RetroArkade: Todas as versões já lançadas de Sonic the Hedgehog
Seja nos consoles de capacidade inferior da SEGA, como o Master System, ou em versões para outros sistemas, no atual modelo de negócios da companhia, desde que saíram do mercado de hardware, o game apareceu em vários sistemas, entre coletâneas e versões atualizadas.
Hoje, iremos juntos, relembrar estes games. Não vou mencionar os jogos de coletâneas como Sonic JAM, para o Saturn, ou a mais recente, o SEGA Genesis Classics. Mas sim, das várias versões do primeiro game do azulão, que foram sendo lançados com o passar dos anos. E não, o tenebroso Sonicthe Hedgehog de 2006 não conta.
Mega Drive – 1991
O jogo original. O game que mudou a sorte da SEGA, e que criou um personagem que, pela primeira vez, incomodou de maneira direta a Ni***ndo, dominante na época. O jogo foi elogiado a torto e a direito pela mídia especializada. A EGM, por exemplo, disse que “o jogo necessitava de técnica, mas servia bem à todas as idades”.
De fato, a crítica positiva, e o sucesso de vendas fizeram com que mais dois jogos Sonic chegassem, posteriormente, e melhores do que o primeiro. Fazendo, assim, uma série campeã no Mega Drive, que patinaria, mas com seus fãs nunca esquecendo de seus games originais.
Game Gear – 1991
Como era de se esperar, Sonic ganharia também uma versão portátil. O Game Gear precisava de jogos, e assim como o game de Mega Drive desafiaria o Super Ni***ndo, sua versão portátil desafiaria o Game Boy. Sabiamente, a SEGA escolheu outro time para a versão portátil. Assim, a Sonic Team se dedicou exclusivamente no Mega Drive, enquanto a Ancient cuidou da outra versão.
Até as esmeraldas estão lá. Mas não são coletadas em fases bônus, aqui também diferentes, e que oferecem continues, se o jogador conseguir pegá-los. Elas estão escondidas nas fases, exigindo uma exploração maior que a de seu “irmão mais velho”. E, desta forma, se torna uma versão obrigatória para os fãs do corredor azul.
Master System – 1991
Em 1991, a SEGA já não via mais motivos para manter o Master System nos EUA. No Japão, o console já estava descontinuado e, na América do Norte, a companhia estava empolgada com o Mega Drive. Mesmo assim, o 8-bits da empresa recebeu o game, que seria o último game para o console por aqueles lados.
Mesmo com o game sendo o de despedida do console nos EUA, a SEGAseguiria a trabalhar com o Master System em países na Europa, e no Brasil, com a famosa parceria com a Tec Toy. E foi assim, que algumas versões do console, vinham com o game na memória, o que o fez ser mais jogado por esses lados. Inclusive, até hoje o game acompanha o Master System.
Celulares JAVA – 2005
No meio dos anos 2000, os celulares já iam se tornando, pouco a pouco, em plataformas de games. E a simplicidade do gameplay de Sonic o ajudou a ser portado para os aparelhos. E assim, em 2005, a Sonic Team converteu o game para os aparelhos da Panasonic. Por questões de tamanhos, e limitações da internet da época, ele era vendido em duas partes. Uma, com as três primeiras zonas, e a outra, com as finais.
Game Boy Advance – 2006
Esta versão, serve como um bom exemplo. Infelizmente, de como não se fazer uma conversão. Sonic já contava com uma versão competente para o console, o Advance, feita pela Dimps, em parceria com a Sonic Team. Mas, para comemorar os 15 anos do personagem, o primeiro game foi adaptado para o portátil.
Virtual Console – 2006
Esta versão, apesar de ser um simples relançamento, marcou uma nova época para o compartilhamento de games. A Ni***ndo aproveitou o seu Wii para incluir, além do sucesso que foi o sensor de movimentos, o Virtual Console, que era a emulação oficial do console, e que permitiu, assim, jogos de diversos consoles. Entre eles, o Mega Drive.
Xbox Live Arcade – 2007
Se a Ni***ndo trazia novidades, a Microsoft veio com a revolução. Um dos grandes responsáveis pela popularização da Internet nos videogames, a Xbox Live trazia, além do já conhecido serviço de jogos online, o Arcade, que oferecia diversos games, mais simples do que os que vinham em disco, que eram disponibilizados por download, e a preços baixos, para complementar a biblioteca de quem tinha um Xbox 360.
Ni***ndo 3DS – 2013
Com o sucesso do Ni***ndo 3DS, que repetiu o sucesso de games clássicos do Wii, houve não só games no Virtual Console (como os games de Game Gear), como também edições específicas, para aproveitar o 3D do portátil, e também para trazer boas atualizações.
E, para se tornar a versão definitiva do jogo, o game ainda te permite escolher entre a versão japonesa, a internacional, ou ainda a edição do Mega Driveoriginal ou do Mega Drive II, que trazia melhorias no som. É considerada, por muitos, como a melhor versão do game já lançada.
iOS e Android – 2013
Mas a edição de 3DS compete diretamente com a edição portátil na preferência. Em 2009, o jogo chegou ao iOS, o que incluía o iPhone, e o iPod. Mais tarde, em 2012, o game chegou ao Android. E em ambos os jogos, o game já oferecia o gameplay na tela dos dispositivos, além de algumas melhorias.
Naturalmente, ambas as versões também ganharam espaço nas TVs, graças a Apple TV, e a Android TV, que inclui também dispositivos como a Fire TV da Amazon, que, apesar de ter um OS próprio, é baseado em Android também. E, o game caiu de vez nas graças do povo com o Sega Forever. Afinal, era a oportunidade de, finalmente, curtir o jogo oficial gratuitamente, mediante a alguns anúncios que aparecem ocasionalmente na tela.
Ni***ndo Switch – 2018
A Sega Ages no Ni***ndo Switch trouxe uma forma bem interessante e completa para se curtir os clássicos da empresa. Phantasy Star, por exemplo, conta com um mapa útil para seus famosos labirintos.
Versões Canceladas
E, além das versões que conhecemos, também houveram versões canceladas do game. A US Gold, que fazia algumas adaptações de games para o Mega Drive, recebeu autorização para produzir uma versão de Sonic para os computadores Atari ST, e o Amiga. Os computadores eram bem populares na Europa. E a iniciativa seria mais uma forma de promover o novo personagem para um número maior de pessoas.
RetroArkade: Todas as versões já lançadas de Sonic the Hedgehog
Até porque a SEGA já desfrutava de popularidade na Europa por causa destas versões. Space Harrier II, OutRun e Thunder Blade são bons exemplos de games que eram vendidos para estes computadores, e fizeram bastante sucesso. Assim, a parceria para o Sonic até começou, mesmo sem algo definido publicamente.
Além dos dois computadores citados, Sonic ainda poderia ter estralado seu game de estreia no Amstrad CPC, Commodore 64, e ZX Spectrum. Além de uma potencial versão para o IBM PC. Mas, como o Mega Drive tinha disparado em vendas, por causa do sucesso do game, a SEGA achou por bem cancelar qualquer tipo de licenciamento. Fazendo, assim, o Mega Drive, na época, pelo menos, ser o único lar do ouriço. Servindo para levar o seu próprio console para as casas dos europeus.
Inclusive, é curioso também lembrar que a SEGA ficou fora do mundo dos computadores até 1995, quando ela própria retomou as conversões, adaptando Sonic CD para o Windows. Por se tratar de uma adaptação, imagens do game foram divulgadas na revista italiana The Games Machine, de setembro de 1991. Lá, é possível ver duas capturas de tela que mostram que todos os gráficos haviam sido redesenhados, e os layouts de fase levemente alterados. Mas nunca foi explicado se estas imagens eram apenas ilustrativas para a matéria, ou se de fato eram imagens retiradas do game.
Fonte: Arkade