Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por ReBirFh »

Saturn já está nas lojas, mas é muito caro


ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Já está nas lojas o Sega Saturn, novo videogame de 32 bits que a Tec Toy traz para o Brasil.
Bit é como uma régua. Serve para medir a quantidade de informação que o equipamento é capaz de reunir ou guardar. O console Master System tem 8 bits e o Mega Drive tem 16 bits.
O Saturn (foto à esquerda) foi lançado pela Sega no Japão em novembro de 1994. Aqui, chegou às lojas em 30 de agosto, antes de ser lançado nos Estados Unidos, em 2 de setembro.
O Saturn só funciona com jogos em CD. Custa R$ 899,99 e vem com o jogo de luta "Virtua Fighter". Acompanha o console um joystick com oito botões. Dois botões têm as funções de deixar o jogador aproximar as imagens, na maioria dos jogos, selecionar e avançar as músicas. Você também usa o Saturn para ouvir música em CD. Até o fim do ano, a Tec Toy deve lançar uma tipo de tomada que vai servir para transformar o console em uma máquina para assistir filmes em CD.

Jogos para o console
A Tec Toy lança seis jogos para o Saturn. Em "Virtua Fighter" (foto do meio), o mestre Akira Yuki desafia os sete melhores lutadores do mundo nas artes marciais. Na segunda fase, depois de derrotar os inimigos, o jogador enfrenta Dural, criatura metálica que tem os melhores golpes.
Outro game que faz sucesso no fliperama e que você vai poder jogar no Saturn é o jogo de corrida "Daytona USA". Outros lançamentos são "Panzer Dragoon", "Worldwide Soccer", "Clockwork Knight" e o percevejo "Bug" (foto à direita). Preços: de R$ 60,00 a R$ 70,00.
Ref. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/ ... nha/1.html


Resumo:

Sega Saturn
Lançamento: 30/08/1995
Preço: R$ 899,99
Jogos disponíveis no lançamento: Virtua Fighter, Daytona USA, Panzer Dragoon, Worldwide Soccer, Clockwork Knight e Bug.
Preços dos jogos: de R$ 60,00 a R$ 70,00.
Editado pela última vez por ReBirFh em Dom Fev 02, 2020 10:00 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por Odin »

Putz, naquele tempo o salário era no máximo uns 150 reais, se fosse nos dias de hoje ele iria custar uns 7 mil reais... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
naldin
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 18, 2019 2:44 pm
Localização: Somewhere in Time
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por naldin »

Em 95 o salário era 100 reais, agora entendo porque não conheci ninguém nessa época que tinha um.
Mega Drive 17 Tectoy
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por ReBirFh »

Eu também não conheci ninguém com o Saturn, vim conhecer brevemente após comprar um quando já tinha entrado aqui no SEGA-Brasil.

Em relação ao salário mínimo, de fato eram esse valor, mas salvo engano, o poder aquisitivo da população de classe média parecia ser maior, acho que poucos recebiam um salário, enquanto hoje em dia receber um ou dois salários é o padrão. Digo isso pois estudei em colégio de bairro e me recordo que era 100/130 a mensalidade e minha família sempre foi classe média baixa baixa.

É a impressão que eu tenho.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por Odin »

Poxa, se o salário naquela época era 100 reais, então se fosse hoje ele custaria quase 9 mil... :lol:

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
naldin
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 18, 2019 2:44 pm
Localização: Somewhere in Time
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por naldin »

ReBirFh escreveu: Ter Jan 28, 2020 11:19 am Eu também não conheci ninguém com o Saturn, vim conhecer brevemente após comprar um quando já tinha entrado aqui no SEGA-Brasil.

Em relação ao salário mínimo, de fato eram esse valor, mas salvo engano, o poder aquisitivo da população de classe média parecia ser maior, acho que poucos recebiam um salário, enquanto hoje em dia receber um ou dois salários é o padrão. Digo isso pois estudei em colégio de bairro e me recordo que era 100/130 a mensalidade e minha família sempre foi classe média baixa baixa.

É a impressão que eu tenho.
Pior que não, recebia mais quantidades de salários mas o montante não dava pra nada. Comecei a trabalhar nessa época e pouco depois já ganhava três salários, lembro bem que mau conseguia pagar as contas básicas da republica que morava com mais quatro amigos. Depois passei em um concurso publico e fui a ganhar oito salários, com muito custo juntei dinheiro meses e consegui comprar um carro velho. Oito salários hoje é sonho de muita gente.
Mega Drive 17 Tectoy
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por Gate »

Queria poder voltar no tempo, mesmo sem um tostão no bolso... Pra quem tem interesse, aqui vai um scan bem porco dessa matéria na Folhinha. O borrão do meio é Virtua Fighter e o borrão da direita é Bug.

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por Zillion »

Odin escreveu: Ter Jan 28, 2020 9:43 pm Poxa, se o salário naquela época era 100 reais, então se fosse hoje ele custaria quase 9 mil... :lol:

Imagem
Olá amigos, eu comecei a trabalhar em 02/01/1995 com salário de R$148,00 por mês de ''Ofice'' Boy, registraram assim mesmo. :lol: porém como recebia comissão por entrega eu tirava uns R$600,00 por mês, metade da grana ia para casa, a ficha no fliperama era 0,25 e o busão 0,50 se não me falha a memória. Era muita grana um Saturno, só um camarada tinha. :mrgreen:
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por Odin »

Zillion escreveu: Dom Mar 22, 2020 11:49 am
Odin escreveu: Ter Jan 28, 2020 9:43 pm Poxa, se o salário naquela época era 100 reais, então se fosse hoje ele custaria quase 9 mil... :lol:

Imagem
Olá amigos, eu comecei a trabalhar em 02/01/1995 com salário de R$148,00 por mês de ''Ofice'' Boy, registraram assim mesmo. :lol: porém como recebia comissão por entrega eu tirava uns R$600,00 por mês, metade da grana ia para casa, a ficha no fliperama era 0,25 e o busão 0,50 se não me falha a memória. Era muita grana um Saturno, só um camarada tinha. :mrgreen:
Caramba, você era rico então, pois minha vó trabalhou por quase 20 anos 80 e 90 de supervisora num hotel, e ela ganhava menos de 500 reais, isso que ela ralava lá, até os 1999 acho que ela não tinha chegado nos 500 reais ainda... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por Zillion »

Que era um trabalho por comissão, quanto mais você entregava mais recebia. Nessa época quase não existia moto-boy então valia a pena, só que com chuva, frio ou garoa você tinha de encarar... rs
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por overday »

Lembro das propagandas da Casa & Vídeo na época do lançamento e esse valor de 899, o que na época era um número astronômico.
Silasgja
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Dez 02, 2020 2:46 pm

Re: Saturn já está nas lojas, mas é muito caro

Mensagem por Silasgja »

De acordo com a calculadora de inflação do G1, isso da 6.988,30 em valores de hoje, ou seja, uma valorização de 677%!

Dados básicos da correção pelo IGP-M (FGV)
Dados informados
Data inicial 08/1995
Data final 11/2020
Valor nominal R$ 899,00 ( REAL )
Dados calculados
Índice de correção no período 7,77341810
Valor percentual correspondente 677,341810 %
Valor corrigido na data final R$ 6.988,30 ( REAL )
Responder