Rad Mobile - O jogo de 1990 em que o Sonic apareceu antes mesmo da sua estreia em 1991.

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Rad Mobile - O jogo de 1990 em que o Sonic apareceu antes mesmo da sua estreia em 1991.

Mensagem por Sonymaster »

Sonic the Hedgehog estreou em 1991, e desde então se tornou um dos grandes nomes dos games. O peso do seu impacto é fácil de perceber: foi um adversário de peso para o Mario, e garantiu à SEGA muita munição na famosa “guerra de consoles” travada com a Ni***ndo, nos anos 90. Entretanto, o personagem já havia aparecido oito meses antes de sua estreia, em um outro jogo. De forma discreta, mas apareceu.



O jogo em questão é o Rad Mobile, que chegou nos arcades do Japão em outubro de 1990, ou seja, oito meses antes do junho de 1991 que marca o primeiro game do azulão para o Mega Drive. O game vinha já com o prestígio embarcado de Out Run, emprestando até o conceito de trazer várias ideias de estradas dos EUA, além das bifurcações na pista, com a diferença de que aqui os adversários são outros pilotos, e não o tempo.



Imagem



Antes mesmo de jogos como Need for Speed colocar a perseguição policial como gameplay, este game já propunha algo neste sentido, e, muito a frente do que existia em seu tempo, o clima e a hora do jogo podiam mudar, e como a visão era a do volante, o jogador teria que ligar para-brisa ou faróis. Lembrando: estamos falando de um jogo de 1990.



E, entre tanta coisa interessante, havia ainda uma pequena, mas importante decoração. Pendurado no retrovisor, temos ele, Sonic “o porco-espinho” fazendo a sua estreia em uma tela de videogame, justamente em um game que tinha, também, a velocidade como fator principal. A presença do personagem tem uma razão muito simples: marketing.



Sonic começou a ser desenvolvido, tanto como jogo quanto como personagem, em meados de 1990. E próximo ao lançamento de Rad Mobile, com o personagem já definido pelos desenvolvedores, a SEGA achou que era uma boa ideia já começar a apresentar o personagem ao público, até para testar uma reação, mesmo que tímida. Afinal o personagem é apenas uma decoração, sem ser relevante para o jogo.



A Sonic Team, que estava fazendo o game, concordou e o personagem foi parar no retrovisor. Apesar de simples, é interessante ver como o “boneco” se movimenta, girando em círculos, dando o efeito desejado para qualquer decoração deste sentido. Mas serviu, e muito, para marcar a estreia do personagem para o grande público, além de marcar a estreia da SEGA no mundo 32-bits, já que este é o primeiro jogo a usar a System32.







Em 1994, quando o Saturn foi lançado, o jogo recebeu uma versão, mas chamado de Gale Racer. Rad Mobile ficou no “esquecimento gamer”, não aparecendo em relançamentos e em coisas do tipo. E olha que a SEGA já passou, e muito, da hora de lançar uma coletânea focada em seus jogos de corrida. Mas Sonic, o personagem que era apenas um enfeite destas corridas, seria imortalizado anos depois, sendo um dos personagens mais importantes da história dos videogames.



Fonte: Arkade
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Rad Mobile - O jogo de 1990 em que o Sonic apareceu antes mesmo da sua estreia em 1991.

Mensagem por Jair »

Galera racer foi uma conversão bem ruim...
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder