Rom Hacks lançados de maneira oficial

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Sonymaster »

Passados mais de trinta anos desde o lançamento do Famicom, é possível afirmar que a distância entre o gamer oriental e o ocidental está cada vez menor. Eles aprenderam a gostar de jogos realistas e FPS, assim como nós abraçamos os RPGs e os jogos mais caricatos, frutos de mentes brilhantes como Hideo Kojima, Shigeru Miyamoto, Shigesato Itoi (Mother), Goichi Suda (Killer 7, No More Heroes) e tantos outros.

Imagem


Se hoje o mundo gamer está passando por um processo de miscigenação, nas décadas de 1980 e 1990 as escolas americanas e japonesas de game design claramente enxergavam os videogames de maneira bastante distinta. Um título que fazia muito sentido para nós, podia representar um fracasso de vendas para os japoneses, e vice-versa.

A solução encontrada para resolver esse “problema” foi restringir alguns títulos de cruzarem os oceanos, ou adaptá-los para que se tornassem mais facilmente atraentes para outros públicos. Nesse caso, a opção mais rápida e barata era apenas trocar os sprites dos personagens e tudo certo: um jogo novinho, pronto para as prateleiras.

Imagem

Quem foi craque nesse processo, pelo menos por aqui no Brasil, foi a Tec Toy (hoje se escreve tudo junto, TecToy). A empresa brasileira fez diversas adaptações especiais para cativar o mercado interno, lançando títulos como Mônica no Castelo do Dragão (baseado em Wonder Boy in Monster Land), Geraldinho (personagem do cartunista Glauco, adaptado a partir de Teddy Boy) e outros.

Que tal recordar com a gente dez clássicos que foram lançados em outros países com sprites, animações e até mesmo seus títulos trocados? Tem muita coisa boa na lista!

10. Super Mario Bros. 2 / Yume Kojo: Doki Doki Panic (NES/Famicom)

Começamos pelo caso mais famoso de todos pra ajudar o véio leitor a entender as motivações das empresas por trás da manobra.

Passado o sucesso estrondoso de Super Mario Bros., os japoneses logo receberam uma nova versão do título, mas com um nível de dificuldade ligeiramente superior.

Imagem

Imaginando que o público norte-americano não lidaria bem com o nível de desafio proposto, em vez de lançarem o jogo por aqui, trataram de adaptar uma versão de um outro título que nada tinha a ver com o original. Dessa forma, Yume Kojo: Doki Doki Panic teve seus quatro personagens originais (de origem árabe, bem no estilo Aladdin) trocados por Mario, Luigi, Toad e pela Princesa Toadstool. Os dois últimos, estreando como personagens jogáveis.

Imagem

Posteriormente, o Super Mario Bros. 2 do ocidente foi lançado nos EUA como Super Mario Bros. USA. Já o Super Mario Bros. 2 japonês, veio pra cá como Super Mario Bros. The Lost Levels, dentro da coletânea Super Mario All-Stars, do Super Ni***ndo.

9. Probotector / Contra III (SNES)

A série Contra é considerada um dos clássicos do gênero Run and Gun, e ficou muito famosa nos arcades e consoles caseiros de todo o mundo. Mas o terceiro título da franquia, curiosamente, teve seu nome e sprites trocados no continente europeu.

Imagem

Probotector, como o jogo ficou conhecido por lá, trocou os personagens humanos pela dupla de robôs RG011 e RD008. Dessa forma, tanto as cenas in game quanto a introdução e o final do jogo tiveram que ser redesenhadas.

Localizar os jogos na década de 90 na Europa era algo bastante difícil, já que cada país tinha suas próprias leis para lidar com certos temas. Na Alemanha, por exemplo, Contra foi barrado por ter personagens humanos atirando uns nos outros.

Contra III, por acaso, não tinha nenhum inimigo humano, mas o jogo acabou renomeado e alterado para evitar problemas legais.

Mais pra frente as leis nesse sentido se abrandaram e os europeus passaram a receber os jogos com o nome Contra, como no resto do mundo.

Imagem

8. Turma da Mônica / Wonder Boy (Master System/Mega Drive)

A heroína dentucinha dos quadrinhos brasileiros já foi citada na introdução, mas merece seu lugar de destaque por ter estrelado não apenas um, mas três jogos com sprites trocados. Em todas as três vezes, a série de origem foi Wonder Boy:
  • Mônica no Castelo do Dragão / Wonder Boy in Monster Land (Master System);
  • Turma da Mônica em O Resgate / Wonder Boy III: The Dragon’s Trap (Master System);
  • Mônica na Terra dos Monstros / Wonder Boy in Monster World (Mega Drive).
A série de jogos Wonder Boy mistura o clássico gênero de plataforma com algumas pitadas de RPG, permitindo que o personagem adquira novos equipamentos através do uso de moedas que caem dos inimigos.

Imagem

Até mesmo a espada do protagonista foi adaptada, transformando-se no fiel companheiro da Mônica, o coelho azul de pelúcia Sansão.

7. Black Belt / Hokuto no Ken (Master System)

Publicado originalmente no Japão entre 1983 e 1988, Hokuto no Ken é um dos maiores ícones do gênero de luta dos mangás. Contudo, seu sucesso no ocidente foi tardio, razão pela qual a Sega decidiu adaptar o jogo para um roteiro mais genérico e, teoricamente, de fácil compreensão.

Kenshiro, o protagonista do mangá, foi transformado no carateca Riki (que inclusive luta a caráter, vestindo um quimono e descalço). Sua missão é salvar a sua namorada das mãos do vilão Wang (Raoh, no original).

Imagem

Curiosamente, o mesmo fenômeno ocorreu com a adaptação do mangá para o Mega Drive: Hokuto no Ken – Shin Seikimatsu Kyūseishu Densetsu virou Last Battle, deixando de lado todo o roteiro da obra original. Pobre Kenshiro! (Abaixo, comparação entre Last Battle e Hokuto no Ken, feita pelo canal VC Decide)

6. Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo / Psycho Fox (Master System)

Mais uma da Tec Toy! Dessa vez, com um rom hack de Psycho Fox, título de plataforma cheio de personalidade, mas que não fez muito sucesso por aqui.

Imagem

No original, você controla uma raposa que tem a capacidade de se transformar em outros animais, sendo que cada um deles tem uma habilidade diferente. O tigre é o mais ágil, o macaco salta alto e o hipopótamo é capaz de quebrar alguns blocos com sua força avantajada.

Imagem

O Sapinho do pé fedido ainda estrelou outros dois jogos, também via rom hack da Tec Toy:
  • Sapo Xulé: S.O.S. Lagoa Poluída / Astro Warrior (Master System)
  • Sapo Xulé – O Mestre do Kung Fu / Kung-Fu Kid (Master System)
5. Street Combat / Ranma ½: Chonai Gekitohen (SNES)

A exemplo do item 7 dessa lista, Ranma ½ também sofreu do mal do “anime pouco conhecido”. Ou pelo menos, assim pensaram os seus produtores, ignorando que a obra máxima de Rumiko Takahashi sempre teve uma grande legião de fãs em todo o mundo, mesmo antes de a obra ser licenciada por aqui.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mesmo assim, o jogo foi adaptado para Street Combat, com o elenco reduzido a uma amálgama sem graça dos personagens de World Heroes, além de ter a trama toda descaracterizada.

O Ranma na versão masculina virou Steve, enquanto a versão feminina virou… Steve, só que sem armadura. Enfim, uma piada de mau gosto.

O que salva a nossa consciência é que esse não era o melhor jogo da série Ranma, já que Ranma ½ Hard Battle é muito mais divertido!

4. Dragon Power / Dragon Ball Shen Long no Nazo (Famicom)

Dragon Ball Shen Long no Nazo foi o segundo jogo de Famicom baseado na franquia de Akira Toriyama e o primeiro jogo baseado na série a ser produzido e distribuído pela Bandai.

Vejam bem, estamos falando do mangá de maior sucesso em toda a história, e mesmo assim nem ele foi capaz de escapar da implacável localização ocidental.

No mercado americano, o jogo foi transformado em Dragon Power, com uma nova trama totalmente diferente da original, fugindo assim do licenciamento da franquia e dos personagens da série.

Imagem

Definitivamente, eram outros tempos…

3. Alex Kidd: High-Tech World / Anmitsu Hime: From Amakara Castle (Master System)

Mais um jogo baseado em mangá que acabou transformado para vender mais. Aproveitando que o mascotinho da Sega estava em alta, decidiram lançar Princess Anmitsu por aqui como Alex Kidd, trocando os sprites e a trama.

No fim das contas o jogo até conseguiu as vendas que queria, mas ajudou um pouco a queimar a imagem do pequeno herói radaxiano. O jogo não estava à altura de Miracle World e Shinobi World, outros jogos de Alex, apresentando fases em estilo RPG e outras em plataforma. Nenhuma delas merece destaque.

Imagem

2. Universal Soldier / Turrican II (Multi)

Outro run and gun de sucesso, mas que teve o azar de cruzar o caminho de Jean Claude Van Damme.

Turrican II (Amiga, PC, Commodore 64) já estava pronto para ser portado para os consoles caseiros, quando alguém do staff da Accolade levantou a bola de transformar o título em uma adaptação do filme Soldado Universal.

Se em Probotector tivemos os protagonistas humanos se transformando em robôs, aqui aconteceu o contrário: os robôs se transformaram em soldados fuzileiros navais, assim como alguns inimigos e chefes. Pior: em alguns casos os sprites sofreram ajustes de tamanho, mas as hit boxes, não.

Pra fechar a tampa do caixão de ostra, três fases foram limadas do original e substituídas por outras piores, só pra amarrar a trama e deixá-la mais parecida com o filme.

Imagem
Imagem

1. Decap Attack / Magical Hat (Mega Drive)

O sucessor espiritual de Psycho Fox, Magical Hat, também passou por uma metamorfose antes de ser lançado no ocidente.

Imagem

Baseado no anime de mesmo nome, lançado pelo Studio Pierrot, no original você controla um menino de turbante que precisa salvar o mundo do Jiark. Mas uma vez que a história não era conhecida fora do território japonês, a trama acabou sendo toda reestruturada para dar vida a Decap Attack, só que transformando toda a atmosfera colorida do título em algo muito mais macabro e sombrio. Afinal de contas, você agora controla Chuck D. Head, uma múmia que usa a própria cabeça como arma.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Essa é uma das apropriações de engine mais bem feitas, já que a equipe de produção do jogo pelo menos se deu ao trabalho de redesenhar todos os cenários e inimigos, dando mesmo a impressão de que estamos diante de um outro jogo. Chega a ser louvável, além de ter feito bastante sucesso no ocidente.

Fonte: Jogo Véio
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Odin »

Acho muito interessante isso, tem alguns que eu não sabia como o Contra III e o Alex Kidd: High-Tech World, esse último eu até tenho ele e nem curti por ser bem diferente dos outros, mas só agora fui saber que ele era na verdade um hack oficial... :lol:

Eu conheço um famoso que não está nessa lista, até já falei dele algumas vezes no fórum, que é o clássico Shatterhand do NES, esse jogo é bem famoso e muita gente gosta dele, fez sucesso nos EUA, mas pouca gente sabe que ele é uma versão modificada de outro jogo japonês, que é nada menos do que Tokkyuu Shirei Solbrain, o clássico Tokusatsu Solbrain que passava na Manchete! Quando descobri o jogo original fiquei quase louco, pois eu era viciado nesses tokusatsus que passavam na Manchete e esse era um dos meus favoritos, aqui estão os dois jogos:

Shatterhand:



Tokkyuu Shirei Solbrain:

Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Sex Mar 01, 2019 9:05 pm Acho muito interessante isso, tem alguns que eu não sabia como o Contra III e o Alex Kidd: High-Tech World, esse último eu até tenho ele e nem curti por ser bem diferente dos outros, mas só agora fui saber que ele era na verdade um hack oficial... :lol:

Eu conheço um famoso que não está nessa lista, até já falei dele algumas vezes no fórum, que é o clássico Shatterhand do NES, esse jogo é bem famoso e muita gente gosta dele, fez sucesso nos EUA, mas pouca gente sabe que ele é uma versão modificada de outro jogo japonês, que é nada menos do que Tokkyuu Shirei Solbrain, o clássico Tokusatsu Solbrain que passava na Manchete! Quando descobri o jogo original fiquei quase louco, pois eu era viciado nesses tokusatsus que passavam na Manchete e esse era um dos meus favoritos, aqui estão os dois jogos:

Shatterhand:



Tokkyuu Shirei Solbrain:

Falou bem, esse jogo é realmente muito bom, adoro ele no NES, sempre que ligo para jogar NES ele esta sempre na lista e nem conhecia esse original
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Odin »

Sonymaster escreveu: Sex Mar 01, 2019 10:19 pmFalou bem, esse jogo é realmente muito bom, adoro ele no NES, sempre que ligo para jogar NES ele esta sempre na lista e nem conhecia esse original
Pior que apesar do Shatterhand ser bastante conhecido, eu só fui conhecer ele a poucos anos, e pior que conheci a versão original do Solbrain antes dele, só depois de ter jogado a versão original que uma vez eu estava vendo alguns vídeos de jogos de NES, e apareceu esse Shatterhand, na mesma hora lembrei da música do Solbrain e acabei descobrindo sem querer que Shatterhand era uma versão modificada dele.

Apesar de Shatterhand ser bem famoso eu prefiro a versão original por ser fã de Solbrain, assisti muito a ele e o seu antecessor Winspector na Manchete no meio dos anos 90, sinto muita falta daquela época... Quando conheci o jogo fiquei louco para ter ele, mas ele é bem difícil de achar por aqui, eu vi um completo para vender no ML por quase 2 mil reais uma vez, por sorte achei uma piratinha ano passado e adquiri na hora, acabei trocando e dando um Mario Kart de Wii repetido que eu tinha de tanto que queria esse jogo :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Sex Mar 01, 2019 10:37 pm
Sonymaster escreveu: Sex Mar 01, 2019 10:19 pmFalou bem, esse jogo é realmente muito bom, adoro ele no NES, sempre que ligo para jogar NES ele esta sempre na lista e nem conhecia esse original
Pior que apesar do Shatterhand ser bastante conhecido, eu só fui conhecer ele a poucos anos, e pior que conheci a versão original do Solbrain antes dele, só depois de ter jogado a versão original que uma vez eu estava vendo alguns vídeos de jogos de NES, e apareceu esse Shatterhand, na mesma hora lembrei da música do Solbrain e acabei descobrindo sem querer que Shatterhand era uma versão modificada dele.

Apesar de Shatterhand ser bem famoso eu prefiro a versão original por ser fã de Solbrain, assisti muito a ele e o seu antecessor Winspector na Manchete no meio dos anos 90, sinto muita falta daquela época... Quando conheci o jogo fiquei louco para ter ele, mas ele é bem difícil de achar por aqui, eu vi um completo para vender no ML por quase 2 mil reais uma vez, por sorte achei uma piratinha ano passado e adquiri na hora, acabei trocando e dando um Mario Kart de Wii repetido que eu tinha de tanto que queria esse jogo :lol:
Nunca assistir esse desenho ou filme na Manchete, só lembro do shatterhand pelo cartucho que alugava do Nes para jogar no meu Top Game, o cara de óculos escuros parecendo que ia para a praia hahahahahaha
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Odin »

Sonymaster escreveu: Sex Mar 01, 2019 10:44 pmNunca assistir esse desenho ou filme na Manchete, só lembro do shatterhand pelo cartucho que alugava do Nes para jogar no meu Top Game, o cara de óculos escuros parecendo que ia para a praia hahahahahaha
Era uma série de Tokusatsu, muito bem feita aliás, é da mesma franquia do Jaspion, Jiban, Jiraya entre outros, a franquia Metal Hero, mas ela era mais nova, passou na Manchete em 1996 ou 1997 que eu lembre:

Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Sex Mar 01, 2019 10:58 pm
Sonymaster escreveu: Sex Mar 01, 2019 10:44 pmNunca assistir esse desenho ou filme na Manchete, só lembro do shatterhand pelo cartucho que alugava do Nes para jogar no meu Top Game, o cara de óculos escuros parecendo que ia para a praia hahahahahaha
Era uma série de Tokusatsu, muito bem feita aliás, é da mesma franquia do Jaspion, Jiban, Jiraya entre outros, a franquia Metal Hero, mas ela era mais nova, passou na Manchete em 1996 ou 1997 que eu lembre:

Agora eu sei porque não assistia, nunca curtia esse tipo de filme não, era japonês demais hahaahahaha
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Rom Hacks lançados de maneira oficial

Mensagem por Jair »

Romhack é um termo mais atual. Antigamente isso era chamado de adaptação, que até faz mais sentido. Os jogos eram adaptados aos mercados de destino.

Isso ainda acontece onde partes do Yakuza foram removidos das versões ocidentais por exemplo.

Sent from my moto x4 using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder