Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Agrobel »

Escola rica?? Era uma escola estadual, só que no interior. Os apple 2 que tinham lá eu auase consigo me lembrar que na verdade eram clones, da Unitron. E esses comoutadores eram quase sucata, naquela época. Totalmente desatualizados. Mas serviam muito bem para introduzir a computação à quem não tinha contato nenhum, como eu. Não duvido nadinha nadinha que o Estado tenha cedido apenas a sala, a algum professor muito idealista que possivelmente correu atrás dos computadores pra poder promover essa "alfabetização" computacional de pessoas que, sem esse projeto, muito provavelmente passariam quase mais uma década sem qualquer contato com computadores pessoais.

Nossa, vc falou das revistas com programas impressos e eu lembrei de uma vez aue eu e dois amigos dessa escola pegamos uma aula vaga inteirinha pra digitar um joguinho num desses apple 2, a partir de uma dessas revistas. Que loucura. Haha. Que época boa. Claro que não pegávamos nenhuma das meninas, mas mesmo assim era uma época muito boa pra mim.

Programinha chato da tartaruga!!!! Vc deve estar falando do LOGO. Tínhamos esse lá também. Eu curtia!! Haha.

Em 94 peguei um 286. Aí comecei a debulhar o MS-DOS.... Usei o DOS até onde pude!! Tipo até 2009!!! Hahaha!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Sonymaster »

Agrobel escreveu: Qua Fev 27, 2019 12:54 am Escola rica?? Era uma escola estadual, só que no interior. Os apple 2 que tinham lá eu auase consigo me lembrar que na verdade eram clones, da Unitron. E esses comoutadores eram quase sucata, naquela época. Totalmente desatualizados. Mas serviam muito bem para introduzir a computação à quem não tinha contato nenhum, como eu. Não duvido nadinha nadinha que o Estado tenha cedido apenas a sala, a algum professor muito idealista que possivelmente correu atrás dos computadores pra poder promover essa "alfabetização" computacional de pessoas que, sem esse projeto, muito provavelmente passariam quase mais uma década sem qualquer contato com computadores pessoais.

Nossa, vc falou das revistas com programas impressos e eu lembrei de uma vez aue eu e dois amigos dessa escola pegamos uma aula vaga inteirinha pra digitar um joguinho num desses apple 2, a partir de uma dessas revistas. Que loucura. Haha. Que época boa. Claro que não pegávamos nenhuma das meninas, mas mesmo assim era uma época muito boa pra mim.

Programinha chato da tartaruga!!!! Vc deve estar falando do LOGO. Tínhamos esse lá também. Eu curtia!! Haha.

Em 94 peguei um 286. Aí comecei a debulhar o MS-DOS.... Usei o DOS até onde pude!! Tipo até 2009!!! Hahaha!
Eu adoro o MS-DOS e quando a gente fazia alguns trabalhos para IBM na automação comercial, eles ainda usavam o MS-DOS 6.22 com Cobol e Qbasic como base acredita nisso? eu adorava mexer nos programas no PDV, depois a própria Microsoft atualizou para versão 7.0 e como ainda pagava pelo sistema, começaram a usar o FreeDOS, o MS-DOS Open Source, adorei mexer com ele. Pena que hoje o pessoa usa demais programas pesados e tudo mais, eu adorava a simplicidade de programas feitos em DOS.

No colégio, eu curtia era trocar os disquetes de jogos, era bem legal.

E sobre o Apple II clone eu lembro dele sim, realmente tinha uns clones que foram lançados aqui, era bem legal, e outra coisa que lembrei foi do VHS que ainda devo ter da programação em Basic e como usar o MSX que veio com o MSX da Gradiente quando minha Mãe comprou para o escritório dela de contabilidade, meu Pai ia tentar conseguir o da Hotbit porque trabalhava na Sharp, mas o escritório da minha Mãe tinha contrato com a Gradiente então ela acabou pegando o Expert.

E tinha esses videos.
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Agrobel »

Meu Deus. É aí que a gente começa a ter uma noção de até onde vai o consumismo, né? Olha quanto material e quanto trabalho obsoleto. Hehe.
Nunca tive e acho que nunca nem mexi ou mesmo vi um MSX. Mas vou adorar assistir esses vídeos, qualquer hora.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Sonymaster »

Agrobel escreveu: Qui Fev 28, 2019 1:59 am Meu Deus. É aí que a gente começa a ter uma noção de até onde vai o consumismo, né? Olha quanto material e quanto trabalho obsoleto. Hehe.
Nunca tive e acho que nunca nem mexi ou mesmo vi um MSX. Mas vou adorar assistir esses vídeos, qualquer hora.
Realmente, muita gente não da mais valor a essas coisas e fico pensando que isso na época era uma coisa absurda de cara ou inacessível para alguns e hoje não se passa de lixo, mas ainda digo que ainda pode fazer muita coisa se tiver inteligencia de usar, como aquela oficina que ainda usa um Apple II para cadastro de clientes e aquele Biblioteca antiga que ainda usa o Amiga Commodore tudo porque ainda faz o trabalho simples de busca de livros e não precisa tirar e colocar uma maquina PC Gamer no local para fazer algo simples.

Sobre os videos, ainda devo ter esses VHS e vou te falar, as músicas da apresentação bate uma nostalgia incrível só quem vivenciou isso sabe.
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Agrobel »

Oficina com Apple II? Biblioteca com Commodore? Não tô sabendo!! Onde ficam??
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Odin »

Eu acho que o Sonymaster inverteu os computadores, o da oficina eu acho que ele tinha falado de uma que apareceu um Commodore a algum tempo, que era usado a mais de 30 anos e que sobreviveu até a uma enchente...

https://gizmodo.uol.com.br/commodore-64-ainda-em-uso/

Já a biblioteca eu desconheço.
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Qui Fev 28, 2019 4:35 pm Eu acho que o Sonymaster inverteu os computadores, o da oficina eu acho que ele tinha falado de uma que apareceu um Commodore a algum tempo, que era usado a mais de 30 anos e que sobreviveu até a uma enchente...

https://gizmodo.uol.com.br/commodore-64-ainda-em-uso/

Já a biblioteca eu desconheço.
Isso isso isso, acho que cheguei a postar ambos os tópicos aqui, mas acho que nem lembro mais hahahahahha
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Sønic[U.G] »

Será que só eu aqui é que acho que o Sega CD não foi exatamente um fiasco (deu até mais certo do que o 32X)?

Eu sou fã de carros VW à ar (dos quais poucos além do Fusca fizeram sucesso) e se for permitida uma comparação, eu diria que o Sega CD foi como o TL, que apesar de não ter feito tanto sucesso como a Variant 1 vendeu razoavelmente bem para a época (ainda que algum site que nem lembro qual é tenha dito que ele não incomodou tanto o Corcel 1, seu principal concorrente), ao contrário do Zé do Caixão, da Variant II e do SP2, que seriam o "32X" da VW.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Sonymaster »

Eu também acho que o Sega CD não foi um fiasco na verdade, foi apenas um protótipo de mercado onde a Sega deu seu primeiro passo entre as concorrentes, era sonho de consumo naquela época com certeza, mas depois que peguei o 3DO eu achava o Sega CD meio ultrapassado, principalmente nas versões do jogo Road Rash como já mencionei. Mas gostava de alguns jogos do Sega CD com certeza.
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Agrobel »

Sønic[U.G] escreveu: Qui Mar 21, 2019 2:43 am Será que só eu aqui é que acho que o Sega CD não foi exatamente um fiasco (deu até mais certo do que o 32X)?

Eu sou fã de carros VW à ar (dos quais poucos além do Fusca fizeram sucesso) e se for permitida uma comparação, eu diria que o Sega CD foi como o TL, que apesar de não ter feito tanto sucesso como a Variant 1 vendeu razoavelmente bem para a época (ainda que algum site que nem lembro qual é tenha dito que ele não incomodou tanto o Corcel 1, seu principal concorrente), ao contrário do Zé do Caixão, da Variant II e do SP2, que seriam o "32X" da VW.
VW a ar são os únicos que realmente prestam. Os MDs e APs eram apenas bons, mas não tão quanto os boxers a ar. E depois dos APs, nem digo nada. Hehe.
E também considero o Sega CD um sucesso sim. Foi um acessório que vendeu muito. Quem não concorda que me mostre uma galera que tenha o 64 DD, por exemplo. Aquilo sim é fiasco, como acessório.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Odin »

Fiasco comercial certamente ele não foi, pois acredito que tenha vendido bastante sim, na época era uma grande novidade poder jogar jogos em CD e muita gente que teve Mega Drive quis ter o leitor de CDs para ele... O problema é que ele foi lançado meio que tardiamente e poucos jogos foram lançados, esse sim foi o problema dele, fora que a Sega não deu a atenção merecida, pois ela estava mais ocupada desenvolvendo o seu sucessor Sega Saturn... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por overday »

Aproveitando o tópico, uma dúvida: vocês consideram o Sega CD e o 32X consoles ou apenas acessórios do Mega? É curioso, normalmente em qualquer discussão ou site de games/ROMs/etc eles têm uma página própria, como se fosse algo independente do Mega, embora não seja. Eu mesmo como "cresci" assim tenho dificuldade em pensar neles de algo diferente do que consoles próprios (na organização da minha coleção mesmo, quando conto meus consoles, conto eles separadamente do Mega).

Difícil definir onde traçar a linha que separa o que é considerado um console e o que é apenas um acessório. Se o Sega CD é for considerado um console por que não o PlayStation VR, por exemplo? Vou até mais longe, por que não considerar o expansion pak do N64 um console? Normalmente o argumento é que o Sega CD tem jogos próprios, que não funcionam com o Mega sozinho, mas o PSVR também tem jogos que o PS4 não roda sozinho, e existem jogos de N64 que não rodam sem o expansion pak.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Odin »

overday escreveu: Seg Mar 25, 2019 9:20 pm Aproveitando o tópico, uma dúvida: vocês consideram o Sega CD e o 32X consoles ou apenas acessórios do Mega? É curioso, normalmente em qualquer discussão ou site de games/ROMs/etc eles têm uma página própria, como se fosse algo independente do Mega, embora não seja. Eu mesmo como "cresci" assim tenho dificuldade em pensar neles de algo diferente do que consoles próprios (na organização da minha coleção mesmo, quando conto meus consoles, conto eles separadamente do Mega).

Difícil definir onde traçar a linha que separa o que é considerado um console e o que é apenas um acessório. Se o Sega CD é for considerado um console por que não o PlayStation VR, por exemplo? Vou até mais longe, por que não considerar o expansion pak do N64 um console? Normalmente o argumento é que o Sega CD tem jogos próprios, que não funcionam com o Mega sozinho, mas o PSVR também tem jogos que o PS4 não roda sozinho, e existem jogos de N64 que não rodam sem o expansion pak.
Eu acredito que sejam acessórios, pois sem o console eles não funcionam... O Sega CD aliás, é praticamente um leitor de CDs do Mega Drive, acho que ele nem aumenta a potência do console, só melhora e consideravelmente o som, pois os CDs são maiores que os cartuchos, e poderia rodar músicas com qualidade muito melhor. Já o 32X se parece mais com um console, pois esse sim aumenta e muito a potência dele, o console vira praticamente 32 Bits, mas mesmo assim é praticamente um upgrade, um adaptador... Uma pena que a Sega não chegou a lançar um Mega Drive com ele integrado, como teria feito com o Neptume, ai sim poderia chamar ele de outro console, ela chegou a fazer isso com o CDX ao menos...
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
extra skater
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jun 20, 2016 12:05 am
Localização: Recife, PE
Contato:

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por extra skater »

Eu gosto de pensar (não que isso faça qualquer diferença) que o Sega CD é uma prova de como a Sega sempre foi pioneira e se fodeu com isso.
Lançou o SG1000 e o SC3000 e tomou chapéu do Famicon. Inclusive aperfeiçoou os jogos 8bits quando lançou o Mark III, mas não teve jeito, o Famicon dominou os mercados oriental e ocidental.
Lançou o Mega Drive. A Ni***ndo veio com o SNES dois anos depois, com alguns aperfeiçoamentos, e dominou.
Lançou Virtua Fighter, nunca foi muito bem compreendido no ocidente. Veio a Namco com Tekken e dominou.
Lançou o Sega CD e depois o Saturn. Veio a S**y com o Playstation e dominou.
Lançou o Dreamcast. Veio a S**y com o Playstation II e dominou.
Tomar no cu... é muito azar.
extra skater
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Sega CD – uma sombra de revolução em Compact Disc que jamais decolou

Mensagem por Sønic[U.G] »

overday escreveu: Seg Mar 25, 2019 9:20 pm Aproveitando o tópico, uma dúvida: vocês consideram o Sega CD e o 32X consoles ou apenas acessórios do Mega? É curioso, normalmente em qualquer discussão ou site de games/ROMs/etc eles têm uma página própria, como se fosse algo independente do Mega, embora não seja. Eu mesmo como "cresci" assim tenho dificuldade em pensar neles de algo diferente do que consoles próprios (na organização da minha coleção mesmo, quando conto meus consoles, conto eles separadamente do Mega).

Difícil definir onde traçar a linha que separa o que é considerado um console e o que é apenas um acessório. Se o Sega CD é for considerado um console por que não o PlayStation VR, por exemplo? Vou até mais longe, por que não considerar o expansion pak do N64 um console? Normalmente o argumento é que o Sega CD tem jogos próprios, que não funcionam com o Mega sozinho, mas o PSVR também tem jogos que o PS4 não roda sozinho, e existem jogos de N64 que não rodam sem o expansion pak.
Para mim eles são expansões, como se fossem plugins em forma de hardware. O que eu considero acessórios são joysticks ou outra coisa que se conecte neles (memory cards, vibration packs) ou no lugar deles (pistolas, mouses, teclados ou o Batter-Up do MD/SNES), adaptadores ou cartuchos como os do Saturn ou o Meganet e o Telebradesco do MD.
Odin escreveu: Fiasco comercial certamente ele não foi, pois acredito que tenha vendido bastante sim, na época era uma grande novidade poder jogar jogos em CD e muita gente que teve Mega Drive quis ter o leitor de CDs para ele... O problema é que ele foi lançado meio que tardiamente e poucos jogos foram lançados, esse sim foi o problema dele, fora que a Sega não deu a atenção merecida, pois ela estava mais ocupada desenvolvendo o seu sucessor Sega Saturn...
Tem também o fato de que naquela época o CD para armazenamento de dados era novidade, e como a diferença de espaço era muito gritante em relação aos cartuchos, nem todas as fabricantes souberam aproveitar todo o potencial do CD.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Responder