Master Everdrive avaliação

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por Neto »

dplc81 escreveu:Eu fiz hoje minha compra do Master Everdrive, no site do Krikzz. A minha principal dúvida é se ele vai rodar jogos de Game Gear (no próprio Game Gear) usando o adaptador Master Gear... Supostamente teria que cortar uma linha no circuito e incluir uma chavinha (para não entrar em modo SMS), mas já cheguei a ouvir dizer que não seria necessária a alteração. Alguém já tentou isso? Na verdade terei a resposta em alguns dias, mas a curiosidade já é muita, heheh.

É bizarro, mas alguns jogos coreanos de Master System utilizam o mapper do SG1000 e por isso são incompatíveis. A mesma coisa para alguns piratas como Super Boy.
Na verdade vai precisar sim fazer uma alteração no adaptador para que o Game Gear alterne entre os modos Master System e Game Gear. O pino 42 (sinal !GG) do Slot de cartuchos controla este modo. Os adaptadores por padrão ligam este pino ao VCC, mas se você fizer um consolizado pode deixar este pino sem conexão, pois ele já ativo alto. A chave em questão deve fazer com que este pino seja ligado ao terra, tornando o sinal de nível baixo e ativando o modo Game Gear.

Curiosamente você pode ativar o modo GG para qualquer jogo de Master System e o jogo passará a ser interpretado como jogo de Game Gear com a tela reduzida e a paleta no modo 4096 cores, porém como a VDP foi inicializada em modo Master System o resultado será a resolução de Game Gear com as paletas erradas.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
dplc81
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Mar 07, 2012 11:45 am

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por dplc81 »

Obrigado Neto, pela sua explicação sempre detalhada do assunto! Farei esta modificação no meu Master Gear e assim que chegar meu Master Everdrive postarei o resultado.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por overday »

Tenho vontade de comprar um desses, mais pela praticidade de não precisar ficar trocando de cartucho. Quando chegar, faça um review!
dplc81
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Mar 07, 2012 11:45 am

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por dplc81 »

O meu Master Everdrive chegou esta semana, e a primeira coisa que fiz foi testá-lo no meu Master Gear modificado!

A princípio tomei logo um susto, pois o Everdrive travava no carregamento de qualquer jogo. Ficava "Erasing..." e não saía mais. Se eu aperto os botões dá erros aleatórios, como 0xF3, 0x7F, 0xD2... Em seguida eu o utilizei nos meus Master System aqui (MS II, MS III, PowerBase), e ele funcionou direitinho em todos. Então tive a idéia de carregar o jogo de game gear pelo Master e usar o Everdrive no GG sem o cartão SD. Eis que o jogo inicializa (e aciono a chavinha para entrar no modo GG).

Depois fiz um downgrade de OS para a OS v7, e nas primeiras tentativas ele carregava direitinho os jogos no Game Gear. Mas é assim, algumas vezes carrega, outras trava, então chego a desconfiar se não seria um problema de energia entre o Master Gear e o Everdrive...

Os jogos de SG-1000 rodam direitinho no Master System, porém com a paleta de cores alterada.

Uma dúvida minha é se eu consigo fazer mais um downgrade da OS para a v5, pois dizem que com a v5 o Master Gear funciona redondinho. Colocando o arquivo da OS e tentando carregar não surte efeito, ele não reconhece o arquivo como uma OS. Alguém passou pela mesma experiência?
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por Neto »

dplc81 escreveu:O meu Master Everdrive chegou esta semana, e a primeira coisa que fiz foi testá-lo no meu Master Gear modificado!

A princípio tomei logo um susto, pois o Everdrive travava no carregamento de qualquer jogo. Ficava "Erasing..." e não saía mais. Se eu aperto os botões dá erros aleatórios, como 0xF3, 0x7F, 0xD2... Em seguida eu o utilizei nos meus Master System aqui (MS II, MS III, PowerBase), e ele funcionou direitinho em todos. Então tive a idéia de carregar o jogo de game gear pelo Master e usar o Everdrive no GG sem o cartão SD. Eis que o jogo inicializa (e aciono a chavinha para entrar no modo GG).

Depois fiz um downgrade de OS para a OS v7, e nas primeiras tentativas ele carregava direitinho os jogos no Game Gear. Mas é assim, algumas vezes carrega, outras trava, então chego a desconfiar se não seria um problema de energia entre o Master Gear e o Everdrive...

Os jogos de SG-1000 rodam direitinho no Master System, porém com a paleta de cores alterada.

Uma dúvida minha é se eu consigo fazer mais um downgrade da OS para a v5, pois dizem que com a v5 o Master Gear funciona redondinho. Colocando o arquivo da OS e tentando carregar não surte efeito, ele não reconhece o arquivo como uma OS. Alguém passou pela mesma experiência?
Seu Game Gear foi revisado os capacitores? Pois pode ser problema de ripple na linha do 5 Volts.
Fazendo o downgrade da OS do Everdrive você vai perder o suporte a cartões de alta capacidade.
Meu Everdrive tem a última firmware e não rodava no SEGA Mark III, a solução apontada é sempre a mesma de fazer o downgrade, porém ao invés de fazer isto fui atrás e investiguei e descobri o motivo de não funcionar e hoje meu Everdrive funciona perfeitamente no SEGA Mark III ( http://www.smspower.org/forums/16516-Ge ... EGAMARKIII ) sem precisar perder os recursos da última firmware.

Não tenho problemas de uso do Everdrive com o Game Gear, apesar de ser um consolizado é basicamente um Master Gear embutido, a diferença esta na fonte que uso uma com praticamente zero ripple no VCC.

Os contras é que o desenvolvedor do Everdrive removeu a compatibilidade do SG-1000 (inicialização do Color RAM) no Game Gear, apesar de funcionar os jogos vem com a paleta do OS.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
dplc81
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Mar 07, 2012 11:45 am

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por dplc81 »

Neto, meu game gear não teve nenhuma resoldagem de capacitores, e o som está um pouco baixo, talvez esteja realmente na hora de uma manutenção. Porém, consegui fazer downgrade do OS para a versão 5, e então a versão 5 funciona perfeitamente carregando qualquer jogo no meu game gear sem nenhum travamento ou mensagem de erro.

Assim sendo não tenho certeza sobre algum problema de ripple. Algo que reparei é que meu SD Card de 2GB formatado em FAT16 funciona de forma muito mais rápida em meu notebook, ao contrário de quando estava formatado em FAT32 para atender as OS 7 e 8. Será que eventualmente o cartão em FAT32 consome mais energia do meu GG para efetuar gravação? Há uma maneira fácil de testar os 5v do meu Game Gear? Grato!
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por Neto »

dplc81 escreveu:Neto, meu game gear não teve nenhuma resoldagem de capacitores, e o som está um pouco baixo, talvez esteja realmente na hora de uma manutenção. Porém, consegui fazer downgrade do OS para a versão 5, e então a versão 5 funciona perfeitamente carregando qualquer jogo no meu game gear sem nenhum travamento ou mensagem de erro.

Assim sendo não tenho certeza sobre algum problema de ripple. Algo que reparei é que meu SD Card de 2GB formatado em FAT16 funciona de forma muito mais rápida em meu notebook, ao contrário de quando estava formatado em FAT32 para atender as OS 7 e 8. Será que eventualmente o cartão em FAT32 consome mais energia do meu GG para efetuar gravação? Há uma maneira fácil de testar os 5v do meu Game Gear? Grato!
Então recomendo que faça a troca geral de todos os capacitores dele.
O som baixo 90% dos casos são os capacitores na placa de som.
O Hardware do cartão não muda quando formato em sistemas diferente, então pouco provável que o tipo de formatação mude o consumo de energia. No caso do Firmware do Everdrive pode aumentar o consumo, pois como ele possui um processador interno a medida que aumenta o processamento (devido a funcionalidades extras) o consumo de energia também aumenta.
Sobre os 5V, você precisaria de um osciloscópio para aferir o nível de ripple nesta linha, mas a troca dos capacitores já é o suficiente para eliminar.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
dplc81
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Mar 07, 2012 11:45 am

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por dplc81 »

Realmente, deve ser necessário fazer um recap no meu Game Gear, nunca fiz nenhum tipo de revisão nele.

Sobre o OS consumir mais energia, você tem razão, pois o OS 5 roda perfeito, o OS 7 beta roda razoavelmente bem, o 8 se recusa a funcionar de qualquer maneira. A sua explicação vem bem ao encontro do problema... E as OS mais novas são mais interessantes porque além de tudo mostram o nome completo do arquivo a ser carregado.
Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por Johnnie Walker »

Saldações, caros colegas.

Uma noticia bem interessante:

http://www.blastprocessingbr.net/2017/0 ... u-console/
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu li este artigo e apesar dos dados serem bem concretos ainda achei estranho...
Se bem que de fato qualquer coisa fora da fabricante original tende a ter algo que possa causar danos a longo prazo. Quem nunca viu um N64 morto pelos terríveis adaptadores de carts piratas? Um Dreamcast com a porta de controles queimada por usar um controle pirata? São exemplos estapafúrdios porém claros de que qualquer coisa third party corre o risco de gerar danos.

Agora preparem-se pra ver flaahcarts sendo vendidos a preço de banana daqui a algum tempo, pois claro, quem é sério como o Krikzz vai dar uma resposta a isso.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: Master Everdrive avaliação

Mensagem por segarule »

Meus caros amigos e irmãos seguistas, tudo bem?
Estou ressuscitando o tópico para não dizer a mim mesmo (hehehehe) para comunicar que fiz, finalmente, a aquisição de um everdrive.
O problema é que comprei chinês, então vocês já sabem que em algum momento isso deve dar defeito. Mas, além de já saber que não haverá savestate nos jogos, vi alguns vídeos alertando para a possibilidade de danificar a entrada SD, caso o usuário fique trocando muito. Bem, como eu comprei com a finalidade de testar rom hack e homebrews fiquei preocupado. Daí pensei numa coisa louca: será que se poderia transferir as roms via ftp? Um adaptador para lan ou wifi eu já vi que tem na net. O resto da loucura eu compartilho depois, se alguém enxergar juízo nisso.
Responder