A chegada da revista EGM ao Brasil em 2002

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

A chegada da revista EGM ao Brasil em 2002

Mensagem por Sonymaster »

Escolher os melhores jogos de todos os tempos faz parte do dia a dia de todo gamer. Baseados em vários critérios, listas e mais listas são feitas a todo momento, com escolhas variadas e que motivam conversas e discussões sobre o assunto. Assim, como uma de muitas listas do gênero, a revista EGM Brasil, que estreava no país em 2002, já trouxe em sua primeira edição a sua lista, com diversos clássicos presentes.



Imagem



Entre eles, temos jogos definitivos do “hall da fama” dos consoles, como games de Resident Evil, Sonic e Mario. E, como estamos falando de uma lista feita em 2002, o foco estava, obviamente, em games que, segundo a revista, mereciam estar nesta lista de gerações que vão desde as primeiras até a 32/64-bits, que apesar de ainda terem games produzidos na época, já não eram mais a geração mais atual disponível.



Vamos, assim, viajar no tempo, para viajar no tempo mais uma vez e relembrar junto com a EGM quais foram os jogos mais importantes de todos os tempos, pelo menos em 2002.



Imagem



É bacana, antes de lembrarmos da lista, lembrarmos também da EGM, revista que foi lançada nos EUA em 1989, e chegaria ao Brasil em 2002, após um curto período no qual algumas de suas matérias foram publicadas na Ação Games. Nos EUA, a EGM era conhecida por trazer uma cobertura mais completa da indústria, e oferecer matérias e reviews com seus conhecidos selos, que iam do prata ao platina.



No Brasil, a EGM chegou em 2002, em uma época na qual revistas conhecidas de games paravam de ser produzidas, ou diminuíam sua participação no mercado, como a Ação Games (que parou em janeiro de 2002), Super Game Power (que havia trocado de editora e formato em 2001), e a Gamers, que também já estava com edições irregulares nessa época.



Imagem



A EGM também é conhecida por trazer ao gamer brasileiro uma abordagem mais madura sobre a indústria dos videogames. Ao contrário das revistas disponíveis nos anos 90 que, embora sejam lendárias e queridas, mas tinham um conteúdo mais focado no público infanto-juvenil, a EGM entendia que o gamer brasileiro já era um adolescente ou mesmo um adulto, por isso trazia conteúdo com uma profundidade maior do que o usual.



E, contando com a possibilidade de contar com conteúdo direto dos EUA, semelhante à parceria da Super Game Power com a Game Pro, mas de maneira mais completa, era comum encontrar entrevistas com nomes da indústria, prévias e reviews que, em tempos pré-Youtube, eram o máximo em informação possível de se encontrar no Brasil.



Além disso, foi a EGM que trouxe ao Brasil o conceito de “jornalista-celebridade”, uma vez que dava maior destaque para a sua redação, com reviews assinados pelos mesmos, que já rendiam, naquela época, mensagens em fóruns e no Orkut concordando ou discordando de notas, assim como temos hoje em dia, com o Youtube. Na revista, os leitores conheciam a redação, que participavam de forma ativa da publicação, usando as próprias páginas ou os meios online disponíveis na época.



Imagem



Em 2009, com o fim da EGM nos Estados Unidos, a revista brasileira passaria a se chamar EGW, onde seria publicada mensalmente até 2017, quando também deixaria de existir constantemente, dando espaço para o atual formato de sites, blogs canais do Youtube.



Vale lembrar, também que, em todos estes anos, a EGM deu espaço para diversos nomes conhecidos atualmente no mundo dos games e entretenimento como Pablo Miyazawa, Fabio Santana, Claudio Prandoni, Viviane Werneck e Flávia Gasi, entre muitos outros.



Eu mesmo, que assino este conteúdo, dei meus primeiros passos na revista, na condição de convidado. Foi através da EGM/EGW Zine, que era um espaço aberto para leitores produzirem seus artigos. Estive presente na EGM #75, com uma matéria sobre grandes fracassos dos games, e na EGW #99, onde falava sobre “continuações dos sonhos”, “acertando” sequências de Alex Kidd e Streets of Rage.



Imagem



Antes da lista em si, a revista esclareceu algumas questões, como os critérios utilizados. Dois pontos importantes foram apresentados logo no início. O primeiro, dizia respeito a não inclusão de games com o “fogo no hype”, com os games participantes tendo sido lançados até 31 de outubro de 2001. Faz sentido, pois, ainda mais hoje, costumamos dar o “título” de “melhor game de todos” pra muitos jogos que, apesar de bons, não terão o mesmo apelo com o passar dos anos, sendo induzidos apenas por marketing ou o dito “hype”.



O segundo ponto fala sobre o fato da ausência de games como Pong ou Space Invaders. A revista explica que a lista fala sobre qualidade e não influência, para que os jogos escolhidos sejam escolhidos pelo seu prazer de jogar, e não por sua influência com o passar dos anos. Para a EGM, os “melhores jogos de todos os tempos” são aqueles que ainda queremos jogar hoje.



Imagem



Para o leitor brasileiro, também é importante compreender que, apesar da versão brasileira, a lista foi feita pela EGM dos EUA, como a própria revista deixa bem claro. Isso, claro, faz com que games que nós brasileiros não consideremos dignos da lista esteja no lugar de outros que consideramos mais. O que, hoje em dia, renderia uma daquelas conversas bem “acaloradas” nos YouTubes da vida.



Dito isso, a lista começa com Decatlhete, jogo de olimpíadas para Saturn que, pegando onda nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, é considerado, até hoje, como um dos melhores do gênero. Phantasy Star, na posição 96, é interessante, pelo simples motivo de que o Master System não foi um console de sucesso nos EUA e, até aquele momento, não havia nenhuma espécie de relançamento do game.



Imagem



Resident Evil original está na posição 90, Resident Evil 2 ocupa a posição 62 e Code Veronica se encontra na posição 37, enquanto RE 3 está de fora da lista. Os jogos de Mario contam com 11 games entre os 100 mais, sendo a série com maior presença na lista, enquanto Zelda emplaca oito jogos, o que significa que, até aquele momento, todos os jogos da série de Link eram considerados “os melhores de todos os tempos”.



Sonic participa do top 100 com quatro games, enquanto Final Fantasy está presente com cinco games. Para a EGM, o melhor Final Fantasy é o III (que é na verdade, o sexto game da série, mas que contava com o “3” no nome na versão dos EUA), que se encontrava na nona posição.



Imagem



Os games, em geral, foram bem escolhidos, com discordâncias óbvias em um game ou outro ali presentes. Mas representam bem 100 games que todo fã de jogos deveria jogar ao menos uma vez na vida. Há games como Panzer Dragoon II Zwei, R-Type Delta, Saturn Bomberman, Gunstar Heroes ou Tony Hawk Pro Skater 2. Além dos “100 mais”, rankings “top 5” também marcavam presença, como os melhores jogos de arcade, ou os cinco games mais influentes.



O Top 10, no entanto, era o que chamava mais atenção. Os dez melhores games de todos os tempos, de acordo com a EGM em 2002 eram os seguintes:



10. Super Mario World (Super Ni***ndo)
9. Final Fantasy III (Super Ni***ndo)
8. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Ni***ndo 64)
7. The Legend of Zelda: Majora’s Mask (Ni***ndo 64)
6. Soul Calibur (Dreamcast)
5. Super Mario 64 (Ni***ndo 64)
4. Castlevania: Symphony of the Night (PlayStation)
3. The Legend of Zelda: A Link To the Past (Super Ni***ndo)
2. Tetris (Multiplatforma)
1. Super Metroid (Super Ni***ndo)



Todos os games, inclusive, com méritos próprios. Há quem concorde com Super Metroid no topo, ou quem prefira outro game. O interessante é ver a influência enorme da Ni***ndo naqueles dias, com seis games da companhia entre o “top 10”, e outros dois games que fizeram sucesso graças a consoles da Big N, como Tetris e Final Fantasy III/VI. O “exclusivo” do PlayStation melhor posicionado foi Metal Gear Solid, na posição 14, enquanto Gran Turismo 3 ficou na posição 16.



Imagem



Embora o conceito de “melhor” é relativo, afinal, cada jogador tem suas preferências, bases de jogo e estilos preferidos, é interessante ver como que em 20 anos, as coisas mudaram tanto. Falando em “exclusivos”, é curioso ver que apenas a Ni***ndo contava com jogos entre os “dez mais”, coisa que hoje já contaria com maiores presenças de jogos da S**y e Microsoft.



Também é interessante ver como não há nenhum game de mundo aberto, uma vez que GTA III daria início a este universo nesta mesma época, e que também os jogos em FPS, que dariam um gigantesco salto nesta década, ainda estavam tímidos em listas deste tipo. Jogos com força narrativa, como o que temos hoje, eram parte presente apenas em jogos de RPG, e a ausência de qualquer jogo independente mostra a força que o cenário conquistaria com o passar dos anos.



Assim, concordando você ou não com esta lista, não há como não observá-la como um capítulo interessante da história dos videogames, vendo que, muita coisa que havia sido escolhida como games de alta qualidade e que mereciam ser jogados naqueles dias, ainda contam com o mesmo valor e a mesma vontade de serem jogados hoje em dia, uma vez que muitos destes games atualmente se encontram para serem jogados de formas mais fáceis, o que podemos considerar de emuladores até sistemas de assinaturas de jogos.



Abaixo, a lista completa dos 100 melhores jogos de todos os tempos da EGM, em 2002:



100. Decathlete
99. wipeout XL
98. Quake 3 Arena
97. Mario Golf(GBC)
96. Phantasy Star
95. Zelda 2
94. Baseball Stars
93. Super Smash Bros.
92. Ice Hockey
91. FF7
90. Resident Evil
89. Dragon Warrior 4
88. Virtua Tennis
87. Sega Rally 2
86. Actraiser
85. F-Zero X
84. Samuai Showdown 2
83. Daytona USA(Dreamcast)
82. Kirby Avalanche/Mean Bean Machine (SNES,Genesis)
81. Ape Escape
80. Skies of Arcadia
79. Mario Kart 64
78. Star Fox
77. Metal Gear Solid (GBC)
76. Sonic 2
75. Lunar: Silver Star Story Complete
74. Shining Force 3
73. The Revenge of Shinobi
72. Advance Wars
71. Phantasy Star 2
70. Ninja Gaiden 2
69. Metroid
68. Super Ghouls ‘N Ghosts
67. Street Fighter Alpha 3
66. Donkey Kong
65. Perfect Dark
64. Mega Man 2
63. R-Type (PSX)
62. Resident Evil 2
61. Nights
60. Super Mario RPG
59. Virtua Fighter 2
58. Sonic 1
57. FF9
56. Landstalker
55. Zelda: Link’s Awakening DX
54. Devil’s Crush
53. Super Punch-Out
52. Herzog Zwei
51. Castlevania 3
50. Guardian Heroes
49. Contra
48. Paper Mario
47. Panzer Dragoon 2
46. Pokemon Gold/Silver/Crystal
45. Phantasy Star Online Ver. 2
44. Super Mario Kart
43. FF Tactics
42. Contra 3
41. Ms Pac-Man
40. Zelda: Oracle of Seasons
39. Zelda Oracle of Ages
38. R-Type Delta
37. Resident Evil Code: Veronica X
36. Chrono Cross
35. Castlevania: CotM
34. Mike Tyson’s Punch-Out
33.Saturn Bomberman
32. NCAA Football 2002
31. Madden 2002 (PS2)
30.Street Fighter 3: Third Strike
29. Super Mario Bros 2
28. Hot Shot’s Golf 2
27. Sonic CD
26. Chrono Trigger
25. Zelda
24. Super Castlevania 4
23. Gunstar Heroes
22. Super Mario Bro’s
21.Dragon Force
20. Galaga
19. Panzer Dragoon Saga
18. Pokemon Puzzle League
17. Tony Hawk 2
16. Super Mario World 2: Yoshi’s Island
15. Gran Turismo 3
14. Metal Gear Solid (PSX)
13. Street Fighter 2 Turbo: Hyper Fighting
12. FF5
11. Super Mario Bros. 3
10. Super Mario World
9. FF3
8. Zelda: Ocarina of Time
7. Zelda: Majora’s Mask
6. Soul Calibur
5. Super Mario 64
4. Castlevania: SotN
3. Zelda: A Link to the past
2. Tetris
1. Super Metroid



Fonte: Arkade
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: A chegada da revista EGM ao Brasil em 2002

Mensagem por geraldofigueras »

A título de curiosidade, também fui redator da EGM/EGW por um pouco mais de um ano :)
Toe Jam is a wiener
Responder