Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Mensagem por Odin »

Bom pessoal, recentemente passei por uma situação frustrante com um jogo, não por ele ser ruim, pois ele era ótimo, mas por ele ser um destruidor de controles, ai pensei em desistir de jogar ele com medo e estragar meu único controle de PS3, mas acabei lembrando de outros jogos e resolvi criar esse tópico para a gente postar jogos que podem detonar com nossos controles...E esse tópico serviria para alertar também a quem se interessar por determinado jogo que ele pode estragar o controle da pessoa.

Talvez o jogo mais famoso de todos os tempos por ser um destruidor de controles seja o Decathlon do Atari 2600, mas conheço vários que talvez empatem com ele...

A começar com o Mario 64 do Ni***ndo 64 e Ni***ndo DS: O Ni***ndo 64 é famoso por causa de seu controle com direcional analógico muito sensível, e acho esse o único defeito do console, mas tem um jogo que abusa desse direcional, que é talvez o seu jogo mais famoso, o Mario 64! Esse jogo tem algumas fases, principalmente as que enfrentam o Browser, que abusa do uso desse direcional. Eu nunca consegui zerar o Mario 64 no console por causa dos meus controles que tem os analógicos gastos, mas mesmo com eles bons seria difícil jogar esse jogo. Eu consegui terminar a versão de Ni***ndo DS no final do ano passado, mas foi uma tortura também, meu DS é o Lite, e o Mario 64 dele é jogado pelo direcional normal, pois ele não tem analógico, e menos sendo menos pior jogar ele no DS eu tive muita dificuldade de enfrentar o Browser, quase estraguei o direcional do meu DS girando ele com força, e era uma tremenda frustração quando eu errava as bombas que eu tinha que jogar o Browser em cima, levei uns dois dias até consegui derrotar o Browser...

Um jogo que me fez gastar o direcional do Playstation 2 é o Saint Seiya Charpter Santuary: Esse jogo abusa daquela jogada tosca de ter que girar o analógico do controle rapidamente, sendo para superar magias ou ressuscitar o personagem, também abusa de ter que apertar alguns botões rapidamente, mas a parte mais irritante de todas é a de girar o direcional, acho que muitos controles de PS2 devem ter estragado por causa desse jogo...

Outro jogo igualzinho a ele com os botões é o primeiro God of War, que foi lançado para Playstation 2 e 3: Eu não joguei as versões posteriores ainda, mas esse jogo tem a mesma coisa chata de girar o direcional rapidamente, principalmente para arrancar a cabeça de medusas, e tem uma parte muito chata também de ter que fazer isso para subir em cima de um Minotauro gigante, eu joguei ele recentemente e apesar de gostar muito do jogo, estou quase desistindo de jogar por causa dessa parte do Minotauro... Não quero estragar meu controle de PS3... :D

Mas lembrei agora de um jogo, na verdade de uma série de jogos que apesar de não terem movimentos bruscos, deve ter estragado muitos botões A de portáteis da Ni***ndo, falo dos jogos da série Pokemon para GB, GBC, GBA, DS e talvez o 3DS que ainda não joguei... Todos os jogos que joguei até hoje tive que apertar milhões de vezes o botão A, meu DS eu cheguei a ficar com medo de estragar esse botão de tanto apertar ele, quando jogava os mais antigos eu jogava nos meus consoles emuladores, mas os de DS eu joguei no console original mesmo, e fiquei com medo disso acontecer, talvez esses jogos são os que mais tem que apertar determinado botão de todos os tempos :lol:

Aos poucos vou me lembrando de mais jogos, não são só esses que conheço, mas quais jogos vocês conhecem que são destruidores de controles?
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Mensagem por Corredor X »

Decathlon do Atari é realmente hors concours nesse quesito, aquilo destruía controles que só. Ele teve a honra de ter sido o único jogo proibido não apenas na minha casa - meu pai decretou que eu não poderia mais jogar ou pegar emprestado depois da primeira visita dos controles à assistência técnica - como também em toda a vizinhança :lol: O pai do meu amigo que tinha o jogo deu fim no mesmo (no jogo, não no amigo), mas um dia a gente encontrou o mesmo escondido no fundo de um móvel (junto com um Pitfall! da JVP que sabe-se lá por que estava lá também). Jogávamos até escondido dos pais dele e depois plantávamos o cartucho lá de novo :lol: Nem me lembrava mais disso, o tópico valeu só por essa recordação, por sinal - e eu ainda quero um Pitfall! daqueles, achava a ilustração linda. Eu gostava do jogo, muito por conta da música, mas ele realmente não foi feito para os controles do Atari. Um tempo atrás tive um ideia para um projetinho simples para jogar de forma (relativamente) não-destrutiva o jogo, talvez seja o tempo de finalmente tirá-lo do papel e brincar um pouco :mrgreen:

Outro destruidor sacramentado de controles é qualquer Mario Party: se você quiser manter amizades - principalmente a dono do console em si, caso não seja você - combine que em qualquer minigame que exija rodar o controle todo mundo coloque os controles no chão e espere acabar o tempo.

MGS4 me fez chegar ao ponto de entrar na internet e quase comprar um controle de PS3 com turbo só por conta dos malditos flashbacks que são acionados em algumas cenas ao se massacrar o botão X - seja quando indicado ou então em alguns momentos de forma escondida. Eu já tinha terminado o jogo umas duas vezes e não aguentava mais ficar apertando os botões para conseguir ver todos. Eu tinha quase desistido de tentar para preservar o pobre controle quando acho um reply de um tópico esquecido pelo tempo mencionando que muita gente perdia um flashback desses por estar em um momento meio distraído no briefing de uma missão. Fui testar, apertei o X algumas vezes no momento indicado e não é que pula o trofeuzinho lindo no canto da tela? <3

Em termos de movimentos bruscos, Enduro pode surpreender também. Meu primo estava em uma fase ferrada e numa freada assustada dele teve a manha de arrancar a torre de um joystick manche Dactar. Foi constrangedor o silêncio naquele momento, mas depois ele guardou o que restou do mesmo como troféu.

E eu não poderia deixar de mencionar Mega Man X7, claro, dada a vontade permanente de tacar o controle na parede enquanto se joga aquilo.

Ah, Odin, uma coisa: a não ser que a minha memória esteja me traindo, acho que você não precisa girar o controle muito rápido nos QTE de God of War, só mantendo um ritmo constante eu desconfio que já dê para o gasto.
Imagem
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Mensagem por Ankoku Dragon »

Super Mario Kart (SNES) foi um jogo que não só me frustrou bastante como também me custou um controle. Pra mim as versões do 64 em diante melhoraram bastante a jogabilidade. Já o N64, sejamos honestos: a Ni***ndo só podia estar rindo que nem uma louca quando veio com aquele analógico maldito! Quase nem jogo Starfox 64 porque tenho medo de quebrar o controle. Quanto ao 3DS, eu tenho um e apesar de ter a impressão de que seu analógico é mais resistente eu diria pra tomar cuidado com ele...
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Mensagem por Odin »

O Decathlon com certeza foi o mais destruidor de todos, por sorte não conheci ele na minha infãncia... Mas por causa dele cheguei até fazer um vídeo uma vez dando uma dica para usar um controle de 6 botões de Mega ao invés dos originais de Atari para jogar ele :lol:



Lembrei de outri de Atari agora, que ainda tenho o mesmo cartucho, mas antes ele era de um vizinho meu, que é o Cosmic Ark, meu vizinho a 20 anos tinha um SNES, mas um dia ele colocou o Supergame dele para a gente jogar, e um dos primeiros jogos foi o Cosmic Ark, foi a primeira vez que vi esse jogo, mas meu vizinho jogava ele como louco, quando tinha que atirar nos asteróides ele mexia o manche rápido demais, nem precisava mover tão rápido, mas o pobre do controle dele, que era da CCE e nem a borracha tinha mais, estava tão gasto que caia para um lado parecendo um analógico quebrado de N64, talvez ele jogasse daquele jeito por ele estar gasto, mas nunca perguntei a ele :lol:

Já o Mario Kart de SNES eu não tive problemas, mas o de N64... Que porcaria jogar com aquele analógico! Uma pena que não botaram uma opção de jogar com o normal... Outro que é complicado de jogar é o Didi Kong Racing...

O Star Fox 64 para mim foi tranquilo também, eu jogo muito ele, para evitar forçar muito o analógico eu rodopio bastante com a nave, mas a única vez que quebrei um direcional de N64 foi justamente com ele... Mas aquele direcional já estava com os dias contados, eu estava sentindo que ele iria quebrar, joguei Zelda Ocarina of Time demais com ele, mas foi quebrar justamente um dia quando fui jogar Star Fox 64, mal iniciei o jogo, matei 3 inimigos e só vi aquele clac... :lol:

Pior que segui jogando com ele quebrado e seguiu funcionando, mas menos mal que eu tinha umas pecinhas internas de reposição, que estavam gastas também, mas ao menos estão nele até hoje, é só eu evitar alguns jogos, principalmente o Mario 64 :lol:

Vou tentar enfrentar de novo o Minotauro Corredor, foi por causa do God of War que tive a ideia de criar o tópico, comecei a jogar ele essa semana, e comecei a me preocupar por causa das medusas de topless, desisti de arrancar as cabeças delas por causa do analógico, mas esse minotauro sou obrigado a fazer isso, espero que não precise forçar o analógico mesmo, queria terminar esse jogo :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Mensagem por Corredor X »

Rapaz, como eu gostava de Cosmic Ark! E realmente, a parte dos asteroides pode levar um controle à morte prematura mesmo por conta da combinação reflexo+susto+força.

Não tive problemas com Mario Kart (sempre fui meio ruim nele :oops: ), mas concordo com ambos sobre a fragilidade do analógico do N64. A troca dele por um no estilo do Gamecube (principalmente os mexidos) muda a coisa de uma forma inacreditável. É o típico "era para ter sido assim" que a gente vê em muitas características de consoles antigos.
Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Mensagem por Dav »

Para mim os jogos de Olimpíadas em qualquer VG ou Portatil por causa dos botoes
Mas faço uma citaçao ao Dragon Ball Z Budokai 3 e Sonic Riders do PS2 que geralmente zoa os analógicos.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Jogos que destroem controles, quais vocês conhecem?

Mensagem por Odin »

Talvez esse meu vizinho tenha estragado o controle dele da CCE de tanto jogar Cosmic Ark... :lol:

Já jogos de SNES que acho que mais destroem os controles são os de luta, principalmente os Street Fighter e o Killer Instinct, quem nunca levou uma mijada de um dono de locadora por ser pego jogando com um dedo na camisa no direcional? :lol:

O Super Metroid eu acho que desgasta o controle um pouco também, principalmente naquele movimento que a Samus faz quando sobe de uma parede para a outra, eu custei até a descobrir como fazia aquele movimento, precisa apertar o direcional para um dos lados duas vezes rapidamente + A quando encosta na parede, e chegava a dar calos nas mãos quando tinha que subir um lugar grande, eu só descobri isso no fim de 2015 quando encarei de vez o jogo até zerar...

Já um de Master System que eu lembro agora, e talvez um dos mais chatos para jogar com o controle original, é o World Games, lembro de uma prova que tem que soltar em cima de barris que tem que fazer um movimento similar ao Decathlon, não lembro como jogava as outras provas, mas essa é pedir para desgastar a borracha do direcional :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder