
O jogo chegou a ter versões para consoles na época, para Commodore 64, MS-DOS, MSX, NES e ZX Spectrum. Mas nunca chegou ao Master System. Porém em abril, 37 anos depois do lançamento original do game para os fliperamas, Enrique Ruiz, um desenvolvedor de homebrews, fez o seu próprio port do game, para os 8-bits da SEGA.
Versão Master System
Versão Arcade
Versão Nintendinho
O game, que também é conhecido como Rush ‘n Attack, traz uma ação “boina verde” no melhor estilo dos antigos filmes do Chuck Norris, quando ele incorporava o soldado Braddock, em missões que, com certeza, inspiraram estes e muitos outros games na época.
De acordo com seu desenvolvedor, o port de Green Beret para Master System oferece o seguinte:
Todas as fases do original (Missile Base, Harbor, Bridge e Prison Camp), com os respectivos chefões finais e cutscenes.
Todos os principais inimigos: soldado de infantaria, inimigo azul armado, cara saltitante (sem referências à parlamentares brasileiros), inimigo equipado com morteiro, soldado rastejante, paraquedistas etc.
Duas armas secundárias do arcade (lança-chamas e bazuca), bem como a faca principal.
Várias opções de configuração, com dois modos de dificuldade para soldados valentes ou bundas-moles, e salvamento de high scores.
Uma carta de amor ao Green Beret e aos lançamentos e histórias dos jogos dos anos 80 em geral.
E ele ainda deixou uma mensagem, falando sobre o que o motivou para começar o projeto:
“Um sonho tornado realidade para mim: finalmente poder lançar este remake no sistema.
Há um mês, visitei o Arcade Vintage Museum em Ibi (Alicante), um edifício incrível cheio de peças de arte, como máquinas de pinball e computadores antigos e um monte de máquinas de fliperama originais.
Joguei joias da Taito, Konami, Capcom, Irem e da Sega, como Teenage Mutant Ninja Turtles, Commando, Black Tiger, Out Run, Twin Cobra, Shinobi e… Green Beret. Incríveis dez minutos. Naquela noite, planejei iniciar o remake e ver quanto esforço e tempo precisaria para dar vida a ele.
Um mês depois (menos do que o esperado), apresento para a competição meu Green Beret Remake. Depois de tantos remakes ruins por aí (como a versão horrível do MSX), acho que esse não é tão ruim… mas isso depende de você. Por favor, jogue e divirta-se como me diverti fazendo-o e lembre-se daqueles tempos antigos, bons e jogáveis, como eu.”
Para jogar o game, que está disponível gratuitamente, basta acessar este link e baixar a ROM. Como se sabe, é possível curtir o game em emuladores, nos consoles retrô chineses e em Everdrives que, neste caso, podem funcionar tanto no Master System, como também no Mega Drive, caso o cartucho tenha o suporte para o 8-bits da SEGA.
Fonte: Arkade