Osu! Tatakae! Ouendan - A excelente série de jogos rítmicos que nasceram e morreram no DS

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1312
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Osu! Tatakae! Ouendan - A excelente série de jogos rítmicos que nasceram e morreram no DS

Mensagem por overday »

O ano era 2004 e o mundo recebia o então novíssimo Ni***ndo DS, primeiro portátil da empresa após a família Game Boy e que trazia como novidade (ou uma delas) a tela sensível ao toque. Esse "gimmick" acabou se tornando mais uma maldição do que uma bênção, com a maioria dos jogos implementando funcionalidades de toque "por obrigação", mas um dos primeiros jogos do console usou a funcionalidade de forma excepcional: a pequena iNiS corporation que trouxe um jogo rítmico como nunca havia sido possível. Ali nascia Osu! Tatakae! Ouendan.

Imagem

Confesso que quando o DS saiu, ele não me chamou atenção. Foi então um dia em que no antigo site da IGN eu baixei por acaso um vídeo (sim, antes de Youtube e streaming fácil, tinha que baixar o vídeo do site e depois assistir no PC, normalmente arquivos MOV ou RMVB pra assistir no velho Quicktime) de um jogo japonês que eu nunca tinha ouvido falar e fiquei hipnotizado com o gameplay. Naquele dia eu me convenci a comprar um DS e não me arrependo, Ouendan foi um dos primeiros jogos que joguei e certamente o que acumulo mais tempo de jogo no console até hoje.

O jogo é "bem japonês", no sentido de que provavelmente só quem é do Japão entende o contexto do negócio. Basicamente lá existe o Ōendan, que é um tipo de cheerleader masculino, um grupo que faz performances motivacionais.



O jogo usa isso como cenário, onde você faz parte de um grupo "profissional" de Ōendan que recebe pedidos de ajuda de pessoas nas mais diferentes e bizarras situações (como ajudar um menino a não fazer mais xixi na cama, por exemplo) e deve ajudá-las a superar seus desafios com o seu ritmo. A historinha vai se passando nas telas em estilo mangá e mesmo quem não entende patavinas do que está se passando vê que as histórias são engraçadas e bizarras.

O gameplay é totalmente dependente da tela ao toque, razão pela qual o DS foi de fato o primeiro portátil onde esse tipo de jogo seria possível. No ritmo da música vão aparecendo sequencias de bolinhas na tela que você deve tocar ou arrastar por um trilho, quanto maior a dificuldade do modo e/ou da música, mais rápido deve ser a sua reação e mais bolinhas aparecem. Quanto mais perfeito for o toque (mais próximo do ponto em que a borda da bolinha se fecha), mais pontos ganha. Se errar muito, a barrinha na tela vai descendo e você falha se chegar ao mínimo. O negócio é muito viciante, eu me acostumei a jogar na dificuldade maior e o jogo vai muito na memória muscular, já que nem dá tempo de pensar.

Contrariando todas as expectativas, embora seja muito voltado à realidade japonesa, foi um dos jogos de DS mais importados por ocidentais. Isso chamou a atenção da Ni***ndo e da produtora, que logo trataram de lançar uma versão ocidental sob o título de Elite Beat Agents, com a mesma premissa mas uma história diferente, músicas ocidentais e todo em inglês. Não fez tanto sucesso. Pouco depois foi lançada no Japão uma sequencia verdadeira, com o nome Moero! Nekketsu Rhythm Damashii Osu! Tatakae! Ouendan 2, que era mais parecido com o original porém trazia mais músicas e modo online.

Infelizmente depois disso, a série morreu. Nada foi lançado para o 3DS nem para o Switch. O mais próximo de algo no mesmo estilo foi a série da Square, Theatrhythm Final Fantasy, que é um tanto inspirada em Ouendan porém só com músicas do universo Final Fantasy.

A versão ocidental, Elite Beat Agents, possui apenas músicas famosinhas ocidentais (como Rolling Stones, Madonna, Village People, etc), enquanto os dois Ouendan são totalmente formados de músicas japas, não faço ideia do quão famosas são essas músicas/artistas, só sei que a grande maioria é bem hipnotizante mesmo se não entender uma sílaba das letras. Lembro que há uns anos em uma época em que o trabalho estava meio monótono eu montei no Youtube duas playlists e procurei vídeos de todas as músicas dos dois jogos sendo cantadas pelos artistas originais, pra eu ver a "cara" que cantava as músicas eu havia ouvido tantas e tantas vezes (embora no jogo sejam versões cover), e muitos dos vídeos são bem engraçados, japonês tem um talento natural pra fazer algumas coisas bem toscas :-D

Eu estava com saudade desses jogos então resolvi escrever algo sobre eles, por isso fiz o tópico. Se alguém tem DS e nunca jogou, aconselho tentar, depois da barreira inicial pra aprender o jogo, é muito viciante. Abaixo estão vídeos de todas as fases do jogo e o respectivo vídeo "real" que eu achei de cada música, algumas foram difíceis de achar então fiz o melhor possível a:lol:a

OBS: A equipe que você controla varia de acordo com o nível de dificuldade. O modo easy conta com uma equipe de jovens inexperientes, o normal é com a equipe "adulta", que tem como líder o cara da capa do jogo, o hard são uns caras experientes e no very hard você fica com uma equipe de cheerleaders, por isso na maioria dos vídeos são elas que aparecem, já que eu busquei vídeos de gameplay da dificuldade mais alta.

Osu! Tatakae! Ouendan
► Exibir Spoiler

Moero! Nekketsu Rhythm Damashii Osu! Tatakae! Ouendan 2
► Exibir Spoiler


OBS: Lembrei de um vídeo que vi há alguns anos, um cara fez um documentário sobre a série, suas origens, comentários dos produtores e tal, bem interessante. Fica aí como dica ;)

Editado pela última vez por overday em Dom Fev 05, 2023 1:21 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Osu! Tatakae! Ouendan - A excelente série de jogos rítmicos que nasceram e morreram no DS

Mensagem por Jair »

Bem interessante, eu nunca nem toquei em um nds, direto fico pensando em pegar um já que hoje em dia não é caro.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Osu! Tatakae! Ouendan - A excelente série de jogos rítmicos que nasceram e morreram no DS

Mensagem por Zillion »

Esse jogo eu não conhecia, peguei um DS faz um tempão ainda quando era viável comprar algo no eBay, se não me engano saiu umas 1oo pratas, tenho poucos jogos dele, preciso comprar aquele flashcard pirata futuramente.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Osu! Tatakae! Ouendan - A excelente série de jogos rítmicos que nasceram e morreram no DS

Mensagem por Odin »

Jair escreveu: Sáb Fev 04, 2023 7:35 pm Bem interessante, eu nunca nem toquei em um nds, direto fico pensando em pegar um já que hoje em dia não é caro.
Se for barato aproveite, vá atrás de um R4 também e seja feliz, eu não conhecia o DS até 2015, mas depois que comprei o meu em 2015 descobri que era um console incrível, um dos mais criativos que já joguei :mrgreen:

Mas sobre o jogo, esse não cheguei a conhecer, vou dar uma olhada nele.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1312
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Osu! Tatakae! Ouendan - A excelente série de jogos rítmicos que nasceram e morreram no DS

Mensagem por overday »

Jair escreveu: Sáb Fev 04, 2023 7:35 pm Bem interessante, eu nunca nem toquei em um nds, direto fico pensando em pegar um já que hoje em dia não é caro.
DS hoje é muito barato, se não for o modelo original (ou seja, se for um Lite ou DSi) vale a pena. Como foi um console de muito sucesso, todo mundo queria fazer jogo pra ele então a grande maioria dos jogos é puro lixo mas tem muita coisa legal também.

Isso sem falar que flashcarts pro DS sempre foram muito baratinhos.
Responder