O smartphone, feito pela então S**y Ericsson, era basicamente uma mistura de smartphone Android com um PSP. Era possível jogar os games comuns da plataforma de smartphones, além de jogos do primeiro Playstation, em um controle que deslizava a tela, e oferecia a mesma disposição de botões dos consoles da S**y: ❏, ◐, △ e X. Além de dois sensores que faziam o papel de analógicos.

O smartphone não foi um campeão de vendas, mas criou uma base de fãs, que expandiram o console, colocando ainda mais games de Playstation, e aproveitando os controles para somar emuladores. Mas, as baixas vendas não rendeu o aguardado Xperia Play 2.
Agora, voltemos a 2020: um ano em que smartphones, mais do que nunca, são videogames. Mataram o conceito de videogame portátil, somam games de vários gêneros em seu catálogo e estão prontos para rodar games de consoles, por streaming. Nesta época, em que um smartphone-videogame já é um conceito que existe, com iniciativas de Razer, Xiaomi e Asus, as portas para o “Playstation Phone 2” estão abertas, caso a S**y tenha o interesse. Isso não aconteceu, mas um possível protótipo, que seria de um possível Xperia Play 2, vazou recentemente.

As imagens do console foram compartilhados no subreddit do Xperia. O usuário que publicou encontrou uma lista do dispositivo no Idle Fish, uma loja online de produtos usados operada pelo Alibaba, a mesma do AliExpress. O vendedor que divulgou o produto diz que é apenas um protótipo, e que não há como verificar a autenticidade. Na sua loja, há outros produtos de tecnologia obsoleta, como um devkit de Playstation 3, e o IBM Model F, clássico teclado para computadores antigos.

O smartphone tem o mesmo princípio do Xperia Play original: o mecanismo deslizante, também usado no PSP Go, o direcional e os botões padrão de Playstation. E há um botão “3D”. Se considerarmos um aparelho de oito anos de idade, pode ser que a S**y estava estudando inserir uma tecnologia 3D semelhante ao do 3DS, que era um fenômeno em vendas naqueles dias.

Os botões de acesso do Android são capacitivos e não botões físicos. Isso mostra as mudanças de design dos aparelhos Xperia em 2012, e bate com informações sobre o possível Xperia Play 2, que rodou blogs de smartphones naqueles dias. Há o logo da S**y Ericsson, que respondia pela divisão de smartphones da S**y naquela época. Mas não há nada que confirme o dispositivo como um protótipo legítimo.
Fonte: Arkade