar o título. Eles tinham que comprovar suas habilidades em cinco jogos distintos, passando em sequência por cada um deles após atingir uma determinada pontuação. Ben Gold, com 16 anos à época, sagrou-se vencedor ao completar a missão 15 segundos antes dos concorrentes. Como prêmio, os finalistas ganharam assinaturas gratuitas das revistas Playmeter, Replay e Joystick. Em 2010, Gold entrou para o Hall da Fama do Videogame e opinou sobre o futuro das competições dos jogos eletrônicos.



“Acho que seria interessante se um dia nós tivéssemos uma grande liga como a NFL, NBA ou MLB. Temos muitas ligas diferentes. Vejo que há muito potencial, mas acho que elas deveriam se agrupar”, disse Gold, 27 anos depois de sua conquista.







Esse, no entanto, não é o único a reivindicar o posto de primeiro torneio de videogame. Em 1980, a Atari, pioneira em jogos eletrônicos, havia organizado um campeonato de “Space Invaders” que contou com cerca de 10 mil participantes.



E não para por aí. Antes disso, em outubro de 1972, a Universidade de Stanford promoveu uma competição do jogo “Spacewar” com os estudantes. O prêmio para o vencedor foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone, que, inclusive, dedicou amplo espaço para o assunto na edição de 7 de dezembro daquele ano. Ainda longe de imaginar a transformação dos games em uma modalidade esportiva, a publicação anunciava:



“Prontos ou não, os computadores estão chegando às pessoas.”



Quase 50 anos após essa experiência, é possível garantir que não só os computadores, mas também os games chegaram e conquistaram espaço com competidores e torneios regulares ao redor do mundo.



Atualmente, o eSports conta com uma legião de fãs. Os competidores, já com status de atletas profissionais, e os campeonatos vêm ganhando cada vez mais popularidade. No Brasil, por exemplos, emissoras de TV já dedicam espaço à modalidade com transmissão de programas e eventos ao vivo. Nos últimos meses, chegou até a se discutir a inclusão da modalidade entre as competições dos Jogos Olímpicos.



Desde os precursores nos fliperamas, os torneios de games mudaram bastante. E, não há dúvida, que todos os caminhos levam para uma nova fase.



Já em 1974, a SEGA fez uma competição de jogos eletrônicos de arcades no Japão com o objetivo de promover seus jogos. Essa competição se espalhou em mais de 300 locais por todo o japão, e os 16 finalistas se juntaram no Tokyo´s Hotel Pacific. Essa foi a primeira vez que uma competição do gênero foi anunciada em rádio e TV, sendo que os prêmios eram aparelho de videotape, TV a cores e rádios.



Imagem



Em 1977, foi a vez da Gremlin Industries (um ano antes de ser adquirida pela SEGA), promover um torneio do jogo Hustle nos Estados Unidos com a regra de “Melhor de 3”. Foram mais de 1.300 jogadores, e os sete primeiros colocados ganharam prêmios em dinheiro.



Imagem



Em 1980, com o gigantesco sucesso de Space Invaders, a Atari fez um campeonato contando com cerca de 10 mil participantes.No entanto, o “Electronic cirus”, de 1983, que transmitia ao vivo as partidas de videogames, e chegou a ser publicado em revistas importantes como a Life e a Time são considerados os precursores do e-Sports como entendemos hoje.



Imagem



Em 1982, surgiu o primeiro campeonato televisivo nos Estados Unidos chamado de Starcade, onde as pessoas competiam umas com as outras e, quem tivesse a maior pontuação, ganhava prêmios. Foram 133 episódios.







Já em 1984, a Konami e a Centuri fizeram uma competição internacional do jogo Track & Field, pioneiro entre os jogos de olimpíadas, reunindo mais de um milhão de jogadores entre os Estados Unidos e Japão. Devido a extensão do evento, ele entrou no Guiness Book de 2016 como “a maior competição organizada de videogames de todos os tempos”.



Imagem



No dia 8 de março de 1990 iniciava-se o evento que ficaria conhecido como o maior campeonato gamer de toda a história, o Ni***ndo World Championships. Nove cidades ao longo de todos os Estados Unidos tiveram disputas entre centenas de jogadores, que tinham como objetivo comum chegar a grande final, em Los Angeles, a ser realizada no Star Trek Theater (onde hoje fica o Cinema 4D), na Universal Studios.



Imagem



O campeonato era parte de um grande festival que a Ni***ndo estaria promovendo, o Ni***ndo Power Fest, o qual aconteceria depois de serem selecionados noventa jogadores, divididos em três grupos de diferentes idades: o grupo dos maiores de 18 anos, dos menores de 11 anos e também o de faixa etária entre 12 e 17 anos, cada grupo com 30 competidores. Na grande final, o vencedor de cada um dos três grupos receberia uma premiação de US$10.000, um Geo Metro (carro lançado em 1990 nos EUA), uma televisão de 40" e um troféu de ouro. O restante dos finalistas recebeu um prêmio de consolação de US$1.000 e um troféu de prata.



Além de suas premiações, cada jogador participante das finais ficou com uma cópia das fitas utilizadas durante a competição, peça rara que hoje em dia vale uma grana preta, no entanto, existe também uma outra fita em comemoração ao NWC de 1990, que foi distribuída aleatoriamente pela revista Ni***ndo Power, a fita dourada do campeonato, que teve 26 cópias fabricadas.



Imagem



25 anos depois um novo campeonato mundial foi organizado pela Ni***ndo, o Ni***ndo World Championships 2015, que aconteceu em junho deste ano. Quem ainda não conhecia, hoje vai conhecer este grande evento que não faz parte apenas da história da sua organizadora, mas sim parte da história dos games.



Ni***ndo Power Fest

Ao ranger de portões abrindo, uma manada de crianças, jovens e adultos encheram os salões do Star Trek Theater da Universal Studios no dia 7 de dezembro de 1990, todos estavam loucos para testar os próximos lançamentos que a Ni***ndo estaria trazendo no futuro, jogar os games da empresa que mais gostavam e, principalmente, descobrir quem seria o grande vencedor da Ni***ndo World Championships 1990.



Imagem



Entre os principais lançamentos que estariam presentes para o Ni***ndo Entertainment System, estavam alguns dos jogos que hoje podem ser considerados pertencentes a uma digna lista de melhores jogos para a plataforma como, por exemplo, Castlevania III: Dracula's Curse. Outros games já icônicos do console também estavam presentes e ao todo 18 desenvolvedoras estavam promovendo seus produtos.







Sem muito tempo a perder, todos se amontoaram em frente ao palco principal do teatro, era chegada a hora de iniciar o NWC, que aconteceria durante os três dias de evento.



Finalmente, o Ni***ndo World Championships

As regras da final eram basicamente as mesmas da fase de seleção, cada jogador teria um tempo total de 6 minutos e 21 segundos para completar três objetivos em três jogos: em Super Mario Bros o jogador tinha que pegar 50 moedas no menor tempo possível, em Rad Racer o objetivo era vencer a primeira corrida do game no menor tempo possível e em Tetris o desafio era conseguir o maior número de pontos possível no que lhe havia sobrado do tempo total. Um percurso que até parece fácil, mas quando se tem outros 89 competidores viciados em NES do seu lado, cada milésimo de segundo é valioso.



A cada dia do evento novas fases iam eliminando cada vez mais jogadores, deixando apenas os melhores para o último e decisivo dia do campeonato, dois em cada categoria. Os grandes vecedores, em finais emocionantes, mostraram o quão bons eram e o quão grande era o seu amor pela Ni***ndo, no entanto, nenhum deles ficou tão conhecido quanto Thor Aackerlund, considerado o "Deus do Tetris" do seu tempo, não apenas por ter vencido a sua categoria entre 12 e 17 anos levando o prêmio máximo de US$10.000, mas também por vencer Jeff Hansen (ganhador da categoria menor de 11 anos) e Robert Whiteman (vencedor da categoria maior de 18 anos) em uma disputa recreativa entre os campeões.



Os cartuchos dourados dos sonhos

A Ni***ndo Power era uma conceituada revista que tinha suas publicações voltadas principalmente para os produtos da Ni***ndo, entrando em circulação em julho de 1988. Ela pertencia oficialmente à desenvolvedora e acabou sendo descontinuada em dezembro de 2012, quando teve seu volume 285 publicado. Foi esta revista a responsável por distribuir as peças que hoje são consideradas o maior item que um colecionador de jogos pode ter, os cartuchos dourados da Ni***ndo World Championships de 1990.



Na publicação de divulgação da promoção, os 26 cartuchos viriam com uma etiqueta vermelha estampando o logo da NWC, no entanto, devido a alguns problemas na fabricação dos mesmos, as fitas vinham apenas com um logo do evento recortado a mão e colado com uma cola escolar. Existem rumores de que a distribuição foi apressada demais e o pouco tempo para fabricação das peças não foi o suficiente para a etiqueta completa ser colada, obrigando a equipe da Ni***ndo Power a imprimir, recortar e colar meros pedaços de papel sobre os cartuchos.



Imagem



Por muitos anos a maioria destas fitas estiveram perdidas, muito provavelmente guardadas nas enormes garagens de entulhos que os americanos costumam ter, no entanto, depois do leilão de uma de suas cópias arrecadar mais de US$100.000, outras poucas foram vistas a venda em mercados online, porém, o número de cartuchos que hoje sabe-se da existência não chega nem a 10 pelo mundo todo.



Uma das poucas cópias "sobreviventes" apareceram no programa Pawn Stars (Trato Feito aqui no Brasil), do History Channel, reavivando o assunto e fazendo algumas cópias saírem das caixas de tralhas de seus donos. O colecionador em questão era Pat Contri, que tem uma das maiores coleções de jogos do NES no mundo, e neste episódio da série americana ele tentou vender não apenas a sua versão dourada do cartucho, mas também um dos utilizados nas disputas do próprio campeonato!



Imagem



Houveram outros campeonatos da Ni***ndo como o Campus Challenge (1991 e 1992) e o Ni***ndo PowerFest ’94 (1994), disputados no Super Ni***ndo, no entanto, nenhum foi tão aguardado quanto a volta do Ni***ndo World Championships, que teve sua final no dia 14 junho de 2015.







Foi o que consegui pesquisar pessoal, se alguém tiver mais conhecimento de campeonatos antigos, só postar aqui, eu sei que tem do Odyssey no brasil, e o campeonato da Nescau e tudo mais.



Fontes: Hardware - Yahoo - Gamehall - Oficina da Net
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Os primeiros campeonatos de videogame da história.

Mensagem por Zillion »

Top, não lembro de nenhum campeonato em especifico. Lembro de alguns programas infantis de televisão que faziam algumas brincadeiras e concursos e geralmente os prêmios eram Bicicletas, Vídeo Games e o cobiçado Pense Bem, que pela propaganda que faziam imaginava-se um "S**y Vaio" vindo do futuro, na época. :mrgreen:
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Responder