Sega e Ni***ndo tiveram medo de quebrar com um possível Atari Shock, revela um relatório de 1996

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Sega e Ni***ndo tiveram medo de quebrar com um possível Atari Shock, revela um relatório de 1996

Mensagem por Sonymaster »

De tempos em tempos a rede recebe informações sobre os bastidores das empresas nos anos 90, e eis que estamos diante de um caso desses. O site Mega Drive Shock, por exemplo, publicou a tradução de um artigo japonês onde vemos que Sega e Ni***ndo relataram medo com o futuro da indústria dos games.



O texto em questão é do jornal japonês Nikkei Sangyo Shimbun, datado de 29 de fevereiro de 1996. Nele, o jornalista revela que o mercado viu uma queda na venda de consoles 16 bits, e um especialista chegou a dizer que esse movimento seria "quase um retorno ao Atari Shock de 1983".



Imagem



Para quem não conhece, esse Atari Shock foi uma crise dos jogos eletrônicos que aconteceu entre 1983 e 1985. Para se ter uma ideia, as vendas nesse período variaram bastante, passando de US$ 3,2 bilhões em 1983 para US$ 100 milhões em 1985. Por conta disso, diversas empresas que existiam nesse período acabaram quebrando ou abandonaram o segmento — parecido, ainda que não nas mesmas proporções, com o que foi visto nos anos 90 nas grandes divisões japonesas.



"No ano fiscal terminado em março de 1995, a Konami teve uma perda extraordinária de 11,6 bilhões de ienes por conta de vários itens que não foram vendidos. No mesmo período, a Capcom perdeu 7,5 bilhões de ienes após a diminuição de valor na sua divisão norte-americana. Em setembro de 1995, a Ni***ndo também perdeu 9,8 bilhões de ienes por conta de sua divisão dos Estados Unidos. Nesse mesmo período, a Sega perdeu 26 bilhões de ienes por diminuições nas subsidiárias dos Estados Unidos e Europa, além de ter parte do estoque não vendido", diz o artigo.



Imagem



Outro ponto mencionado no artigo diz respeito a uma estratégia que acabou sendo usada pela Ni***ndo à época de oferecer diversos pacotes com jogos adicionais ao vender os consoles. Muito disso era por vários jogos não terem sido adquiridos conforme o esperado, ainda que a venda de consoles estivessem indo bem tanto para a casa de Mario quanto para a sua maior rival na época.



Por fim, o artigo ressalta que parte dessa perda de interesse do público já tinha relação com a migração de diversos jogadores para o primeiro PlayStation — mesmo com Super Ni***ndo e Mega Drive recebendo títulos de peso, como Donkey Kong Country 2 e Chrono Trigger no primeiro e Comix Zone e Spider-Man and Venom: Maximum Carnage no segundo.



Fonte: Tecmundo
Responder