Instalação de um controle de Dreamcast na placa Sega NAOMI

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Instalação de um controle de Dreamcast na placa Sega NAOMI

Mensagem por Sonymaster »

Eu não tive muita sorte com a NAOMI até agora, na verdade eu tive vários problemas e poucas alegrias com as minhas placas Naomi... 😂ela não é tão fácil de operar quando uma Neo Geo MVS, por exemplo... para fazer ela funcionar adequadamente a fonte deve fornecer exatos 5V e 12V na ponta do JAMMA e ela precisa de uma alimentação auxiliar de 3.3 V, diferentemente de qualquer outra placa arcade com a qual eu tive contato. Se as voltagens chegarem menores, a placa não funciona e se chegarem maiores a placa queima. Se algum cooler não estiver rodando na velocidade certa, ele nem liga.

Imagem

Passei muita raiva com as fontes e quebrei uma fonte Real para PC, de excelente qualidade, tentando adaptar ela para Naomi... o pior é que ainda não posso dizer que resolvi todos os meus problemas, mas eu sigo tentando... 😅

Um outro problema (mais um 😅) é que os cartuchos não são tão comuns e alguns só jogos saíram na versão em GD (aqueles discos proprietários do Dreamcast). Os leitores de GD não são muito resistentes e devido aos abusos dos operadores, via de regra, os leitores estão quebrados. Dessa forma fica ainda mais difícil aproveitar todos os games na forma original.

Ela precisa de um IO (Interface operacional) para ser ligada na JAMMA. O IO da CAPCOM, que é mais fácil de mexer e de configurar os botões, custa umas mil pratas. Esse IO serve para fazer a ligação da Naomi em um conector JAMMA convencional, visto que ele tem um circuito que já transforma os 3.3v... bom, como podem ver, são vários possíveis problemas.

Eu aprendi algumas coisas durante as minhas tentativas com a placa e vou começar a dividir o que aprendi, assim eu salvo para futuras consultas e ajudo aqueles que quiserem se aventurar com a NAOMI. Já aviso que se você quiser facilidade, não vai conseguir com a NAOMI, nesse caso, eu te aconselharia a comprar um Dreamcast, pois esse tem excelentes versões dos melhores jogos de Naomi e é uma solução bem mais simples e mais barata do que se aventurar com placas arcade velhas.

Para aqueles que quiserem se arriscar, eu vou explicar nesse tópico como ligar um controle de Dreamcast a uma placa Sega Naomi. No futuro, vou ensinar a usar e gravar a multibios; a fazer uma NAOMI multi (para jogar todos os jogos); a adaptar uma fonte ATX de PC com sucesso; a fazer as ligações; em suma, tudo que eu puder fazer para ajudar repassando o que eu aprender.

Sobre adaptação do controle... a primeira coisa que devemos saber é que nem todos os jogos são compatíveis com essa adaptação. Segue uma lista de compatibilidade do controle de Dreamcast e VMU com a Bios H Japonesa que eu encontrei na internet, e que aos poucos irei atualizar:

- Capcom vs SNK 2
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Capcom vs SNK 2 Pro
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- F355 Challenge
VMU: Funciona
Controle: Não
Existe comunicação dos saves entre o Dreamcast e a NAOMI.

- F355 Challenge 2
VMU: Funciona
Controle: Não
Salva os tempos das corridas.

- Giant Gram 2000
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Giant Gram 2
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Gunspike
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Heavy Metal Geomatrix
VMU: Funciona
Controle: Funciona

- Power Stone
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Spawn: In the Demon's Hand
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Street fighter Zero 3 Upper
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Marvel vs Capcom 2
VMU: Funciona
Controle: Funciona (o controle arcade também funciona normalmente)

- Toukon Retsuden 4 - Arcade Edition
VMU: Funciona
Controle: Não testado

- Virtual On Oratorio Tangram VER.5.66
VMU: Funciona
Controle: Não testado

Vencidas essas questões de compatibilidade, esse é o esquema para montagem do cabo que eu usei:

Imagem

Para fazer o cabo eu usei uma placa de controles do Dreamcast que eu tinha jogada em casa... Dessa maneira você não precisa estragar um controle para fazer a ligação. Note que no esquema acima tem a forma correta para soldar os fios na placa do controle que citei.

Meu adaptador ficou dessa forma e foi todo montado com sucatas e conectores velhos que eu tinha guardados. Basta usar a bios Japonesa e ligar os fios conforme o esquema mostrado acima.

Imagem

Só por curiosidade, esse é o adaptador oficial para ligar o controle de Dreamcast na Sega NAOMI. Ele faz exatamente a mesma coisa que o adaptador que eu montei, mas o original eu nunca vi para vender.

Imagem



O funcionamento é exatamente esse, no caso do Marvel Vs Capcom 2 funciona tanto o controle analógico quanto o digital, além do VMU. Nesse caso, é uma boa pedida para quem quiser desbloquear todos os personagens desse jogo através do save no VMU.



Essa adaptação é muito interessante para quem deseja usar a função do VMU, mas pode ser muito interessante para aquelas pessoas que não desejam pagar caro no IO da Capcom apenas para jogar Marvel Vs Capcom 2 ou SNK Vs Capcom, que ao meu ver, são os Killer Apps da NAOMI.

Com esse adaptador você consegue controlar o jogo e usar a saída VGA nativa da Sega Naomi para jogar os games mais desejados da NAOMI.

Fonte: Blog - Em Busca dos Jogos Perdidos
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Instalação de um controle de Dreamcast na placa Sega NAOMI

Mensagem por Jair »

Adoraria ter uma Naomi mas é trampo demais.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder