Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Sonymaster »

Vamos voltar no tempo, mais uma vez. Desta vez, vamos para 1998, época na qual o mundo dos games estava acalorado. Os consoles atuais recebiam grandes novidades, quase todos os meses, enquanto rumores sobre a nova geração, que seria iniciada com o Dreamcast, mas que já contavam com informações do então vindouro PlayStation 2. Além disso, a geração de 16-bits, já veterana, ainda insistia em lançar coisas interessantes.



Imagem



Assim, podemos afirmar que 1998 foi o melhor ano da história dos videogames, certo? Mesmo que você discorde, não há como negar que o ano foi especial, e revolucionou, para melhor, o mundo dos games. Foram inúmeros lançamentos inesquecíveis, uma geração anterior que ainda queimava boa lenha e a esperança por um novo século que poderia oferecer experiências ainda melhores.



Vamos, assim, relembrar motivos que fizeram do ano de 1998, que embora não tenha sido dos melhores no futebol, foi inesquecível para quem viveu aqueles dias, e já amava os videogames naquela época.



Imagem



1998 foi um ano no qual grandes games foram lançados. Jogos inesquecíveis, que são lembrados até hoje. Começando por Resident Evil 2, considerado por muitos como o melhor da trilogia original. O ano ainda teria vários jogos considerados hits tanto de PlayStation quanto de Ni***ndo 64: Tekken 3, Banjo-Kazooie, Crash Bandicoot: Warped, Turok 2, Need for Speed III, Parasite Eve e Xenogears são alguns destes exemplos.



Além disso, até o Saturn, que já vivia seus últimos dias e estava pronto para dar lugar ao Dreamcast, apresentou jogos de qualidade. Panzer Dragoon Saga, Burning Rangers, Bomberman Wars e bons ports de games de luta, como Street Fighter Alpha 2, Vampire Savior: The Lord of Vampire e The King of Fighter ’97 faziam o console se despedir com muita qualidade em seu acervo.



Imagem



No mundo dos portáteis, o Game Boy ganharia cores, e com isso, diversos jogos interessantes. The Legend of Zelda: Link’s Awakening DX trazia novamente a grande aventura portátil de Link, agora com cores e dungeons exclusivas para o jogo, focada em elementos que exploravam o novo hardware. Wario Land II também divertia, com o anti-herói e suas confusões. E até o clássico Pokémon ganhou uma nova versão, com Pikachu de protagonista e aventura levemente adaptada para se encaixar ao anime que fazia sucesso naqueles dias.



Imagem



Mas o que realmente impressionou, em 1998, foi a quantidade de “melhores jogos de todos os tempos” lançados naqueles dias. Jogos que estão no topo dos melhores de muita gente. Como Metal Gear Solid, primeiro grande sucesso de Hideo Kojima, que trazia atmosfera cinematográfica, um enredo cativante e um jeito único de se jogar, baseado na espionagem. O game trouxe algo de novo ao mundo dos games e, desde então, a ambientação cinematográfica em jogos só evoluiu.



Imagem



The Legend of Zelda: Ocarina of Time também marcou para sempre o mundo dos games. A aventura de Link, que na época era marcada por vários atrasos e expectativas, apresentou uma jornada épica, que marcava a estreia da série no mundo tridimensional. As três dimensões ajudaram a construir um mundo vivo, detalhado e com muitas oportunidades, exploradas de maneira genial com conceitos de tempo e com um gameplay extremamente competente, que inclusive serviu para introduzir o prático sistema de mira em inimigos, essencial em jogos 3D.



Imagem



Half-Life trouxe não só um excelente FPS, como ajudou a consolidar o gênero, trazendo boas ideias e gerando, mesmo que de forma indireta, um fenômeno que dura até hoje: Counter-Strike. O jogo fez muito sucesso, rendeu uma continuação e um terceiro episódio é lenda urbana até hoje, mesmo com sinais claros de que a Valve não tem o menor interesse em desenvolver o tão desejado Half-Life 3.



E a qualidade de 1998 ainda tinha mais para oferecer. Starcraft criou mais um grande sucesso, jogado até hoje. Sonic Adventure marcava a estreia do Dreamcast no Japão, e levava o azulão para o mundo tridimensional em uma ótima aventura. Xenogears e Parasite Eve foram mais dois dos excelentes RPGs da Square na época, no que pode ser definido como o melhor momento da história do estúdio. E até jogos mais casuais, como Mario Party, agradavam por sua qualidade.



Imagem



Além dos grandes games, as expectativas também estavam altas demais com as próximas novidades. A mais próxima era o Dreamcast, que marcaria a cartada final da SEGA no mundo dos consoles. O videogame, que prometia muito, realmente se mostrou muito poderoso, com uma parceria interessante com a Microsoft, ideias legais como o VMU, o memory card com visor que oferecia informações úteis na telinha do controle, e uma boa leva de jogos iniciais.



Muito já se falava também do PlayStation 2. As revistas de games, a principal fonte de informação na época, cuidavam do “hype”. Eram capas dedicadas ao console, matérias com informações técnicas, explicando as possibilidades do novo videogame e, claro, os jogos que chegariam nesta primeira leva. Sem trailers, restava aos gamers da época imaginarem os jogos com as poucas fotos em baixa resolução que estampavam Ação Games, Super Game Power e a Gamers.



Imagem



Em tom menor, se falava também do novo console da Ni***ndo, além de uma possível investida da Microsoft. Como GameCube e o primeiro Xbox chegariam apenas em 2001, seus rumores estampariam as revistas meses mais tarde, mas já era possível, aqui e ali, ver algo relacionado ao futuro dos games, que já contava com uma promessa: os jogos seriam online no século XXI.



Os grandes jogos de 1998 fizeram o gamer projetar um futuro melhor. Afinal, se o Ni***ndo 64 ofereceu um mundo tão vivo como o de Ocarina of Time, imagine o PlayStation 2? Se o PlayStation original apresentou Metal Gear Solid, o futuro poderia nos apresentar games cada vez mais conectados aos filmes? E se Half-Life evoluiu o FPS já naquela época, qual seria o limite para o gênero? 1998 fez o fã de videogame sonhar mais alto, e imaginar que o céu era o limite.



Imagem



Além do que falei aqui, com certeza todos aqueles que já jogavam videogame tem algum momento especial na memória com o ano de 1998. Afinal, jogos que foram lançados antes, como Donkey Kong Country 3, GoldenEye 007, Final Fantasy VII ou Gran Turismo ainda eram jogados, em tempos nos quais jogos tinham uma vida útil muito maior do que os “três meses” do hype dos lançamentos atuais.



Foi, assim, um ano que marcou tanto pela qualidade dos seus lançamentos, quanto pela expectativa por um futuro melhor. Em 2004 e novamente em 2008, a indústria repetiu dois anos de excelência, trazendo mais uma vez grandes games. Mas, a verdade é que, muitos daqueles sonhos imaginados em 1998 se tornaram realidade hoje, enquanto alguns problemas também surgiram, o que é normal para uma indústria em evolução.



Mas, com certeza, a qualidade de lançamentos daquele ano marcou positivamente aquela geração. Nunca houve tantos jogos bons para se jogar ao mesmo tempo, que se somavam a jogos tão bons quanto, lançados anos antes. Todo mês as revistas de games estampavam clássicos definitivos em suas capas, e mais do que nunca, apresentavam uma das épocas mais divertidas e interessantes para se jogar videogame.



Fonte: Arkade
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Odin »

Eu acho que 2013 foi um dos melhores anos também para os games, acho que rivaliza com 98.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Gigacom »

Um dos jogos mais legais de Saturn e que foi publicado em 1998 é o Panzer Dragoon Saga.
Tive a oportunidade de conhecer o jogo em 2006/7 mais ou menos. Foi paixão ao primeiro start.
Nem preciso falar aqui do game, vocês sabem do capricho que os desenvolvedores aplicaram esse jogo que, com toda certeza, pode ser chamado de obra de arte.
Anexos
8.png
tumblr_inline_ow9kmmvJcR1t64hyk_1280.jpg
17.jpg
15.jpg
panzer dragoon saga.jpg
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Gigacom »

ERRATA:
Pode ser que os incautos e desavisados que não conhecem a obra, acreditem que as imagens que coloquei no post anterior são do jogo. Não o são. Essas são fotos tiradas em cameras com filme quimico e, no processo de revelação, ficavam horríveis. Some-se ao fato delas serem impressas e irem parar nas revistas da época, o resultado é o que se vê: imagens de baixa resolução e meio borradas.
E como é sabido que a atual geração não faz ideia do que é uma camera com filme, revelação, impressão e até revista
, então, vou compartilhar o que o Sega Saturn, o video game de 64 bits mais poderoso do sistema solar, era capaz de fazer em uma game play real, usando justamente imagens REAISSS do Panzer Dragoon SAga em execução:
Anexos
Aqui o dragãozinho fungindo de um monstrezarrão comedor de dragõezinhos. Observem que ao fundo se encontra um lago artificial que, supostamente, era um local de pouso de naves construídas pelo doutor Luveno.
Aqui o dragãozinho fungindo de um monstrezarrão comedor de dragõezinhos. Observem que ao fundo se encontra um lago artificial que, supostamente, era um local de pouso de naves construídas pelo doutor Luveno.
Nessa imagem vemos o nosso amigo dragão em formato PANZER. Sim, ele muda de forma, e nesse modo aí o bicho fica um brucutu capaz de levar uma surra e ainda falar "Já acabou Lassic?". Observem que é daí que vem o título do jogo pois PANZER na lingua nazista significa TANQUE.
Nessa imagem vemos o nosso amigo dragão em formato PANZER. Sim, ele muda de forma, e nesse modo aí o bicho fica um brucutu capaz de levar uma surra e ainda falar "Já acabou Lassic?". Observem que é daí que vem o título do jogo pois PANZER na lingua nazista significa TANQUE.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Sonymaster »

Gigacom escreveu: Sex Set 16, 2022 1:37 pm Um dos jogos mais legais de Saturn e que foi publicado em 1998 é o Panzer Dragoon Saga.
Tive a oportunidade de conhecer o jogo em 2006/7 mais ou menos. Foi paixão ao primeiro start.
Nem preciso falar aqui do game, vocês sabem do capricho que os desenvolvedores aplicaram esse jogo que, com toda certeza, pode ser chamado de obra de arte.
Lembro de quando joguei no Sega Saturn destravado, comprei um jogo que era bem feito até, com capa e tudo mais, pena que vendi, com tudo, porque até hoje em dia esse jogo pirata valia de alguma coisa de tão raro que está :-)
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Gigacom »

Isso é verdade. Eu também vi esse fenômeno de joguinho pirata de Saturn ter um valor considerável (para um jogo pirata) porque o bicho era dificil até de encontrar pra baixar.
Aproveitando o tema de jogos de 1998 que foram maravilhosos, quem aí não se lembra do Tomb Raider 3 que, graças à uma conspiração da S**y, CIA e Bill Gates, não foi lançado para Saturn???

O jogo no console da Sega seria simplesmente espetacular!!! O criador da série Tomb Raider caprichou imensamente na versão Saturn. Dizia ele que "the Saturn's version will be a disruptive experience, like Moses taking apart the red sea". E ele estava certo. O jogo aproveitava certa de 30% de todo o potêncial impressionante do Sega Saturn para gerar gráficos testurizados em HD, coisa que era apenas um sonho para Play Station e Ni***ndo. Porém, como não podia deixar de ser diferente, alguns maçons desgraçados da S**y resolveram criar um complô contra esse projeto. Se uniram aos grandes irmãos na CIA e com o patrocínio do Bill Gates, passaram a rasteira na SEGA e lançaram o Tomb Raider 3 apenas para Windows e PlayStation.

Claro, com isso o jogo sofreu drásticas mudanças e seguiu naquele esquema pixelizado horroroso da época. Mas recentemente vazaram algumas imagens do prótotipo de Saturn, as quais tenho o prazer de compartilhar abaixo:
Fase da caverna, totalmente limada na versão final. Observem a atmosfera mais sombria e envolvente da versão Saturn.
Fase da caverna, totalmente limada na versão final. Observem a atmosfera mais sombria e envolvente da versão Saturn.
Aqui outra cena da mesma fase da caverna.
Aqui outra cena da mesma fase da caverna.
Um close-up de Lara Croft. No Saturn, graças ao desempenho dos 2 chips gráficos, foi possível renderizar o rosto da personagem com gráficos vetoriais e tesselação, algo inédito nos anos 90 e impossível de ser feito no PSX.
Um close-up de Lara Croft. No Saturn, graças ao desempenho dos 2 chips gráficos, foi possível renderizar o rosto da personagem com gráficos vetoriais e tesselação, algo inédito nos anos 90 e impossível de ser feito no PSX.
No Saturn teria um tiranossauro Rex para Laurinha matar. O chefão nunca apareceu no PSX por conta da capacidade limitada que o PlayStation possui de gerar poligônos (apenas 9300 poligonos por minuto).
No Saturn teria um tiranossauro Rex para Laurinha matar. O chefão nunca apareceu no PSX por conta da capacidade limitada que o PlayStation possui de gerar poligônos (apenas 9300 poligonos por minuto).
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Melanogaster »

Gigacom escreveu: Ter Out 04, 2022 3:35 pmClaro, com isso o jogo sofreu drásticas mudanças e seguiu naquele esquema pixelizado horroroso da época. Mas recentemente vazaram algumas imagens do prótotipo de Saturn, as quais tenho o prazer de compartilhar abaixo:
Hahah... que isso, Giga...
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Odin »

Giga zoeiro como sempre :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Jair »

Famoso falta do que fazer kkk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por geraldofigueras »

Entendo nostalgia.

Mas não.

O melhor ano da história dos videogames é 2017.

Aguardo seus comentários maldosos a minha pessoa :D
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Jair »

Sonic mania? Ou o quê?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por Gigacom »

Melanogaster escreveu: Ter Out 04, 2022 4:45 pm
Gigacom escreveu: Ter Out 04, 2022 3:35 pmClaro, com isso o jogo sofreu drásticas mudanças e seguiu naquele esquema pixelizado horroroso da época. Mas recentemente vazaram algumas imagens do prótotipo de Saturn, as quais tenho o prazer de compartilhar abaixo:
Hahah... que isso, Giga...
Eu só trouxe verduras :lol: :mrgreen:

Sei que o foco do post são jogos de 98, mas acho válido trazer algumas pérolas e verdadeiras obras de arte da programação que vieram um pouco antes. Um bom caso é o do Duke Nukem 3D versão Saturn. Feito pela Lobotomy, o projeto de conversão para o 32 bits da Sega foi simplesmente primoroso. Os caras conseguiram portar o Duke Nukem 3D para o Saturn sem problema algum e descobriram que no console da Sega o jogo ficou impresionante!

Graças aos chips VDP1 e VDP2, a engine do jogo encontrou o ambiente perfeito uma vez que ele é um misto de cenários renderizados em poligonos texturizados com objetos que na verdade são sprites, que giram e sofrem efeito de zoom-in e zoom-out a todo momento.

E, como bem sabemos, em questão de poligonos texturizados e sprites o Saturn é simplesmente um monstro!!!

E tudo isso somado a generosa memória do Sega Saturn, foi possível tuchar o game play sem perca alguma em relação à versão original de PC. E se for pra comparar com a versão do PlayStation... nossa, no PlayStation era só mazela: loadings constantes a cada passagem de porta ou mudança de cenário, só 30% dos efeitos sonoros à 22khz; as vozes do Duke todas robotizadas e sem qualidade, os gráficos muito pixelizados e horríveis...

Infelizmente, como todos sabem, com a máfia das revistas na época a versão PSX recebeu todos os injustos e mentiroros elogios e a versão Saturn recebeu todos as injustas e mentirosas críticas.

Hoje podemos discutir isso livremente, mas o fato é que o desastre que essa máfia provocou permanecem no imaginário público, com a mítica de que o Saturn era um console inferior e incapaz de produzir gráficos 3D, o que não passa de uma graaaaaaaaaande mentira.

Abaixo, um breve comparativo entre as versões Saturn e Playstation.
Comparativo Duke Nukem 3D versões PSX e Saturn. Observem como no Saturn a imagem é mais nítida, clara, iluminada e em HD, apesar do console rodar games em CD.
Comparativo Duke Nukem 3D versões PSX e Saturn. Observem como no Saturn a imagem é mais nítida, clara, iluminada e em HD, apesar do console rodar games em CD.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por darini »

geraldofigueras escreveu: Sex Out 07, 2022 12:01 am Entendo nostalgia.

Mas não.

O melhor ano da história dos videogames é 2017.

Aguardo seus comentários maldosos a minha pessoa :D
GERAAAAAAALDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por geraldofigueras »

darini escreveu: Qui Out 13, 2022 5:22 pm
geraldofigueras escreveu: Sex Out 07, 2022 12:01 am Entendo nostalgia.

Mas não.

O melhor ano da história dos videogames é 2017.

Aguardo seus comentários maldosos a minha pessoa :D
GERAAAAAAALDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas olha ai, ainda existe o Darini a:oa
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Teria sido em 1998 o melhor ano da história dos videogames?

Mensagem por geraldofigueras »

Jair escreveu: Sex Out 07, 2022 12:57 am Sonic mania? Ou o quê?
Sonic Mania certamente faz parte dessa lista (o melhor Sonic da história, apesar de não o mais importante).

Ainda tem:

Super Mario Odyssey
Zelda Breath of the Wild
Resident Evil 7
What Remains of Edith Finch
Night in the Woods
Cuphead
Hollow Knight
Mario Kart 8 Deluxe
Uncharted
Pyre
Mario + Rabbids
Monument Valley 2
Persona 5
Undertale
Okami HD
Shovel Knight Treasure Trove
Bayonetta
Toe Jam is a wiener
Responder