Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

Mensagem por Sonymaster »

Tínhamos o Hugo Game mas também pudemos jogar da maneira mais politicamente incorreta possível o clássico Garganta e Torcicolo com o comando do João Gordo. Vamos relembrar a baixaria que envolvia atirar em ovelhas?

Imagem

A MTV do Brasil estréia nesta terça-feira, às 19h, seu primeiro game interativo: o trash “Garganta e Torcicolo no Paraíso das Ovelhinhas”.

Garganta e Torcicolo são dois monstros criados num mundo hostil e violento. Após brigarem, desmaiam e são levados por uma ovelha que tem asas para o paraíso.

O programa, com meia hora de duração, será apresentado ao vivo por João Gordo (leia abaixo). Os telespectadores da emissora, previamente inscritos, vão participar do jogo por telefone.
Este texto é de uma matéria da Folha de S. Paulo de 1997, poucos dias antes da estreia do programa que ocorreu em um primeiro de abril (quer data melhor?). E no dia e hora marcados lá estavam os adoráveis “monotrilhos”, fazendo tudo o que o Hugo Game oferecia, mas ao contrário.

A tecnologia era a mesma: tecnologia da dinamarquesa ITE, apoio da Hebert-Ritchers (versão brasileira…) e a diferença estava no formato e nos personagens. Saem os personagens certinhos, defensores dos bons e dos velhos costumes e entram dois monstros relaxados, toscos e prontos para uma boa briga, com influência do fanfarrão João Gordo que convidava os jogadores (que pagavam R$3 para se inscrever e entrar “na fila”) a se cumprimentarem de maneira cordial (com muitos #$*%(@)@) antes das partidas.

Imagem


Os jogos envolviam “bons e velhos costumes” e eram divertidos por serem jogados a dois “de contra”. Um controlava Garganta e o outro Torcicolo e os jogos envolviam acertar o maior número de ovelhas atiradas na tela, sempre atrapalhando e provocando o adversário.

Em uma busca na Internet não conseguimos achar muitos vídeos com o jogo, mas temos este programa completo para você matar as saudades depois, com algumas disputas entre telespectadores e a presença do Pavilhão 9:

Foi a estreia de João Gordo na televisão. O vocalista do Ratos de Porão veio e com o sucesso, continuou na emissora por muito tempo, com vários programas, sendo que o meu preferido era o Gordo Freak Show, de 2005 e 2006. Também foi a estreia de outro personagem que depois fez sucesso sozinho com um desenho na MTV: o Fudêncio, o “simpático” boneco que se vestia como um punk e sempre era linchado nos programas.

Imagem


E era um programa voltado para a família, só que não. Mesmo passando no mesmo horário de Chaves e Malhação (17h30), a “xingação” rolava solta, o politicamente incorreto imperava e o próprio apresentador ajudava a manter o caos no horário, inclusive abaixando as calças uma vez para que o jogo começasse logo

Imagem


E assim foi por bons dois anos o último jogo interativo por telefone. Por várias razões, já citadas quando falei do Hugo (entre elas, a maior que é a dificuldade de lidar com as transmissões em HD, que atrasam mais em relação ao sinal tradicional), ter um retorno da dupla é muito improvável, até porque a própria MTV como conhecíamos também não existe mais. Mas garanto que mesmo pela pura nostalgia, quem viu (ou jogou) Garganta e Torcicolo alguma vez iria querer ter a chance de jogar de novo.

Fonte: Retroarkade
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

Mensagem por Odin »

Me lembro só do nome desse programa, e de um colega falando dele e dos quadros do Fudêncio lá por 1998... Nem lembrava que isso era um jogo :D
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Seg Mar 04, 2019 9:41 pm Me lembro só do nome desse programa, e de um colega falando dele e dos quadros do Fudêncio lá por 1998... Nem lembrava que isso era um jogo :D
O jogo na verdade é do Garganta e Torcicolo que a pessoa ligava e apertava o botão no telefone para jogar, era uma coisa engraçada, eu me lembro de sempre assistir no horário do jantar e para assistir Californication do Red Hot Chili Peppers que parecia um jogo do Dreamcast sei lá ahahahahahaa
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

Mensagem por overday »

Nunca ouvi falar, até mesmo porque MTV na década de 90 tinha um alcance bem limitado
Responder