Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu acompanho um excelente canal que trata de PCs antigos com muitos testes e benchmarks e ele tem um programa que ele faz uma build interativa, onde ele apresenta peças e o público escolhe cada componente e ele colocou nos Sistemas Operacionais o Windows 98 SE, Windows ME e Windows XP e curiosamente o público escolheu o WinME.

Tão estranho que nem o próprio Phil havia sequer usado para jogos na vida e depois de montar, testar e ter um natural sucesso curiosamente resolveu comparar como se o PC tivesse com o Win98SE e no fim? Idênticos. Não houve perda nenhuma em performance.

Segue o vídeo:
https://youtu.be/DvnQBsuXrt0

O que precisa notar é que o WinME não usa ativamente o MS-DOS, o que agiliza algumas coisas e tem suporte nativo a pendrives e USB, contrário do Win98SE que você tem que instalar uns drivers alternativos pra pegar.
Depois desse vídeo terei maior consideração em meus testes com o WinME, tem uma build aqui de um Duron 1.3Ghz numa placa PCChops que acho que vou testar, sem contar o meu Pentium III que recusa aceitar um Windows XP e pode se beneficiar com ele.

Quem tiver curiosidade esse é o vídeo de teste dos jogos isoladamente : https://youtu.be/D_CPYUvTK9g

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7328
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por Odin »

Eu nunca testei ele sério por ver o pessoal falarem tão mal dele, diziam ter bugs e tal... Mas só instalei ele uma vez em um dos meus retrôs, só não lembro se foi no 166 Mhz ou no 233, mas acho que foi no 166, pois pelo que lembre, o meu primo nem tinha me dado o 233 ainda... :D

Nos testes que fiz aquela vez com ele, só achei ele meio lento, tentei abrir um vídeo MP4 com ele e quase nem rodou de tão lento, mas também, rodar um vídeo nesse formato em um PC antigo... Talvez no 233 ele se comporte melhor.

Também senti a falta do DOS nele, mas pelo que percebi ele é quase um XP, tem bastante semelhanças com ele, só não entendi ainda do porque ele era tão criticado... Mas acho que o pessoal que ainda fala dele, talvez nem tenha usado ele, talvez sejam aquelas pessoas que vão nas pilhas das outras e criticam algo sem nem conhecer :D

Acho que esse ME foi uma vítima assim como o Vista, que era um sistema muito bom, mas que foi lançado bem a frente ao seu tempo, e acabou sofrendo muitas criticas, mas ele era pesado demais para os PCs da época, se fosse lançado hoje talvez ele teria se dado bem :D
Imagem

Imagem

Imagem
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por Rodrigo Justi »

Sempre achei o ME com um estilo próprio, algo entre o 98 e o XP mesmo, bem mesclado. Porém dava muita tela azul. Teve vezes de acabar de formatar e o bicho me vinha com várias telas azuis. Acho que por isso que o pessoal desistiu de usar.

Agora, seria interessante comparar também com o 2000, embora pouco usado em desktops, mais em servidores.
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por DMN_Sonic »

Rodrigo Justi escreveu:Sempre achei o ME com um estilo próprio, algo entre o 98 e o XP mesmo, bem mesclado. Porém dava muita tela azul. Teve vezes de acabar de formatar e o bicho me vinha com várias telas azuis. Acho que por isso que o pessoal desistiu de usar.

Agora, seria interessante comparar também com o 2000, embora pouco usado em desktops, mais em servidores.
No grupo que acompanho a galera acaba usando muito o Win2000 pras builds deles. Um dos motivos é de ter suporte a NTFS e também ser "time accurate", ou seja, ser do tempo da build da máquina.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por Corredor X »

Há muito, muito tempo, numa galáxia muito distante, eu trabalhei em um lugar no qual era obrigado a usar Windows ME. Mesmo a minha máquina sendo uma das mais parrudas da empresa, mesmo o OS sendo original e com assistência técnica disponível, eu nunca passei tanta raiva com um computador na minha vida. Sem sacanagem, ali foi o mais próximo que eu já cheguei de quase jogar um CPU na parede, pisar em cima e depois usar o machado de incêndio para fazê-lo em pedacinhos, faltou pouco mesmo. Eu nunca vi tanto travamento e tela azul na minha frente, parecia teaser de Avatar (que na época ainda não tinha saído). Não adiantava formatar, trocar peça ou coisa do tipo, acabei fazendo amizade com o técnico de tanto tempo que ele passava na sala com a gente. Todo mundo acabava ignorando o sistema e migrando para o Linux, mas por conta dos meus programas gráficos eu não podia fazê-lo. Resultado: foi a desculpa para comprar um notebook e ir trabalhar com ele, feliz da vida com meu XP. Por isso, eu tenho ojeriza desse sistema até hoje :|
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7328
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por Odin »

Putz Corredor, não sabia que ele causava tanto transtorno assim :shock:

E pior que em 2005, 2006 por ai minha mãe teve que fazer um curso de informática as pressas, pois no trabalho dela estavam exigindo e se ela não fizesse, poderia perder o emprego, ai ela fez em um lugar onde eu tinha feito um curso de datilografia no fim dos anos 90, por coincidência esse lugar estava começando os cursos de informática bem na época que comecei meu curso de datilografia, e não quis fazer na época, só datilografia mesmo, então quando minha mãe fez esse curso uns 7 anos depois, todos os computadores de lá só rodavam Windows ME, isso na metade da década de 2000 quando o XP já reinava a um bom tempo e estava começando a surgir o Vista, e ela fez esse curso em uns 3 ou 4 meses, e quando terminou, nos diplomas dela dizia que ela tinha feito um curso de Windows ME :lol:

Ela recebeu um diploma por cada modalidade, tinha o do Windows, o do Word, Exell entre outros, e em todos eles dizia ter feito curso do Windows ME junto, que lugar bem fuleiro ela fez esse curso, ao menos ela garantiu o emprego dela :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por old-hutter »

DMN_Sonic, valeu pela indicação do canal, não o conhecia. O WinME foi um OS ... interessante, com pontos altos e baixos, assim como todo Windows. Os resultados nos vídeos são todos bem parelhados, afinal ... Win95, Win95OSR2, Win98, Win98SE e WinME são todos a mesma versão 4 com Windows, 4.0, 4.1, etc.
Corredor X escreveu: ... eu nunca passei tanta raiva com um computador na minha vida. Sem sacanagem, ali foi o mais próximo que eu já cheguei de quase jogar um CPU na parede, pisar em cima e depois usar o machado de incêndio para fazê-lo em pedacinhos, faltou pouco mesmo. Eu nunca vi tanto travamento e tela azul na minha frente, parecia teaser de Avatar (que na época ainda não tinha saído).
:lol: :lol: :lol: ... se bem me lembro, a maior causa da instabilidade do WinME era sua falta de drivers otimizados. Havia poucos drivers compatíveis e muitos dos drivers do Win98 não funcionavam. Diferente do que temos hoje em dia em que os drivers da versão 6 do Windows (WinVista, Win7, Win8 e Win8.1) são compatíveis entre si. (na maioria dos casos). <geek>

Pilantragem que fizeram com a Mama do Odin. :lol:

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por DMN_Sonic »

Exatamente Old-Hutter, há poucos drivers específicos para o WinMe e com isso ceia mesmo essa instabilidade. Não tinha nenhum interesse das fabricantes de hardware pois sabiam que o WinXP estava a caminho e concentraram os esforços nele, deixando o WinME pra trás.
Eu confesso que achei curioso ter dado tão certo para jogos por isso compartilhei, eu vou tentar depois em uma máquina minha aqui pra ver se vira usarcele como definitivo.

Enviado de meu victara usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por Dav »

Melhores Windows na minha opiniao:

Decada de 90

95
98SE

Depois de 2000

Windows XP SP 2
Windows 7 SP1

Fim

concordam? discordam? usei o 8,8.1 e 10 e nao gostei /=
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7328
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por Odin »

Dav escreveu:Melhores Windows na minha opiniao:

Decada de 90

95
98SE

Depois de 2000

Windows XP SP 2
Windows 7 SP1

Fim

concordam? discordam? usei o 8,8.1 e 10 e nao gostei /=
Eu concordo, mas além desses eu acrescentaria na minha lista o 3.1 só por nostalgia (Foi o SO do meu primeiro computador) e o Vista que acho que foi bastante injustiçado, pois foi lançado a frente do seu tempo... Eu achava ele melhor que o Seven até, pois tinha mais ferramentas, mas ele era bem mais pesado, e na época ele complicava por causa disso, não era qualquer PC que rodava ele de boa no tempo dele...
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu usei todos desde o 3.11 e uma brincadeira que vi um tempo atrás é a pura verdade, im ruim, um bom. Veja a lógica:

3.11 - lindo
95 - sofre muito
98SE - a perfeição dos anos 90
ME - o SO da tela azul
XP - o paraíso da era NT
Vista - um ensaio para o...
Seven - esse daqui é o "the best"
8 - muitas inovações com muitos bugs
10 - é o Seven+8, não, não é 15, é o 10 mesmo.

Não conta o Win2000 pois ele era voltado só mesmo para uso profissional e não para uso caseiro.

Eu to usando o 10 e é muito bom, bom mesmo, depois que se acostuma com as novas funções você voa nele, sem contar que a performance melhora e muito.

Porém confesso que depois de ver o video supracitado estou atentado a usar o ME numa maquina aqui, assim como o Vista, acho que esses sistemas vem ajustados podem entregar boa experiência sim. Digo isso pra games, não pra uso corriqueiro e isso faz uma puta diferença pois quando se dedica um sistema a jogos você só o otimiza pra isso com atualizações e programas complementares, descartando coisas como produtividade e internet, ganhando recursos pro resto.

Mas cabe teste nos meus hardwares aqui pois acho que vou na verdade apanhar pra caramba pra conseguir ter algo funcional deles.

Enviado de meu victara usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por Sønic[U.G] »

Até agora eu só usei mesmo o Windows ME nesses softwares de simulação de computadores, como o WMware, MS Virtual PC e Virtual Box, e nunca funcionou bem, talvez seja problema dos próprios virtualizadores ou de falta de instalação de atualizações e patchs. Mas ao contrário do que o DMN_Sonic disse, o Windows 2000 (ao menos a versão Professional) podia ser usado sim para uso doméstico, aliás já usei ele em outros PCs que tive no passado e foi disparadamente a versão do Windows que mais gostei de usar, se não fosse pela falta de drivers e softwares compatíveis eu continuaria usando no meu note.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por DMN_Sonic »

Ah sim, nada impedia de usar o Win2000 pra uso doméstico, só coloquei daquela forma pois ele foi concebido para uso específico, contrário dos demais que foram voltados para uso doméstico em sua concepção.

Sobre os teste eu instalei o WimME no meu Pentium 3 e o Vista no meu Core2Duo.

O WinME tava lindo mas tive apenas um problema, o driver da nVidia pra minha GeForce 6200 é horrivel! Rodava o Half Life todo bugado e a 5fps! Agora tentando pela milésima vez instalar o WinXP nele.

Agora o Vista no Core2Duo tá se saindo muito bem, estou achando legal, tá um pouco mais leve que o 7 nele, mas preciso testar mais, enquanto isso o Doom 3 tá rodando a 60fps nele.

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por gundamkt »

DMN, o pentium 4 tem suporte para o win98?
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 98 SE vs Windows Millennium Edition

Mensagem por DMN_Sonic »

gundamkt escreveu:DMN, o pentium 4 tem suporte para o win98?
Sim cara. No SE tem, não é perfeito pois recursos do P4 só foram usados na sua totalidade no XP mas sim. Mas se quiser fazer funcionar melhor tem um Service Pack customizado que aumenta ainda mais as compatibilidades do Win98.

No canal do Phil ele mostra alguns vídeos que indagam exatamente o que você quer:

[Bbvideo]https://youtu.be/rr2r_mvKfuQ[/bbvideo]

O WinXP também pode ser uma boa pedida.

Outro que pode fazer você de interessar em por um XP junto nessa build:
https://youtu.be/jQDEWNs7e5M

Odeio o Tapatalk onde põe dois videos e só mostra um..

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...



Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder