Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Rony_Ket »

Tirei aqui um print da placa do console, numa posição um pouco melhor para visualizarmos melhor o projeto dele:
Imagem

Analisando melhor o projeto da placa:
1 - Sobre o chip FPGA (Processador Principal):
- Estou certo de que este chip é um ARM, e está sendo utilizado para emular o hardware do Mega Drive.
Digo isso pois existem soluções que utilizam realmente FPGAs para simular o hardware original (O maior exemplo disso: NT Analogue Mini), porém ainda estão bastante limitados a Computadores / Consoles de 8 Bits.
Do Mega Drive / SNES, só vi até então hardware clonado.
E mesmo assim, um único chip destes daria conta de simular tanto o MC68K, Z80, YM2612 e o VDP do Mega tudo num só?

Pode ser que a TT está utilizando um chip de uma série mais nova dos utilizados anteriormente, e este ter mais poder de processamento, e também ter otimizado o código que roda internamente.

2 - A NAND Flash da Macronix:
- Este tipo de NAND Flash é de alta capacidade (alguns Megabytes ou até GB's). Não acredito que tenha somente a "BIOS" do Mega rodando nesta NAND Flash. Deve ter o kernel + software de emulação nele para o funcionamento do FPGA.
Além disto, é visto um outro local para soldagem de um chip NAND Flash na placa.
Acredito que por isto, o projeto incial realmente deveria ter os jogos incluídos na sua memória, por algum motivo eles foram movidos para o cartão MicroSD.

3 - Os dois chips próximos ao slot de cartão MicroSD:
- Pelo próprio tamanho e encapsulamento deles, me parecem muito ser simples chips de lógica (74xxxxx), utilizados na interface do próprio cartão MicroSD.

4 - O tamanho da placa e seus conectores:
- A placa principal do console parece absurdamente pequena para o que se propõe, comparem o tamanho do local onde será soldado o slot de cartuchos x o tamanho total da placa.
A placa também tem onde realmente parecem ser os conectores para a placa dos conectores dos joysticks, tem mais três conectores de 2 pinos, acredito eu ser da energia, led e botão de reset, e um conector que acredito que tenha a saída de vídeo e de fone de ouvidos, inclusive este último não deu pra encontrar um chip que faça a amplificação do sinal para os mesmos.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Kiko_Macae
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 12:25 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Kiko_Macae »

Kiko_Macae
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 12:25 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Kiko_Macae »

A Tec Toy vai relançar o cartucho da Turma da Mônica na Terra dos Monstros para o Mega Drive também....
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Gigacom »

Sim sim, e estamos na torcida que relancem mais alguns.

Sobre o hardware... Pois é, mancada hein. Fizeram um auê danado para vender mais do mesmo... Uma pena.

Esperava que eles lançassem algo como um dos mega com 72 jogos, daqueles que ainda tinham o M68k, até porque prometeram hardware semelhante ao original nesse novo meguinha.

A carcaça ficou fosca como esperávamos. Porém, o mega original não é tão fosco assim. E a parte em black piano ficou show!!! Muito melhor que no original!!!

De resto, é só mais uma decepção dá Treco Toy. Lamentável.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Johnnie Walker »

Eu achei que PELO MENOS iria vir em uma caixa de papelão ou algo do tipo, todo acomodado e ajeitadinho, um berço de algum material que encapsulasse o cosole. Embolaram tudo numa esponja esquisita e deixaram os fios todos soltos. Tudo bem que é legal economizar, mas perae.
Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Neto »

El Vasquez escreveu: Qui Mai 04, 2017 9:52 pm Cancelei minha compra, vou pegar um Megão japonês.

Os Megas japoneses importados para o Brasil na década de noventa eram automaticamente modificados para Pal-M?
Nem todos, tenho Mega Japonês original em NTSC, apesar que mesmo que ele tenha sido modificado para PAL-M é fácil voltar ele para NTSC. Não deixe o sistema PAL-M ou NTSC ser determinante para pegar um modelo antigo. Inclusive o Tec Toy modelo 1 é o que tem uma das melhores placas a famosa VA3 sem o TMSS e com o melhor áudio.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Avatar do usuário
thiago_jp
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 11:20 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por thiago_jp »

Rony_Ket escreveu: Sex Mai 05, 2017 6:40 pm Tirei aqui um print da placa do console, numa posição um pouco melhor para visualizarmos melhor o projeto dele:
Imagem

Analisando melhor o projeto da placa:
1 - Sobre o chip FPGA (Processador Principal):
- Estou certo de que este chip é um ARM, e está sendo utilizado para emular o hardware do Mega Drive.
Digo isso pois existem soluções que utilizam realmente FPGAs para simular o hardware original (O maior exemplo disso: NT Analogue Mini), porém ainda estão bastante limitados a Computadores / Consoles de 8 Bits.
Do Mega Drive / SNES, só vi até então hardware clonado.
E mesmo assim, um único chip destes daria conta de simular tanto o MC68K, Z80, YM2612 e o VDP do Mega tudo num só?

Pode ser que a TT está utilizando um chip de uma série mais nova dos utilizados anteriormente, e este ter mais poder de processamento, e também ter otimizado o código que roda internamente.

2 - A NAND Flash da Macronix:
- Este tipo de NAND Flash é de alta capacidade (alguns Megabytes ou até GB's). Não acredito que tenha somente a "BIOS" do Mega rodando nesta NAND Flash. Deve ter o kernel + software de emulação nele para o funcionamento do FPGA.
Além disto, é visto um outro local para soldagem de um chip NAND Flash na placa.
Acredito que por isto, o projeto incial realmente deveria ter os jogos incluídos na sua memória, por algum motivo eles foram movidos para o cartão MicroSD.

3 - Os dois chips próximos ao slot de cartão MicroSD:
- Pelo próprio tamanho e encapsulamento deles, me parecem muito ser simples chips de lógica (74xxxxx), utilizados na interface do próprio cartão MicroSD.

4 - O tamanho da placa e seus conectores:
- A placa principal do console parece absurdamente pequena para o que se propõe, comparem o tamanho do local onde será soldado o slot de cartuchos x o tamanho total da placa.
A placa também tem onde realmente parecem ser os conectores para a placa dos conectores dos joysticks, tem mais três conectores de 2 pinos, acredito eu ser da energia, led e botão de reset, e um conector que acredito que tenha a saída de vídeo e de fone de ouvidos, inclusive este último não deu pra encontrar um chip que faça a amplificação do sinal para os mesmos.
Rony, compartilhei sua postagem em outro fórum que participo dando os créditos e link do Sega Brasil.
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por PercivalEdmund »

Odin escreveu:Pois é Thiago, nesses 16 anos que tenho Mega Drive, já tive 4 controles de 3 botões da Tectoy e 2 importados (Um americano e um JP, esses dois comprados a partir de 2010), e dos 4 da Tectoy só um funcionou bem, isso em 2001, mas por azar tive que entregar ele porque não era meu e não tinha dinheiro para comprar, o dono tinha deixado uns dias comigo só Imagem

Mas os outros 3 tinha conseguido na época também e não funcionavam ou tinham defeito, mas curiosamente o que funcionava tinha escrito Sega no plug, os outros não, esse bom era de um Mega 3, que suspeito que era um Genesis 2 importado da primeira leva dos Mega 3, pois a qualidade dele era melhor, e sempre achei os importados melhores, pois os meus 2 que não são Tectoy funcionam muito bem e a qualidade é muito boa...

No fim cheguei na conclusão anos depois que os controles de 3 botões da Tectoy eram inferiores, mas espero estar errado e que foi só azar mesmo ter pego 3 com defeito, talvez os donos não tivessem cuidado bem deles... Mas ainda quero um funcional da Tectoy um dia, nem que seja um desses novos se forem bons :D
Controle com plug sega sempre e melhor até mesmo o de 6 botões. Os da Etc Toy tem borrachinha de contato de péssima qualidade.

Enviado de meu C1604 usando Tapatalk

Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Rodrigo Justi »

Confesso que deu uma certa emoção ao ver o unboxing. Quando tirou a película do Mega quase arrepiou. :cry: :cry:
Pena que sei que hora que o ligar, vai ser aquela decepção... :lol:
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Odin »

PercivalEdmund escreveu: Sáb Mai 06, 2017 7:43 am Controle com plug sega sempre e melhor até mesmo o de 6 botões. Os da Etc Toy tem borrachinha de contato de péssima qualidade.

Enviado de meu C1604 usando Tapatalk
Pois é, suspeito que esses escritos Sega sejam importados e vendidos como da Tectoy, já as borrachas dos controles dela pelo que vi em alguns controles realmente tem as borrachas inferiores...

Já os controles que peguei, acho que o problema deles poderiam ser as borrachas mesmo, mas como infelizmente tinha só 15 anos na época e isso foi em 2001, e fazia só 1 ano que colecionava, não fazia ideia do que era, se fosse hoje poderia ter arrumado fácil, até com grafite de lápis :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Vectorman »

Corredor X escreveu: Sex Mai 05, 2017 11:21 am Gostei da ideia do cartucho, principalmente pela identidade visual clássica - aí a TT acertou e me interessou. Tomara que relancem mais títulos.
Mas qual que vai ser o preço de cada cartucho? Alguém já tem uma ideia? Tô meio perdido nessa história de mega novo... a:-?a a:-?a a:-?a
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Corredor X »

Nada foi dito a respeito ainda, Veco.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Odin »

Estou muito desconfiado com esses cartuchos, podem até lançar uma dezena ou centena de jogos clássicos, mas não vou me iludir ou me empolgar, depois de tudo que aconteceu com esse Mega e principalmente o Atari...
Imagem

Imagem

Imagem
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Rianov »

Odin escreveu: Dom Mai 07, 2017 3:32 pm Estou muito desconfiado com esses cartuchos, podem até lançar uma dezena ou centena de jogos clássicos, mas não vou me iludir ou me empolgar, depois de tudo que aconteceu com esse Mega e principalmente o Atari...
Eu acho que os cartuchos tem tudo para serem bem fieis, Odin... Acho que vai valer a pena, muito mais que o console... Depois quero um review do controle, também, se vale a pena comprar esse novo... Na real, foi o que mais me interessou nesse relançamento...
Imagem
Avatar do usuário
Scrivani
Mensagens: 69
Registrado em: Sáb Jan 30, 2016 12:10 am

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Scrivani »

Eu me arrependi depois de ver o resultado final, pra quem coleciona o capricho do produto como um todo conta muito.

Cancelei meu pedido, quem sabe no futuro e com mais calma eles melhorem, por enquanto é gato por lebre, pra usar o ditado mais apropriado...

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Responder