Consoles que a Tectoy importou

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Ok, ok, a prova suprema está aí, humildimente revogo a minha teoria sobre a saída RCA nos consoles americanos do Master... é tudo invenção da Tec Toy mesmo (uma invenção boa, vale mencionar).
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

Por isso é bom questionar algumas afirmações... =/

Sobre o Saturn, eu tenho um, PAL-M, da Tec Toy, branco, sem a tal plaquinha...
^^
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Rogue escreveu:Por isso é bom questionar algumas afirmações... =/

Sobre o Saturn, eu tenho um, PAL-M, da Tec Toy, branco, sem a tal plaquinha...
Ai é que tá, o meu é Tec Toy tambem, e tem a plaquinha, como mostrei naquelas fotos. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: a BIOS do seu Saturn é americana/brasileira ou é japonesa? O link abaixo mostra a foto das duas versões:

http://www.flickr.com/photos/33876706@N02/
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

Gigacom escreveu:
Rogue escreveu:Por isso é bom questionar algumas afirmações... =/

Sobre o Saturn, eu tenho um, PAL-M, da Tec Toy, branco, sem a tal plaquinha...
Ai é que tá, o meu é Tec Toy tambem, e tem a plaquinha, como mostrei naquelas fotos. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: a BIOS do seu Saturn é americana/brasileira ou é japonesa? O link abaixo mostra a foto das duas versões:

http://www.flickr.com/photos/33876706@N02/
o.O

=/
Rogue escreveu:Por isso é bom questionar algumas afirmações... =/

Sobre o Saturn, eu tenho um, PAL-M, da Tec Toy, branco, sem a tal plaquinha...
O.o

Saturns da Tec Toy rodam jogos NTSC mesmo... creio que é um fato que não precisamos questionar. Se fosse um Dreamcast... =P
^^
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Rogue, não é essa a questão que quero levantar. Os Saturn que mostrei e que possuem a placa, são de um lote japônes que a Tec Toy comprou, e foi ela mesma que inseriu a placa para decodificar o sinal de NTSC-J para PAL-M, e quando se liga qualquer um desses Saturn, a imagem da BIOS que aparece é a japonesa. Lhe perguntei qual era a imagem da BIOS do seu Saturn branco para saber se ele é importado ou produzido no Brasil mesmo, dependendo da imagem que irá aparecer. Se o seu Saturn for nacional, a BIOS deverá ser igual à americana, se for importado deverá aparecer a BIOS japonesa; nesse ultimo caso seria interessante saber o motivo ao qual o seu Saturn não tem a placa.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

A BIOS é japonesa e roda jogos nacionais? o.O

hmm... tá aí uma novidade pra mim. Vou pesuisar à respeito.

O meu é a americana mesmo. NTSC 4.0 ou 4.alguma-coisa. Não lembro, mostra nas configurações. =/
^^
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Rogue escreveu:A BIOS é japonesa e roda jogos nacionais? o.O

hmm... tá aí uma novidade pra mim. Vou pesuisar à respeito.

O meu é a americana mesmo. NTSC 4.0 ou 4.alguma-coisa. Não lembro, mostra nas configurações. =/
Sim, é verdade. O que define essa regra sobre qual jogo o hardware do Saturn deve executar são duas coisas:

1º Código no cd do jogo indicando a região para a qual ele foi feito (Brasil, America, Japão, América do Sul, Europa...).
2º Disposição e configuração de alguns jumpers na placa mãe do Saturn.

Se alterar a disposição dos jumpers na placa mãe do Saturn, você pode fazer com que ele aceite jogos de outras regiões diferentes da original. Você já deve ter ouvido falar de chaveamento para rodar jogos japoneses por exemplo, certo? É justamente para isso que serve (alterar os jumpers).

Agora só mais uma pergunta: os botões de power e reset do seu Saturn são de que cor?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

Gigacom escreveu:Sim, é verdade. O que define essa regra sobre qual jogo o hardware do Saturn deve executar são duas coisas:

1º Código no cd do jogo indicando a região para a qual ele foi feito (Brasil, America, Japão, América do Sul, Europa...).
2º Disposição e configuração de alguns jumpers na placa mãe do Saturn.

Se alterar a disposição dos jumpers na placa mãe do Saturn, você pode fazer com que ele aceite jogos de outras regiões diferentes da original. Você já deve ter ouvido falar de chaveamento para rodar jogos japoneses por exemplo, certo? É justamente para isso que serve (alterar os jumpers).

Agora só mais uma pergunta: os botões de power e reset do seu Saturn são de que cor?
É verdade, nem me lembrei disso. Conheço sim, nunca usei mas conheço como funcionam os chaveamentos.

São cinza.
^^
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Humm... interessante... de duas uma:

a) Seu Saturn é produzido pela Tec Toy, mas com carcaça branca mesmo.
b) Seu Saturn tem apenas a carcaça branca, mas a placa mãe pode ter sido trocada em algum momento por uma placa americana ou brasileira.

Talvez você possa nos dizer qual das duas opçõe se encaixam no seu caso se você tiver sido o único dono do console...
E tambem estava pensando... talvez a TT tenha mesmo fabricado o Saturn branco por aqui, pois tem alguns modelos dele que são bivolt, ao contrário do japonês que é 110V...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

Vou investigar à respeito.

Meu Saturn branco tem um passado nebuloso. Nunca levei ele muito à sério pq ele parece ter um bug no áudio também.

Depois posto mais informações.
^^
vlad_djkax
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 5:28 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por vlad_djkax »

Revivendo o topic, com o intuito de indagar, documentar e agradecer:

a) Na foto da placa do Master, lembrei que sempre ia perguntar pra que diabos servia o conector identificado como "CON4", que parece compartilhar as trilhas do "CON3", ou a boa e velha entrada pra cartuchos... Seria pra alguma expansão, como por exemplo, algum drive de disquetes (argh..)?

b) Só lembrando a galera que os conectores A/V do Master I brazuca são pretos, conforme a foto que postei no tópico sobre a Bios do master...

c) Agradeço pelo scan da revista Videogame num.5... eu lembro de ter essa revista na época, mas por pressão do meu pai, que não aguentava o entulho de revistas de videogames e gibis no meu quarto, na época, fui obrigado a retalhar várias das videogames, e guardar apenas o que eu considerava essencial no momento em uma pasta.... lamentável... aliás, bons tempos em que, sem internet, tinhamos de correr às bancas sempre que saia a edição do mês da revista, uma das escassas fontes de informação confiável na época.
Vlad - Dj Kax

Imagem Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Corredor X »

Vlad, aquela expansão tem mesmo relação com o slot de cartuchos, só que na época ele não foi usado para nada pela Sega, a exemplo da saída que o NES tem. Só que hoje em dia ele é uma tremenda facilidade para os fãs desenvolvedores do console, já que é usado por exemplo para conectar cartuchos não-japoneses ao Master nipônico, simplesmente plugando um adaptador ali, ou mesmo para fazer a modificação de som FM nos nossos Masters ocidentais.
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

vlad_djkax escreveu: Agradeço pelo scan da revista Videogame num.5... eu lembro de ter essa revista na época, mas por pressão do meu pai, que não aguentava o entulho de revistas de videogames e gibis no meu quarto, na época, fui obrigado a retalhar várias das videogames, e guardar apenas o que eu considerava essencial no momento em uma pasta.... lamentável... aliás, bons tempos em que, sem internet, tinhamos de correr às bancas sempre que saia a edição do mês da revista, uma das escassas fontes de informação confiável na época.
Se quiser achar mais scans, acessa esse site:
www.datacassete.com.br
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Sønic[U.G] »

Poxa... eu não sabia dessa parada das primeiras unidades do Mega 1 e dos cartuchos inicialmente trazidos de fora, bem como das Bios do Master e esse lance dos RFs...

Agora, dessas unidades do Genesis II importadas pela Tectoy será que só eu conheço?? Postei algumas fotos da caixa dele no meu álbum do Picasa pra vocês verem:

Imagem

Imagem

Imagem

Obs.: essas fotos não são de minha autoria, eu as encontrei no Mercadolivre, e as postei aqui só para exemplificar.

Podem ver como a caixa é a mesma do Mega Drive "III" que acompanhava o cartucho 6-Pak, as diferenças são os adesivos "Série Genesis" (amarelo) e "Apenas para 110 Volts" (branco), além do que a caixa interna é de papelão e não de isopor, como os demais "Mega III" da Tec. A saber: essas unidades importadas do Genesis estavam nas lojas mais ou menos em 1997, até comecinho de 1998, no máximo.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Uai tchê?!? Cadê as fotos?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder