(Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

(Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Fiz algumas postagens ensinando o básico a respeito de reprogramação de cartuchos de Neo Geo. Se fossemos levar em conta que num processo didático coerente deveríamos partir do mais fácil para o mais difícil, eu deveria ter começado pela reprogramação do velho Mega Drive e não do Neo Geo, mas vamos em frente... Eu fiz centenas de conversões de jogos para Mega Drive, acho que tenho bastante Know-how para ensinar um pouco do que aprendi.



Imagem

Imagem

Imagem



Pesquisa feita no dia da publicação deste post... R$1384 é o preço deste jogo com uma maskrom genuína... Não tem o manual e não envia para o Brasil... Ainda temos que somar na conta o valor do frete, IOF, Taxa de postagem e 60% de alfândega.


VANTAGENS EM REPROGRAMAR PARA MEGA DRIVE EM RELAÇÃO AO NEO GEO


1- Depois que a onda de colecionar vídeo games antigos tomou conta da internet, tudo aumentou de preço vertiginosamente. É comum vermos jogos de Genesis/Mega Drive custando somas de 4 dígitos, em contrapartida, existem muitos jogos de esportes que não valem nada e são candidatos perfeitos para serem convertidos;


2- É muito fácil reprogramar jogos de Mega Drive, se você seguir este tutorial a risca não terá problema nenhum em montar seus próprios jogos, pois ao contrário dos jogos de Neo Geo, que tem vários tipos de placa diferentes, o Mega tem basicamente 4 tipos de placas.


3- Praticamente nenhum jogo do Neo Geo é ruim (na minha opinião), em contrapartida, o Mega tem um mar de porcarias que não merecem existir. Por exemplo, para fazer uma Blazing Star de Neo Geo você teria que sacrificar uma Fatal Fury 3... É triste ter que destruir um jogão desses, de fato eu entendo que essa é a única forma de adicionar Blazing Star na coleção, pois um jogo desses original custa mais de U$1000,00. Como disse, ao contrário do Neo Geo, onde você tem que sacrificar jogos excepcionais, no Mega temos uma pilha de Monopolys, NHL's e NBA's que podemos "destruir", jogos que ninguém vai sentir falta;


4- Os jogos ruins de Mega custam na faixa de 20 reais ( + ou - U$5,00), enquanto os mais comuns de Neo Geo custam no mínimo 200, 300 reais, e no caso do NEO GEO, existem muito mais limitações em converter qualquer jogo que tenhamos no jogo que queremos. (vide os posts antigos do Blog sobre o assunto)


5- Você vai gastar apenas uma eprom para converter um jogo (em raríssimas hipóteses vai gastar 2 eprons). No Neo Geo cada conversão leva cerca de 10 eprons, que são bem caras;
6- Se você já reprograma para Neo Geo, pode utilizar o seu estoque de eprons, pois o Mega usa memórias do mesmo tipo (27c400, 27c800, 27c160 e 27c322).


7- Se você tem algum problema moral em "destruir" velhos games, mesmo que ruins, existem pessoas que vendem placas novas, feitas somente pra conversões (Link para o site Muramasa, clique aqui para comprar suas placas novas);


Imagem



Exemplo de placa nova, nesse caso não precisamos sacrificar jogos antigos.


8- Por último, cabe salientar que é muito fácil sacar as memórias das placas originais do Mega e mais fácil ainda soldar as eprons dos novos jogos.


COMO IDENTIFICAR AS PLACAS NECESSÁRIAS PARA UMA CONVERSÃO PERFEITA


Os jogos de Mega têm basicamente 4 tamanhos distintos que por sua vez, usam 4 tipos de placas: 512k, 1 mb, 2 mb e 4mb.


Para descobrir qual jogo seu cartucho pode se tornar, basta baixar na internet a rom do seu cartucho doador, descompactar e verificar quantos megas tem seu jogo doador. Vamos pegar um exemplo, NFL 95:


Imagem

Imagem



Agora que descobrimos quantos megas tem nosso jogo sabemos que nosso cartucho doador suporta jogos de até 2 MB. Agora é que vem o pulo do gato! Um cartucho doador de 2MB suporta jogos de 512k, 1mb ou 2mb, sem que haja a necessidade de fazer pontes de fios.


Outra coisa muito importante que vocês precisam saber tem haver com o tipo de eprom a ser usada... Essa placa de 2MB suporta até uma eprom 27c160, de 2 MB, mas você também pode usar essa mesma eprom 27c160 para gravar um jogo de 1mb, ou 512k, desde que a placa doadora suporte, como neste caso em tela.


Nesse mesmo cartucho NFL 95 você poderia usar uma eprom 27c800 para gravar um game de 1mb ou um game de 512k, sem pontes de fios. Outra possibilidade seria usar uma eprom 27c400 para gravar um jogo de 512k. entenderam a lógica? Quanto maior for a rom do jogo da placa doadora maior o número de possibilidades.


Para ficar ainda mais fácil de entender, um cartucho doador originalmente de 4mb, por exemplo, suporta jogos de qualquer tamanho (512k, 1mb, 2mb e 4mb) e qualquer eprom das anteriormente citadas, desde que esta eprom tenha capacidade igual ou superior ao tamanho da rom que você pretende gravar. Conforme o tamanho dos cartuchos doadores diminui aparecem as limitações.


A lista abaixo demonstra qual o tipo de memória que suporta cada tipo de jogo, conforme seu tamanho:


A título de exemplo, um game de 2mb pode ser gravado em uma eprom 27c160 ou 27c322, contudo, para que usemos uma 27c322, a rom do jogo da placa doadora teria que ser de 4MB.
Essa lógica citada acima tem algumas falhas, pois as vezes nos deparamos com jogos de 512k em placas que suportam 1 MB, por exemplo, o que de certa maneira expande as possibilidades de conversão. Em suma, a falha nessa lógica é que em alguns casos veremos placas com roms menores do que as placas suportam.
Ainda a respeito do exemplo citado no parágrafo anterior, é bem fácil notar quando a placa de 512k suporta jogos de 1MB, pois as maskrons originais de 512k, assim com a eprom 27c400, são de 40 pinos, ou seja, têm 2 pinos a menos.


Imagem



Imagem



Essa placa tem uma maskrom de 512k, mas esses 2 furos circulados em vermelho denotam que a placa suporta, no mínimo, um jogo de 1MB. Ah, mais uma coisa, se for usar uma eprom 27c400 para gravar um jogo de 512k e só tiver uma placa com 42 pinos, faça como na imagem acima e posiciona a eprom toda para direita, deixando os dois furos não utilizados do lado esquerdo. Todas as outras eprons maiores que 512k têm 42 pinos.

JOGOS COM BATERIAS

Existem basicamente 2 tipos de sistema de gravação nos cartuchos de Mega Drive:


SRAM- Usa uma bateria 2032 para guardar o save do jogo quando (é a mais comum).


SERIAL EEPROM - É uma pequena eprom regravável com capacidade de alguns kbytes, que não é muito comum nos jogos de Mega Drive.


Basicamente, se o jogo exigir saves, você terá que escolher um cartucho que preencha as especificações citadas anteriormente e tenha uma bateria. Simples assim. Este passo simples cobre todos os jogos que usam o sistema SRAM.


Para os jogos que utilizam o sistema SERIAL EEPROM, também é necessário um cartucho doador com uma bateria. A diferença nesta segunda hipótese é que para o jogo ser capaz de gravar seu progresso você terá que usar uma rom com patch para usar o sistema SRAM.


Para descobrir quais os jogos usam SERIAL EEPROM basta uma pesquisa no google, mas os mais notórios são Mega Man Willy Wars e Monster World IV.
GRAVANDO AS EPROMS



Já sabemos como selecionar as placas doadoras, onde comprar placas novas, quais eprons utilizarmos para cada tipo de conversão... Agora vamos aprender como gravar as eprons, não desanime, essa é a parte mais fácil!!!



Antes de você comprar um gravador de eprons, a premissa básica é verificar se ele é compatível com as memórias que você pretende gravar, mas não vou entrar em detalhes sobre isso pois já falei sobre este assunto aqui no blog. Clique aqui para ver as ferramentas e o gravador que eu costumo usar.



Segue abaixo os passos básicos para gravar as eprons de Mega Drive:



1- Selecionar o jogo desejado e baixar a rom da internet;

2- Selecionar a placa doadora conforme critérios explicitados acima;

3- Providenciar as eprons conforme critérios sobre citados;

4- Checar o Checksun da rom que você baixou. Checksum é uma medida de segurança bastante simples destinada a impedir que os piratas modificassem a imagem da ROM. Ele também pode ter sido usado para segurança interna, como um método para impedir que os desenvolvedores fizessem alterações não autorizadas no código. Essas roms foram dumpadas há décadas e eventualmente foram feitas mudanças para que eles rodassem em emuladores, portanto, se houve mudança elas não rodão corretamente no hardware original. Clique Aqui e baixe "FixCheckSum", programinha de 7k que fará este serviço por você.



Imagem



O programa é bem simples como mostrado acima. Clique no botão circulado de vermelho, selecione o local onde está salvo sua rom. Se aparecer "Ok!", como na foto acima, ótimo! Caso apareça Incorrect CheckSum no campo amarelo, clique no botão "Fix CheckSum" ao lado.



5- Depois de chegar sua rom com o "FixCheckSum" seguindo o passo 4, baixe um emulador de Genesis, selecione a opção de região do emulador de acordo com a região do seu console (lembre que alguns jogos do Mega têm trava de região) e teste sua ROM.



6- O penúltimo passo é muito importante! Depois do passo 5 você terá que fazer o "swapbyte". Geralmente o software do programador de eprom tem essa opção. É representado por um botão "A/B".



Imagem



Foto de um programa usado para queimar eproms


Clique na opção que mostra o código da rom, no caso deste programa, o botão está circulado em VERMELHO, mas pode variar de lugar um pouquinho, conforme seu programa. Após carregar e abrir o código, clique na opção Swapbyte A/B", que neste caso está circulada em ROSA e você vai notar que o código ficará espelhado. É assim que ele deve ficar, espelhado.

7- Por último, basta gravar essa rom na eprom compatível e substituir a maskrom original pela eprom que você gravou.



JOGOS COM MAIS DE UMA EPROM



Como citado mais acima, existem jogos que levam mais de uma eprom. Esses são casos mais raros de encontrar. A título de exemplo, temos Beyond Oasys. Nesses casos, devemos achar uma placa doadora com capacidade para 4mb e que tenha uma bateria para os saves. As únicas placas doadoras que encontrei com essas características tinham 2 slots de memória, com 2mb cada. Nesse caso, para gravar este game, eu usei um programa chamado "Hexeditor" e dividi as memórias em 2 partes, fiz isso entre os passos 6 e 7. Coloquei cada memória em um slot. Funciona lindamente, gravando o progresso do game sem problema algum. Se não me engano, fiz o mesmo processo na Phantasy Star III. ( DICA: Não ignore os Bytes na hora de divisão)


Se você seguiu todos esses passos certamente teve sucesso. Parabéns!!!



Clique aqui para baixar mais de uma centena de labels que eu mesmo fiz para meus jogos de Mega Drive! Imprima o label do game que você quer e seja feliz!



Fonte: Blog - Em Busca dos Jogos Perdidos
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Sønic[U.G] »

Ótimo artigo Sonymaster!! Apesar de eu não ser muito adepto de cartuchos reprogramáveis e afins, me ocorreu uma dúvida: será que dá certo aproveitar chips originais e já gravados numa placa nova? Pergunto isso para o caso de (só para citar um exemplo) encontrar por aí um Mega Drive III de jogos na memória que o console a princípio não funciona mais, mas o chip da ROM sim (a ROM quase sempre será a do Sega Top Ten ou do Show do Milhão, e logicamente sendo otimista que o chip funciona) e querer transferir o chip para uma nova placa para ao menos salvar ele, ou então se um cartucho original está com a placa em mau estado, faltando contatos e tal. Pelas fotos de placas desses MD que já achei pela rede, quase todas o chip da ROM tem 42 pinos, igual a essa placa da imagem que você postou.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Cleyton T-101
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 12, 2011 3:47 pm

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Cleyton T-101 »

Sim dá pra usar, inclusive acabei de fazer um usando o chip ROM original de um Mega Drive III Tectoy com os 10 jogos no qual você mencionou o Sega Top Ten, para isso basta respeitar a questão do tamanho da ROM original. Usando por exemplo o Sega Top Ten, que possui uma ROM de 4mb, basta comprar, fabricar ou mesmo reutilizar uma placa que se encaixe nesse padrão de 4mb ou simplesmente adaptar uma usando um jogo ruim como doador da placa para reaproveitar a ROM do Top ten.

Como disse no começo inclusive, eu tinha um Sonic 2 original na qual o chip ROM foi pro brejo depois de usá-lo para teste de milhões de Mega Drives por ai kkkk, removi o chip original de 1mb na qual o Sonic 2 possui e cortei a trilha dos pinos 42 e pino 32 (Foto 2) que originalmente são ligados a linha de 5v positivo da placa (Atenção - corte feito bem perto de onde fica a solda dos terminais do chip do lado A da placa [Foto 2]) e fiz um jumper ligando o pino 42 ao terminal B8 e o pino 32 ao terminal B9 da placa (Foto 1).

Obs - Os terminais B8 e B9 ficam respectivamente no lado B da placa (Foto 1), ou seja, da parte que o chip fica de frente para você, a parte onde vai a solda é a parta A (Foto 2).

Imagem
Foto 1

Imagem
Foto 2

Feito isso apenas resta joga e se divertir...

OBS.: Caso não saiba onde e como se localizar os pinos no chip, repare que na imagem acima, no lado esquerdo do chip possui um chanfro, tipo uma meia lua (ou uma bolinha pequena em alguns outros chips), é ali na parte de baixo que fica o pino 1 e, como na imagem vai indo para direita até o pino 21 continuando a contagem logo acima da direita para esquerda agora do pino 22 até o 42.

Lembre-se que no meu caso usei uma placa de um jogo de 1mb, caso use uma placa de jogo de 512kb precisará adicionar mais trilas devido ao tamanho da ROM ser menor. Jogos com 2mb de tamanho basta cortar a trilha 32 do 5v positivo e solda um jumper até o terminal B9, as de 4mb é só trocar o chip um pelo outro pois são do mesmo tamanho de ROM.

Curiosidade: Nenhuma das ROM's de jogo da memória dos Tectoy possuem bios (arquivos de execução pra modelos específicos como PCs por exemplo), ou seja, podem ser executadas em qualquer Mega drive bastando apenas fazer o dump da ROM ou usando uma placa adaptada para receber o chip ROM (ou mesmo chips ROM) e os chips e componentes de suas dependências, como é o caso dos modelos que possuem 30 jogos na memória pra frente, que possuem 5 ou seis chips e componentes para tornar o Mega compatível com uma ROM de alta capacidade. Atualmente estou trabalhando em um projeto de engenharia reversa nesses Megas com jogos na memória justamente para aproveitar essas ROM's que na maioria das vezes estão funcionando perfeitamente em casos de Mega drive com Tela preta.

Postarei novidades assim que tiver algo e com certeza abrirei um tópico novo pra não bagunçar tudo caso o admin deseje.
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Sønic[U.G] »

Espero que dê certo seu projeto, eu mesmo queria conseguir as ROMs dos MD de 30 e 12 jogos para fazer cartuchos com elas, espero que alguém consiga dumpar futuramente. Nesse link tem imagens das placas desses MD e até mesmo dos chips da ROM. E caso essa memória seja as mesmas que estão impressas nessa placa e nessa placa, provavelmente deve funcionar.

Não sei se ajuda, mas creio que o tamanho da ROM do MD de 30 jogos tenha uns 8.5MB e a do MD de 12 jogos tenha uns 6MB (pode ser um pouco mais, contando com o software do menu), não sei se teria que ser feita alguma adaptação ou até criar uma placa nova para essas ROMs funcionarem.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
peixemacaco
Mensagens: 108
Registrado em: Ter Out 10, 2017 2:40 pm

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por peixemacaco »

Sonymaster escreveu: Sáb Jul 16, 2022 8:31 pm Fiz algumas postagens ensinando o básico a respeito de reprogramação de cartuchos de Neo Geo. Se fossemos levar em conta que num processo didático coerente deveríamos partir do mais fácil para o mais difícil, eu deveria ter começado pela reprogramação do velho Mega Drive e não do Neo Geo, mas vamos em frente... Eu fiz centenas de conversões de jogos para Mega Drive, acho que tenho bastante Know-how para ensinar um pouco do que aprendi.
Não tinha visto esse tópico ainda. Legal que você faz conversões pra cartucho, Sonymaster Você é de SP?
Se por acaso eu quiser uma conversão da Revista Mega Drive Digital (4mb) você faria? Também gostaria de fazer do novo Fifa (quando terminarmos :lol: ) e do Super Monaco Morena Edition.
Mesmo eu não tendo mais o Mega Drive.

Apenas para ter :-D

Falou!
Nelson a:placamd:a
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

peixemacaco escreveu: Seg Jan 30, 2023 5:46 pm
Sonymaster escreveu: Sáb Jul 16, 2022 8:31 pm Fiz algumas postagens ensinando o básico a respeito de reprogramação de cartuchos de Neo Geo. Se fossemos levar em conta que num processo didático coerente deveríamos partir do mais fácil para o mais difícil, eu deveria ter começado pela reprogramação do velho Mega Drive e não do Neo Geo, mas vamos em frente... Eu fiz centenas de conversões de jogos para Mega Drive, acho que tenho bastante Know-how para ensinar um pouco do que aprendi.
Não tinha visto esse tópico ainda. Legal que você faz conversões pra cartucho, Sonymaster Você é de SP?
Se por acaso eu quiser uma conversão da Revista Mega Drive Digital (4mb) você faria? Também gostaria de fazer do novo Fifa (quando terminarmos :lol: ) e do Super Monaco Morena Edition.
Mesmo eu não tendo mais o Mega Drive.

Apenas para ter :-D

Falou!
Nelson a:placamd:a
Graaaande peixemacaco, na verdade eu vendi boa parte do kit de reprogramação que tinha, porque estou para montar um studio de desenvolvimento de jogos e agora o caminho é esse hahahahahaha.

Agora realmente ficaria show uma revista em forma de ROM para rodar no Mega Drive ia ser uma coisa bem diferente. Mas não sei como faria isso sem os códigos de reprogramação do mesmo.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Jair »

Sonymaster escreveu:
peixemacaco escreveu: Seg Jan 30, 2023 5:46 pm
Sonymaster escreveu: Sáb Jul 16, 2022 8:31 pm Fiz algumas postagens ensinando o básico a respeito de reprogramação de cartuchos de Neo Geo. Se fossemos levar em conta que num processo didático coerente deveríamos partir do mais fácil para o mais difícil, eu deveria ter começado pela reprogramação do velho Mega Drive e não do Neo Geo, mas vamos em frente... Eu fiz centenas de conversões de jogos para Mega Drive, acho que tenho bastante Know-how para ensinar um pouco do que aprendi.
Não tinha visto esse tópico ainda. Legal que você faz conversões pra cartucho, Sonymaster Você é de SP?
Se por acaso eu quiser uma conversão da Revista Mega Drive Digital (4mb) você faria? Também gostaria de fazer do novo Fifa (quando terminarmos Imagem ) e do Super Monaco Morena Edition.
Mesmo eu não tendo mais o Mega Drive.

Apenas para ter :-D

Falou!
Nelson a:placamd:a
Graaaande peixemacaco, na verdade eu vendi boa parte do kit de reprogramação que tinha, porque estou para montar um studio de desenvolvimento de jogos e agora o caminho é esse hahahahahaha.

Agora realmente ficaria show uma revista em forma de ROM para rodar no Mega Drive ia ser uma coisa bem diferente. Mas não sei como faria isso sem os códigos de reprogramação do mesmo.
Fala mais aí desse estúdio de desenvolvimento :)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Odin »

Pior que eu tinha um amigo que trabalhava com repros e fazia os próprios chips dele, principalmente de Mega Drive, ele fez até um gravador de memórias Flash para Mega Drive, e acabou me doando um para mim, mas infelizmente ele teve que se afastar por problemas familiares e não tenho mais contato com ele, ele ainda posta vídeos no Youtube, mas não tem nem como o cara comentar os vídeos dele, uma pena, eu iria recomenda-lo para o Peixe Macaco para produção de placas se não fosse por isso, o canal dele é esse aqui:

https://www.youtube.com/@cetics

Ai tem boa parte dos trabalhos dele, tomara que um dia ele resolva os problemas dele e que volte com seu grande trabalho.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Zillion »

Muito interessante tudo más acho que o custo/beneficio levando em conta os flashcards mais acessíveis hoje em dia e o material/tempo gasto para produzir um jogo, fico na dúvida se vale pena. Para a pessoa como realização pessoal creio que vale a pena, agora para quem pensa em investir tanto no material para fabricação como nas ferramentas só para ter determinado cartucho, acho melhor investir em um flashcard que te permite jogar uma variedade muito maior de jogos por um custo bem menor.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Odin »

Zillion escreveu: Qua Fev 01, 2023 10:44 pm Muito interessante tudo más acho que o custo/beneficio levando em conta os flashcards mais acessíveis hoje em dia e o material/tempo gasto para produzir um jogo, fico na dúvida se vale pena. Para a pessoa como realização pessoal creio que vale a pena, agora para quem pensa em investir tanto no material para fabricação como nas ferramentas só para ter determinado cartucho, acho melhor investir em um flashcard que te permite jogar uma variedade muito maior de jogos por um custo bem menor.
Tem gente aqui no Brasil que trabalham com isso, eles produzem cartuchos para quem gosta de ter cartuchos exclusivos, únicos, com baixa tiragem, eu mesmo com esse amigo que citei comprei quase 40 chips de jogos dele, comprei esses chips porque queria ter cartuchos únicos, que eu mesmo montei, por enquanto ainda só consegui montar 5 desses cartuchos, com label e tudo, mas vou montando o resto com mais calma :lol:

Esses três aqui só eu tenho :mrgreen:

Imagem Imagem Imagem

Os dois primeiros, o do Mario eu reaproveitei uma carcaça daquele hack do Mario que atira caixas, que consegui com o Dav uma vez, e pedi para esse amigo gravar para mim um chip com aquela conversão do Super Mario Bros para Mega Drive, que é praticamente o mesmo do NES, mas com som estilo Mega Drive, e tem outro jogo escondido nele que pode ser escolhido através de um botão na parte de cima do cartucho, que é um Super Mario World 64. Já o segundo cartucho tem dois jogos que gosto muito, que é o Midnight Resistance e o Twinkle Tale, na época esses dois chips foram os dois primeiros que comprei dele, por isso escolhi eles com dois jogos cada, mas tempos depois encomendei esse outro chip com o jogo Pringles, esse jogo tem piratinhas a rodo vendidos no Aliexpress, mas eu queria um chip de boa qualidade, ai encomendei esse chip com ele, e fiz o restante do cartucho, comprei uma carcaça nova no Shopee, fiz um label e depois a caixa, e ainda tirei essa foto com latas de Pringles :lol:

Se o cara tiver o equipamento certo, e souber encomendar as placas da China, vale a pena o cara fazer os próprios cartuchos, é uma coisa que acho bem legal.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Zillion »

Também acho legal esses exclusivos, mas acho que só vale a pena investir nas ferramentas/material como hobby e se vc realmente gostar e tiver tempo, se não melhor partir para um flashcard. :mrgreen:
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Jair escreveu: Qua Fev 01, 2023 9:58 pm
Sonymaster escreveu:
peixemacaco escreveu: Seg Jan 30, 2023 5:46 pm

Não tinha visto esse tópico ainda. Legal que você faz conversões pra cartucho, Sonymaster Você é de SP?
Se por acaso eu quiser uma conversão da Revista Mega Drive Digital (4mb) você faria? Também gostaria de fazer do novo Fifa (quando terminarmos Imagem ) e do Super Monaco Morena Edition.
Mesmo eu não tendo mais o Mega Drive.

Apenas para ter :-D

Falou!
Nelson a:placamd:a
Graaaande peixemacaco, na verdade eu vendi boa parte do kit de reprogramação que tinha, porque estou para montar um studio de desenvolvimento de jogos e agora o caminho é esse hahahahahaha.

Agora realmente ficaria show uma revista em forma de ROM para rodar no Mega Drive ia ser uma coisa bem diferente. Mas não sei como faria isso sem os códigos de reprogramação do mesmo.
Fala mais aí desse estúdio de desenvolvimento :)
Opa Jair, comecei a estudar bastante desenvolvimento de jogos, com o Construct 2 e Unity e meu amigo mais conhecido como Signadoom nos fóruns que é o ilustrador, aprendeu muito a mexer com Pixel art e na brincadeira criamos uma historia em quadrinhos que está sendo desenvolvido o jogo. Compramos equipamentos, montamos uma sala e todo dia depois do trabalho de cada um a gente mete a cara para um dia lançar o Cartuchos Mortais.

Nome do Estúdio é o Signa & Sonny e estamos aos poucos fazendo algo.

Imagem

Alguns desenhos

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Zillion »

Bonito trabalho, espero dê certo.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por Jair »

A art está fantástica, crie um tópico se puder postar atualizações :)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
peixemacaco
Mensagens: 108
Registrado em: Ter Out 10, 2017 2:40 pm

Re: (Cartmod Passo a Passo) - Como montar seus próprios cartuchos de Mega Drive

Mensagem por peixemacaco »

Sonymaster escreveu: Qua Fev 01, 2023 8:13 pm
Graaaande peixemacaco, na verdade eu vendi boa parte do kit de reprogramação que tinha, porque estou para montar um studio de desenvolvimento de jogos e agora o caminho é esse hahahahahaha.

Agora realmente ficaria show uma revista em forma de ROM para rodar no Mega Drive ia ser uma coisa bem diferente. Mas não sei como faria isso sem os códigos de reprogramação do mesmo.
Entendo. Vi o logo do estúdio e as artes. Estão muito show. Como o Jair disse, poste mais sobre! a:oa

Sobre a revista, kkk, ela já existe e você sabe. Hoje mesmo estou postando o numero 6 da Revista Digital Mega Drive. Você chegou a testar as anteriores? Essa 6 é uma edição especial! Falou a:placa32x:a
Odin escreveu: Qua Fev 01, 2023 10:09 pm Pior que eu tinha um amigo que trabalhava com repros e fazia os próprios chips dele, principalmente de Mega Drive, ele fez até um gravador de memórias Flash para Mega Drive, e acabou me doando um para mim, mas infelizmente ele teve que se afastar por problemas familiares e não tenho mais contato com ele, ele ainda posta vídeos no Youtube, mas não tem nem como o cara comentar os vídeos dele, uma pena, eu iria recomenda-lo para o Peixe Macaco para produção de placas se não fosse por isso, o canal dele é esse aqui:

https://www.youtube.com/@cetics

Ai tem boa parte dos trabalhos dele, tomara que um dia ele resolva os problemas dele e que volte com seu grande trabalho.
Valeu pela indicação , Odin! Vi que os vídeos dele, ele desabilita os comentários kkk. Diz não ter tempo. Vou tentar contactar. Só de ter um cartucho pra guardar já vai ser ótimo. Assim como os que você tem... Esse da Pringles é unico :lol:

Falou! a:placasat:a
Responder