Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por PercivalEdmund »

Pessoal comprei um Master System 3 no estado na feira. Ao testar ele não liga e emite um zumbido na fonte. Reparei que tinha um capacitor solto, soldei e mesmo assim ainda não liga e apresenta um zumbido. O que pode ser?

Enviado de meu SM-G530BT usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por Odin »

Qual é o modelo? Você pode postar fotos?

Não sei até que nível de conhecimento técnico você tem, mas tome cuidado ao soldar esse capacitor, pois você pode ter soldado ele ao contrário e ele pode até explodir se foi soldado com as polaridades invertidas.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por PercivalEdmund »

Bom ele estava bambo na placa da fonte o que fiz foi resoldar para deixalo firme mas não adiantou. Se tiver tempo posto fotos aqui.

O que posso adiantar e um collection de 74 jogos.


Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por PercivalEdmund »

É dessa parte que eu edcuto o chiado @Odin Imagem

Enviado de meu SM-G530BT usando o Tapatalk

Ponã
Mensagens: 122
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:51 am

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por Ponã »

O ideal é testar a saída da fonte. Se eu não me engano esse Master trabalha com 5v. Tenta arranjar um multímetro e verifica nesses cabos que saem à direita. São 3 pinos, GND (Terra), 5V e Pause. O chiado na fonte provavelmente é do transformador, mas é comum eles funcionarem bem mesmo quando há vibração.
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por PercivalEdmund »

Ponã escreveu:O ideal é testar a saída da fonte. Se eu não me engano esse Master trabalha com 5v. Tenta arranjar um multímetro e verifica nesses cabos que saem à direita. São 3 pinos, GND (Terra), 5V e Pause. O chiado na fonte provavelmente é do transformador, mas é comum eles funcionarem bem mesmo quando há vibração.
O transformador e a pecinha quadrada com uma especie de fita amarela?

Enviado de meu SM-G530BT usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por Odin »

Esse chiado deve ser do transformador mesmo, que é esse com a fita amarela mesmo, se for um chiado baixinho talvez seja comum, pois tem vários consoles da Tectoy que tem esses chiados, tenho um Mega III capado que tem um chiado bem baixinho até quando está desligado, só ligado na luz, e ele funciona normalmente.

Esse transformador também é chamado de trafo, se tiver que trocar ele não sei se existe para vender, já procurei por um para outro item uma vez e não encontrei.

Uma coisa que lembrei agora, se ele não estiver ligando, talvez seja a chavinha de ligar e desligar que esteja com problema, ela pode estar oxidada, essas chavinhas são fáceis de encontrar, tente achar outra e teste no lugar dessa, talvez esse problema do zumbido nem seja o defeito dele.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por PercivalEdmund »

testei com o tranformador vi que está saindo cerca de 4.5 de um desses pinos. Testei com o videogame ligado. Vou comprar a chavinha depois

Enviado de meu SM-G530BT usando o Tapatalk

autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por autokad »

Tenho um master system 3 que a fonte também está chiando. Aliás, começa a chiar depois que esquenta um pouco, uns 2 minutos após ligado.
Confesso que quero trocar ela, colocar uma externa, bivolt automática. Só não tive tempo ainda para confirmar a voltagem e a amperagem.

Aliás, a fonte interna que deixa o console pesado, e isso me incomoda.
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por PercivalEdmund »

Oi amigos consegui resolver o problema: era a chave mesmo. Só que aqui não achei nenhum lugar que vende então eu usei uma de uma caixa de som de pc com defeito só tive que ajustar as perninhas da chave para que pudesse soldar e funcionou perfeitamente. Obrigado @Odin pela dica. Uma coisa que infelizmente aconteceu e que a chave seletora da carcaca não se adaptou a nova chave instalada, assim tendo que deixar o console sempre ligado. Imagem

Enviado de meu SM-G530BT usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por Odin »

Fico feliz que tenha conseguido recuperar ele :mrgreen:

Quando vi uma parte da chave oxidada na mesma hora me dei conta que podia ser ela, essas chavinhas são problemáticas também nos III clássicos com um jogo na memória, mas no caso dos clássicos, as chavinhas geralmente falham, pois se desgastam, já essas dos Collection devem ser modelos feitos com material mais vagabundo, ai oxidam com facilidade.

Infelizmente não sei o nome correto da chavinha original, mas guarde essa velha para você levar em alguma loja de componentes algum dia, quem sabe você ache uma igual nova, e deixe ele 100% de novo :P
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por PercivalEdmund »

Acho que vou pegar um Master Evolution pelo que vi os componentes são compatíveis.
ResetCartucho
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Out 12, 2019 11:30 pm

Re: Master System 3 Collection Não Liga e Zumbido na Fonte.

Mensagem por ResetCartucho »

PercivalEdmund escreveu: Ter Out 08, 2019 12:22 pm Acho que vou pegar um Master Evolution pelo que vi os componentes são compatíveis.
Se não tiver mais planos pro Master System Evolution dê uma olhada nesse post:
https://www.sega-brasil.com.br/forum/vi ... f=1&t=6289
Responder